Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Insetos"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 16 de 16
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Album iconográficodos insetos de Marcgrave: Liber VII, Qui agit de insectis; Historiae Rerum Naturalium Brasiliae (1648)
    (EDUFRPE, 2022) Carvalho, Paulo Fernando Fragoso de; Almeida, Argus Vasconcelos de
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aspectos biológicos de larvas e adultos da joaninha Eriopis connexa em dieta mista
    (2019) Nascimento, Deividy Vicente do; Torres, Jorge Braz; http://lattes.cnpq.br/5131993649526120; http://lattes.cnpq.br/7281985462807782
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação de perdas de peso ocasionadas por adultos e larvas de Palembus dermestoides (Coleoptera: Tenebrionidae), em grãos de amendoim, Arachis hypogaea L
    (1992) Barros, Reginaldo; Oliveira, José Vargas de; Melo, Fernando Barreto de; Silva, Israel Pereira da
    O trabalho foi conduzido no laboratório de Entomologia Agrícola do Departamento de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para tanto, foram utilizados adultos de Palembus dermestoides são sexados, na faixa etária de zero a dez dias, os quais foram confinados em vidros com capacidade para 200 g, contendo 100 g de amendoim. O experimento constou de sete tratamentos descritos a seguir: A - Testemunhas (sem insetos); B - 20 insetos; C - 40 insetos; D - 60 insetos; E - 80 insetos; F - 100 insetos e G - 120 insetos. A partir do segundo dia da infestação efetuou-se, durante 120 dias, a retirada de todas as larvas existentes, com intervalos de dois dias, objetivando garantir somente as perdas ocasionadas por adultos. Para larvas, quarenta dias decorrentes da infestação, retiraram-se os adultos infestantes, e a partir desta data procedeu-se à retirada de todas as pupas existentes por um lapso de tempo igual a 52 dias, quando não mais se verificou a presença desta forma biológica. De acordo com os resultados, conclui-se que as perdas ocasionadas por adultos e larvas de P. dermestoides, foram atingindo valores de 3.14 o 22,02 para adultos e 12.27 a 45,51% para larvas. Para representar estas perdas estabeleceu-se as seguintes equações: Y = 0.81X - 0.78 e Y = 0.38X + 6,3 com coeficientes de determinação igual a 0,986 e 0.91, respectiva- mente. Nas equações, X representa o número de insetos e Y a perda de peço decorrente de sua ação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Besouro africano introduzido no Brasil (Lagria villosa (Coleoptera, lagriidae)
    (1977) Arruda, Geraldo Pereira de
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Coleção Entomológica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (CERPE): técnicas, procedimentos de coleta e curadoria de inseto com ênfase em Coleoptera (Scarabaeoidea)
    (2023-04-27) Santos, Andrezo Adenilton; Grossi, Paschoal Coelho; http://lattes.cnpq.br/3649322809075237; http://lattes.cnpq.br/7974120508587942
    As coleções entomológicas são um registro histórico da biodiversidade, constituindo um importante banco de informações que norteiam estudos taxonômicos, filogenéticos e ecológicos. O Brasil possui 38 coleções cadastradas no Sistema de Informação sobre a Biodiversidade (SiBBr), entre as quais está a Coleção Entomológica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (CERPE). Fundada em 2014, essa coleção tem contribuído fortemente para os estudos de Coleoptera, especialmente para a superfamília Scarabaeoidea. O objetivo deste relatório foi descrever as diferentes técnicas e procedimentos realizados na CERPE, desde a coleta de insetos em campo até a curadoria da coleção, dando ênfase a ordem Coleptera e na superfamília Scarabaeoidea. Os insetos depositados na CERPE são provenientes de coletas vinculadas a projetos científicos, expedições e doações. Existe uma série de procedimentos adotados que vão desde as técnicas de coletas em campo, até a triagem, montagem, secagem, etiquetagem, identificação e incorporação dos insetos na coleção. O acervo da CERPE possui representantes de quase todas as ordens de Insecta, entretanto, cerca de 90% dos exemplares pertencem à ordem Coleoptera, em especial da superfamília Scarabaeoidea. Esta superfamília está representada na CERPE por mais de 16 mil exemplares, devidamente montados e organizados nas suas respectivas categorias taxonômicas. Melolonthidae é a família mais representativa do grupo com 10.393 espécimes, seguida de Scarabaeidae e Lucanidae com 2.999 e 1.500, respectivamente. Vale destacar que a CERPE possui a coleção de Lucanidae mais representativa do Brasil, com exemplares de praticamente todos os gêneros mundiais, além de quase todas as espécies neotropicais da família. Apesar de ter sido fundada há menos de 10 anos, a CERPE possui um acervo com dezenas de holótipos e centenas de parátipos de Coleoptera, destacando a sua importância no cenário nacional e internacional.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Controle de insetos desfolhadores em florestas
    (1997) Marques, Irene Maria Ramos; Carrano-Moreira, Alberto Fábio; Marques, Edmilson Jacinto
    Insetos desfolhadores, notadamente formigas cortadeiras e lagartas, são fatores limitantes da eucaliptocultura no Brasil. O presente trabalho é uma compilação literária dos principais aspectos ecológicos e econômicos das mais importantes pragas desfolhadoras e das modalidades para seu controle.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito do estado fisiológico de mudas de Pinus taeda (L.) no desenvolvimento e sobrevivência da mariposa cigana, Lymanthria dispar (L.) (Lepidoptera: Lymanthriidae)
    (1997) Carrano-Moreira, Alberto Fábio
    Foi avaliado o desempenho de lagartas de Mariposa Cigana, Lymantria dispar (L.), transferidas de folhas de carvalho (Quercus nigra L.) no segundo, terceiro e quarto estádios para acículas de Pinus taede (L.), cujas plantas tinham sido submetidas a dois tratamentos culturais: 1. regime de irrigação diária com fertilização periódica (CI/CF) e 2. mudas sob regime de irrigação mínima e sem fertilização (SI/SF). As variáveis mensuradas foram: porcentagem media de sobrevivência e peso médio das pupas. No segundo estádio larval só houve sobrevivência nas acículas do tratamento CI/CF. As lagartas do terceiro e quarto estádios no tratamento CI/CF mostraram alta porcentagem de sobrevivência, porem desenvolveram pupas mais leves. As lagartas do terceiro estádio no tratamento CI/CF apresentaram uma sobrevivência significativamente menor, porem se desenvolveram em pupas mais pesadas. No quarto estádio a sobrevivência media não diferiu entre os tratamentos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Espacialização da praga mosca-das-frutas no estado de Pernambuco utilizando o software QGIS desktop na versão 2.18.26
    (2018-12) Oliveira, Leonardo Felipe Silva de; Lopes, Pabrício Marcos Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0703321303981408; http://lattes.cnpq.br/4839468913525119
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudos sistemáticos e ecológicos dos afídeos de praças públicas do Recife, PE
    (1984) Leal, Maria do Carmo Arcanjo; Oliveira, Maria Helena Costa Cruz de
    Em continuidade a programa de pesquisa sobre afídeos, foi realizado um estudo sobre espécies de afídeos em plantas ornamentais e sua freqüência, ocorrência em dezesseis praças publicas do Recife, Estado de Pernambuco, durante quatro anos. Vinte e três espécies de plantas foram pesquisadas e quatorze espécies de afídeos observadas, sendo Aphis spiraecola Patch e Aphis gossypii Glover as mais freqüentes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Origem das asas dos insetos: uma revisão das atuais hipóteses
    (1994) Carrano-Moreira, Alberto Fábio
    A origem das asas dos insetos tem sido objeto de muitas polêmicas e teorias. Nenhuma das hipóteses formuladas é totalmente aceita por falta de evidências fósseis. Cinco teorias são apresentadas e discutidas com base na literatura existente: teoria da aba espiracular, teoria das nadadeiras, teona das brânquias cobertas, teoria dos estilos toráxicos coxais e a teoria do lobo paranotal. A teoria que encontra maior número de defensores e a que se apresenta melhor embasada é a teoria do lobo paranotal, porém o assunto continua amplamente aberto às discussões.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Percepção e conhecimento entomológico dos discentes do curso de graduação em Engenharia Florestal
    (2025-04-30) Silva, Ivany Patu da; Dantas, Priscylla Costa; http://lattes.cnpq.br/6273432811214707; http://lattes.cnpq.br/9071852347096762
    Os insetos, pertencentes ao filo Arthropoda e à classe Insecta, representam cerca de 80% da biodiversidade animal e estão presentes em praticamente todos os ambientes terrestres e aquáticos. Apesar de sua ampla distribuição e diversidade, são frequentemente reconhecidos mais pelos impactos diretos ou indiretos que causam do que por suas funções ecológicas essenciais. A percepção humana sobre esses organismos varia entre admiração e repulsa, influenciada por fatores culturais, emocionais e experiências individuais. Diante dessa realidade, o presente estudo teve como objetivo analisar e comparar a percepção e a evolução do conhecimento sobre os insetos entre estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do primeiro ao décimo primeiro período. Buscou-se compreender como os discentes categorizam esses organismos e reconhecem sua relevância ecológica e econômica. Para isso, foi aplicado um questionário contendo 10 perguntas (5 objetivas e 5 subjetivas) a 108 discentes, e as respostas foram analisadas tanto quantitativa quanto qualitativamente. Os resultados indicaram que 49% dos estudantes descrevem ou conhecem os insetos com base em elementos visíveis, como a presença de quatro asas e seis pernas, identificando-os por características morfológicas como a forma e tamanho (95 e 62 menções, respectivamente). Foram citados 42 tipos que os discentes consideraram "insetos". O sentimento predominante ao ver ou pensar nesses organismos foi de equilíbrio, com 40% das menções. Os discentes não demonstraram dificuldade em distinguir animais que não são insetos. Quanto ao conhecimento funcional, 50% dos discentes conseguiram definir corretamente o conceito de inseto benéfico, enquanto 60% conceituaram adequadamente o termo inseto praga. A polinização foi o serviço ecossistêmico mais citado, representando 56% das respostas. De forma significativa, 95% das respostas consideraram os insetos indispensáveis para os ecossistemas. Os dados revelam uma evolução gradativa do conhecimento ao longo da graduação. Nos períodos iniciais, prevalecem percepções genéricas e dificuldades em distinguir insetos de outros artrópodes. À medida que os estudantes avançam nos períodos, suas respostas tornam-se mais completas e contextualizadas, refletindo uma compreensão mais aprofundada sobre a importância ecológica e econômica dos insetos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Resistência da pulga Pulex irritans (Suctoria, Pulicidae) ao DDT
    (1979) Leite, Aristóteles Vieira
    Estudos realizados em algumas áreas endêmicas do Nordeste sobre o comportamento de Pulex irritans quando tratado com DDT, para observação da resistência.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Resistência de cultivares de batata-doce (Ipomoea batatas (L.) (Lam.) a Megastes spp. (Lepidoptera, Pyralidae) em condições de campo do estado de Pernambuco
    (1992) Novo, Ricardo José; Veiga, Antônio Fernando de Souza Leão
    O presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de avaliar a resistência ou susceptibilidade de cultivares de batata-doce e, consequentemente, identificar fontes de resistência a Megastes grandalis (Guen., 1854) e M. pusialis (Snel., 1875) sob condições de campo. Foram avaliadas sessenta e duas cultivares de batata-doce através da determinação da porcentagem de plantas atacadas em cada uma delas, em duas localidades e três plantios diferentes. Foi constatada a existência de susceptibilidade diferencial à incidência de Megastes spp. entre as cultivares estudadas. A cultivar RC-11 comportou- se corno altamente resistente a praga nas duas localidades com somente 1,7% de dano na média das seis avaliações. As cultivares JR-13, CR-23, CR-42, D e CR-50 também demonstraram tendência para resistência a Megastes spp., embora em menor grau que a RC-11. As cultivares Cordão de Ouro, Nova Rainha, Balão Roxo, Cravo, Vitória, Rama Curta Roxa, Caboatã, Jacaré, Centennial 7, foram altamente susceptíveis.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Revisão sistemática de literatura sobre cupins brasileiros (Insecta: Blattodea – Termitoidae) nos aspectos taxonômicos, ecológicos e genéticos: atualização
    (2023-04-25) Pereira, Caroline Gomes; Oliveira, Marco Aurélio Paes de; Santos, Arlene Bezerra Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/3921810982238132; http://lattes.cnpq.br/9909174806823080; http://lattes.cnpq.br/8173372791753559
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uso de recursos tróficos por Drosophila nasuta (Lamb, 1914) na Floresta Atlântica de Pernambuco
    (2022-05-27) Ferreira, Ludmila Duda Vicente; Montes, Martín Alejandro; http://lattes.cnpq.br/0349635170206363; http://lattes.cnpq.br/0013823200695197
    The family Drosophilidae, represented by vinegar flies, is characterized by insects that play a fundamental role in the saprophytic chain, especially in fruits. In recent decades the number of invasive species of this family has been increasing in Brazil, with Drosophila nasuta being one of the most recent cases of successful invasion. Although there is research on its abundance and distribution in the various Brazilian biomes, aspects of its trophic ecology and competitive ability in larval development are not yet known. The present study evaluated the use of trophic resources by D. nasuta for larval development in the Atlantic Forest, domain of Pernambuco. Native fruits of cajá, oiti, acerola, pitanga, pitomba, and exotic fruits of mango, almond, blackberry, jackfruit, jambo, dendê, sapoti, guava, and trapiá were investigated. The fruits were collected on the ground, distributed in jars and sealed until the adult drosophilids hatched. The drosophilids were identified and their abundance was recorded, as well as the hatching rate of larvae per fruit. Shannon-Wiener indices were calculated to attest to trophic amplitude, Pianka's index for niche overlap and Pielou's equitability to attest to the preference of D. nasuta for the sampled fruits. A total of 2,874 drosophilids were identified, with 97.32% belonging to exotic species. Drosophila nasuta was the seventh most abundant species, hatching in four native and one exotic fruit, and also being most present in jambo. The niche amplitude of D. nasuta was H' = 1.20. D. nasuta showed high niche overlap with the exotic species D. ananassae, D. kikkawai and D. malerkotliana. Drosophila nasuta showed the greatest uniformity in resource use among the exotics. It showed a generalist character, hatching mainly from native fruits and in a shorter time than the native drosophilid species. With these data, it can be seen that the preference of D. nasuta for native fruits may indicate a danger to Neotropical drosophilid communities in the Atlantic Forest. That said, the information obtained in this study is fundamental to understand part of the dynamics of the invasion and success of this species in the Atlantic Forest.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Utilização da farinha integral de mosca-soldado-negra (Hermetia illucens, L., Diptera: Stratiomyidae) para suplementação de abelhas uruçu (Melipona scutellaris)
    (2024-02-27) Guedes, Marcelo Vasconcelos de Azevedo; Nascimento, Júlio Cézar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4343017315156292; http://lattes.cnpq.br/5243280023942732
    The main objective of this study was to evaluate the growth of hives of the species Uruçu Nordestina (Mellipona scutellaris) through their gross weight when using whole black soldier fly larva flour (Hermetia illucens) in their supplementary feeding during the period of 43 days with weekly weighings. This work combines the sustainable proposal with what is already concretely known in the literature regarding the use of black soldier fly insect flour, through a high concentration of crude protein (CP) and other nutrients (lipids, 18%, and protein content gross, varying between 42% and 75%,) applied in the supplementation of Uruçu Nordestina (M. scutellaris). The aim is to mitigate the impact of the decline in its beekeeping pasture in dry seasons, negatively influenced by the scarcity of its native flora, of which only 12.4% of the original remains. The experiment was carried out with 9 colonies arranged in northeastern boxes and subjected to 3 treatments (T1, T2, T3) with increasing levels of BSF protein, in the proportion of (14%, 28% and 42%) respectively. The Supplement was composed of corn bran, Apis mellifera honey (50%) and whole wheat flour (BSF) (50%), supplied “in natura” in a homogeneous and pasty mass; weighing (30g) each treatment. There was an increase in the consumption of diets and the weight of colonies supplemented with wholemeal BSF flour in the weekly collection of experimental data.; gradually. However, there was no statistical difference between treatments) in the weight analysis (p=0.4415) and in the consumption analysis (p=0.1115), upon completion of the data.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão