Navegando por Assunto "Eficiência"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Análise da eficiência dos serviços educacionais nos municípios do estado de Pernambuco(2022-05-30) Oliveira, Maurício Francisco de; Melo, André de Souza; http://lattes.cnpq.br/8808755622712441; http://lattes.cnpq.br/9211127982002673A educação é um processo natural da ação dos indivíduos em busca da criação e acúmulo de conhecimento que possibilita o desenvolvimento de toda a sociedade. Para os indivíduos aumentarem o capital humano necessita-se de investimento de natureza privada e pública. Contudo, precisa se aferir o resultado obtido com esse investimento. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar a eficiência atual na prestação dos serviços educacionais no âmbito do estado de Pernambuco. Além disso, verificar quais as principais variáveis consideradas que afetam o desempenho educacional. Para isso, a metodologia foi pautada em duas técnicas complementares: a Análise Envoltória de Dados, para examinar a relação entre o desempenho educacional dos alunos do ensino fundamental frente aos recursos utilizados e o modelo TOBIT para verificar as variáveis que influenciam a eficiência dos gastos públicos de educação fundamental dos municípios de Pernambuco. Os resultados iniciais sinalizam que a eficiência não está relacionada com o aumento dos gastos por aluno. Um maior nível de rendimento médio mensal das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares permanentes não tem correlação positiva com a educação. Conforme análise das variáveis do modelo de regressão Tobit o IDHM mostrou que tem uma correlação inversa com a eficiência, quanto menor o IDHM maior é a escala de eficiência de uma DMU de que municípios de regiões pobres possuir altos escores de eficiência. A densidade demográfica teve uma correlação positiva com a eficiência. Os resultados demonstram que a transferência de recursos do FUNDEB para os municípios do estado de Pernambuco necessita de outras variáveis socioeconômicas para explicar o impacto sobre a eficiência. Destaca-se como limitações, o fato da metodologia não levar em considerações as diferentes tecnologias utilizadas em cada município. Da mesma forma, a pesquisa apenas utiliza uma pequena quantidade de variáveis dentro da diversidade de fatores que interferem na educação.Item Análise dos efeitos da temperatura do ar ambiente no desempenho de uma turbina a gás(2023-04-24) Hora, Luís Carlos da; Silva, Rogério Soares da; http://lattes.cnpq.br/5570338185824272; http://lattes.cnpq.br/1466531447747276Este trabalho demonstra uma pesquisa descritiva sobre como o a performance de uma turbina a gás é influenciada pela temperatura do ar de entrada. Para isso, será analisado o funcionamento de uma turbina a gás e identificada a atuação dos parâmetros do ar de entrada no desempenho dessa máquina. O modelo escolhido para ser verificado foi a turbina a gás industrial GE 7FA, localizada em uma usina termelétrica na região semiárida do Estado do Rio Grande do Norte. Por meio de pesquisas bibliográficas, manuais técnicos e informações relacionadas à usina termelétrica, o trabalho se desenvolveu como uma pesquisa descritiva, e, em seguida, foram realizadassimulações utilizando o programa de cálculos de funções termodinâmicas Engineering Equation Solver(EES). Os dados coletados do EES foram armazenados em uma planilha e foram gerados gráficos relacionados com temperatura, umidade relativa e rendimento no MS Excel.Item Implementação da metodologia 5S no laboratório de instrumentação, automação e controle da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho – UACSA(2025-03-21) Cruz, Rafaella Eduarda Gama; Manuel, João Baptista; https://lattes.cnpq.br/4875282407783258; https://lattes.cnpq.br/9848789258675530A metodologia 5S, originada na cultura japonesa, baseia se em cinco sensos: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização) e Shitsuke (disciplina). Inicialmente aplicada na indústria, ela se expandiu para diversos contextos, como ambientes educacionais, administrativos e até mesmo pessoais. Este trabalho teve como objetivo a aplicação da metodologia 5S para otimizar a gestão do laboratório de Instrumentação, Automação e Controle (LIAC) da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho – UACSA, visando otimizar a gestão do espaço e melhorar os processos operacionais. O estudo seguiu etapas estruturadas: diagnóstico do laboratório utilizando registros fotográficos e checklist, planejamento das ações para cada senso e implementação prática das melhorias. As intervenções incluíram eliminação de materiais desnecessários, reorganização de itens com identificação adequada, criação de rotinas de limpeza e adoção de práticas padronizadas e disciplinadas. A avaliação dos resultados revelou avanços significativos, como a redução de desperdícios, aumento da eficiência operacional e melhoria geral na funcionalidade do espaço. Este trabalho não apenas contribuiu para a otimização do laboratório, mas também reforça a aplicabilidade do 5S em ambientes educacionais, oferecendo um modelo replicável para outros contextos institucionais.
