Navegando por Assunto "Escrita"
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Item A avaliação nas aulas de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental: modos de fazer e reflexões de uma professora(2019) Silva, Maria Suelane Veloso da; Lima, Gustavo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/5167740437126995; http://lattes.cnpq.br/2804058372830567O presente trabalho buscou compreender e apresentar algumas características funções da avaliação da aprendizagem, tanto a perspectiva da avaliação tradicional quanto a formativa, para chegarmos a essa compreensão, discorremos sobre as características de cada uma com base em autores como Luckesi (2002), Perrenoud (1999), Suassuna (2007 e 2012), Hoffmann (2001 e 2012), e outros. Além disso, buscamos aporte teórico também nesses autores, para pensarmos sobre questões da avaliação em Língua Portuguesa, a qual, segundo eles, deve propiciar o estudo de quatro eixos de ensino, são eles: a leitura, a produção a oralidade e a análise linguística, assim para termos uma análise mais detalhada e concreta sobre tais eixos, fomos a campo verificar através de entrevista, questionário e observações, quais as concepções e reflexões de uma professora da área sobre tais eixos e como ela os utiliza e avalia seus alunos com relação a esses aspectos. Após a coleta de dados, pudemos concluir que, mesmo sendo realizada praticamente todos os dias, tal avaliação muitas vezes não é bem compreendida, e acaba, assim, sendo mal executada.Item A influência da fala na escrita de textos produzidos por estudantes do 6° ano de uma escola pública(2019-07-03) Cândido, Maria Caroline Tenório; Lima, Rafael Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8700226970298080; http://lattes.cnpq.br/7718869065485051O presente Trabalho tem por objetivo principal analisar a influência da fala na escrita em textos produzidos por estudantes de uma escola da rede pública municipal da cidade de Bom Conselho-Pernambuco. Para tanto, baseamo-nos em trabalhos feitos por Cagliari (2008), Bortoni-Ricardo (2014), Bagno (2008), entre outros pesquisadores da corrente de Labov (2008), o pesquisador pioneiro da teoria que estuda a Variação Linguística. Procuramos defender a hipótese de que há variação linguística nos textos produzidos por essa comunidade de fala, para isto consideramos fatores internos e externos à língua. Elaboramos uma pesquisa quantitativa de cunho variacionista para a coleta dos dados, com isso obtemos um corpus constituído por um número de 2.838 ocorrências dos fenômenos linguísticos, retirados de 72 textos escritos pelos discentes de duas turmas de 6º ano da escola selecionada. A quantificação dos dados é apresentada por meio de tabelas e gráficos, fundamentada no modelo metodológico disponível em Tarallo (1986). Dessa forma, no desenvolvimento da investigação, constatamos que existe interferência da fala na escrita condicionada por fatores internos, processos fonológicos e externos à língua, como sexo e localização geográfica.Item A utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita(2018) Silva, Lucidalva Avelino da; Oliveira, Ana Paula Andrade de; http://lattes.cnpq.br/8433369549685490; http://lattes.cnpq.br/7297428004982413Este trabalho, ancorado nas obras e legados de poetas, cantadores e autores diversos da literatura popular, tem por objetivo expor a importância da utilização dessa modalidade de expressão, na forma de poemas populares,emsalas de aulas, como forma de promover o hábito da leitura e da escrita. Estes poemas retratam a vida, a Natureza e a realidade do campo, muitas vezes de forma cômica–o que facilita sobremaneira a assimilação e a interpretação do conteúdo.Com ênfase na Zona da Mata, mais precisamente na cidade de Nazaré da Mata, utilizar-se-á aliteratura popular como uma ferramentade apoio que incentive a leitura, o desenvolvimento da escrita e a correta interpretação de textos. Ao mesmo tempo em que incita o aprendizado, de maneira prazerosa, auxiliana formação e na preservação de uma cultura popular única, que culmina numa linguagem secundária, muito semelhante a um dialeto, com uma riqueza extraordinária de vocábulos e adágios de fácil absorção,que traduzem a genialidade da sabedoria do cidadão comum. Outro aspecto de relevância será a identificação de termos e expressões que possam constituir e engrandecer o léxico regional, também com base na análise dasobras e respectivos autoresdescritos nesse projeto, associando-os aos correspondentes termos ou palavras da Língua Portuguesa Oficial. Destarte, a concepção do presente trabalho busca utilizar o paralelismo entre a literatura clássica e a popular(representada pela poesia que a caracteriza, com a genialidade e a criatividade da sabedoria do povo) para fixar sutilmente as regras gramaticais mais básicas.Item Análise das propostas de produção textual em uma coleção de livro didático de língua portuguesa do 1° ao 5° ano do ensino fundamental(2019) Nascimento, Edvânia Silva; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171Este trabalho tem como finalidade analisar os aspectos relacionados as propostas de atividades de produção textual presentes em livros de Língua Portuguesa do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental adotado em escolas da rede pública de ensino da cidade de Lajedo-PE, a fim de verificar se estas contribuem para que os alunos desenvolvam boas práticas de escrita de textos. A pesquisa se enquadra como qualitativa Flick (2009) e como documental Ludke e André (2012). Tomamos como base os seguintes autores: Antunes (2017); Koch e Elias (2009); Dolz, Gagnon e Decândio (2010); Passarelli (2012), dentre outros, para tratarmos de questões relativas à produção de textos e temas correlacionados. A análise dos aspectos relacionados às propostas de produção textual presentes nos livros mostrou que se aliados a outras atividades de produção textual contribuem para o desenvolvimento de bons textos pelos alunos. Por fim, este trabalho nos fez entender como estão sendo esses aspectos relacionados às atividades de produção de textos nos Livros Didáticos de Português presentes nas escolas públicas do município de Lajedo, Pernambuco.Item As formas da função acusativa em cartas de amor do Sertão Pernambucano: entre variação e tradição discursiva(2019) Silva, Antonia Caroline Alves da; Ataíde, Cleber Alves de; http://lattes.cnpq.br/4301066659702331; http://lattes.cnpq.br/3875671872212548O presente trabalho objetiva investigar as formas de referência ao interlocutor na função acusativa, em cartas amorosas escritas na década de 50, do século XX. Quanto ao material de análise, utilizamos um corpus composto por 22 cartas de amor escritas por pessoas não ilustres do sertão pernambucano, sendo 21 missivas narradas por um missivista masculino e 1 carta redigida por uma missivista feminina, já previamente coletadas pelos membros do projeto Para a História do Português Brasileiro – Equipe Regional de Pernambuco. Para tanto, nos baseamos nas orientações teórico-metodológicas da Sociolinguística Histórica e do conceito de Tradições Discursivas. Metodologicamente, realizamos a identificação dos contextos de ocorrência das formas acusativas de referência ao interlocutor, obtendo um total de 64 dados, distribuídos da seguinte maneira: 58 ocorrências do clítico te, 4 dados de lhe e 2 registro de você. No que se refere aos fatores selecionados, a saber, relação entre o acusativo e o sujeito, bem como a posição do acusativo, obtivemos os seguintes resultados quanto ao primeiro fator: i) em relação às cartas em que o tu figurou como estratégia exclusiva, o clítico te foi categórico, com 18 dados; ii) nas missivas com uso exclusivo de você foram registradas as formas alternantes acusativas te, lhe e você apresentando 9, 3 e 2 dados, respectivamente; iii) nas cartas com uso variável de tu e você, o clítico te também foi a estratégia mais produtiva, com 24 dados em detrimento de 1 ocorrência do clítico lhe; iv) nos contextos sem referência à segunda pessoa, o clítico te figurou como estratégia categórica, apresentando 7 dados. No que se refere à colocação pronominal, obtivemos 50 dados de próclise e 14 dados de ênclise. Quanto aos contextos favoráveis à colocação pronominal do acusativo posposto ao verbo, registramos os seguintes casos: i) início de sentença; ii) verbo no infinitivo. Dessa forma, nossa pesquisa vai ao encontro do que Lopes et al. (2018) afirmam, ao observarem que o você entrou no paradigma de 2ª pessoa efetivamente como sujeito, porém, nas demais funções sintáticas, ele sofre certa resistência, posto que observamos a predominância do clítico te nas missivas analisadas, independentemente do tipo de sujeito empregado. Além disso, observamos a preferência pela colocação do acusativo na posição pré-verbal, o que vai ao encontro de resultados obtidos em estudos realizados em outras regiões brasileiras (SOUZA, 2014).Item Desenvolvimento da leitura e da escrita no projeto de extensão ações socioeducativas para crianças e adolescentes do ensino fundamental da rede municipal do Recife - PE: relato de experiência(2019) Oliveira, Ivone Silva de; Saraiva, Joseana Maria; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/2965409985704538Este relatório teve como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas no Projeto Ações socioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental da rede pública de Recife - PE direcionadas para a leitura e a escrita. O referido projeto é desenvolvido pelo Departamento de Ciências do Consumo, através do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas para Infância e Adolescência NEPIAD /UFRPE, com apoio da Pró-reitoria de Extensão/PREG/FACEPE. Dentre as atividades podemos destacar: caracterizar o perfil socioeconômico das crianças e dos/as adolescentes participantes do projeto; relatar as atividades de leitura e de escrita desenvolvidas e identificar possíveis mudanças e/ou avanços no processo de aprendizagem das crianças e dos/as adolescentes. Utilizou-se o método construtivista, cuja construção do conhecimento utiliza métodos que estimularam a leitura e a escrita. A coleta de dados se deu a partir da técnica da observação direta, da análise documental e por meio de registros de relatos dos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes em reuniões. Os resultados mostram que as atividades educativas desenvolvidas com as crianças e os adolescentes se constituem num processo de aprimoramento da leitura e da escrita e do desenvolvimento pessoal e social das crianças e dos adolescentes. Considera-se, portanto, que as atividades de leitura e de escrita promoveram a aquisição de novos conhecimentos, melhoria da escrita e o prazer pela leitura, impactando de forma positiva o processo de aprendizagem dos sujeitos, tornando-os cidadãos mais críticos do seu papel como estudantes.Item Duplicação do sujeito em dados de escrita de alunos da rede pública de ensino do Recife(2018) Ferreira, Patrycia Siqueira Campos; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/6487675878046558Neste artigo centramos a atenção no uso dos sujeitos duplicados (SDs) (ex.: O menino, ele brinca.) em textos narrativos produzidos por alunos recifenses de uma escola estadual e municipal. Para tanto, tomamos como hipótese norteadora de que, nos dados de aquisição da fala do PB, por serem pouco produzidos SDs, segundo observam Gonçalves (2004) e Grolla (2000) apud Costa, Duarte e Silva (2004), serão pouco encontrados nas séries iniciais, mais produtivos nas séries intermediárias, vindo a diminuírem bastante nas séries finais por influência do avançar da escolarização. Para a realização da análise, selecionamos 10 textos de cada série, a saber: da quinta série à oitava série do ensino fundamental I de uma escola municipal, e da quinta série ao terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual. A análise embasa-se no modelo de Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1981, 1986 e seguintes) e tem como objetivo central discutir a duplicação dos sujeitos em dados escritos, levando em conta o possível distanciamento entre o conhecimento linguístico que o aluno traz para a escola e o que ele aprende. Após a análise dos dados, os resultados apontam para a pouca frequência de SDs nas séries inicias, indo ao encontro do que é observado em alguns estudos realizados no campo da aquisição da linguagem (cf. GONÇALVES, 2004; GROLLA, 2000 apud COSTA, DUARTE, SILVA, 2004).Item Ensino de produção textual no 2º ano do ensino fundamental em tempos de educação mediada por tecnologias digitais: interface com estratégias metodológicas(2021-08-23) Silva, Sueli Saraiva Bezerra da; Ferreira Júnior, José Temístocles; http://lattes.cnpq.br/6415276115481076As práticas de leitura e produção textual escrita são correlacionadas e representam atividades ligadas ao cotidiano dos sujeitos. Em muitas escolas, o ensino da leitura e escrita não é feito de forma contextualizada, o que pode trazer consequências para a aprendizagem, pois deve ser um processo que contribua para a formação de pessoas conscientes, criativas e críticas de seus direitos e deveres, que possam compreender e agir na sociedade em que vive. O presente trabalho tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas em tempos pandêmicos do uso das tecnologias no ensino de produção textual no 2º ano do ensino fundamental. Nesta perspectiva, a metodologia adotada é pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa, recorrendo também a procedimentos de pesquisa de campo, sobretudo na aplicação de questionário de perguntas respondidas por meio de videoconferência pela docente da turma do 2º ano da Escola Municipal Sebastião Eleonor, localizada na zona rural da cidade Vertente do Lério-PE, além de observação da aula on-line da turma. Os resultados obtidos mostraram a complexidade desses hábitos de trabalhar remotamente em tempos pandêmicos, que a situação perante as dificuldades encontradas durante o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita são diversas, e só serão superadas a partir da participação da escola, professores e dos pais.Item Escrever na sala de aula: uma análise no processo de ensino da língua portuguesa(2020-10-28) Medeiros, Romero Rodrigues de; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/1838617822290322Este trabalho tem por objetivo compreender o percurso do ensino da escrita, sobretudo a produção textual escolar, e de que forma as práticas pedagógicas realizadas podem contribuir para esse ensino nas aulas de língua portuguesa, em uma escola estadual na Paraíba. Para tanto, buscamos embasamento teórico em Soares (2002), Geraldi (1996, 1997); Berto (2016, 2018); Bakhtin (2000), Marcuschi, (1999) Zanini (1999) e demais pesquisadores que tratam e refletem sobre a temática em evidência. Apresentamos o Estado de Arte no intuito de investigar o que tem sido discutido a respeito da escrita e ensino na atualidade e, buscamos averiguar na sala de aula as práticas pedagógicas e percepções das docentes sobre do ensino da produção textual. Para isso, realizamos uma pesquisa-ação de base qualitativa, nos 3º anos da Escola Cidadã Integral Nossa Senhora do Bom Conselho na cidade de Princesa Isabel-PB. Quanto os procedimentos metodológicos empregamos a triangulação dos dados, pois analisamos os professores, as práticas pedagógicas, e as propostas do livro didático direcionadas ao ensino da escrita, cuja coleção do 3º ano Língua Portuguesa: Linguagem e interação dos autores (FARACO; MOURA; MARUTO JR. 2016) e apresentamos, por fim, as produções como resultados da prática docente. Assim, os primeiros resultados confirmam a hipótese de que tanto os materiais didáticos quanto as práticas pedagógicas não contemplam todo o processo de ensino da produção textual, uma vez que não são realizadas todas as etapas necessárias para a realização da produção textual escrita, de modo que a revisão e reescrita são sugeridas no LD e na sala de aula a correção adotada pelos professores é avaliativa, sem possibilidades da autoavaliação.Item Escrevivência camponesa: arteando práticas educativas em agroecologia com a juventude do semiárido(2024-03-08) Meneses, Soraya Cindcy Araújo; Aguiar, Maria Virgínia de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4665749527709728Este trabalho tem por objetivo partilhar as minhas experiências enquanto camponesa "escrevivente", que assumiu como compromisso acadêmico romper com a invisibilidade epistêmica das juventudes do campo. Para a reconstrução da minha trajetória acadêmica, recolhi todos os materiais onde registrei as atividades relacionadas a minha formação: cadernos de campo, relatórios, roteiros de culminâncias; fotos; vídeos e áudios e adotei como referencial a noção e concepção de tempo espiralar. A sistematização da minha vivência no Bacharelado em Agroecologia permitiu a reconstrução do processo vivido e o aprofundamento nas reflexões feitas a partir da minha prática. Ao longo do texto, que também é corpo, aprofundo as reflexões sobre a condição juvenil no campo e o seu lugar nas pesquisas acadêmicas. Partilho as experiências de educação formal e não-formal com a juventude camponesa e por fim, enfatizo o que mais atravessou e constituiu a minha identidade enquanto Bacharela - Educadora em Agroecologia.Item Leitura: análise de suas implicações para o processo de apropriação da escrita(2019) Souza, Tatiane Dark dos Santos; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/2227300265506033Este trabalho tem como objetivo desenvolver algumas considerações relacionadas à leitura enquanto processo de apropriação da escrita voltadas especificamente para uma turma de 3° ano do Ensino Fundamental, vinculada à Rede Municipal da cidade de Santa Cruz da Baixa Verde-PE. Para tanto buscamos embasamento nos seguintes teóricos, Antunes (2006), Bakhtin (2003), Cagliari (2007), Freire (2006), Menegassi (2010), Ruiz (2013), Serafini (1989), Tardif (2007), entre outros pesquisadores que refletem sobre a temática. Apresentamos ainda o estado da arte que tem como intuito investigar aspectos que tem sido discutido nos últimos cinco anos sobre a leitura e escrita vinculada ao estudo de gêneros também trabalhados na produção revisão e reescrita de textos em sala de aula, fomentando a pertinência da prática reflexiva. O procedimento metodológico contou com a pesquisa-ação, descritiva e qualitativa, caracterizada como estudo de caso, que em alguns aspectos descreve as ações realizadas no exercício pedagógico diário e reflexivo no qual o docente faz análise da própria prática. Vivenciada na Escola Municipal Otacílio Carlos de Alencar, a pesquisa teve como procedimento pedagógico a análise das produções textuais dos alunos, realizadas a partir dos gêneros tira e carta. Assim, notamos que tanto os procedimentos de correções, que propiciam ao aluno uma interação maior com o texto produzido, fomentando a leitura deste para que posteriormente haja a interação do aluno com o próprio texto a fim de melhorá-lo, quanto a prática reflexiva docente podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem quando utilizados de maneira dialógica, ocorrendo a interação aluno/professor como também aluno/texto. Nesse sentido, verificamos que a proposta metodológica para correções ainda é um fator desconhecido na prática docente, de forma que concluímos que este seria um aspecto a ser fomentado em formações vinculadas a prática de escrita em sala de aula.Item Narrativas docentes sobre o não domínio da leitura e escrita em turmas do 4º e 5º ano: desafios e estratégias em duas escolas públicas de Camaragibe e Recife(2025-07-11) Santos, Mariana Belo dos; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/1068359420044738A presente pesquisa investigou as ações de duas escolas públicas em relação ao acompanhamento das crianças do 4º e 5º ano que ainda não dominam a leitura e a escrita. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 profissionais da educação, incluindo professores regentes, coordenadoras e gestoras escolares. Os objetivos da pesquisa incluíram: identificar as ações pedagógicas voltadas ao acompanhamento dos estudantes que não dominam a leitura e a escrita; analisar como os documentos oficiais orientam esse acompanhamento; e compreender as principais dificuldades enfrentadas pelas escolas nesse contexto. Os resultados apontaram que, embora haja iniciativas como diagnósticos periódicos e formações continuadas, as práticas pedagógicas ainda enfrentam limites diante da complexidade da heterogeneidade escolar. Conclui-se que é imprescindível o fortalecimento de políticas públicas voltadas para formação docente e ações pedagógicas que considerem os diferentes ritmos e trajetórias de aprendizagem para garantir uma alfabetização inclusiva e efetiva.Item O papel do letramento emocional no processo de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental(2023-12-21) Costa, Diane Coêlho; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460Este trabalho trata de experiência literária vivenciada a partir da aplicação de uma oficina desenvolvida com estudantes do Ensino Fundamental II da Escola de Referência de Ensino Fundamental Maria Cecília Barbosa Leal em Surubim, Pernambuco. Nosso objetivo com a atividade foi motivar os discentes, através de propostas de leituras literárias, à re(descoberta) do prazer de ler e, com isso, estimular as emoções dos estudantes e ajudá-los a compreender a importância de tratar as emoções, usando a literatura para a compreensão de sentimentos vivenciados por personagens com os quais os estudantes se identificaram. Assim, pudemos ampliar a habilidade da compreensão textual, aprofundar o interesse dos estudantes pela leitura de textos literários além de incentivar a criatividade e a compreensão do mundo e dos sentimentos ao se relacionarem com os sujeitos à sua volta. Para a construção deste relato, estendemos o olhar para os escritos de Rosenberg (2006) e Cosson (2006) para compreender o letramento emocional e literário, respectivamente. Para ampliação da competência leitora, realizamos com os alunos a exibição do filme Meu pé de laranja lima para depois fazermos a leitura do romance, além do tratamento com cordel como gênero literário usado na aula de linguagem. Observamos que os estudantes trabalharam positivamente durante a oficina, que culminou espontaneamente na criação de um cordel emocionante.Item O processo de epêntese vocálica na escrita de alunos do Ensino Fundamental de escola pública da cidade de Recife/PE: por um projeto de intervenção(2018-08-06) França, Andréa Maria de; Silva, André Pedro da; http://lattes.cnpq.br/0620934260898634; http://lattes.cnpq.br/5863996368620195Neste trabalho, apresentaremos os resultados da pesquisa realizada sobre o fenômeno da epêntese vocálica, que é uma variação típica da linguagem oral e geralmente representada na escrita durante a fase da aquisição, em escritas de alunos do Ensino Fundamental II, como podemos observar nas palavras ritimo ~ ritmo; pineu ~ pneu; adivogado ~ advogado que caracterizam este fenômeno, além de propor atividades para sala de aula entorno do fenômeno. Esta pesquisa visa investigar, a partir de textos escritos em contexto de sala de aula, a influência das variantes extralinguísticas sobre a variação linguística no fenômeno fonético-fonológico em decorrência da epêntese vocálica e a relação da fala na escrita neste fenômeno. Para isto, adotamos uma análise quantitativa, com base nos estudos Sociolinguísticos Laboviano (LABOV, 1972 [2008]), e de metodologia indutiva dos dados retirados da pesquisa de campo, realizada por meio de dois ditados de palavras, constituída de 15 palavras previamente selecionadas. O corpus foi montado através da produção de alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Cônego Rochael de Medeiros, na cidade de Recife - PE. Os resultados obtidos, neste estudo, revelaram que há a ocorrência do fenômeno epentético em todos os anos pesquisados, porém com o passar dos anos esse índice diminui.Item O processo de interlocução e o desenvolvimento da escrita em sala de aula: reflexões de uma professora em formação(2018-08-31) Almeida, Pâmella Fernanda dos Santos; Lima, Gustavo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/5167740437126995; http://lattes.cnpq.br/0221736253779790Considerando a atual realidade do ensino de produção de textos, por meio de uma visão crítico-reflexiva, esta pesquisa visa a contribuir acerca do estudo do processo da escrita e sua avaliação em sala de aula a partir do processo de interlocução entre o professor e o aluno. Os objetivos específicos propostos neste trabalho são: identificar os problemas de escrita mais recorrentes nos textos produzidos por alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e verificar em que medida as intervenções feitas por uma professora em formação no texto dos alunos auxiliaram no processo de reescrita. Como embasamento teórico, utilizamos os estudos de Dolz, Gagnon e Decândio (2010), Marcuschi (2007), Antunes (2006), Ruiz (2013), entre outros, que abordam perspectivas relacionadas ao ensino e à avaliação de textos escritos na escola. A metodologia da pesquisa foi qualitativa e o tipo de pesquisa foi a pesquisaação, cujo objetivo foi que o pesquisador pudesse observar e interferir nos fenômenos estudados, favorecendo intervenções para a promoção do seu objeto de estudo. Por meio das análises realizadas nesta pesquisa, pudemos perceber que a professora em formação utilizou aspectos linguísticos e textuais e também do discurso, que estão intimamente ligados aos processos de interação, o que nos possibilitou frutíferas reflexões acerca de nossas concepções de ensino e de avaliação na prática docente. Esta pesquisa pode ser empregada como amostra de como ocorrem processos avaliativos de produção de textos na escola e de como essa avaliação pode ser muito mais do que apenas um apontamento de erros dentro do texto. Encerramos esta pesquisa, pois, pretendendo contribuir como um incentivo aos professores, que deverão dar mais atenção aos textos dos alunos e à forma como os avaliam, e que também observem se sua prática docente está condizente com o que os estudos apontados sobre ensino de produção escrita e sua avaliação afirmam, preocupando-se também em não limitar os textos dos alunos apenas à sala de aula, buscando ampliá-los por outros contextos de circulação. Ademais, tal estudo, cabe destacar, contribuiu para a melhor preparação da pesquisadora que, à época, encontrava-se em formação, conforme supracitado.Item O uso de fanfics como estratégia pedagógica no engajamento e desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de alunos: uma revisão integrativa(2024-12-11) Silva, Claudiane Maria da; Silva, Gutemberg Lima da; http://lattes.cnpq.br/5262872045352306Fanfic é um gênero textual especialmente popular entre adolescentes e jovens adultos, que utilizam plataformas digitais para compartilhar e interagir com suas criações. A partir desse contexto, este artigo destaca a relevância de seu uso nas aulas de Língua Portuguesa, proporcionando aos alunos um bom desenvolvimento em várias habilidades ligadas à leitura e a escrita, enriquecendo a experiência literária e ampliando o conceito de literatura tradicional. Este artigo apresenta a partir de uma coleta de dados realizada em periódicos da CAPES e SciELO utilizando os termos "fanfic", "produção de texto", "leitura" e "escrita", foram selecionados apenas artigos científicos, revisados por pares, da área de “Letras, Linguística e Artes”, publicados entre 2019 e 2024, resultando nos quatro artigos de Almeida e Alves, Oliveira, Rocha e Fofano, Ribeiro e Jesus, além de Silva e Almeida que permitiram uma revisão integrativa que verificou o impacto que as fanfics podem trazer ao desenvolvimento da habilidade de escrita criativa em alunos do Ensino Médio como atividade pedagógica em sala de aula, especificamente em contextos relacionados ao ensino de escrita criativa ou literária com uma análise qualitativa de artigos empíricos que apresentaram aspectos positivos sobre o impacto pedagógico das fanfics nas aulas de Língua Portuguesa. A revisão integrativa permitiu compreender que o trabalho com fanfics é bastante competente no que se propõe, sendo assim relevante para a sala de aula, para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, do processo criativo, da leitura, da escrita criativa, principalmente a escrita colaborativa.Item Reflexões acerca do ensino da leitura e da escrita no grupo IV da educação infantil(2025-07-11) Brito, Bruna Loreny Costa de; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614Esta pesquisa teve como propósito compreender a prática pedagógica de uma professora do Grupo IV da Educação Infantil em uma creche escola localizada no município do Recife-PE, em relação ao ensino da leitura e da escrita. Para isso, nos ancoramos nos estudos de Brandão e Leal (2011), Ferreiro (2001), dentre outros, bem como nas diretrizes norteadoras da prática docente na Educação Infantil. Para tal, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, inspirada na metodologia de estudo de caso, e como forma de adquirir dados para investigação, observamos a prática docente durante dez dias e realizamos uma entrevista semiestruturada. Por meio da análise dos dados obtidos constatamos uma consonância entre a teoria abordada e o trabalho docente analisado. A professora desenvolveu práticas centradas em experiências potencialmente lúdicas, na interação criança-criança, criança-adulto, criança-ambiente e na construção de propostas didáticas que favoreceram a aprendizagem da leitura e da escrita de forma significativa às crianças de quatro anos da Educação Infantil.Item Vocalização da lateral /l/: um estudo acerca do fenômeno na escrita escolar bonitense(2023-04-04) Andrade, Janaína Maria de; Paim, Marcela Moura Torres; http://lattes.cnpq.br/7491110175871163; http://lattes.cnpq.br/5201552814634619O presente estudo é o resultado de reflexões teóricas e metodológicas acerca do processo de vocalização da lateral /l/ em posição de coda silábica na escrita de estudantes do Ensino Fundamental II da cidade de Bonito-PE. Aqui objetivamos analisar esse desvio fonológico na escrita e investigar a ocorrência de processos fonológicos relacionados à vocalização em posição de coda silábica que intervenham na escrita ortográfica, verificando, assim, os possíveis motivos que engatilham a vocalização da lateral nessa posição. Apoiamo-nos na Teoria da Linguística e da Variação Linguística, utilizando o arcabouço de Câmara Jr (1998), Faraco (2012), Hora (2006), Hora, Pedrosa e Cardoso (2010), Mollica (2003), Morais (2003 e 2007), Pedrosa (2012) e Zilles & Faraco (2015). O corpus dessa pesquisa se constituiu de treinos ortográficos e ditados realizados no ambiente já mencionado, tomando por base o método indutivo e consecutiva análise quantitativa desses dados. Os resultados apontam que esses processos de vocalização são, na maioria, advindos do fato de que há espelhamentos de processos do campo fonológico para o campo da escrita. Além disso, os desvios ortográficos tendem a diminuir com o avançar do nível de escolaridade, visto que, dentre as 1600 palavras analisadas, ocorreu vocalização da lateral 200 vezes no 6° ano e apenas 96 casos no 9° ano. Cabe ressaltar ainda que ambas as turmas variaram mais as palavras em que a lateral estava em posição de coda medial. Debruçamo-nos, neste trabalho, numa observação dos dados obtidos nesta pesquisa e da sua significância no contexto escolar.
