Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Licenciatura"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 15 de 15
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A trajetória acadêmica de formação de William Maciel das Chagas Santa Rosa na Licenciatura em Letras: a concretização de um sonho
    (2025-03-11) Santa Rosa, William Maciel das Chagas; Luna, Tatiana Simões e; http://lattes.cnpq.br/5833346013466040; http://lattes.cnpq.br/9379328553356161
    Este memorial apresenta a trajetória de William Maciel das Chagas Santa Rosa, desde sua infância até a conclusão do curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Desde criança, William nutria o sonho de ser professor, inspirado por brincadeiras de escolinha e pelo desejo de compartilhar conhecimento. Esse sonho consolidou-se em 2018, quando, após concluir o ensino médio, foi aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ingressou na UFRPE. Durante a graduação, William enfrentou desafios pessoais, acadêmicos e profissionais, incluindo a adaptação ao ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. Apesar das dificuldades, ele se dedicou aos estudos, participou de programas como o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e realizou estágios que enriqueceram sua formação. Essas experiências permitiram-lhe desenvolver habilidades pedagógicas, refletir sobre a importância da educação como ferramenta de transformação social e consolidar sua identidade como educador. William destaca a influência de teóricos como Paulo Freire (1996), Vigotski (1998) e Antunes (2003) em sua formação, bem como a importância da leitura e da escrita em sua trajetória. Ele também relata suas vivências em escolas públicas e particulares, onde pôde aplicar metodologias ativas e interativas, adaptando-se às necessidades dos alunos e promovendo um ensino mais inclusivo e significativo. Ao concluir a graduação, William expressa gratidão por todas as experiências que moldaram sua trajetória, desde as brincadeiras de infância até os desafios acadêmicos e profissionais. Ele reafirma seu compromisso com a educação, vislumbrando um futuro como docente e pesquisador, com o objetivo de contribuir para a formação crítica e cidadã de seus alunos. Este memorial é, portanto, um registro de sua jornada de autoconhecimento, de superação e realização de um sonho que começou na infância e se concretizou na vida adulta.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Conhecimentos sobre gestão em cursos de Licenciatura em Educação Física
    (2022-10-07) Melo, Ada Maria da Costa; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/8194255230039120
    The objective of this study is to analyze the composition of the curricular matrices of the Public Institutions of Higher Education in the State of Pernambuco, verifying which subjects, competences and contents related to the theme of Management are treated during the academic formation of undergraduates in Physical Education. There is also the intention of emphasizing the importance of this knowledge for undergraduates, and thus, the research starts from the historical context, from the times when administration had not yet become a science, until contemporary times, enabling the analysis of the curricula of the courses, seeking to answer questions related to Management in Physical Education degrees, namely: What is the need for the Organization and Management of Physical Education for academic training? What are the reasons to study content apparently from another area of knowledge? Why should Physical Education graduates be concerned with management, be it environments, businesses or people, if a company will not be their place of work? Why promote events if the student's training will be (is) directed to conducting Physical Education classes? Since management is important for the academic training of Physical Education graduates, is this content also offered in other courses at higher education institutions in the public network? In this way, the study was carried out through a documentary research, where we analyzed the primary documents of the 05 public IES in the state of PE, such as: the Pedagogical Projects of the Course, Curriculum Grades and updated Teaching Plans, verifying how the disciplines related to the content of Physical Education Management. The results bring the analysis of the offer of the contents directly related to the management that are being offered by the institutions and the way in which this knowledge is attributed to what is expected of the students of each course, where we verify that the referred disciplines are divided in 'organization and events', 'administrative principles' and 'educational management', however, all offer content directly related to management, whether satisfactory or not for the objectives outlined in the course's pedagogical projects.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE/UAG: reflexões a partir da análise dos discentes
    (2019-11-18) Paulino, Charlyne Chrisciane Xavier Ferreira; Barra Nova, Taynah de Brito; http://lattes.cnpq.br/1093805068631305; http://lattes.cnpq.br/9123095424613267
    Teacher education has been guaranteeing space in educational debates, mainly due to its almost direct link to the quality of Basic Education. In this event are included the reflections on the curricular proposals of the Pedagogy courses, the role of the pedagogue and the curricular formation required for the profession. Our research is supported by Souza (2009), who contributes to the debate by questioning the concept of formation that undergraduate courses assume, and especially the role of the University as a locus for teacher education. Assuming Souza's constructs (2009) as our theoretical framework, our research proposes as problematic to answer the following question: What meanings are attributed to the UFRPE / UAG Degree in Pedagogy by its students? Thus, in order to respond to the instigations, we present as a general objective the analysis of how the UAG / UFRPE Degree in Pedagogy is understood by its students; and as specific objectives: a) identify the profile of the student of Pedagogy Degree at UFRPE / UAG; and b) know the meanings attributed to the UAG / UFRPE Pedagogy Degree course by their students. The research was developed at the Federal Rural University of Pernambuco, at the Garanhuns Academic Unit. As a data collection instrument we used the Student Identification Questionnaire and the Free Word Association Technique, applied to 137 undergraduates of the referred course. We use Content Analysis to guide our interpretation of data (BARDIN, 2011). Our findings point to the female predominance among undergraduates, with an age range of 20-29 years, residents of surrounding cities to Garanhuns / PE and dependent on some type of student support (such as scholarships). The Free Word Association Technique made it possible to approximate the meanings attributed by the students to the course. Our analysis linked these meanings to four Semantic Fields, namely: I - Senses attributed to formation; II - Reflections of educational problems; III - Teacher training curriculum; IV - Challenges of the University in teacher education.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Fatores institucionais e socioeconômicos associados ao desempenho dos estudantes de Licenciatura em Computação nas questões objetivas de conhecimento específico do ENADE
    (2025-07-01) Leite, Matheus dos Santos; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/6901774487428276
    Os cursos de Licenciatura em Computação desempenham um papel crucial na formação de professores que integrem práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Esta pesquisa explorou elementos institucionais, regionais e socioeducacionais que afetam o desempenho dos alunos no ENADE. Observa-se diferenças regionais significativas que evidenciam disparidades no acesso e na qualidade do ensino superior. A inclusão através de ações afirmativas também mostrou estar relacionada a um melhor desempenho acadêmico, confirmando a eficácia dessas iniciativas. Esses resultados destacam a necessidade de políticas públicas direcionadas à redução das desigualdades regionais e institucionais na formação de professores em Computação no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Formação de professoras e professores e conteúdos cordiais: a educação em Direitos Humanos é uma necessidade formativa na Licenciatura em Química?
    (2023-09-18) Santos, Ismael Lucas dos; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/7423784204105582
    Este trabajo se desarrolló como parte de un proyecto más amplio, denominado “Movimientos formativos para la enseñanza de la Química”, que tiene como objetivo reflexionar sobre el papel que juegan las carreras de Licenciatura en Química en la formación de profesores en relación con temas y tendencias actuales Del conocimiento de la Enseñanza de la Química. Así, con el enfoque desarrollado em este trabajo, buscamos agregar a los resultados del proyecto en pantalla una mirada a una de las dos carreras de Licenciatura en Química de la UFRPE, ubicada en la ciudad de Recife, para comprender cómo los documentos institucionales básicos, la representación docente y la representación de egresados entienden la relación entre la Enseñanza de la Química y la Educación en Derechos Humanos como uma necesidad de formación docente, con enfoque en el enfoque de Contenidos Cordiales. Para ello, nos anclamos en un sesgo de investigación cualitativa, con uma metodología dividida en dos grandes momentos, a saber: investigación documental y entrevistas narrativas. En la primera parte, a partir del análisis de contenido de Bardin, realizamos un estudio comparativo entre los dos principales documentos oficiales vigentes en la Licenciatura en Química, el PPC iniciado en 2010, en fase de finalización, y el más reciente, 2020, con el propósito de reconocer cómo la Educación en Derechos Humanos encuentra institucionalmente un lugar en la estructura formativa, considerando el diálogo con la Enseñanza de la Química. Luego, en la segunda parte, desarrollamos dos instrumentos de entrevista narrativa, uno centrado en docentes y el otro en estudiantes graduados. Luego invitamos a tres representantes de cada clase, quienes respondieron al instrumento, con el objetivo de comprender cómo las personas que crearon el curso perciben y organizan sus experiencias y si la Educación en Derechos Humanos fue abordada como una necesidad de manera efectiva dentro del curso.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O impacto da nova matriz curricular da Licenciatura em Computação no desempenho dos discentes
    (2024-02-16) Silva, Laura Gabrielle de Lira; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/5607530930536079
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Legislação e currículo dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física: na produção do conhecimento
    (2022-05-31) Albuquerque, Paulo Alberto Lima de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/4612542376472861
    The main objective of the present work is to understand the performance of the Physical Education professional as a teacher in the area of Bachelor and Teaching, based on swimming/sports with the intention of highlighting the emptying of workers' rights and spaces intended for the performance of workers. graduates of these courses in the labor market. The research also has as specific objectives: To identify the production of knowledge under the prism of the legislation since the creation of the course and its division, in addition to underlying issues and to analyze in the production of knowledge in the area of Physical Education the differences between the curricula of the courses of degree and bachelor's degree, based on swimming/water sports. In this way, a literature review was carried out followed by a content analysis supported by Bardin (1988) allowing us to conclude that the justifications for the curricular separation from the contents of the swimming disciplines are not enough to promote a speech in defense of the maintenance of the curricula as they are currently, requiring the reunification of the course in a single and expanded degree.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Memória descritiva: percorrendo um trajeto e concretizando um sonho
    (2025-03-12) Santos, Ricardo Firmo dos; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304; http://lattes.cnpq.br/3588526826136371
    Em conformidade com a exigência do curso e como requisito para a obtenção do título de licenciada em Letras, este trabalho tem como objetivo resgatar memórias que compõem minha trajetória pessoal e acadêmica. Através deste relato autobiográfico, proponho reflexões e tópicos pertinentes para a construção do corpo, a preparação do educador e o desempenho dessa profissão. Neste trabalho, discutimos temas ligados à experiência na universidade, incluindo os períodos anteriores, durante e após a pandemia de Covid-19, além das experiências nos estágios supervisionados. Ao relatar minhas vivências e reflexões, busco despertar uma compreensão mais profunda sobre o valor da educação como ferramenta de transformação social e de desenvolvimento pessoal. Este trabalho reafirma meu compromisso ético e profissional de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Durante minha formação, enfrentei desafios significativos e vivenciei experiências acadêmicas e pessoais que foram determinantes na construção de minha identidade profissional como educador. Este documento não apenas descreve as etapas da minha formação, mas também reflete a forma crítica sobre o papel central da educação em minha trajetória.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Memorial descritivo-reflexivo: um relato de aprendizado e crescimento
    (2025-03-12) Silva, Cristiana de Carvalho; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304; http://lattes.cnpq.br/8219967947132060
    Este trabalho é um relato pessoal da minha trajetória acadêmica, com foco nos desafios enfrentados durante a graduação. A partir de uma análise introspectiva, busco desmistificar a ideia de que o sucesso acadêmico está atrelado exclusivamente a excelência e a alta performance. Ao longo do relato, compartilho minha experiência como uma aluna considerada "mediana" e como essa percepção inicial me motivou a desenvolver estratégias de aprendizado personalizadas e a superar minhas próprias expectativas. Destaco a importância da resiliência, da persistência e da busca por um aprendizado significativo, mesmo diante de dificuldades e obstáculos. Por meio de exemplos concretos, exploro os desafios enfrentados durante a graduação, como dificuldades em determinadas disciplinas, problemas de organização do tempo e questões relacionadas à saúde mental. Para cada desafio, descrevo as estratégias utilizadas para superá-lo, evidenciando a importância do apoio de professores, colegas e familiares.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Memorial descritivo. Entre letras e caminhos: a escolha pelo curso e o retorno à Rural
    (2025-03-13) Nascimento, Thiago Santos do; Borba, Vicentina Maria Ramires; http://lattes.cnpq.br/4023907282886164; http://lattes.cnpq.br/9008409947219752
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Memorial descritivo: a jornada de formação de Nathalia Cardoso na Licenciatura em Letras
    (2025-03-11) Cardoso, Nathalia Júlia Couto de Lima; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Memorial descritivo: o percurso pela concretização do sonho em ser professor
    (2025-02-25) Chagas, Danilo Lucena; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/9018513753783509
    Este memorial descritivo tem como objetivo discorrer sobre minha trajetória acadêmica, descrevendo-a desde o momento da geração do sonho em “ser professor” até os primeiros passos da realização desse sonho através da prática docente. Visando ampliar a contextualização e vivências, relatei um pouco a minha infância, as relações construídas com a família, amigos e professores e os estímulos favoráveis ao sonho; o trajeto no Ensino Fundamental a partir das amizades construídas e de memórias advindas das aulas de Língua Portuguesa; o período no Ensino Médio e Técnico, em que menciono, por exemplo, docentes, que, de forma direta ou indiretamente, me inspiram até hoje, e o encontro com a Literatura que motivou a escolha pelo curso superior na área de Letras; o meu trajeto pela Graduação em Letras, um momento fundamental de minha formação ao exercício da docência em que destaco, por exemplo, professores que me inspiraram nesse processo formativo e me apresentaram às teorias que utilizei como base na escrita deste trabalho como: a concepção de lingua como interação social (Geraldi), as relações no ensino-aprendizagem (Weisz), as reflexões na gramática durante o ensino (Freire) e a ótica da literatura como um bem imcompressível (Candido).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Percurso acadêmico de Selma Alecsandra Xavier: os altos e baixos dos seus 10 anos de UFRPE no curso de Letras
    (2025-03-10) Xavier, Selma Alecsandra; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024
    O presente Memorial faz parte dos requisitos para a obtenção do título da graduação em Licenciatura Plena em Letras Português e Espanhol e tem como objetivo percorrer a trajetória acadêmica da discente Selma Alecsandra Xavier, sob uma perspectiva de natureza autobiográfica; reavendo lembranças do início tumultuado, do período pandêmico, em meados do percurso, do encontro com a sala de aula durante os estágios, em suma, dos desafios e das descobertas pessoais no decurso destes 10 anos de Universidade Federal Rural de Pernambuco, até a atual etapa, a de conclusão, apresentando considerações e reflexões pertinentes acerca destas proposições, bem como as projeções dos passos seguintes à obtenção do diploma.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Perspectivas profissionais de licenciandos em Computação: entre a docência e o setor tecnológico
    (2025-08-05) Silva Junior, Moacir Gomes da; França, Rozelma Soares de; http://lattes.cnpq.br/4282789732521235
    Este artigo investiga as perspectivas profissionais de licenciandos em Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em fase de estágio obrigatório. O estudo busca compreender a percepção desses futuros egressos sobre sua inserção no mercado, considerando a tensão entre a carreira docente e a atratividade do setor tecnológico. A pesquisa, de abordagem quali-quanti, utilizou questionários e entrevistas com 17 estudantes. Os resultados apontam que, embora haja interesse na docência, a percepção de melhores oportunidades e remuneração no setor de tecnologia gera um descompasso com os objetivos do curso.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Tecendo memórias, construindo saberes: meu percurso até a docência
    (2025-07-30) Ferreira, Ranyah Gabrielle Vieira; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/6104354986540614
    Este memorial tem como principal objetivo refletir sobre os processos vivenciados no desenvolvimento da minha identidade docente. O texto está dividido em seis partes, abordando memórias escolares e universitárias, e como essas vivências influenciaram minha trajetória acadêmica e profissional. São destacadas as dificuldades enfrentadas ao longo do percurso, as descobertas e os desafios vividos nas etapas de prática pedagógica. Assim, as considerações se desenvolvem a partir da rememoração de, por exemplo, figuras docentes que exerceram grande influência na minha formação. As experiências nos estágios obrigatórios também são apresentadas, destacando o papel da vinculação entre teoria e prática na construção da identidade docente.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão