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    A importância da manifestação de cultura popular (a capoeira) e a perspectiva furtadiana de cultura
    (2022) Silva, Raphael Fernandes Xavier da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/2822376827933592
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    A propaganda da ditadura: o futebol como propulsor do milagre econômico
    (2024-03-01) Cunha, João Victor Cruz; Silva, Marcília Gama da; http://lattes.cnpq.br/0090863442089957
    O caminho vivenciado pela Ditadura Civil-militar (1964-1985) no Brasil é repleto de nuances e questões debatidas na historiografia. Dentro desse molde, o governo militar, de duração de 21 anos, vivenciou diversas contestações e propagandas, momentos favoráveis e desfavoráveis. Tomamos o futebol como aspecto central da análise do governo militar entre os anos de 1968 e 1972, é possível perceber o esporte enquanto elemento fundamental à compreensão da propaganda e do discurso ideológico construído pelos militares em torno do seu projeto político, desse modo, o trabalho da Assessoria Especial de Relações públicas (AERP), órgão de propaganda do governo, junto a Agência Nacional e o presidente, encontrou no esporte uma possibilidade de espalhar uma boa imagem e discurso nacionalista favorável ao regime.
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    A relação entre democracia e crescimento econômico no início do século XXI (2000-2020)
    (2022-05-25) Tizei, Emanuela de Queiroz; Dugnani, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/3362907909200372; http://lattes.cnpq.br/4429904330359885
    Diante da onda conservadora que assolou o Brasil e o Mundo nos últimos anos, trazendo à tona os debates sobre a crise da democracia ou até seu possível fim, este trabalho teve como objetivo geral verificar se a democracia impacta o crescimento econômico de um país a partir de estudos já feitos durante o período de 2000-2020. Utilizamos como metodologia uma revisão integrativa de literatura, que nos permitiu fazer uma ampla abordagem do tema a partir de pesquisas anteriores e demonstrar a diversidade de opiniões existentes sobre o assunto. Sendo assim, verificamos que existem ao menos quatro pontos de vista distintos sobre a relação democracia/crescimento econômico: que a democracia é responsável pela geração do crescimento econômico, que a democracia não gera crescimento econômico, que o crescimento só ocorre no processo de democratização e que o crescimento era fruto das políticas adotadas pelos governos e não do regime político em vigor. A partir dos resultados dessas pesquisas, podemos concluir que apesar da maioria dos artigos selecionados para nossa base de dados terem chegado à conclusão de que a democracia gera crescimento econômico, é necessário que sejam feitas outras análises para esclarecerem pontos que não ficaram evidentes para nós, considerando, principalmente, a necessidade de uma definição mais adequada para o conceito de democracia, umavez que ela é tratada, de forma geral, como apenas direito ao voto.
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    Análise da tomada de decisão de investimento em empresas com política de dividendos ou política de crescimento como prioridade
    (2023-05-02) Estevam, Thiago de Souza; Lima, Adilson Celestino de; http://lattes.cnpq.br/1256936664889276
    A política de dividendos é uma tomada de decisão estratégica que pode influenciar o valor de uma empresa. Ela se relaciona com a avaliação de quanto, como e quando distribuir ou não os lucros obtidos aos acionistas, sendo considerada, portanto, um atrativo aos investidores. Uma empresa de crescimento reinveste grande parte do seu lucro com objetivo de acelerar seu crescimento. Uma empresa de dividendos distribui grande parte do seu lucro aos acionistas como forma de remunerá-los. Deste modo, este estudo objetivou verificar qual o efeito dessas políticas dentro da organização e qual a relação desses efeitos para o perfil de investidor que decide aportar em uma,outra, ou nas duas políticas de distribuição de lucros. Como principais resultados pode-se dizer que, quanto ao pagamento (ou não) de dividendos os resultados apontam que empresas mais rentáveis, com maior oportunidade de crescimento, mais maduras, mais antigas e com maior proporção de caixa têm maior probabilidade de distribuir dividendos. E, como esperado, empresas mais endividadas têm menor probabilidade de pagá-los.
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    Análise do uso de energia solar fotovoltaica: estudo de caso no município de São José do Belmonte (PE)
    (2019) Marques, Sabrina Rafaela de Souza; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867
    As tecnologias e produção de energia solar fotovoltaica têm crescido e no Brasil não tem sido diferente. Este estudo tem o objetivo fazer uma análise aos efeitos que a geração de energia solar fotovoltaica trará para empresas da região do Sertão de Pernambuco, em particular no município de São José do Belmonte - PE. Verificando seus custos antes e depois em empresas que aderiram ao sistema. A metodologia utilizada do tipo qualitativa e exploratória com ênfase em empresas no município de São José do Belmonte - PE que está sendo beneficiada por projetos de energia solar fotovoltaica. Por fim, o resultado obtido é que o sistema de energia solar fotovoltaica apesar de ter um custo para adesão ainda elevado, o custo-benefício para as empresas compensa o investimento trazendo uma maximização dos lucros e um maior desenvolvimento local.
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    Capital humano e desigualdades econômicas: uma análise das relações de desigualdades educacionais e da qualidade institucional sobre a convergência de renda dos municípios brasileiros
    (2021-12-03) Santos, Andréa de Araújo; Lima, Sergiany da Silva; http://lattes.cnpq.br/5314745114599013
    Este trabalho buscou analisar a convergência dos municípios brasileiros no período de 2000 a 2010, condicionado a fatores de capital humano e qualidade institucional. A principal hipótese dessa pesquisa é de que a desigualdade intergeracional do capital humano é um dos principais responsáveis pela desigualdade de renda do Brasil. Para investigar essa hipótese, são estimados dois conjuntos de equações: um com a convergência da educação municipal nos níveis fundamental, médio e superior; e o segundo com o crescimento econômico e convergência de renda condicionada ao crescimento da educação municipal. Ambas as equações são modeladas condicionada a qualidade institucional dos municípios. Assim, dada a natureza endógena das instituições sobre o nível de desenvolvimento econômico, todos os modelos são estimadores por Mínimos Quadrados em Dois Estágios (MQ2E). Os resultados confirmam que na medida em que o crescimento educacional tem suas desigualdades reduzidas, as desigualdades de renda são atenuadas.
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    Crescimento e convergência econômica: uma análise dos clubes de convergência municipais do Brasil
    (2019) Souza, Maria Cristiane Lopes de; Lima, Sergiany da Silva; http://lattes.cnpq.br/5314745114599013; http://lattes.cnpq.br/1379618442781339
    O trabalho teve como objetivo analisar a dinâmica de crescimento econômico municipal do Brasil a luz dos modelos de convergência absoluta, condicional e em clubes entre os anos de 2000 e 2010. Norteado pelas teorias de Convergência Absoluta, Condicional e de Clubes de Convergência. O trabalho se dividiu em dois momentos: identificar se no período analisado ocorreu a formação de agrupamentos em torno de equilíbrios de longo prazo ou, se todos os municípios convergiram para o mesmo estado de crescimento equilibrado, e analisar os determinantes do crescimento econômico, estimando as equações de crescimento explicitadas por Solow e a função de crescimento explicitada pela teoria de Solow aumentado com capital humano. O trabalho apresenta ainda, os parâmetros B-convergência e o-convergência para os municípios no período analisado. Para verificar a ocorrência de formação de Clubes de Convergência foi utilizada a estimação da função de Densidade de Probabilidade do logaritmo natural da renda per capita de Kernel, um método de distribuição não paramétrica. O método utilizado para a estimação das funções de crescimento foi o método de misturas finitas, que consegue identificar a heterogeneidade dos dados e agrupá-los de acordo com características semelhantes. Foi utilizado ainda, como forma de comparação para análise de qual modelo melhor se ajusta, uma estimação das funções pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários, que é um método linear nos parâmetros. A partir dos resultados, foi possível perceber que nos dois períodos analisados houve a formação de dois grupos de municípios, indicando que existe um processo de polarização das economias. O resultado da estimação pelo método de MQO mostrou significância estatística e corroborou com as teorias de crescimento econômico. Ao estimar a equação pelo método de misturas finitas com os dois condicionantes - a taxa de crescimento da indústria e a escolaridade - os resultados se mostraram mais ajustados que com três componentes indicando que os mesmos são determinantes no processo de crescimento da renda municipal evidenciado. Diante disso, fica evidente o processo de convergência de renda dos municípios, com estes se tornando mais homogêneos ao longo dos anos. Assim, pode-se concluir que os municípios brasileiros estão convergindo de forma condicional, com a formação de dois grupos, um de municípios atrasados e um de municípios desenvolvidos no período analisado.
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    Crescimento econômico e recursos naturais: um estudo dos municípios de Pernambuco
    (2019) Sá, Álvaro Robério de Souza; Lima, Sergiany da Silva; http://lattes.cnpq.br/5314745114599013; http://lattes.cnpq.br/9444367216262237
    Este trabalho analisa o efeito dos recursos naturais na produção agregada municipal e regional do Estado de Pernambuco, entre 2000 e 2010. Para tanto, foram utilizados dados oriundos de órgão oficiais como IBGE, IPEAData, BDE, RAIS, STN e APAC que permitiram estimar o efeito da agricultura e dos recursos hídricos sobre o produto per capita dos municípios, através de uma modelagem da teoria do crescimento econômico de Solow com capital humano e recursos naturais. O método de estimação dos resultados foi o de regressão linear múltipla com dados em painel balanceado. Em virtude dos dados longitudinais dos municípios pernambucanos, utilizou-se o estimador de efeito fixo e efeito aleatório controlado por dummies regionais para captar a importância dos recursos naturais na produção per capita das mesorregiões do estado, especialmente do Semiárido Pernambucano. Os resultados obtidos apresentam-se consistentes com a teórica do crescimento econômico com recursos naturais, e indicam que a agricultura e os recursos hídricos possuem efeito importante na produção agregada municipal e regional do estado de Pernambuco. Observou-se, ainda, que a produção agregada per capita das mesorregiões do Semiárido Pernambucano são em média menores do que a Região Metropolitana do Recife (RMR), salvo a exceção do Sertão do São Francisco. Por fim, concluiu-se que junto com o capital humano, os recursos naturais possuem papel relevante no progresso econômico do estado, principalmente, considerando a extensão de terras áridas e semiáridas, assim como pelas condições climáticas e geográficas que afetam 75% do território estadual.
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    Curva Ambiental de Kuznets: uma análise macroeconômica entre crescimento econômico e impacto ambiental no período de 2000 a 2020
    (2025-03-14) Abreu, Ian Bernard Costa de; Carneiro, Ana Cristina Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7641686662966528
    O presente estudo investiga a validade da Curva Ambiental de Kuznets (CAK) por meio de uma análise macroeconômica da relação entre crescimento econômico e impacto ambiental em 161 países, no período de 2000 a 2020. Utilizando dados em painel, o modelo de Efeitos Fixos foi adotado para controlar diferenças estruturais entre os países, garantindo estimativas mais robustas. Testes econométricos, como Hausman, Breusch-Pagan e Wooldridge, foram aplicados para validar a escolha do modelo e corrigir possíveis problemas estatísticos. Os resultados indicam que, ao contrário da hipótese tradicional da CAK, a relação entre PIB per capita e emissões de CO₂ é predominantemente positiva no período analisado, sem evidências claras de um ponto de inflexão que represente a redução das emissões nos países mais ricos. Isso sugere que o crescimento econômico, por si só, pode não ser suficiente para mitigar os impactos ambientais, reforçando a necessidade de políticas ambientais ativas. Esses achados contribuem para o debate sobre desenvolvimento sustentável e auxiliam na formulação de estratégias mais eficazes para a redução das emissões globais.
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    Desenvolvimento econômico brasileiro: uma análise do papel do Estado no processo de intensificação da industrialização
    (2021-07-23) Antunes, Safya Araújo de Lima de Sá; Silva Filho, Guerino Edécio da; http://lattes.cnpq.br/2977795200183918
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar o papel que Estado desempenhou no processo de intensificação da industrialização e como o aprofundamento da industrialização impactou no desenvolvimento econômico do país entre os anos de 1946 e 1985. A partir de informações obtidas através de pesquisas bibliográficas e documentais foi possível realizar uma conexão entre o processo de industrialização e o progresso econômico brasileiro no século XX, ou seja, pôde ser identificado que as ações do Estado como financiador direto e indireto, planejador e coordenador de atividades tiveram impacto direto na redução dos gargalos estruturais da economia.
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    Desenvolvimento econômico em discussão: o desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo no Brasil
    (2024-10-04) Raimundo, Maria Aparecida de Araújo; Freitas, Petrus Alves; http://lattes.cnpq.br/1474091666288817
    Este trabalho aborda a evolução das abordagens do desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo. O desenvolvimentismo, consolidado no período de Vargas, foi uma estratégia centrada na industrialização, substituição de importações e intervenção estatal, com ênfase em grandes projetos de infraestrutura e criação de empresas estatais. Já o neodesenvolvimentismo, adotado nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, combinou políticas sociais inclusivas, como o Bolsa Família, com a promoção da industrialização, inovação e infraestrutura, buscando corrigir desigualdades sociais e incentivar o crescimento econômico sustentável. A análise explora as semelhanças e diferenças entre essas duas abordagens, avaliando seus impactos no crescimento econômico, inclusão social e desafios macroeconômicos. Conclui-se que, embora ambas as estratégias tenham sido essenciais para o desenvolvimento do Brasil, enfrentaram condições significativas, como a dependência de recursos externos e crises fiscais.
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    Drivers de catching up: os casos da América Latina e Ásia no pós - 1980
    (2019) Faustino, Philip Tiago de Brito; Lima, Sergiany da Silva; http://lattes.cnpq.br/5314745114599013
    Objetivo central do presente trabalho é analisar as divergentes trajetórias de crescimento econômico que os países da América Latina e Ásia apresentaram após a década de 1980 sob uma perspectiva de catching up, forging ahead e falling behind, desenvolvidas a partir da teoria de Abramovitz (1986) e Fagerberg (1988). Utilizando um modelo de regressão threshold, os países foram divididos em grupos escalonados segundo o gap tecnológico. Tornando-se mais fácil observar os impactos que as variáveis de capital humano e investimentos em pesquisa e desenvolvimento tem sobre o PIB per capita dos países em cada grupo. A partir dos limiares da regressão threshold observou-se a dinâmica de movimentação dos países entre os grupos tecnológicos ao longo do período estudado, ou seja, quais se aproximaram da fronteira tecnológica figurando no grupo de países avançados como Japão, Hong Kong, Chile e Argentina e quais se distanciaram permanecendo no grupo atrasado como os casos de Bolívia, Peru, Índia e Indonésia.
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    Entidades culturais de Olinda/PE e o fomento através de mecanismos de parcerias com o ente público
    (2024-08-31) Prazeres, Junia Maria Vanderlei dos; Alexandre, Rodrigo Danniel da Silva; http://lattes.cnpq.br/3855895703137244; http://lattes.cnpq.br/2013570792889445
    Uma das formas de preservação e manutenção da Cultura Popular é o fomento. Em Olinda/PE, fomentar a Cultura Popular local é investir em desenvolvimento econômico local. Tendo isso em vista, essa pesquisa tem como objetivo identificar como entidades culturais diversas de Olinda podem ter maiores chances de acesso a recursos financeiros públicos, através de mecanismos de políticas públicas instituídos para tal finalidade. O referencial teórico contemplou discussões acerca de cultura popular e desenvolvimento local, economia da cultura e economia criativa e políticas públicas para a cultura. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisa do tipo explicativa, qualitativa, numa amostra não probabilística. Os dados obtidos indicam que pelo perfil das entidades culturais de Olinda que em maioria são privadas e sem fins lucrativos, elas possuem pré-requisitos básicos para firmarem parcerias com diversos entes públicos. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se o acesso dessas entidades ao fomento, através de recursos financeiros públicos, uma via para a realização, continuidade e manutenção das suas atividades.
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    Estágio curricular supervisionado obrigatório: agronegócio em Pernambuco - arranjos produtivos locais Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – AD DIPER
    (2020-09-04) Guimarães, Alane Silva; Melo, Roberto de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9419474898249921; http://lattes.cnpq.br/4496977590026806
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    Estratégias empresariais e políticas públicas: o setor industrial em Pernambuco
    (2018) Rodrigues, Maria Raiane Rafaela; Silva, Keila Sonalle; http://lattes.cnpq.br/8324151165523255
    O desenvolvimento da indústria em Pernambuco está atrelado à estruturação de uma base produtiva mais diversificada e intensiva em CT&I, ao incorporar inovações nas estratégias empresárias e no processo de tomada de decisão.Assim, tornando o ambiente local propício para a permanência da inovação, e consequentemente uma trajetória ascendente, que compõe o sistema nacional de inovação Pernambucano. A determinação do desempenho dessa atividade está centrada na formação das estratégias e políticas que foram adotadas pelos principais atores econômicos estaduais e nacionais. O trabalho analisa as características básicas das atividades produtivas da indústria Pernambucana, em relação ao tipo de inovação, potencialidades,estratégias, atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e o direcionamento das políticas públicas para o período de 2009 a 2014.A partir dos fundamentos teóricos da teoria Neoschumpeteriana e Evolucionista, o ambiente de inovação se dar através das rotinas empresariais e das estratégias inovadoras para a geração do conhecimento, tecnologia e inovação. Essas ações compõem o Sistema de Inovação Pernambucano, na presença de diversas instituições, organizações e o governo, que buscam a estruturação das atividades produtivas em bases sustentáveis em tecnologia e inovação. As estratégias coordenadas nas esferas produtivas desencadeiam efeitos multiplicadores, assim permitindo que as desigualdades tecnológicas possam ser minimizadas. A metodologia utilizada classifica se como descritivos com base em dados secundários da pesquisa de inovação (PINTEC), do período 2009 a 2014. Foi observada a predominância de transformações na estrutura internas das firmas,mesmo diante as dificuldades a indústria local tem potencial inovador, com capacidade de expansão e estratégias eficientes que procuraram diminuir os gargalos existentes. O bom desempenho da inovação local está atrelado também às políticas públicas adotadas. Contudo, percebe-se que governo local, realizam ações mais atenuadas ao setor, assim beneficiando um volume maior de empresas, pois são direcionadas de acordo com o perfil das indústrias locais. Assim abrindo vários leques de oportunidades de crescimento, junto à inovação, ao apresentar uma trajetória crescente das empresas inovadoras em um intervalo de tempo considerado curto.
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    Evolução dos indicadores sociais, econômicos e ambientais dos municípios da área de influência direta no Porto de Suape (PE) entre 2000 e 2020
    (2025-07-28) Silva, Arthur Vinícius Pereira da; Carneiro, Ana Cristina Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7641686662966528; http://lattes.cnpq.br/9712417303939202
    O Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros surgiu como instituição pública em 1978 com a implantação da empresa “SUAPE – Complexo Industrial Portuário” tendo a finalidade de administrar a implantação do distrito industrial com o desenvolvimento das obras e a inicialização das atividades portuárias na região do Nordeste de Pernambuco. O presente trabalho tem o objetivo de analisar, através da estatística descritiva e comparativa, os impactos dos investimentos realizados entre os anos de 2000 e 2020 nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, área de influência direta do Porto de Suape. A pesquisa se concentra na avaliação dos indicadores econômicos, sociais e ambientais, com o intuito de compreender se o desenvolvimento econômico observado se refletiu em melhorias reais nas condições de vida da população local. Nesse sentido, foram utilizados no estudo dados secundários provenientes de instituições governamentais e privadas, abordando as variáveis econômicas; PIB, PIB per capita e Valor Adicional Bruto (VAB), variáveis sociais; IDHM e Evolução do número de favelas locais e as variáveis ambientais de estimativa de emissão de gases poluentes, o indicador de emissão por PIB real. O trabalho se restringiu a pesquisa dos dados através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco de Dados do Estado de Pernambuco (BDE), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Atlas Brasil e o Sistema de Estimativas de Emissão e Remoções de Gases do Efeito Estufa (SEEG Brasil). O estudo conclui que os investimentos diretos realizados pelo Complexo Industrial Portuário de Suape, provocaram impactos significativos nas dimensões socioeconômica e ambiental dos municípios. Embora tenha sido observado um crescimento econômico expressivo nessas localidades, os avanços sociais e ambientais não acompanharam esse progresso ao persistir ineficiências sociais e elevados níveis de emissões de gases poluentes, evidenciando que o desenvolvimento econômico não se traduziu, de forma equitativa, em melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade regional.
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    Governos divergentes, objetivos comuns? O BRICS e os desafios para integração interestatal
    (2024-10-04) Silva, Marcos Vinicius Caetano da; Andrade, Fábio Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9407924493644881; http://lattes.cnpq.br/9407924493644881
    O estudo “Governos divergentes, objetivos comuns? O BRICS e os desafios para a integração interestatal” investiga como o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com seus distintos modelos de governo, tem desempenhado um papel central como promotor de um crescente multipolarismo global. Fundamentado na teoria do Sistema mundo de Wallerstein e nos Ciclos de Acumulação de Arrighi, o estudo oferece uma visão teórica para entender como o BRICS navega na nova configuração do sistema-mundo. A análise, aqui desenvolvida, propõe-se a, inicialmente, revisitar e inserir-se no processo de atualização dos escritos de Stuenkel no livro BRICS e o Futuro da Ordem Global, visando a, assim, atualizar o debate a respeito dos modelos de governo dos países do grupo; posteriormente a análise das Cúpulas cobre o período de 2009 a 2023, com maior ênfase nas Cúpulas de 2017 a 2023, discutindo o progresso da cooperação nas áreas econômicas, tecnológica e política, além do papel central do bloco na expansão da Cooperação Sul-Sul por meio da criação do Novo Banco de Desenvolvimento e do Arranjo Contingente de Reservas como um passo anterior a própria expansão do grupo para o BRICS+ na cúpula mais recente. A pesquisa demonstra que apesar das divergências políticas entre os membros do grupo, os últimos anos têm afirmado o BRICS+ como uma referência ao se pensar a respeito do multipolarismo por via da cooperação entre países periféricos. Iniciativas como a do Novo Banco do Desenvolvimento e o Arranjo Contingente de Reservas evidenciam os avanços rumo a um processo de maior integralização do grupo ao mesmo tempo em que torna possível o fortalecimento de laços com os demais Estados do Sistema-mundo.
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    Inovações no mercado de crédito e inclusão financeira: uma análise dos efeitos econômicos nos estados do Nordeste
    (2025-08-12) Silva, Thales Humberto Sena da; Souto, Keynis Cândido de; http://lattes.cnpq.br/0393274407907348
    O presente trabalho tem por objetivo analisar se as inovações no mercado de crédito resultaram em maior inclusão financeira e melhora nos indicadores econômicos dos estados do Nordeste entre 2010 e 2021. A literatura destaca que a inclusão financeira consiste no acesso efetivo, uso e qualidade de serviços financeiros adequados às necessidades da população, especialmente para grupos vulneráveis, a custos acessíveis. Seu papel no desenvolvimento econômico é amplamente reconhecido, pois favorece o investimento, a proteção contra riscos e o consumo sustentável. Historicamente, o conceito evoluiu para abarcar a cidadania financeira, que inclui educação financeira, proteção ao consumidor e participação social. No Brasil, o Banco Central adotou diversas medidas regulatórias para ampliar a capilaridade dos serviços, como a regulamentação de cooperativas de crédito, correspondentes bancários, fintechs e bancos digitais, além de inovações como o cadastro positivo e o open banking. Essas ações buscam aumentar a concorrência, reduzir barreiras ao crédito e promover inclusão, com reflexos no crescimento econômico e na redução de desigualdades. Contudo, estudos alertam que o maior acesso ao crédito deve vir acompanhado de educação financeira, para evitar endividamento excessivo e inadimplência. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e descritiva. A análise dos dados foi feita em uma abordagem mista, utilizando dados quantitativos e análise qualitativa a partir de dados secundários. Os resultados mostram que os estados do Nordeste tiveram avanço em seus índices de inclusão financeira, porém em ritmos diferentes, onde os postos de atendimentos e correspondentes bancários tiveram o papel fundamental nessa inclusão. Entre 2010 e 2021, a inclusão financeira no Nordeste apresentou avanços significativos nas dimensões de acesso, elevando a taxa de bancarização de 49% para 75%, impulsionada pela expansão de canais físicos e meios eletrônicos. Contudo, a razão crédito/PIB recuou, indicando que o crescimento econômico não foi acompanhado na mesma proporção pela ampliação do crédito. Embora todos os estados tenham registrado aumento no Índice de Inclusão Financeira, a relação com o desempenho econômico e social variou, sendo o Piauí o destaque positivo. O endividamento, sobretudo por cartão de crédito, cresceu, mas sem padrão uniforme com a inadimplência, evidenciando a importância da educação financeira para uso responsável do crédito.
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    Investimentos em transporte rodoviário e desempenho econômico do Nordeste brasileiro
    (2023-09-05) Oliveira, Alessandro Araújo de; Silva, Diego Firmino Costa da; http://lattes.cnpq.br/8895265465747877; http://lattes.cnpq.br/4862772810331109
    Essa monografia tem como objetivo geral a utilização das medidas de autocorrelação espacial bivariado e do método dos Mínimos Quadrados Ordinários para avaliação de impactos de políticas públicas no âmbito da infraestrutura de transporte rodoviário sobre o desempenho econômico de longo prazo do Nordeste brasileiro, bem como de sua vizinhança. Verificamos como a transição das ferrovias para as rodovias a partir dos anos de 1960 influenciaram o padrão espacial de longo prazo das atividades econômicas no Nordeste. Calculamos os diferenciais das distâncias mínimas entre 1960 a 1970, 1970 a 1980, 1980 a 1990, 1990 a 2000 e 2000 a 2010. Com isso, foi possível conhecer quais as áreas mínimas comparáveis do Nordeste são mais homogêneas ou heterogêneas espacialmente, e quais os comportamentos dessas localidades no decorrer das décadas, através do mapa de Clusters. Também será possível estimar se as reduções na distância do acesso as rodovias surtiram efeito no crescimento econômico de longo prazo nas décadas seguintes na região. Foram identificados resultados importantes no crescimento econômico a níveis locais como foi observado nos mapas de clusters. Contudo, a partir dos resultados extraídos com o método de mínimos quadrados ordinários, considera-se que essa expansão das rodovias e a redução das distâncias ao longo das décadas não foram suficientes para trazer resultados estatisticamente significativos que pudessem confirmar que a evolução da malha rodoviária possa trazer um maior PIB per capita em todo o território nordestino.
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    O crescimento das firmas a partir da capacidade inovativa: um estudo sobre o crescimento das firmas em Pernambuco
    (2019) Beserra, Stephanie Ferraz; Silva, Everlândia de Souza; http://lattes.cnpq.br/9531191173105611
    Dado o avanço do processo de globalização dos mercados, estes estão se tornando cada vez mais competitivos e, em consequência disso, os empreendedores estão recorrendo a inovação como uma ferramenta essencial, tanto para garantir a sobrevivência de suas empresas, assim como também o crescimento sustentado das mesmas. Diante disso, com o intuito de analisar se a inovação, particularmente representada através da existência de diretores e gerentes de pesquisa e desenvolvimento (P&D), influenciou no crescimento das empresas em Pernambuco, para a realização dessa pesquisa, foi utilizado os dados do RAIS - MTE, referente ao período de 2005 a 2009. Foram estimados dois modelos empíricos de Logit em painel de efeitos aleatórios para captar como a existência de Diretores e Gerentes em P&D nas empresas podem determinar a probabilidade de crescimento das empresas. O Modelo 1, foi estimado considerando apenas como variável explicativa, Diretores e Gerentes em P&D, e o Modelo 2, além de utilizar a variável Diretores e Gerentes em P&D, utilizou-se também variáveis de controles. Por meio dos resultados empíricos obtidos nas estimações dos dois modelos verificou-se que, a existência de Diretores e Gerentes em P&D dentro do quadro profissional das empresas aumenta a probabilidade de crescimento das mesmas. Contudo, nos resultados empíricos obtidos na estimação do Modelo 2, somente o coeficiente da variável Diretores e Gerentes em P&D mostrou-se significativo ao nível de 1%, os coeficientes das demais variáveis apresentaram-se estatisticamente não significantes, não influenciando assim a probabilidade de crescimento das empresas em Pernambuco.
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