Navegando por Assunto "Exoplanetas"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Exoplaneta: um texto paradidático para divulgação científica utilizando a linguagem popular nordestina(2022-06-16) Silva, Raguiara Primo da; Silva, Sidney Marinho da; Silva, José Ronaldo Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3714905065293466; http://lattes.cnpq.br/0241880242719794; http://lattes.cnpq.br/7093318042940796Desde os primórdios da humanidade o homem se pergunta da possibilidade de vida extraterrenas e do funcionamento do universo. O surgimento de novos telescópios e o avanço tecnológico geram interesse da população por exoplanetas, planetas que não estão em nosso Sistema Solar e a antiga possibilidade de vida em algum deles. A grande dificuldade dos educadores e cientistas atualmente é transpor a barreira da academia para levar o conhecimento científico de maneira simplificada a estudantes de ensino fundamental e médio, bem como para a população em geral. Com o intuito da popularização da ciência, este trabalho tem como objetivo a confecção de um ebook, em formato de romance, que conta a história de Toin, um rapaz de seus 18 anos, que percorre o nordeste brasileiro para saber se realmente existe vida em outros planetas. Toin, como é chamado Antônio por amigos e familiares, percorre três estados nordestinos e vive aventuras surpreendentes em busca de respostas para seus questionamentos existenciais. Toin conhece a fundo instituições públicas esquecidas por boa parte da população brasileira. A metodologia utilizada foi organizar hierarquicamente os conceitos científicos sob um mapa mental, para transpor conhecimentos científicos sobre exoplanetas em uma história contada. Foi realizado uma ficha para cada personagem e um roteiro posteriormente. A história envolve personagens comuns ao cenários das cidades nordestinas, com isso foi realizada uma ficha com dados de todos os personagens do romance, A história de Toin utiliza um linguajar regional nordestino, para chegar de forma fácil a todos os públicos. Com este produto didático se espera contribuir para a popularização da astronomia e transpor as barreiras da academia.Item Introdução aos exoplanetas: elaboração de produto digital para o ensino médio(2022-06-16) Dias, Karina Teixeira; Silva, José Ronaldo Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3714905065293466; http://lattes.cnpq.br/3720969574339252Este trabalho consistiu no desenvolvimento de um produto educacional sobre Astronomia, com ênfase em exoplanetologia. Com o objetivo de torná-lo acessível para ser utilizado como material de apoio para os alunos do ensino médio e professores, o material foi organizado na forma de hipertextos e disponibilizados na internet através da plataforma Google Sites. Espera-se que o material desenvolvido motive professores a utilizarem como material complementar, em especial na disciplina de Física e Astronomia e assim divulgar a exoplanetologia para o ensino médio, produzindo conhecimento.Item Proposta pedagógica de ensino de exoplanetas para alunos do ensino médio usando como motivação à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA(2022-06-17) Silva, Plínio Girogio Arruda da; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101O trabalho de pesquisa consiste em uma proposta pedagógica sobre exoplanetas voltada para estudantes do ensino médio que buscam participar das olimpíadas científicas como as olimpíadas de astronomia na qual destacamos à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. Além disso, propomos a divulgação da Astronomia para toda a comunidade estudantil e incentivamos a participação das olimpíadas científicas de uma forma geral. No Brasil, existem duas olimpíadas nacionais que possuem em seus programas curriculares temas de Astronomia que são a OBA e a ONC (Olimpíada Nacional de Ciências). No entanto, a proposta pedagógica auxiliará os professores e alunos na preparação destas olimpíadas bem como na difusão do ensino da Astronomia. Os professores do ensino médio poderão utilizar como material de apoio o produto educacional que apresenta uma sequência didática na qual já foi aplicada e obteve-se resultados satisfatórios.
