Navegando por Assunto "Indígenas - Educação"
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Item A implantação da lei de cotas n. 12.711 na UFRPE : ingresso, evasão e permanência de estudantes indígenas no Campus Dois Irmãos (2012-2023)(2024-08-08) Silva, Lidiane Fernandes da; Silva, Ayalla Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2807298214600577; http://lattes.cnpq.br/7894889546321004O presente estudo objetiva analisar a implantação e eficácia do sistema de cotas a partir da Lei nº 12.711/2012 na UFRPE, a partir dos dados sobre acesso, evasão e permanência de estudantes indígenas nos cursos presenciais de graduação do campus Dois Irmãos, no recorte temporal entre os anos de 2013 e 2023. O desenvolvimento da pesquisa está ancorado em editais, atas, planilha de dados, dentre outros documentos consultados junto às Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (PREG) e Gestão Estudantil e Inclusão (PROGESTI), também junto à Coordenadoria de Ações Afirmativas de Permanência (CAAP) e Coordenação de Planejamento e Gestão Acadêmica (CPGA); consultamos ainda outros documentos, como resoluções, portarias, normativas e relatórios institucionais. As reflexões foram referenciadas em autores como Edson Kayapó et al. (2020) e Gersem Baniwa (2011). Metodologicamente, a pesquisa foi amparada na coleta de materiais bibliográficos e documentos em repositórios on-line, na elaboração de quadros, gráficos e estatísticas, assim como nas análises qualitativa e quantitativa dos dados obtidos. Os resultados alcançados consistem na compreensão da trajetória dos direitos educacionais dos povos indígenas, identificando informações sobre o quantitativo de estudantes indígenas que ingressaram e evadiram no recorte temporal de 2013 a 2023 na Unidade sede da UFRPE, à luz da Lei nº 12.711. O trabalho também oferece algumas reflexões iniciais acerca das políticas de ações afirmativas destinadas à permanência de estudantes indígenas no âmbito da UFRPE.Item O ensino de história indígena na rede municipal de Pesqueira-PE(2024-01-03) Mendes, Gizangela Simone dos Santos; Nascimento, Greyce Falcão do; http://lattes.cnpq.br/8661001280090430; http://lattes.cnpq.br/3779126054489951This text aims to address how indigenous themes are worked on in municipal schools in Pesqueira-PE. Emphasizing that Law 11,645/2008 is an achievement of the Indigenous Movement that makes the study of Indigenous and Afro-Brazilian History and Culture mandatory in Elementary and Secondary Education Institutions. The approach applied in this article was qualitative in nature, using bibliographical research, questionnaires with teachers from the municipal education network, analysis and research on projects developed by the pedagogical team of the Final Years of the Department of Education of Pesqueira. The projects developed for Diversity Education make it possible to form citizens aware that we are all equal in rights and duties.Item Processo educacional Xukuru do Ororubá: a relação com a natureza num contexto das ciências naturais e suas tecnologias(2021) Oliveira, Marciene Olegário da Silva; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772Item Revisando propostas de orientação multicultural com foco na valorização das culturas tradicionais no ensino de química(2022-10-19) Souza, Natália Naiane Gomes de; Hemerson Henrique Ferreira do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/5532203781894397; http://lattes.cnpq.br/4338064534684905Este artigo tem como objetivo identificar, na literatura acadêmica nacional, propostas pedagógicas que promovam a contextualização da cultura indígena no ensino de Química através de abordagens multiculturais. Essa pesquisa apresenta uma revisão integrativa da literatura, com abordagem teórica de natureza qualitativa e exploratória, no que diz respeito ao objetivo situado. Os resultados apontam para um, ainda tímido, investimento em propostas de orientação multicultural voltadas à inclusão de aspectos das culturas de povos originários do Brasil nas aulas de Química da Educação Básica em especial; aquelas propostas se concentram na indicação de temas potencialmente contextualizadores, listando numerosas aproximações entre os saberes tradicionais e o conhecimento científico, de modo geral. Além disso, são reiteradas as recomendações de que a abordagem seja sempre desenvolvida de forma respeitosa, reconhecendo as identidades desses povos. Enfim, emerge a compreensão de que tais propostas são um meio de reeducação da cultura europeizada difundida nas escolas, pois se voltam para a reconexão com a natureza e valorização de uma herança nacional.
