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    Gestão de resíduo sólido orgânico residencial em período de pandemia COVID-19
    (2021-07-22) Cruz, Ana Vitória de Souza; Silva, Robson José; http://lattes.cnpq.br/7515677435963888; http://lattes.cnpq.br/1049768443014317
    Em frente ao grande aumento da geração de resíduos sólidos urbanos, recorrente do crescimento populacional desordenado, a compostagem surge como alternativa adequada para o tratamento da fração orgânica desses resíduos. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a compostagem doméstica de resíduos sólidos orgânicos de uma residência, utilizando o composto produzido no cultivo de mudas de couve e empregando a compostagem doméstica e a prática da horticultura como atividade sustentável e produtiva, que induz ao bem-estar físico e mental em período de pandemia. O processo de compostagem durou 120 dias e foi realizado em mini composteira projetada. O composto orgânico produzido foi utilizado para obtenção de mudas de duas espécies de couve. A semeadura foi realizada em bandeja com quinze células, montada em delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e três repetições. Os tratamentos aplicados, T0, T1, T2, T3 e T4, corresponderam, respectivamente a 100% solo; 75% solo e 25% adubo; 50% solo e 50% adubo; 25% solo e 75% adubo e 100% adubo. Foram avaliados: tempo de germinação, comprimento das folhas, largura das folhas, número de folhas, altura da muda, comprimento da raiz e diâmetro do coleto. Os tratamentos T2, T3 e T4 apresentaram os melhores desempenhos, sendo o tratamento T2 o que apresentou melhor resultado para couve tronchuda (Brassica oleracea var. costata) e o tratamento T3 para couve manteiga (Brassica oleracea var. acephala). Além disso, o estudo foi avaliado como adequado pelos participantes do processo, pois despertaram interesse, aprendizado sustentável e rotinas produtivas, influenciando diretamente na manutenção do bem-estar em período de pandemia
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    Horta na escola: plantando sementes para o futuro
    (2022) Souza, Michelle Maciel Pereira de; Ribeiro Filho, Mateus Rosas; http://lattes.cnpq.br/7832462604842279; http://lattes.cnpq.br/2772739450014995
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    Hortas comunitárias no entorno da CEASA
    (2019) Oliveira, Maryana Vital Costa de; Musser, Rosimar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6081373885915842; http://lattes.cnpq.br/5310289745827984
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    Relatório das atividades de extensão: compostagem como instrumento de educação ambiental
    (2019) Xavier, Bruno Otaviano Costa Medeiros; Gomes, Maria José de Filgueiras; Batinga, Verônica Tavares Santos; http://lattes.cnpq.br/7759044153725982; http://lattes.cnpq.br/0060810526769648; http://lattes.cnpq.br/8921735210836827
    O projeto de extensão Compostagem como instrumento de Educação Ambiental teve como objetivo promover ações práticas e teóricas voltadas à conscientização ambiental de alunos do ensino médio de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. Desenvolvido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com o Espaço Ciência, o projeto contemplou a capacitação de monitores, realização de oficinas, implantação de hortas e confecção de composteiras domésticas. As atividades incluíram análises de solo, produção e distribuição de material didático, visitas técnicas e acompanhamento de práticas de compostagem e horticultura. O público alcançado incluiu aproximadamente 500 pessoas, sendo 120 alunos participantes de visitas ao Espaço Ciência e 12 envolvidos diretamente nas atividades práticas na Escola Técnica Estadual Alcides do Nascimento Lins. Apesar de atrasos decorrentes de imprevistos estruturais e escolares, o projeto apresentou resultados positivos, despertando o interesse dos alunos para o manejo sustentável de resíduos orgânicos e para a produção de alimentos saudáveis. Constatou-se que a compostagem, aliada à horticultura, é um recurso eficaz para estimular a responsabilidade ambiental e a participação ativa de jovens na preservação ambiental, fortalecendo o vínculo entre comunidade escolar e práticas de sustentabilidade.
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