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Navegando por Assunto "Evasão universitária"

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    A evasão escolar no ensino superior : uma análise acerca dos cursos de Bacharelado em Administração
    (2023-11-01) Andrade, Daniel Silva de; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178
    A presente revisão bibliográfica explora a evasão escolar no ensino superior, centrando-se especificamente nos cursos de bacharelado em Administração. Através de um exame rigoroso de literaturas acadêmicas, o trabalho visa compreender os principais fatores que contribuem para a desistência dos estudantes nesse contexto específico. O referencial teórico-metodológico adotado é de natureza qualitativa, com base em uma análise sistemática de artigos, teses, dissertações e relatórios publicados em bases de dados reconhecidas. Os resultados revelam que a evasão em cursos de Administração pode ser influenciada por uma combinação de fatores socioeconômicos, pedagógicos e institucionais. Desafios como a inadequação entre expectativas dos estudantes e realidade do curso, falta de preparo para a carga acadêmica e problemas financeiros emergem como razões preponderantes para a desistência. O estudo sugere a necessidade de estratégias integradas por parte das instituições de ensino superior para combater a evasão, levando em consideração a complexidade e multifatorialidade do fenômeno.
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    Análise da evasão no ensino superior: predição e prevenção por meio da mineração de dados educacionais
    (2024-03-05) Ferreira, Rodolfo André Barbosa; Mello, Rafael Ferreira Leite de; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745; http://lattes.cnpq.br/2982020271806247
    Tendo em vista que a evasão ocorre por abandono, transferência ou desistência do curso; quando o aluno se desliga da instituição que está matriculado ou quando o aluno abandona definitivamente ou não o curso superior, este artigo busca identificar métodos e técnicas automáticas para auxiliar os gestores a prevenir casos de evasão por meio das predições. Para realizar o estudo foi utilizada a Mineração de Dados Educacionais (MDE), que aplica técnicas de mineração de dados, tais como banco de dados, estatísticas e aprendizado de máquina nas áreas da educação. Foram empre- gues dados de 5144 alunos com características relacionadas ao curso, semestre e demografia constantes no banco de dados fornecido pelo Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (SIGA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para os cursos de Zootecnia, Engenharia de Pesca e Agronomia. Os dados, exceto aqueles que são informações pessoais, restritas e sensíveis, foram separados em Ca- racterísticas Acadêmicas por Semestre, Acadêmicas Gerais, dos Cursos, Demográficas e Característica alvo. O estudo usa o algoritmo de aprendizado de máquina LSTM e os otimizadores SGD e Adam, explorando diferentes valores para os parâmetros de taxa de aprendizagem, momentum, tamanho de lotes e número de épocas.
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    Evidências empíricas sobre evasão de estudantes do curso de Ciências Econômicas em tempos de covid-19
    (2021-12-17) Soares, Edijunho de Lima; Dugnani, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/3362907909200372; http://lattes.cnpq.br/2991052611673316
    O presente artigo tem o objetivo de abordar o problema da evasão no ensino superior, no contexto do curso de Ciências Econômicas da UFRPE-UAST, buscando quais seriam os motivos cruciais que levariam um aluno a abanonar o curso. Através de uma revisão bibliográfica e da aplicacão de um questionário em estudantes do referido curso, foram levantados dados que apontam as possíveis motivações da evasão. Os mesmos indicaram que os fatores socioeconô
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    Sistema de suporte à criação de modelos de classificação para a previsão de evasão no ensino superior
    (2024-03-08) Costa, Tarcísio Barbosa da; Alencar, Andrêza Leite de; Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de; http://lattes.cnpq.br/1399502815770584; http://lattes.cnpq.br/6060587704569605; http://lattes.cnpq.br/6560255346406064
    A evasão estudantil é um dos maiores desafios a serem enfrentados por Instituições de Ensino Superior. A fim de mitigá-la, as instituições elaboram ferramentas para monitoramento e análise deste fenômeno. Uma das metodologias existentes para tal é a identificação de características de estudantes que levam à evasão, e uma das ferramentas construídas é o SABIA: um dashboard virtual responsável por dar suporte à gestão baseada em evidências, aliado a conceitos de Learning/Academic Analytics e Business Intelligence. Este trabalho expande o SABIA através de uma nova página capaz criar modelos de aprendizado supervisionado personalizáveis pelo usuário, oferecendo análises de características estudantis e realizando previsões da situação final do discente baseadas nas mesmas. As informações obtidas pelos modelos proporcionam a identificação de fatores de risco em perfis discentes e auxiliam os gestores da instituição no desenvolvimento de diretrizes para a adoção de medidas contra a evasão.
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    Uso de análise de sobrevivência como ferramenta na obtenção de indicadores de permanência no ensino superior
    (2024-03-06) Silva, Lhaíslla Eduarda Cavalcanti Rodrigues da; Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de; http://lattes.cnpq.br/1399502815770584; http://lattes.cnpq.br/7477398253297436
    Este trabalho propõe uma abordagem integrada de técnicas estatísticas, Business Intelligence e conceitos de Data Science para criar um modelo de análise de sobrevivência visando compreender a permanência dos estudantes no ensino superior. Utilizando cursos de computação como estudo de caso, diferentes grupos são comparados para calcular a probabilidade de permanência dos discentes até o termino do curso. O trabalho faz uso da plataforma SABIA para dar suporte à gestão orientada a dados, destacando a importância das ferramentas tecnológicas na análise acadêmica. Os resultados revelam padrões entre os cursos de uma mesma área ao considerar a evasão como evento de interesse, apresentando quedas mais acentuadas nos períodos iniciais, especialmente em momentos críticos, como no segundo semestre, que apresentam probabilidades de permanência mais baixas em relação ao primeiro semestre, assim como o a modalidade de ingresso Outros que nos períodos finais refletem ocorrência da evasão, evidenciando a importância de intervenções personalizadas para evitar a evasão e desperdícios de recursos, contribuindo para uma gestão mais eficiente e eficaz das instituições de ensino superior.
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