Navegando por Assunto "Empreendedorismo"
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Item Administrando um agronegócio(Departamento de Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Tecnologia Rural, 2011) Almeida, Gledson Luiz Pontes deItem Ambiente do modelo negócios ligados a eficiência energética no estado de Pernambuco(2023-09-20) Araújo, Matheus Yuri Bezerra da Silva; González, Felipe Orlando Centeno; http://lattes.cnpq.br/9688427609049172; http://lattes.cnpq.br/7545636263831913Devido ao crescente esforço para redução de carbono na atmosfera e da necessidade de desenvolver serviços e produtos mais sustentáveis, o presente trabalho se propõe a analisar o estado de Pernambuco e os aspectos que podem contribuir para a criação de modelos de negócios voltados para o uso eficiente da energia e fornecer ao empreendedor um entendimento mais aprimorado quanto ao contexto em discussão. Como forma de entender melhor o ambiente de negócios, será adotado o modelo descrito pelos autores Alex Osterwalder e Yves Pigneur, por se apresentar como um modelo que permite maior facilidade de compreensão e construção. Baseado nisso, foi realizada uma intensa revisão bibliográfica a partir de livros, revistas científicas, notícias de jornais e dados governamentais. As informações obtidas dessas fontes permitiram compreender quais os principais comportamentos sociais e tecnológicos, os destaques geopolíticos e os segmentos de clientes que procuram pela eficiência energética e que que podem afetar direta ou indiretamente o ambiente estudado. Como destaques temos a Lei de Eficiência Energética, o pensamento mais eco consciente das novas gerações e a aplicação de Inteligência Artificial ao consumo eficiente de energia.Item Aspectos sociais das mulheres empreendedoras na cidade de São José do Belmonte-PE(2022-06-27) Silva, Edna Neroneide da; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072; http://lattes.cnpq.br/7520182798484847Este estudo possui como objetivo principal analisar os aspectos sociais das mulheres empreendedoras da cidade de São José do Belmonte-PE. O empreendedorismo está em alta no Brasil. Com a crescente inserção das mulheres no mercado de trabalho, surge o sonho de abrir seu próprio negócio, associado ao desejo de possuir a independência financeira, alcançar o sucesso e ser sua própria chefe. Deste processo de crescimento feminino emergem inúmeros desafios. A mulher depara-se com barreiras socioculturais que, somadas às problemáticas do mundo dos negócios, formam seu novo contexto social. A pesquisa se desenvolveu por meio de um estudo qualitativo, do tipo exploratório e descritivo, entrevistas semiestruturada. A partir da análise realizada, é perceptível que debates como o preconceito por gênero e os conflitos família-trabalho ainda emergem com frequência, compondo os principais desafios por elas enfrentados e sua evidente capacidade de resiliência. O conjunto de aspectos que motivam as mulheres a montarem seus próprios negócios são diversificados. Através da coragem de correr riscos, as empreendedoras buscam sua realização pessoal e profissional. Conclui-se que as mulheres empreendedoras de São José do Belmonte enfrentam diversos embates em seu contexto social, entretanto percebe-se que a determinação é característica comum.Item Cidades empreendedoras : um estudo das ações desenvolvidas no município de Serra Talhada-PE(2022-09-22) Silva, Flávia Batista da; Machado, Luiz Cláudio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/6359712741593257; http://lattes.cnpq.br/0205188676010226Esta pesquisa tem como objetivo verificar os requisitos que tornam um município empreendedor, buscando identificar como o município de Serra Talhada – PE se enquadra nestes, observar quais aspectos são favoráveis ao empreendedorismo e as barreiras que precisam ser quebradas neste município. O referencial teórico contemplou discussões acerca de empre-endedorismo como fator impulsionador ao desenvolvimento local e ações da gestão pública municipal para evolução e direcionamento, aprecia ainda um breve relato sobre os relatórios do Índice de Cidades empreendedoras - ICE no BRASIL, trabalho desenvolvido pela Endeavor e a Escola Nacional de Administração Pública - ENAP. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em uma análise qualitativa por meio de método dedutivo e para a coleta de dados quantitativos foram usados dados secundários disponibilizados a consulta pública. Diante deste contexto Observaram-se ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento econômico e Turismo, da Secretaria Municipal de Planejamento, da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, e o plano de Governo da atual gestora. Os dados obtidos indicam que há reformulações na concepção de administração pública, com impactos nas ações voltadas para geração de emprego e renda, e estes estão foram marcados por uma abordagem empreendedora que reorienta o projeto de desenvolvimento nacional para projetos de desenvolvimento local. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se a existência de indícios de melhoria na qualidade de vida dos munícipes serratalhadenses, ficou nítida a valorização do espaço urbano, maior busca por especialização da mão de obra, aumento de atrativos de consumo, como Shopping Center, Praça Esportiva, Cinema, inovações nos serviços públicos prestados, entre outros, Serra Talhada-PE segue expandindo-se e aos poucos preenchendo requisitos mínimos para futuramente se tornar uma cidade empreendedora.Item Compreendendo a importância do marketing nos empreendimentos de aquicultura(2022-05-30) Nogueira, Denise de Barros; Silva, Ugo Lima; http://lattes.cnpq.br/1858876631961029; http://lattes.cnpq.br/4846729856694660A aquicultura é uma atividade que vem em uma crescente nos últimos anos, no entanto, é visível a necessidade de mudanças para permitir que esse crescimento seja de forma social, econômico e ambiental. Durante os períodos críticos da pandemia causada pelo vírus COVID-19 (SARS-CoV-2), a aquicultura assim como outros setores foi afetada e os empreendedores precisaram mudar as estratégias para continuarem efetivos dentro do mercado. As estratégias de marketing por sua vez tem sido significativas para direcionar a maneira de conduzir o empreendimento da melhor forma. Esse estudo teve como principal objetivo entender a influência do marketing dentro dos empreendimentos da aquicultura. O presente trabalho foi desenvolvido em duas etapas, a primeira uma revisão de literatura em base de banco de dados e a segunda foi à aplicação de um questionário voltado para os empreendedores da aquicultura. A maioria dos trabalhos incluídos nesse estudo foram publicados 17,6% em 2006 (3 estudos), 17,6% em 2019 (3 estudos), 11,8% em 2011 (2 estudos) e 11,8% em 2017 (2 estudos). Durante a pandemia 90,9% responderam que precisaram se atualizar nas redes sociais, sendo o WhatsApp a principal rede utilizada por todos. Por fim, destaca-se a importância de disciplinas, cursos e oficinas sobre marketing nos empreendimentos de aquicultura, para que futuros profissionais possam ter uma base ao entrar no mercado de trabalho.Item Dark kitchen: percepção do consumidor sobre esse novo modelo de negócio gastronômico(2023-09-15) Jesus, André Alves de; Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima; http://lattes.cnpq.br/6140791519234633Este trabalho explora uma emergente tendência das dark kitchens no setor da gastronomia, investigando seu surgimento, características operacionais e impactos na sociedade e na indústria alimentícia atual. As dark kitchens, também conhecidas como cozinhas virtuais ou cozinhas fantasmas, são centros de produção culinária dedicados exclusivamente à elaboração de refeições para entregas de serviço de delivery, sem atendimento direto ao público. Esta pesquisa analisa a trajetória evolutiva das dark kitchens, desde sua origem até as atuais inovações e adoção em larga escala. Abordam-se, os desafios enfrentados pelas dark kitchens, incluindo questões de qualidade alimentar, regulamentações sanitárias e gerenciamento de equipe. Além de revelar uma eficiência logística, personalização de cardápio e a otimização de custos como pilares essenciais do modelo de negócio. Para avaliar o impacto das dark kitchens, este estudo apresenta insights atuais, com pesquisas externas, demonstrando como esse modelo se alinha com as mudanças nos padrões de consumo, a crescente demanda por conveniência e a ascensão dos aplicativos de delivery, bem como a exploração desses aplicativos em cobranças de taxas com alto custo para o empreendedor desse setor. A pesquisa destaca a influência das dark kitchens na redefinição do mercado gastronômico, bem como as oportunidades que oferecem para chefs e empreendedores de bares e restaurantes. Ademais, este trabalho investiga a perspectiva dos consumidores em relação às experiências gastronômicas proporcionadas pelas dark kitchens, considerando fatores como qualidade, conveniência e personalização. Além disso, explora-se a interseção entre a gastronomia tradicional e as inovações das dark kitchens, proporcionando uma visão abrangente do cenário atual. Este estudo contribui para a compreensão aprofundada desse fenômeno em constante evolução, oferecendo parâmetros para profissionais e acadêmicos que buscam explorar as interseções entre tradição e inovação na gastronomia do século XXI.Item Desafios enfrentados e conquistas obtidas apresentados na sala do empreendedor no município de Cortês/PE(2024-08-28) Pereira, Luís Vital Borba; Machado, Luiz Claudio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/6359712741593257; http://lattes.cnpq.br/5253433480930874A Sala do Empreendedor tem um papel fundamental na promoção da formalização de negócios, orientando os empreendedores sobre os procedi-mentos necessários para o registro e a regularização de suas empresas. Além das ações de criação de cursos e capacitações, sendo essencial para o desenvolvimento pessoal do empreendedor, contando com parcerias e apoio como o Sebrae e outras organizações. O objetivo deste artigo é investigar os principais desafios enfrentados e as conquistas obtidas, através das ações desenvolvidas na sala do empreendedor na Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social no Município de Cortês/PE. Utilizamos instrumentos da metodologia como a pesquisa bibliográfica, pesquisa qualitativa, pesquisa exploratória, a análise de conteúdo observados e as coletas de dados como as entrevistas com a agente de desenvolvimento e a agente administrativo e os empreendedores locais. A pesquisa exploratória evidenciou que os desafios enfrentados são imensos, como a falta de infraestrutura mais adequada, a burocracia existente e até a permanência dos empreendedores no mercado. Evidenciou-se que as conquistas obtidas através dos serviços de abertura no enquadramento de microempreendedor individual – MEI, cursos, palestras e oficinas levaram a qualificação profissional de empreendedores e a comerciantes locais. Os resultados obtidos indicam que houve conquistas e premiação, mas, sendo necessário o aprimoramento constante na sala do empreendedorItem Educação ambiental na formação do empreendedor sustentável(2024-02-27) Lima, Juliana Rodrigues de; Lima, Elifábia Neves de; http://lattes.cnpq.br/6117763430610324As mudanças sociais e econômicas estão fomentando um aumento significativo do interesse pelo empreendedorismo como forma de lançar novos negócios e formar uma classe de empreendedores com visão diversificada e estratégica do mercado. O principal objetivo deste estudo é mostrar a importância da educação para o crescimento sustentável dos negócios. O objetivo do presente estudo é analisar a literatura narrativa para examinar o papel que a educação ambiental teve no crescimento do empreendedorismo. Deve haver um equilíbrio significativo entre as três dimensões primárias do desenvolvimento sustentável - econômica, social e ambiental. Um empresário sustentável deve identificar uma necessidade na forma de uma causa ou preocupação social ou ambiental, mas é crucial enfatizar que este é apenas o primeiro passo. Os proprietários das empresas também devem decidir como atender a uma necessidade ou como criar valor social e ambiental com base no valor econômico. Como resultado, o empreendedorismo sustentável é definido como a criação de bens e serviços que abordam questões sociais e ambientais, ao mesmo tempo em que geram ganhos financeiros. Os objetivos alcançados por meio da formação empreendedora devem estar alinhados com a proposta de educação ambiental, buscando como consequência um nivelamento da economia, da sociedade e do meio ambiente para auxiliar na redução das desigualdades sociais. Em conclusão, a educação ambiental no desenvolvimento de um empreendedor sustentável é um passo promissor para um futuro mais equilibrado e resiliente. Integrar o conhecimento ambiental e empresarial com uma abordagem inovadora e criativa permite que os empreendedores atuem como agentes de mudança, promovendo o desenvolvimento sustentável e auxiliando na criação de sociedades.Item Empreendedorismo digital e a importância do estudo do consumidor para o planejamento estratégico: estudo de caso da Foodrec(2025-03-19) Maranhão, Stéphanie Samara de Lima; Leão, Éder Lira de Souza; Silva, Douglas Véras e; http://lattes.cnpq.br/2969243668455081; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/3239983602229233A pesquisa em questão investiga a relevância do estudo do consumidor no planejamento estratégico de negócios digitais, com foco na startup FoodRec. Em um cenário de constantes inovações tecnológicas, compreender o comportamento do consumidor tornou-se um fator determinante para o sucesso das empresas, especialmente no ambiente das redes sociais. Para isso, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso, analisando dados de campanhas de marketing digital realizadas no Instagram e TikTok. Foram exploradas tanto campanhas orgânicas quanto pagas, com o objetivo de identificar padrões de consumo e características do perfil do público-alvo. Os resultados indicam que o mapeamento sobre o consumidor contribui para a formulação de estratégias mais assertivas, impactando diretamente a tomada de decisão e a eficácia das campanhas publicitárias. Conclui-se que o uso inteligente dos dados das redes sociais permite aprimorar o engajamento, personalizar ações que otimizem a conversão de consumidores no ambiente digital.Item Empreendedorismo e infância: um estudo sobre a materialização do discurso neoliberal(2019) Santos, Miguel Silva dos; Andrade, Fábio Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9407924493644881; http://lattes.cnpq.br/0681480817620933No presente trabalho buscou-se observar como, a partir de uma realidade em que o neoliberalismo se apresenta como pensamento dominante, tem ocorrido a difusão de discussões que buscam se debruçar sobre a questão de uma infância empreendedora. No decorrer do texto busca-se delinear quais são as principais características do neoliberalismo, e como ele foi se construindo enquanto um discurso. Trabalha-se sobre a questão do empreendedorismo, caracterizando-o como a materialização, a concretude do discurso neoliberal. Foi realizada a análise de reportagens que falam sobre empreendedorismo e infância. Através delas verificou-se que ocorre uma forte ênfase sobre uma infância empreendedora, uma defesa que na maioria das vezes ocorre sem o acompanhamento de um exame de suas implicações. Concluiu-se que o neoliberalismo produz o fenômeno do empreendedorismo infantil como a única alternativa viável, e que busca construir nos indivíduos um comportamento específico.Item Empreendedorismo e inovação em Caruaru-PE: uma análise das empresas, da geração de emprego e das políticas públicas(2024-08-17) Silva, Débora Nayanne da; Machado, Luiz Claudio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/6359712741593257; http://lattes.cnpq.br/0424491272685242Esta pesquisa tem como objetivo analisar as principais políticas públicas direcionadas ao empreendedorismo e a inovação no município de Caruaru-PE destacando a geração de emprego ocasionada por essas políticas. O referencial teórico contemplou discussões acerca da importância do empreendedorismo e da inovação para o desenvolvimento regional. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em análise de dados de fontes oficiais, tais como a RAIS e o IBGE, além de estudo da literatura. Os dados obtidos indicam que o Brasil não apresenta bons indicadores que incentivam o empreendedorismo nem a inovação e o município de Caruaru-PE também não apresenta bons índices quando em comparação a outros municípios nacionais, contudo, considera-se que Caruaru possui potencial de desenvolvimento, mas ainda precisa melhorar alguns pontos para incentivar o empreendedorismo e a inovação.Item Empreendedorismo e marketing para médicos veterinários inseridos no comércio on-line(2019-07-09) Melo, Deborah Ribeiro de; Oliveira, Andrea Alice da Fonseca; http://lattes.cnpq.br/2519790342576901Objetivou-se com este trabalho contextualizar e fornecer informações sobre empreendedorismo e marketing para médicos veterinários, focando principalmente nas ações voltadas para o comércio on-line de produtos e serviços. O segmento pet é um mercado em crescimento constante, e com o avanço das tecnologias e das ferramentas da internet, existe uma necessidade de aproveitamento das oportunidades de negócio geradas por estas. Foram evidenciadas as etapas para criação de uma loja on-line, e estratégias de marketing de bom custo benefício para este tipo de comércio e serviços. Deste modo, o Médico Veterinário pode desenvolver mais habilidades para criar o seu próprio negócio, e aumentar as chances de obter sucesso profissional. O presente trabalho foi realizado como exigência do estágio supervisionado obrigatório (ESO), realizado durante o período compreendido entre 13 de Março a 26 de Junho de 2019, totalizando carga horária de 420 horasItem Empreendedorismo feminino e seus desafios: um estudo com empreendedoras oriundas do sertão do baixo pajeú pernambucano(2022-10-04) Gomes, Janinne da Silva; Silva, Danúzio Weliton Gomes da; http://lattes.cnpq.br/2772521108714384Diante da trajetória ascendente do empreendedorismo feminino nos últimos anos, intensifica-se a importância de estudos que contribuam a cerca do tema e possibilitem visualizar aspectos relacionados a sua trajetória e desafios enfrentados no negócio. Em vista disso, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as principais dificuldades apresentadas por mulheres empreendedoras residentes nas cidades de Triunfo e Serra Talhada, localizadas no sertão do baixo pajeú em Pernambuco. Como recurso metodológico para alcance dos resultados, utilizou-se da pesquisa qualitativa e exploratória, coletando-se os dados por meio de roteiro semiestruturado de entrevista aplicado a dez mulheres empreendedoras de diferentes ramos de negócio. Notou-se na decorrência do estudo que, apesar da evolução ao longo dos anos, muitos são os entraves enfrentados pelas mulheres empresárias, estando estes relacionados principalmente à conciliação da dupla jornada de trabalho, decorrente da divisão entre maternidade, tarefas domésticas e carreira profissional, defrontando-se ainda, com a persistente desigualdade de gênero presente no âmbito empresarial.Item Empreendedorismo feminino: uma comparação do período pré e durante a pandemia da COVID-19(2022-10-05) Gomes, Ramana Carvalho; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948O empreendedorismo feminino está relacionado com empoderamento, visibilidade e reconhecimento das mulheres. A influência delas nos ecossistemas empresariais ganha força ao longo dos anos, e apesar da crise em meio a pandemia da COVID- 19, muitas conseguiram manter ou adquirir novas fontes de renda. Ainda assim, pesquisas mostram que há muito para ser conquistado no Brasil e no mundo. Diante do exposto, esse artigo teve como objetivo comparar o empreendedorismo feminino em um período pré e durante a pandemia da COVID-19, por meio de uma coleta de dados documental, com abordagem de caráter descritivo e exploratório, baseando-se em duas fontes de pesquisa sobre o empreendedorismo feminino: I) Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2019 e 2021 e II) Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) de 2019 e 2021. O estudo realizado demonstra que o nível de impacto variou muito no período estudado, a depender da região e renda. O medo do fracasso teve uma queda expressiva (passando de 67,9% para 49,9%), por outro lado, ter menos tempo para o negócio, porque se dedicam mais a família do que os homens continua a fazer parte da realidade das mulheres.Item Empreendedorismo sênior no Brasil: uma análise do perfil do empreendedor(2022-05-19) Santos, Michele Silva dos; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948O envelhecimento populacional é a nova realidade mundial, e com isso, traz diversos questionamentos quanto ao futuro da humanidade. Um deles é como os indivíduos maduros estão fazendo para garantir renda. No Brasil, a aposentadoria muitas vezes não é suficiente, ou seja, a necessidade leva essas pessoas a empreender. Porém, há também quem empreenda para uma realização pessoal. Independente do motivo, continuar trabalhando na maturidade no Brasil é um desafio, visto que muitos acreditam que pessoas com mais idade são incapazes de produzir. Diante do exposto, esse artigo investiga o perfil do empreendedor sênior no Brasil, por meio de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e de carácter descritivo/exploratório, baseado em duas pesquisas sobre empreendedorismo: i) a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2019, e, ii) a pesquisa Empreendedorismo na 3ª idade, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em 2021. A partir dessa análise foi possível verificar que mesmo sendo em menor número (12,4% de todos os empreendedores) e também que quase metade dos seniores possuem apenas o ensino fundamental, há indícios de que a pessoa madura, por possuir mais experiência, pode contribuir positivamente em qualquer organização, pois dentre todas as faixas etárias de empreendedores, é a que possui maior percentual de empregadores (17% indivíduos de 55 a 64 anos e, 20% indivíduos com 65 a mais). Também foi possível refletir que, por ser um assunto ainda pouco explorado, é necessário a realização de mais estudos para compreender melhor as qualidades do empreendedorismo sênior.Item Etnografia do empreendedorismo criativo e cultural do artesanato Pajeusense: "as artes da Casa do Artesão de Serra Talhada-PE": a instituição e a pesquisa(EDUFRPE, 2022) Baptista, Walber SantosLivro 1Item Etnografia do empreendedorismo criativo e cultural do artesanato Pajeusense: "as artes da Casa do Artesão de Serra Talhada-PE": os personagens empreendedores(EDUFRPE, 2022) Baptista, Walber SantosItem Formação profissional e empreendedorismo de alunos egressos de engenharia florestal atuantes em empresa júnior da Universidade Federal Rural de Pernambuco: o caso da Florar Consultoria Ambiental Júnior(2025-03-18) Oliveira, Rubia Rafaela da Silva de; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950; http://lattes.cnpq.br/2363849891755411Este trabalho buscou compreender o impacto da Empresa Florar Consultoria Ambiental Júnior, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, por meio da caracterização do perfil dos seus egressos. Considera-se que os recém graduados são requisitados e qualificados a partir de suas experiências profissionais, e um ambiente de uma Empresa Júnior (EJ) pode ser visto como um caminho para o desenvolvimento profissional e de um perfil empreendedor, visto que trabalham habilidades de liderança, trabalho em equipe e gestão empresarial. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada e de abordagem qualitativa com objetivos descritivos e exploratórios. A coleta de dados foi efetuada por meio de questionários onde se procurou entender a trajetória desses egressos da EJ entre os anos de 2015 a 2024. O questionário foi composto por três dimensões, direcionadas aos egressos e que participaram da Florar Consultoria Ambiental Júnior. A primeira dimensão, sendo relacionada ao perfil empreendedor desses egressos. A segunda dimensão tem por objetivo compreender a percepção desses egressos quanto às suas atividades desenvolvidas na condição de empresário júnior. A terceira dimensão buscou evidenciar os aspectos positivos e negativos desses egressos baseados em suas experiências na EJ. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para tornar mais eficazes e efetivas as ações da Florar Consultoria Ambiental Júnior na formação de profissional dos egressos e desta forma desenvolver as competências e habilidades dos egressos para a inserção no mercado de trabalho e construção de um perfil empreendedor. A pesquisa mostrou que a participação em uma Empresa Júnior (EJ) teve um impacto positivo na formação dos egressos, contribuindo no desenvolvimento do perfil empreendedor, por intermédio de experiência em competências práticas, como gestão de projetos, liderança e trabalho em equipe. Contudo, alguns aspectos negativos foram observados, como ausência do corpo docente e o concílio da graduação com as atividades da EJ. Em geral, a experiência foi vista como positiva pelos egressos, havendo pontos de melhoria, especialmente no que diz respeito ao suporte institucional, comunicação interna e à organização das atividades, priorizando uma melhor vivência empresarial.Item Gestão de serviços em micro empreendimentos do ramo alimentício localizados no campus Recife da UFRPE(2019) Silva, Ana Karla de Melo; Corrêa, Maria Iraê de Souza; http://lattes.cnpq.br/9339401156849765; http://lattes.cnpq.br/6166385539999573Os projetos de extensão das universidades possuem uma proposta de aprimorar o desenvolvimento dos discentes comprometidos com a realidade e a comunidade à qual estão inseridos. De acordo com este propósito, o setor de serviços alimentação detém uma enorme importância no desenvolvimento econômico, fortalecendo assim os microempreendedores e seu público atendido. Diante desta perspectiva, este projeto visou aprimorar o serviço alimentício prestado ao comensal que frequenta o em torno do campus Recife da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Sendo assim, foram realizadas consultorias, entrevistas, visitas técnicas, palestras e feedback’s destinados a esses microempreendimentos do setor alimentício, para que com isso, os mesmos possam oferecer um serviço de qualidade, acessível, sustentável e com a melhoria na sua gestão organizacional. No desenvolvimento do projeto, foram encontradas lacunas nos estabelecimentos nos pontos de gestão e prestação de serviço ao público e com isso realizadas as ações com o propósito de minimizar essas barreiras encontradas. Desta forma foi perceptível que o projeto teve uma grande relevância na associação entre a teoria acadêmica e prática administrativa e gastronômica, pois contribuiu para a melhoria dos espaços frequentados pela comunidade e assim fortalecendo a fonte de renda de várias famílias locais com a possibilidade de um aumento de faturamento de seus empreendimentos. Pois o estudo contribuiu tanto para as empresas, como para equipe acadêmica, sendo uma forma de consolidar os conhecimentos acerca da administração e da gastronomia.Item Identificação do empreendedorismo feminino e da economia criativa em Serra Talhada-PE: o caso da Associação ‘Maria’s Artesãs'(2022-10-11) Patriota, Letícia Alves de Almeida; Baptista, Walber Santos; http://lattes.cnpq.br/2774979456015178O objetivo deste artigo é identificar o Empreendedorismo Feminino e a Economia Criativa na cidade de Serra Talhada-PE, tendo como base um estudo realizado na ‘Associação ‘Maria’s Artesãs’. Para tal, o referencial teórico pesquisado foi dividido entre os seguintes temas: 1) Perspectiva do Empreendedorismo e do Empreendedor; 2) Perspectiva do Empreendedorismo Feminino; 3) Microempreendedor Individual (MEI); e 4) Criatividade e Economia Criativa. A metodologia teve uma abordagem de pesquisa mista (quali. /quanti.), do tipo explicativa. Os métodos utilizados foram um estudo de caso (sobre a ‘Associação Maria’s Artesãs’), uma entrevista semiestruturada, uma aplicação de questionários/survey com as participantes e um método estatístico descritivo. Os materiais usados foram questionário/survey, google forms, excel, artigos, livros, teses e diversos web sites. Foram discutidas neste trabalho as principais motivações para o empreendedorismo através da confecção de produtos artesanais. Os resultados obtidos possuem grande importância para entender os fatores condicionantes que levaram essas mulheres a empreender por meio do artesanato, que é definido com uma das tipologias da Economia Criativa.
