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Navegando por Assunto "Estudantes do ensino médio"

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    A educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio em escolas públicas do estado de Pernambuco
    (2022-10-10T03:00:00Z) Silva, Gabriel José da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464
    A presente pesquisa busca investigar o lugar da Educação Física no processo de escolarização da juventude, onde ainda nos deparamos com diferenças de valorização entre os conhecimentos escolares. Assim, indagamos: qual a percepção dos estudantes do Ensino Médio em relação à Educação Física durante esta etapa de ensino? Definimos como objetivo geral: analisar a percepção dos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de Pernambuco em relação à valorização da Educação Física. Como objetivos específicos da pesquisa temos: identificar o conhecimento proposto nas políticas de educação destinadas à Educação Física escolar para o Ensino Médio; identificar o conhecimento adquirido pelos estudantes sobre a Educação Física no Ensino Médio e identificar a valorização atribuída à Educação Física pelos estudantes da Educação Física no Ensino Médio. Buscando responder a questão de pesquisa, buscamos um aporte teórico bibliográfico e utilizamos, para o levantamento de dados, a aplicação de um Questionário aos estudantes do 3º ano Ensino Médio para identificar o conhecimento adquirido sobre a Educação Física e compreender a importância/ valorização atribuída à Educação Física. A análise dos formulários foi realizada utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva de MORAES e GALIAZZI (2006). Enquanto conclusão da pesquisa podemos afirmar que a Educação Física tem importância/valorização para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, enquanto um conhecimento relevante no processo de escolarização e para suas vidas. Acreditamos que a construção deste percurso metodológico garantiu uma discussão inicial profícua sobre a percepção dos estudantes do Ensino Médio em relação à Educação Física durante esta etapa de ensino.
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    Atividade física e comportamento sedentário dos adolescentes do CODAI-PE durante pandemia do COVID-19
    (2023-09-15T03:00:00Z) Silva, Artur Leão da; Tenório, Maria Cecília Marinho; http://lattes.cnpq.br/5822053911842534; http://lattes.cnpq.br/0795074306760594
    A atividade física, o comportamento sedentário e a saúde na adolescência são temas de grande relevância, pois é uma etapa da vida na qual muitos hábitos são criados e estabelecidos. O objetivo geral deste trabalho foi identificar a prevalência de atividade física e comportamento sedentário dos estudantes adolescentes do Colégio Dom Agostinho Ikas - Pernambuco (CODAI-PE), Localizado em São Lourenço da Mata, Pernambuco, no período do isolamento social ocasionado pela pandemia do Covid-19. Refere-se a um estudo observacional de corte transversal. Os participantes tinham idade entre 14 e 19 anos e eram de ambos os sexos. A amostra foi por conveniência. Os instrumentos utilizados foram o questionário de atividade física para adolescentes (QAFA), usado para avaliar o nível de atividade física, pela duração e intensidade de cada atividade física. Também foi usado o questionário de atividades sedentárias em adolescentes brasileiros (QASA) para conhecer o tipo e frequência das atividades sedentárias dos estudantes. Este trabalho foi aprovado pelo comitê de ética da Universidade Federal Rural de Pernambuco e os responsáveis dos participantes precisaram assinar os termos de compromisso para ser liberada a participação dos mesmos. 115 estudantes participaram desta pesquisa, e dessas, 61,7% eram moças e 38,3% rapazes, com uma média de idade de 16,8 anos. Quando avaliada a atividade física, 38,9% foram classificados como ativos, sendo a proporção dos rapazes ativos (50%) maior que a proporção das moças (34,6%). Em relação ao comportamento sedentário as variáveis foram divididas em tempo de tela e tempo sentado sendo dias de semana e dias de final de semana. A média de tempo de tela em dias de semana (508,1 min) foi maior que nos finais de semana (407 min) e não foi observada diferença significativa entre moças (42,9%) e rapazes (44,4%). A média de tempo sentado foi de 586 min em dias de semana e 395 min dias de final de semana. O percentual de tempo sentado das meninas (77,1%) foi significativamente maior que a dos meninos (52,6%). Os jovens precisam entender a importância de ser fisicamente ativo e evitar se expor em grande quantidade ao comportamento sedentário, principalmente os hábitos de tempo sentado entre as meninas. Ações para motivar os jovens a praticar atividade física precisam ser tomadas, sendo elas pela iniciativa privada ou iniciativa pública. Mais pesquisas são necessárias para que se possa analisar e evitar impactos na saúde dos adolescentes de todo o mundo ao longo dos anos seguintes.
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    Comparação dos parâmetros do sono, nível de atividade física e sintomas de ansiedade e depressão entre estudantes universitários e do ensino médio
    (2024-10-07T03:00:00Z) Carmo, Radmila Arantes do; Lima, Anna Myrna Jaguaribe de; Santos, Daniele Maria dos; http://lattes.cnpq.br/5785346219809478; http://lattes.cnpq.br/6743434574905339; http://lattes.cnpq.br/8862568599750525
    O sono é um processo fisiológico de vital importância para o bom funcionamento do nosso organismo, assim como, a atividade física regular é um fator importante para a boa qualidade da saúde, a ansiedade e depressão são transtornos mentais que podem afetar indivíduos em qualquer faixa etária prejudicando assim sua saúde mental. Desse modo, o estudo tem como objetivo, investigar a qualidade do sono, a sonolência diurna excessiva, o nível de atividade física e os sintomas de ansiedade e depressão em estudantes e em Universitários do Departamento de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco e estudantes do EM EREM Pompeia Campos em Pernambuco. A amostra foi composta por 131 estudantes do Ensino Médio, do 1º, 2º e 3º anos de ambos os sexos, com idade de 16,25 ± 0,96 e por 92 estudantes Universitários, do 1º ao 8º período de ambos os sexos, com idade de 23,69 ± 3,98 anos. Trata-se de um estudo transversal realizada através da aplicação de questionários validados para avaliar qualidade do sono (Índice de qualidade do sono de Pittsburgh-PSQI), a sonolência diurna excessiva (Escala de sonolência de Epworth-ESE), os sintomas de ansiedade (Inventário de ansiedade de Beck-IAB) e depressão (Inventário de depressão de Beck-IDB), além do nível de atividade física (Questionário internacional de atividade física-IPAQ).Os questionários foram aplicados de maneira presencial no EREM Pompeia Campos e no Departamento de Educação Física da UFRPE. Para análise estatística inferencial dos resultados foi atribuído um nível de significância de p< 0,05. A normalidade dos dados referentes foi verificada por meio do Teste Shapiro-Wilk. Como a distribuição dos dados normal, o teste para comparação entre médias foi o teste T para amostras independentes análise estatística foi usado o teste qui-quadrado para comparação das variáveis categóricas. Os dados foram expressos em média, desvio padrão para as variáveis não categóricas e em frequência absoluta e relativa para as variáveis categóricas. Em relação à qualidade do sono, os estudantes do EM e os Universitários apresentam a má qualidade do sono, 71,75% e 77,17%, respectivamente. Já a presença da SDE em estudantes do EM foi de 53,43% e nos universitários de 50%. Os Universitários apresentaram mais indivíduos ativos e muitos ativos (n=34/37%) e (n=40/43,4%), respectivamente e menos indivíduos sedentários (n=8/8,7%) e (n=10/10,9%) irregularmente ativo A e B, comparado ao esperado (p=0,000). Já os estudantes do EM são mais sedentários (n= 46/ 35,1%) e irregularmente ativos A e B (n=26/19,8%) e ativos (n=42/32,1%) e muito ativos (n=17/13%) do que o esperado. Os universitários apresentam uma frequência maior do que o esperado de sintomas de ansiedade (p=0,004), ausência (n= 44/47,8%), leve (n=25 /27,2%), moderado (n=13/14,1%) e grave (n=10/10,9%). No entanto, os estudantes do EM apresentam uma menor prevalência de sintomas de ansiedade do que o esperado (p=0,004): ausente (n=21/16%), leve(n=47/35,9%), moderada (n=35/26,7%) e grave (n= 28/21,4%) Em relação à depressão, os universitários têm uma frequência maior do que o esperado (p= 0,003) de depressão ausência (n= 40/43,5%) e sintomas leve (n 35=/38%), com uma frequência menor de sintomas de depressão moderada (n=15 /16,3%) e grave (n=2 /2,2%). Já os estudantes do EM apresentam uma menor frequência do que o esperado (p= 0,003) na ausência de depressão ausente (n=34/26%) e sintoma leve (n 46=/35,1%) com uma maior frequência de sintomas e depressão moderada (n=40/30,5%) e grave (n=11 /8,5%). De acordo, com os nossos resultados, os estudantes universitários e do EM, apresentam a má qualidade do sono, e presença da sonolência diurna excessiva, ainda os Universitários são mais ativos e apresentam mais sintomas de ansiedade, já os estudantes do EM, são menos ativos e com mais sintomas de depressão.
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    Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica de desempenho médio dos estudantes pernambucanos
    (2019) Carvalho, Crisleide Pereira Leite; Bezerra, Arley Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2745072539647650; http://lattes.cnpq.br/5259229966619227
    Este estudo utiliza os microdados do ENEM 2017 referentes ao estado de Pernambuco para analisar criticamente o desempenho médio dos participantes sobre as notas no exame. Os resultados sugerem que pode existir um elemento comum a todas as observações: A desigualdade. Esta parece ser cíclica. Isso pode ser observado no caso da renda. Os resultados apontam que os participantes de baixa renda são aqueles que obtiveram os menores escores, o que diminui a chance de ocupar vagas nos cursos de ensino superior nas Instituições Públicas Federais ou privadas. Esse problema inviabiliza o crescimento do capital humano, o qual se relaciona positivamente com o nível de renda.
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    O impacto da relação familiar no processo de aprendizagem de estudantes de Ensino Médio
    (2021-03-05T03:00:00Z) Pedrosa, Millena Leal Ferraz; Costa, Veridiana Alves de Sousa Ferreira; Silva, Flávia Carolina Lins da; http://lattes.cnpq.br/7547725170997480; http://lattes.cnpq.br/8623894938993142; http://lattes.cnpq.br/2776978634454172
    O presente trabalho visa refletir acerca do impacto da instituição familiar na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio, tendo em vista a complexidade psíquica do sujeito adolescente, e considerando a influência e importância social neste processo. Ao longo do trabalho, o processo de aprendizagem é desmistificado como linear e apresentado como integrado, resultante de vários aspectos que influenciam na formação e desempenho de um estudante adolescente, inclusive o aspecto inconsciente. Consideramos que questões familiares podem interferir no processo de aprendizagem dos sujeitos adolescentes, demonstrando a importância de o docente considerar uma possível influência da família nesse processo. O trabalho estabelece uma relação entre família, subjetividade e aprendizagem, ressaltando como esses aspectos podem se conectar e influenciar mutuamente. Essa discussão foi estabelecida por meio de uma revisão bibliográfica, onde realizou-se uma leitura analítica da literatura já produzida, bem como interpretação, compilação e sumarização das informações, com posterior elaboração escrita. Por fim, considerando a complexidade e peculiaridade dos sujeitos adolescentes e suas relações com os docentes, alguns pontos de diálogo entre a ética psicanalítica e o construtivismo são estabelecidos, e as metodologias interacionistas são apresentadas como caminhos pedagógicos que podem conduzir esses discentes a um processo de aprendizagem com maior chance de eficácia.
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    Participação dos estudantes nas aulas de educação física do ensino médio: um estudo transversal
    (2019-12-12T03:00:00Z) Silva, Lizandra Barbosa da; Tenório, Maria Cecília Marinho; http://lattes.cnpq.br/5822053911842534; http://lattes.cnpq.br/6150489800581050
    A Educação Física (EF) é componente curricular obrigatório no Brasil e se apresenta como uma oportunidade para a promoção de hábitos saudáveis como a prática de atividade física (AF). Neste contexto estudos apontam a baixa participação dos estudantes nas aulas, principalmente no ensino médio, e escassez no oferecimento de atividades extracurriculares e infraestrutura para a AF na escola. O objetivo desta pesquisa foi analisar a participação dos estudantes do ensino médio nas aulas de Educação Física e identificar as oportunidades para a prática de atividades físicas nas escolas públicas de Recife/PE. Este foi um estudo transversal a partir da análise secundária dos dados do projeto "Aulas de Educação Física do ensino médio: um programa de intervenção em escolas públicas estaduais”. Participaram da amostra escolas das GRE Recife Sul e Norte, onde foram selecionadas aquelas que atendiam aos critérios de inclusão. Posteriormente foram sorteadas 4 escolas onde todos os estudantes do ensino médio e professores de EF foram convidados a participar. Para coletar os dados foram utilizados questionários contendo variáveis sociodemográficas. Também foram observadas as características das escolas (ambiente físico, tipo de escola, porte, atividades extracurriculares). Foram realizadas análises descritivas e de associação no programa SPSS. 4 professores e 800 estudantes responderam ao questionário. Dos 4 professores 3 eram homens e uma mulher, todos tinham título de especialista e idades dos 32 a 51 anos. Dos estudantes 55,8% eram do sexo feminino e 59,8% tinham idade entre 16 e 17 anos. A maior parte dos estudantes eram de escola semi-integral (67,4%). Os resultados mostraram um alto percentual de participação dos estudantes (91,6%), e associação significativa (p= 0,001), entre a participação e o turno em que os estudantes estudam, sendo os do turno integral aqueles que participavam mais. A idade também foi um fator associado, sendo os mais jovens os que participavam mais. Em relação às oportunidades para a AF verificou-se que apenas 2 das escolas apresentaram quadra poliesportiva e outras 2 apresentaram ginásio de esportes. Somente uma das escolas oferecia 3 aulas semanais de EF. Foi possível identificar as características sociodemográficas, o turno em que os estudantes estudam, o tipo de escola como fatores que podem estar associados à participação dos estudantes nas aulas. Apontamos a possibilidade da influência da prática docente na participação dos estudantes, através da organização das aulas e das metodologias utilizadas. A infraestrutura e as ofertas de atividades extracurriculares nas escolas se apresentam em pouca quantidade tanto no oferecimento de oportunidades para AF como também para o desenvolvimento da própria disciplina de EF.
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    Percepções dos alunos sobre o impacto do ChatGPT na educação: um estudo de caso na Região Metropolitana do Recife
    (2025-03-13T03:00:00Z) Miranda, Augusto Cezar de Souza; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319
    O ChatGPT, ferramenta baseada em inteligência artificial, tem revolucionado o ambiente educacional ao oferecer suporte personalizado, feedback imediato e auxílio no entendimento de conceitos complexos. Apesar de suas vantagens, como aumento da produtividade e agilidade na resolução de tarefas, a tecnologia também levanta preocupações, incluindo o risco de dependência, impacto na autonomia intelectual e possíveis práticas antiéticas, como a trapaça acadêmica. Este estudo investiga as percepções de alunos do Ensino Médio sobre o uso do ChatGPT, explorando como a ferramenta influencia o aprendizado, o desenvolvimento crítico e a autonomia. O estudo revela que a maioria dos alunos já utiliza o ChatGPT, principalmente para pesquisas e explicações de conceitos complexos. No entanto, as percepções sobre seu impacto na aprendizagem e no desenvolvimento crítico são ambíguas, com alguns alunos vendo benefícios e outros não observando mudanças significativas. Esses resultados destacam a necessidade de uma integração cuidadosa da ferramenta, com foco no estímulo ao pensamento crítico e à autonomia dos estudantes.
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    Ter ou não ter acesso, eis a questão: acesso à natação entre estudantes do ensino médio de escolas públicas de Pernambuco
    (2021-07-15T03:00:00Z) Melo, Périclis Alves de; Tassitano, Rafael Miranda; http://lattes.cnpq.br/8162584900913172; http://lattes.cnpq.br/4824242129323473
    Pernambuco conta uma privilegiada hidrografia composta por mares, rios, lagos e lagoas que cortam todo o estado. Saber se deslocar em meio líquido de forma autônoma e segura é, além de um direito, no que diz respeito à função social do componente curricular Educação Física, uma habilidade que pode salvar vidas. A natação se apresenta como uma prática corporal situada dentro dos esportes individuais e é tratada enquanto conteúdo da Educação Física. O presente trabalho tem como objetivo analisar se estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais de Pernambuco têm acesso à prática da natação, seja em ambiente escolar ou como lazer e ainda identificar se fatores como as regiões do estado e infraestrutura interferem no acesso à natação. A metodologia utilizada foi uma análise secundária do banco de dados do projeto de pesquisa Prática de Atividades Físicas e Comportamentos de Risco à Saúde em Estudantes do Ensino Médio de Pernambuco - Estudo de tendência Temporal (2016) que abrangeu todo estado de Pernambuco entrevistando estudantes de 14 a 19 anos matriculados na rede estadual de ensino, com o intuito de analisar comportamentos de risco nos adolescentes. Trouxemos como hipótese que os estudantes da rede pública do estado têm pouco acesso à natação e como resultado, a pesquisa encontrou que apenas 2,3% dos estudantes de Pernambuco relataram a natação como atividade preferencial. Concluímos assim que a natação é preterida, visto a falta de estrutura específica para realização desta.
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