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Navegando por Assunto "Identidade social"

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    A educação patrimonial em Gravata-PE: uma possível ferramenta para construção de identidades dos alunos do fundamental II da rede municipal
    (2021-07-30) Silva, Roberta Samilli da; Souza, Leandro Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/1582889341461925; http://lattes.cnpq.br/1671115991801433
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    A indústria da tatuagem e o racismo estrutural brasileiro: uma análise acerca da baixa representatividade das tatuagens em peles não brancas
    (2023-04-26) Barbosa, Fernanda Russel Nascimento; Corrêa, Maria Iraê de Souza; http://lattes.cnpq.br/9339401156849765; http://lattes.cnpq.br/8076938401887656
    O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre a baixa representatividade das tatuagens em peles não brancas e o racismo estrutural brasileiro. Para isso, utilizamos de uma pesquisa exploratória descritiva e aplicada, de caráter misto, ou seja, quantitativo e qualitativo, para identificar aspectos referentes ao consumo de tatuagem nestas peles, sendo eles: a) Verificar se os clientes não brancos se sentem representados na indústria da tatuagem; b) Identificar se a representatividade é um fator determinante para o consumo do serviço; c) Entender os desafios enfrentados pelos profissionais nas tatuagens em peles não brancas. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com 12 tatuadores para os dados qualitativos, e envio de questionários online para clientes autodeclarados não brancos para dados quantitativos que, ao fim de uma semana, obteve-se 1.005 respostas válidas. Os resultados demonstram que a indústria da tatuagem reproduz comportamentos e costumes estruturais do racismo presentes na sociedade brasileira.
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    A tatuagem como manifestação artística e cultural
    (2024-07-22) Silva, José Tadeu Leão da; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020
    Buscamos nesta pesquisa conhecer as origens da tatuagem e sua prática a partir de uma perspectiva histórica e antropológica. Desse modo, investigamos a sua história e sua prática no campo das artes e da cultura, observando o seu papel e concepções de sua prática na contemporaneidade, trazendo uma abordagem que refletiu sobre os territórios que a tatuagem contempla, destacando ainda o caráter subjetivo da tatuagem através dos significados dos corpos tatuados e suas manifestações socioculturais. Para alcançar os objetivos da pesquisa, além de uma bibliografia específica sobre a tatuagem e sobre o corpo, que destacamos como referências os pesquisadores Beatriz Ferreira Pires, David Le Breton e González Rey, tendo em vista suas contribuições para um melhor entendimento sobre o corpo como arte, abarcamos, também, a pesquisa de campo, entrevistando indivíduos que são ao mesmo tempo tatuadores/tatuados, sujeitos/objetos, com questionamentos relativos a sua percepção e elaboração do trabalho desenvolvido, observando os significados que tatuadores e tatuados atribuem à tatuagem. Obtivemos como resultado a anuência do caráter artístico e cultural da tatuagem, associados aos modos de produção, que contemplam a estética e a poética, bem como à sua recorrência em diferentes culturas passadas.
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    Ativismo anti-gordofobia em Pernambuco: reconstrução identitária de pessoas gordas
    (2021-07-21) Ramos, Anna Gabriela Martins de Arruda Pedreira; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739
    A pesquisa se propõe a investigar as dinâmicas usadas para construção de uma nova identidade de pessoas gordas a partir da atuação dos grupos ativistas Sou Plus PE e Gorda Sim, situados no estado de Pernambuco, através de entrevistas semi-estruturadas com as fundadoras destes coletivos. Para isso, se faz uma rápida retomada histórica da construção da imagem do sujeito gordo até os dias atuais, passando pelo debate da beleza, da estigmatização do corpo gordo, ciberativismo, ativismo em rede, identidades, além de citar sobre os progressos do ativismo gordo no âmbito político no estado.
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    Cinema Pernambucano : uma linguagem singular
    (2023-10-23) Santos, Maria da Conceição dos; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar a linguagem enquanto instrumento artístico transformador, a partir da compreensão da importância do cinema pernambucano com seu caráter inovador e teatral. Assim, despertar a percepção da função social do mesmo como, também, observar os fundamentos compositivos da linguagem cinematográfica. Desta forma, as bases teóricas e metodológicas deste trabalho se articulam brevemente a linguística, a sintaxe e a semiótica. Além de, através de reunir elementos de origem e evolução do cinema pernambucano. Apresenta-se uma análise de algumas obras, de destaque, o que fundamenta o reforço da identidade cultural, lutas sociais, diversidade e representação, além de impacto como agente de transformação e mudanças sociais.
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    Construção de identidade da prática docente no Brasil: um olhar por meio da mídia
    (2021-02-22) Henriques, Tamara Géssica Tavares; Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541
    Este trabalho tem por objetivo averiguar o tratamento que é dado à prática docente, sobretudo em notícias de jornais, bem como mostrar as possíveis construções identitárias que são estabelecidas pela mídia a esta prática. Para tanto, buscamos embasamento teórico, inicialmente, em autores da Análise Crítica do Discurso, como Van Dijk (2008); Fairclough (1992); Resende (2012); e demais estudiosos que tratam sobre a temática. Com relação à noção de identidade, embasamo-nos em autores da Sociologia e Linguística, como Bauman (2005); Castells (2018); Kleiman (1998); Moita Lopes (1998); Hall (1999), entre outros. O corpus do trabalho delimita-se em analisar um arquivo de notícias retiradas do Jornal da Paraíba (JPB) online, no período que corresponde de 2010 a 2020. Foram coletadas cinco notícias que mencionavam a prática docente. Nossa finalidade foi investigar a construção de identidade da prática docente no Brasil por meio da mídia, se ocorria de forma positiva ou negativa, se os professores possuíam acesso discursivo nessas notícias, e de que forma esse acesso era dado. Do mesmo modo, observamos a seleção dos itens lexicais que compunham o título das notícias. Quanto aos procedimentos metodológicos, empregamos as seguintes categorias: (I) acesso discursivo; (II) análises dos títulos. Os primeiros resultados confirmaram a hipótese de que a forma como a mídia reporta a prática docente contribui na construção de uma identidade negativa da docência no Brasil.
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    O currículo de história no 9º do ensino fundamental e a prática do olhar interseccional
    (2023-09-20) Germano, Alyce Joyce Dias; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/7936682472913931
    O presente artigo tem como intuito analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Pernambuco possibilitam o currículo de história assumir um caráter interseccional. Diante disso, a partir da análise de conteúdo, foi observado como os temas/verbos ligados as categorias classe, raça e gênero foram abordados nos objetos de conhecimento e habilidades propostas pelos dois documentos. Logo, distinções e similaridades foram constatadas, em relação a articulação do conteúdo histórico. Assim sendo, após a análise propostas pelo artigo foi sinalizado um maior índice de utilização e articulação dessas categorias pelo Currículo de Pernambuco.
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    Questões de gênero e sexualidade nas experiências de discentes do curso de Licenciatura em Química: uma análise de suas narrativas (auto)biográficas
    (2024-09-19) Silva, David Filipe Nascimento da; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
    As questões sobre gênero e sexualidade, geralmente, não são discussões recorrentes no ensino de Química e na formação inicial de professores de Química. Entretanto, considera-se a necessidade da formação dos futuros professores de Química para lidar com a diversidade presente nas salas de aula. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi compreender por meio das narrativas (auto) biográficas de discentes da Licenciatura em Química, suas experiências sobre questões de gênero e sexualidade no contexto escolar/acadêmico. A pesquisa foi qualitativa e contou com participação de sete discentes do curso de Licenciatura em Química, matriculados nos componentes curriculares Estágio Supervisionado Obrigatório III e Estágio Supervisionado Obrigatório IV de uma universidade pública federal. O instrumento de pesquisa foram as narrativas (auto)biográficas escritas pelos discentes, obtidas por meio de um questionário de questão única, elaborado na plataforma Google Forms. Para as análises das narrativas (auto)biográficas, foram consideradas categorias analíticas à posteriori. Os resultados das análises, relativos às experiências dos discentes sobre questões de gênero e sexualidade no contexto escolar/acadêmico relatados em suas narrativas (auto) biográficas, indicaram: a ausência da discussão sobre questões de gênero e sexualidade no âmbito escolar e/ou acadêmico; o não saber agir, intolerância e/ou preconceito diante de questões de gênero e sexualidade por estudantes/professores no âmbito escolar e/ou acadêmico; o desrespeito e bullying diante de questões de gênero e sexualidade no âmbito escolar e/ou acadêmico: o respeito diante das questões de gênero e sexualidade no âmbito acadêmico; contribuições de disciplinas/programas no âmbito escolar e/ou acadêmico sobre questões de gênero e sexualidade; o saber agir diante de questões de gênero e sexualidade na minha prática docente; e o como inserir questões de gênero e sexualidade no ensino de Química. Portanto, esta pesquisa pode contribuir com as discussões sobre questões de gênero e sexualidade na formação inicial de professores de Química, uma vez que trouxe as experiencias vivenciadas por discentes e evidenciou, a partir de seus resultados, o quanto a ausência destas questões na formação profissional pode dificultar a educação inclusiva.
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    Quilombolas, representações sociais: um estudo sobre a cultura e história afrodescendentes
    (2019) Marçal, Regina Pontes; Silva, João Gilberto de Farias; http://lattes.cnpq.br/8962702831748942; http://lattes.cnpq.br/0612841048168913
    O Brasil foi o país que mais incorporou a forma de produção escravista no mundo com a maior colônia de escravos do mundo.Na perspectiva de investigar experiências a respeito de fragmentação da cultura de povos tradicionais pela influência do externo(protestantismo),do colonizador, na ancestralidade e branqueamento das comunidades tradicionais no Brasil em particular na “Comunidade Quilombola Onze Negras” sob a pressão ideológica do colonizador.Neste viés a pesquisa visa entender por que a cultura de movimentos religiosos de matriz africana não é popular na Comunidade povo tradicional Quilombola Onze Negras?O objetivo geral desta pesquisa visa compreender porque a cultura de movimentos religiosos de matriz africana não é popular na Comunidade povo tradicional Quilombola Onze Negras. A metodologia usada teve um viés etnográfico com observação participante e revisão dabibliografia acerca da vinda dos negros escravizados ao Brasil e o processo de colonização e branqueamento de sua cultura africana com a conversão as religiões católicas e protestantes e as representações sociais compartilhadas pelos grupos religiosos da Comunidade Onze Negras. Ademais os resultados da pesquisa dialoga com o entendimento dos resquícios do colonialismo após a diáspora africana no Brasil na construção do povo brasileiro que até hoje as comunidades tradicionais resistem para ter o reconhecimento de sua identidade africana mas também são brasileiros colonizados e vivenciam a colonialidade do ser, poder e do saber nas representações sociais das religiões que cultuam.
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    Tatuagem, cartografia de histórias no corpo: um estudo de caso no Estúdio Onça em Recife
    (2023-09-14) Horita, Clari Ana; Spenillo, Giuseppa Maria Daniel; http://lattes.cnpq.br/6857089321591970; http://lattes.cnpq.br/6857089321591970
    O presente trabalho tem por objetivo compreender as motivações de indivíduos que se tatuam, bem como os sentidos atribuídos por eles às suas tatuagens a partir de suas experiências pessoais. Para tal, realizamos um estudo de natureza qualitativa, um estudo de caso valendo-se de entrevistas semi-estruturadas, da história de vida e análise da bibliografia especializada, utilizando como principais autores Maffesoli e seu conceito de tribos urbanas, Mauss e a noção de técnicas do corpo, e, por fim, Foucault e a subjetividade como espaço de práticas de si. A tatuagem como objeto de pesquisa, signo de classe e expressão de valores e emoções ainda é pouco explorada nas Ciências Sociais e por isso, com este trabalho, nosso intuito está também em evidenciar a temática, aproveitando-se da condição de pesquisadora-tatuadora para lançar um novo olhar, mais sensível e imerso nesse universo.
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    Vila Kennedy, uma comunidade portadora de estígma tribal
    (1978) Araújo, Waldenir Caldeira de Jesus Coelho de
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