Navegando por Assunto "Consumo (Economia)"
Agora exibindo 1 - 20 de 24
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A educação do/a consumidor/a e o exercício da cidadania: o papel da escola para a prática do consumo consciente e a prevenção do endividamento familiar(2025-03-20) Cardoso, Thiago Marques; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/0797780076842894Este estudo busca discutir a educação do consumidor no ensino fundamental e o exercício da cidadania. O objetivo central é compreender de que maneira a introdução de temas relacionados ao consumo consciente e responsável no ambiente escolar pode contribuir no comportamento das crianças, exercício da cidadania e redução do endividamento. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um estudo por meio de revisão bibliográfica sobre educação do consumidor. Os resultados esperados incluem a identificação de uma relação positiva entre a educação do consumidor no ensino fundamental e a adoção de hábitos de consumo mais conscientes pelas famílias. Além disso, a pesquisa pretende explorar a influência das crianças na dinâmica familiar de consumo, identificando como os conhecimentos adquiridos na escola podem impactar as decisões financeiras e os níveis de endividamento familiar. Espera-se que a educação do consumidor, quando inserida de forma eficaz no currículo escolar, possa desempenhar um papel crucial na promoção de práticas de consumo mais responsáveis na melhoria da qualidade de vida das famílias, redução do endividamento e contribuindo para uma sociedade mais consciente e cidadã.Item A influência das diferenças de gênero na escolha de consumo: um estudo baseado em vieses comportamentais(2025-03-31) Kohl, Kimberly Gerda Nunes; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377Este estudo analisa a influência das diferenças de gênero nas escolhas de consumo sob a perspectiva dos vieses comportamentais. A teoria econômica neoclássica tradicional sugere decisões racionais, contudo pesquisas mais recentes, principalmente a partir dos estudos de Kahneman e Tversky (1979), indicam que decisões são frequentemente influenciadas por heurísticas e vieses cognitivos, questionando assim a premissa da racionalidade ilimitada. Este trabalho buscou investigar como os vieses comportamentais - excesso de confiança, aversão à perda, efeito enquadramento, contabilidade mental – podem a princípio estar relacionados às diferenças nas decisões de consumo entre homens e mulheres. A pesquisa é composta por uma revisão bibliográfica aprofundada e uma análise empírica utilizando dados reais de clientes de consultoria financeira, com o objetivo de ilustrar eventuais padrões distintos de consumo ligados ao gênero. Os resultados mostraram diferenças significativas entre os gêneros, com mulheres demonstrando maior aversão à perda e comportamento conservador e homens apresentaram maior excesso de confiança, destinando mais recursos a financiamentos e consórcios, sugerindo maior propensão ao risco. Além disso, mulheres apresentaram maior segmentação das despesas, evidenciando o viés da contabilidade mental. Esses achados reforçam a importância de estratégias financeiras diferenciadas para homens e mulheres.Item A metodologia DSOP de educação financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental(2019-12-12) Pessoa, Juliany Ricardo Lopes; Nascimento, Ross Alves do; http://lattes.cnpq.br/5067582449651215; http://lattes.cnpq.br/3808993670250484Este trabalho apresenta uma análise da metodologia DSOP sobre Educação Financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental. Buscamos observar como se desenvolve essa proposta didática no material comercializado pela editora DSOP na cidade do Recife. No estudo analisamos a visão de duas professoras e de um grupo de 10 alunos sobre o material. Esse processo foi trabalhado no sentido de validar um olhar crítico do material e observar como se comportam os alunos a partir de questionamentos sobre fatos apontados no seu cotidiano que estão relacionados à educação financeira, com base num consumo consciente, que se busca para evitar o desperdício. Utilizamos como base teórica alguns estudos já discutidos na literatura e os livros didáticos utilizados na metodologia DSOP pela editora. O trabalho é uma pesquisa de TCC que foi concretizada a partir do desejo de conhecer o tema e analisar como está sendo trabalhada essa prática nas escolas do ensino fundamental. A experiência foi realizada numa escola da rede particular. Os resultados apontam para uma descrição do processo de ensino da educação financeira no material didático explorado, permitiu analisar a importância da educação financeira como requisito para a formação crítica das crianças e o fato de como perceber questões do cotidiano que envolve tal saber na vida das crianças e ainda, se tal proposta orienta para questões sociais e de valores na perspectiva de um futuro saudável, consumo consciente e formação cidadã.Item Acesso das crianças ao Tiktok e a influência nas escolhas de consumo familiares(2021) Santos, Gabriela Nascimento dos; Freitas, Dayse Amâncio dos Santos Veras; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/2538184572616875; http://lattes.cnpq.br/6032200178917969O presente trabalho busca discutir a influência que a publicidade direcionada para crianças e adolescentes dentro do TikTok pode exercer nos hábitos de consumo familiar. O aplicativo foi o mais baixado do ano de 2020 e conta atualmente com mais de 1 bilhão de usuários, sendo 28% desses usuários crianças e adolescentes com uma imensa rede de criadores de conteúdo direcionado. Por meio de revisão bibliográfica, buscou-se o entendimento do lugar da criança na configuração familiar contemporânea. Uma análise de dados de downloads e uso do aplicativo foi utilizada para compreender o público infantil e o conteúdo destinado para esse público. Uma observação dos perfis voltados para crianças e adolescentes mostrou que a publicidade utiliza-se da plataforma para aplicar dois tipos de propaganda para seus usuários infantis, sendo uma de forma explícita e já conhecida e uma mais nova de forma implícita, que por vezes não sendo sequer entendida como publicidade.Item Análise das práticas comportamentais dos discentes de administração pública da UFRPE sob a ótica do consumo consciente(2021-02-27) Coelho, Franciely Marques; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121O consumo consciente é um caminho para uma percepção ampla, por parte do consumidor sobre os impactos de suas ações de consumo como um todo, preocupando-se com o desenvolvimento sustentável e a sobrevivência das futuras gerações. Dessa forma, o presente estudo teve o intuito de analisar as práticas comportamentais de consumo consciente dos discentes do curso de Administração Pública da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A metodologia utilizada nesta pesquisa foi descritiva com abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos através de questionário a partir da adaptação da Escala de Consumo Sustentável proposta por Ribeiro e Veiga (2011) e do Teste do Consumo Consciente (TCC) do Instituto Akatu (2003), aplicado de modo virtual aos estudantes do curso de Administração Pública nos polos de Afrânio, Carpina, Limoeiro, Pesqueira e Recife. Os resultados apontam que a maior parte (45%) dos estudantes foram classificados como consumidores em nível iniciante, logo, os discentes reconhecem que suas práticas comportamentais geram impactos positivos e negativos ao meio ambiente, assim como, a maioria deles praticam o consumo consciente de forma a pensar apenas nas soluções para evitar desperdícios. Esses fatos demonstram a necessidade da constante discussão em torno do tema em questão e a realização de trabalhos futuros sobre novas metodologias de avaliação quanto ao consumo consciente ou aprimoramento da avaliação realizada atualmente.Item Análise do consumo da classe trabalhadora na cadeira têxtil de confecções em Pernambuco(2018-08-20) Lima, Yanca Larissa Moura; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/4086323190799195A partir de observações realizadas na loja colaborativa do Marco Pernambucano da Moda, surgiu o interesse em estudar o consumo de moda-vestuário pela classe trabalhadora na sociedade de consumo e de que forma esse consumo influencia no desenvolvimento e organização da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco. Estudar esse tipo de consumo se torna importante, pois o vestuário, enquanto uma das prioridades de consumo, está além das suas funções básicas. No consumo dessa linha de produtos, busca-se satisfazer mais que necessidades naturais do indivíduo, sendo agregados, assim, símbolos aos produtos. Dessa forma, a roupa é usada como ferramenta de comunicação e a compreensão desse processo de significação é fundamental para a formação de uma visão correta do que seja seu produto final. Entretanto, como se dá esse consumo por indivíduos com menor poder aquisitivo? Neste sentido faz-se necessário investigar o protagonismo dos processos de consumo pela classe trabalhadora que influenciaram e influenciam o desenvolvimento desta cadeia, seja como uma atividade espontânea, seja como decorrente de alterações no ambiente que a envolve. Assim, apresenta-se como objetivo deste trabalho, o delineamento do perfil evolutivo da CadeiaTêxtil e de Confecções de Pernambuco (CTC-PE) categorizado por meio das relações de consumo, utilizando-se como ferramenta as pesquisas bibliográficas e a coleta de dados primários. A pesquisa divide-se entre a análise da evolução histórica da Cadeia têxtil e de Confecção, a caracterização do setor e da sociedade de consumo. Dessa forma, observou-se o protagonismo dos imperativos da sociedade de mercados nas decisões de compra de moda-vestuário pela classe trabalhadora, além da organização da sociedade e das indústrias para consumo e produção.Item Avaliação mercadológica e dos hábitos de consumidores de cerveja artesanal na cidade de Recife/PE(2019) Silva, Daiane Gomes da; Siqueira, Leonardo Pereira de; http://lattes.cnpq.br/9772792357816313; http://lattes.cnpq.br/7036859964970447As cervejas artesanais vêm conquistando cada vez mais no mercado nacional, angariando um número crescente de apreciadores deste produto milenar, oferecendo ao consumidor a oportunidade de conhecer diversos estilos deste produto. As microcervejarias regionais comemoram a adesão do público local e investem cada vez mais neste segmento. O universo cervejeiro vem se fazendo mais presente no nosso cotidiano e a oferta destes produtos diferenciados vem se popularizando. Deste modo, o objetivo desse trabalho realizado em 2016 e utilizado para Equiparação do PIC em 2019, foi analisar a tendência mercadológica e os hábitos do público consumidor de cervejas artesanais na cidade de Recife, Pernambuco. Com esse fim, identificamos os principais marcas e estilos de cervejas artesanais comercializadas no comércio local, bem como, foram verificadas as preferências e hábitos dos consumidores por meiode questionários presenciais e/ou on-lines.Item Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife(2023-09-14) Braz, Igor Danilo dos Santos; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623Essa pesquisa teve como objetivo demonstrar a importância da interação humana na relação fornecedor-consumidor dentro do ambiente digital, utilizando referências antropológicas do consumo e tendências do marketing digital. A partir de um estudo de caso único, foi analisado dentro de uma abordagem qualitativa, como as publicações com conteúdos sobre a vida pessoal do proprietário da empresa VR Veículos Recife funcionam como estratégia de engajamento e conexão com os seguidores do perfil da empresa no Instagram. A coleta de informações foi realizada através de entrevista com o empresário, análise da relação entre o conteúdo das publicações e as métricas e indicadores de engajamento na plataforma e a influência sobre as vendas. Por fim, foram apresentadas as conclusões que comprovaram a relevância de se aplicar estratégias de conexão com os seguidores para os pequenos empreendimentos que almejam o sucesso dentro da plataforma.Item Consumidores de cafés especiais nos bairros na Zona Norte da cidade do Recife - PE(2019) Silva, Williana Cibelle Epifânio da; Melo, Michelle Rayssa Pereira de; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/7148138581080369O consumo de café tem passado por mudanças, principalmente com relação ao crescente mercado consumidor, ao novo momento do consumo de cafés de maior qualidade e a abertura de cafeterias de cafés especiais na Região Metropolitana do Recife, incluindo a Zona Norte, servindo como motivação para o início desta pesquisa que teve como objetivo caracterizar o consumo de cafés especiais, levantando dados sobre o conhecimento do consumidor acerca do assunto. Os procedimentos metodológicos se configuraram em um estudo exploratório, ou seja, foram feitos análise qualitativa, aplicação de questionário para coleta de dados, observação in loco para os hábitos de consumo do café e entrevistas. Os resultados encontrados mostraram que dos indivíduos participantes da pesquisa, 56,9% não faziam à menor ideia do que seja um café especial. O café é a segunda bebida mais apreciada pelos entrevistados e o tipo de café mais consumido é o tradicional, no entanto o consumo de cafés especiais vem aumentando devido as descobertas relacionadas as suas características sensoriais. Existe relação direta entre o aumento de renda e elevação do número de consumidores de cafés especiais, ainda foi observado que para chegar a experimentar tal produto é necessário possuir uma renda que consiga arcar com os custos do prazer social agregado a ele. Foi visto que, mesmo diante da crise econômica, o consumo aumentou devido ao status proporcionado, evidenciando a necessidade que os indivíduos sentem de pertencer a determinado grupo.Item Consumidores/as endividados/as e a cidadania financeira: os dilemas consumeristas dos/as usuários/as do Proendividados(2020-10-10) Barros, Naylline Hills de Albuquerque; Albuquerque, Hortência Cruz de; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/1375627667531678A oferta de crédito à população brasileira teve um crescimento expressivo nos últimos anos. No entanto, o contexto em que se deu essa inclusão no mercado financeiro, trouxe consigo taxas alarmantes de endividamento familiar. Tal problemática despertou o interesse na promoção de ações que visem sua prevenção, bem como a melhoria do relacionamento dos indivíduos com as finanças. Uma das instituições que abarcou a proposta foi o Banco Central do Brasil, objetivando difundir a cidadania financeira, um conceito discutido recentemente, que se refere ao exercício dos direitos e deveres dos indivíduos no que diz respeito à vida financeira. A cidadania financeira é respaldada por um contexto de inclusão e educação financeira, proteção do/a consumidor/a, e participação no diálogo com o Sistema Financeiro Nacional. Nesse sentido, a experiência vivenciada como estudante voluntária, no Programa de Tratamento de Consumidores Superendividados (PROENDIVIDADOS) norteou a consecução deste trabalho, que teve como objetivos propostos: analisar a cidadania financeira no cotidiano de consumidores/as endividados/as e, especificamente, caracterizar o perfil dos/as usuários/as do PROENDIVIDADOS, identificar os principais problemas apresentados pelos consumidores/as e avaliar o exercício da cidadania financeira a partir das experiências dos/as usuários/as do PROENDIVIDADOS. O percurso metodológico adotado pautou-se na abordagem qualitativa, tendo a observação participante como instrumento de coleta de dados. Os resultados mostram que os/as consumidores/as atendidos no PROENDIVIDADOS, em sua maioria são aposentados e que vêm exercendo a cidadania financeira de forma precária, em razão principalmente pelo modo em que estão incluídos financeiramente, sem o acesso devido à educação financeira e fragilizados em sua proteção. Contudo, esses fatores evidenciam a urgência de ações que ampliem o acesso à cidadania financeira, em seu mais amplo sentido, um trabalho a ser realizado de forma contínua e sistemática, por meio da cooperação de distintas instâncias, sejam elas públicas e privadas, com a devida responsabilidade do Estado.Item Consumismo verde: o paradoxo entre o capital e a crise ambiental, com a venda de soluções em potes(2021) Lopes, Yasmin Gonçalves; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/1249005258212414O consumismo verde — ato de compra impreterível de produtos “verdes” — é a nomeação aqui feita, sobre o fenômeno socioeconômico do século XXI, que manifesta uma crescente oferta e demanda por produtos eco-friendly ou amigos do verde. O presente estudo possui como objetivo analisar o fenômeno do consumismo verde diante do sistema econômico capitalista, bem como a percepção da Sociedade de Consumo sobre o mesmo, por meio da observação do desvio sistemático e o fake green, assim como a investigação sobre o aumento do consumo de produtos eco-friendly ou amigos do verde, verificando-os como possíveis soluções em potes. Diante dessa perspectiva, a percepção dos consumidores sobre o marketing verde e o greenwashing é de suma importância, bem como a averiguação do sentimento de culpa e ansiedade nos jovens tecnologicamente ativos perante a atual crise ambiental. O intuito deste trabalho é produzir uma pesquisa básica estratégica perante o fenômeno da Sociedade de Consumo, denominado como consumismo verde. Baseado na pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quali-quantitativa, método hipotético-dedutivo, portando os procedimentos elaborados a partir do estudo bibliográfico, documental e de levantamento. Os resultados obtidos através da manifestação do desvio sistemático capitalista mostram claramente a correlação e perpetuação do desvio por meio do fake green ou falso apoio à causa ambiental. Levando ao aumento de produção e consumo de produtos eco-friendly, vistos simbolicamente devido à falha educacional, através das estratégias do marketing verde, como positivas soluções em pote. Dando subsídio ao greenwashing e suas falsas propagandas “ecológicas”, baseado na economia de engano, assim como a demonstração da proporcionalidade direta entre o aumento do consumo de produtos, incluindo os amigos do verde, com o aumento da devastação ambiental, demonstrando o olhar do consumidor crédulo. Destaca-se assim, o sofrimento socioambiental da Sociedade de Consumo. Onde população e meio ambiente são explorados, chegando a números catastróficos na perda da biodiversidade, assim como o adoecimento mental dos jovens, que se sentem culpados, desamparados e ansiosos perante os ecocídios, julgando-se traídos pelos governos.Item Desembrulhando o presente do dia das mães: representações sobre as maternidades no mercado(2025-03-18) Sátiro, Thamiris Patricia dos Santos; Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa; http://lattes.cnpq.br/9733983138830524; http://lattes.cnpq.br/4294075447907910Este artigo analisa, por meio de um estudo de caso focado na marca O Boticário, as representações da maternidade nas campanhas publicitárias do Dia das Mães, investigando a evolução dessas representações e sua relação com a economia do cuidado, a fim de evidenciar como o consumo e as construções de gênero influenciam a idealização – e, por vezes, a distorção – da realidade da maternidade contemporânea. A metodologia inclui revisão bibliográfica e análise comparativa de campanhas publicitárias emblemáticas de diferentes períodos históricos, priorizando aquelas que refletiram mudanças sociais e culturais significativas e oferecendo um panorama das narrativas dominantes e dos movimentos recentes que abordam a maternidade a partir de diferentes concepções. A análise das campanhas aponta que, embora se observe um movimento recente de ampliação das experiências maternas, a data, ao longo da história, vem reforçando estereótipos de gênero, ocultando a pluralidade das experiências maternas e ignorando os desafios reais enfrentados pelas mães – incluindo desigualdades de gênero, raciais e econômicas –, além de reforçar normas culturais que naturalizam o trabalho de cuidado historicamente invisibilizado. Futuras pesquisas podem explorar a recepção pública dessas campanhas e seu impacto nas percepções sociais e nas políticas públicas voltadas à equidade de gênero.Item É mais caro ser mulher? Uma análise sobre o consumo feminino(2021-12-16) Silva, Mirian Nunes; Freitas, Dayse Amâncio dos Santos Veras; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/2538184572616875; http://lattes.cnpq.br/1936453717224178O presente trabalho se propõe a analisar a relação entre consumo e gênero na chamada sociedade de consumidores. Esse termo é utilizado a partir das considerações de Zygmunt Bauman, que entende que essa sociedade promove um estilo de vida consumista. Dentro dessas considerações, destaca-se o conceito de vulnerabilidade do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O trabalho tem como objetivo geral pesquisar a relação entre gênero, consumo e vulnerabilidade. Através de metodologia qualitativa, descritiva e documental, com os seguintes procedimentos: Revisão bibliográfica sobre consumo e gênero e análise do CDC. Levando em consideração esses aspectos compreende-se que as consumidoras são duas vezes vulneráveis, pois não são somente consumidores, mas também por serem mulheres. Sendo assim, caracterizando-se hipervulnerável. Também pôde-se observar que o fator do “pink tax”, taxa rosa, onde ocorre uma desproporcionalidade nos valores dos produtos quando eles são direcionados as mulheres, compreendendo então que é mais caro ser mulher.Item Memorial descritivo: memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023) Arrazola, Laura Susana Duque; http://lattes.cnpq.br/4317982181688343Item Modos de vida urbanos. reflexões sobre: consumo, território,memória e história no cotidiano subalterno das cidades (caso Lemos Torres)(2019) Pessoa Júnior, Antônio Ramos; Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa; http://lattes.cnpq.br/9733983138830524; http://lattes.cnpq.br/2398634034132541O Presente trabalho foi resultado de dois anos de pesquisa investigativa PIBIC, 2017 a 2019, desenvolvida na comunidade Lemos Torres, localizada na Zona Norte da Região Metropolitana do Recife, no bairro de Casa Forte com eixo central na discussão de habitação. Este material debate a problemática do direito a moradia em favor da classe menos favorecida, tendo como objetivo analisar e identificar o lugar e impactodas práticas de consumo sobre os diferentes modos de vida no cotidiano de classes subalternas urbanas. Identificamos as percepções destes sujeitos sobre seu cotidiano nas cidades, sua trajetória (com ênfase para os “determinantes” relativos às questões de classe, etnia, gênero e geração) bem como,o direito à moradia. A pesquisa caracteriza-se por ser exploratória e de caráter qualitativo, através da observação e entrevistas realizadas durante visitas a comunidade. Os resultados apontam para a complexidade do processo de urbanização das cidades, com interesses e demandas bastante distintas e interação. O acesso a moradia remete a uma trajetória de luta e resistência dos sujeitos desta história que se desenrola há várias décadas e culminou com o momento atual captado por estas diferentes intervenções junto a estas famílias relacionadas àpolítica habitacional na cidade do Recife.Item O consumo de internet no processo de construção social da identidade de adolescentes integrantes de uma ONG em Jaboatão dos Guararapes(2018) Reis, Juliane de Santana; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473A era digital, através da internet, teve seu fruto na expansão e desenvolvimento do sistema capitalista, que proporcionou a possibilidade de novas formas de comunicação no contexto tecnológico globalizado. Assim, o entretenimento virtual ganha cada vez mais espaço para uso no cotidiano das famílias. Desta forma, com o avanço da tecnologia de informação e comunicação, temos a facilidade de fazer compras pela internet, realizar pagamentos de contas, conversar com amigos que estejam distantes, saber notícias do Brasil e do mundo, tudo isso em tempo real, o que parece ser um facilitador para a interação dos adolescentes, visto que grande parte dominam estas ferramentas. A adolescência consiste numa fase de mudanças, tanto fisiológicas, psíquicas como sociais, e considerando que no bojo dessas transformações, encontra-se a busca pela identidade, que passa a estar presente nos questionamentos dos/as adolescentes e que os/as conduzirá a inúmeras experiências que serão vivenciadas intensamente ao longo da adolescência. Contudo, como os/as adolescentes têm lidado com a internet no processo de construção das suas identidades sociais ao passo que o consumo de bens se tornam essenciais para a formação de seu eu? Assim, este trabalho é fruto da experiência de estágio supervisionado obrigatório em uma ONG em Jaboatão dos Guararapes, e teve por objetivo analisar a influência do consumo de internet no processo de construção social da identidade de adolescentes. Os procedimentos metodológicos empregados foram revisão bibliográfica, observação participante e aplicação de questionário semi-estruturado. A pesquisa é de caráter qualitativo e de pesquisa-ação. E os resultados apontam que a internet se configura como mais um meio abrangente para interação e socialização dos/as adolescentes, sendo essencial o consumo de tecnologia/internet uma vez que o associam ao sinônimo de prazer e lazer, e há necessidade de discutir mais sobre a relação de consumo de tecnologias e o comportamento dos adolescentes diante da sociedade de consumo.Item O consumo no contexto da família, da infância e da adolescência(EDUFRPE, 2016) Silva, Maria Zênia Tavares da; Saraiva, Joseana Maria; Santana, Daisyvângela Eucrêmia da Silva LimaItem O negócio da beleza: conhecendo o público masculino e o consumo de serviços e produtos de bem-estar(2023-09-15) Farias, Nataly Lira Veloso de; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/5192625199647512O mercado de beleza masculino está em constante transformação, e a compreensão dos hábitos de consumo desse público, bem como o desenvolvimento de estratégias para atrair os consumidores masculinos, são fundamentais. Este estudo visa preencher uma lacuna na pesquisa sobre o consumo de produtos e serviços de estética pelo público masculino, empregando a integração do marketing com o estudo de gênero para gerar ferramentas e táticas eficazes. Por meio da identificação das características desse público, da análise de suas necessidades e motivações, bem como da proposição de estratégias de marketing personalizadas, busca-se contribuir para o crescimento e aprimoramento do mercado de beleza voltado para os homens e, em particular, para as clínicas de estética. Este projeto empregou uma abordagem metodológica qualitativa, com base em análise bibliográfica, bem como uma abordagem quantitativa, empregando questionários como instrumento de pesquisa. Nesse contexto, foi conduzida uma pesquisa por meio de questionário direcionado ao público-alvo, composto por homens consumidores de serviços de estética e de produtos cosméticos. O objetivo é compreender como o marketing e o estudo de gênero podem gerar ferramentas e estratégias que despertem o desejo e atraiam o público masculino para consumir serviços de estética e produtos cosméticos. Isso levando em consideração as transformações socioculturais ao longo do tempo e como essas mudanças influenciam o comportamento humano desse novo modelo de consumidor. Reconhecendo que o mercado de beleza é um setor em constante expansão e inovação, tanto em termos de produtos quanto de serviços, e sendo um dos segmentos mais promissores, a indústria da beleza impulsiona a economia brasileira e cria inúmeras oportunidades. O interesse dos homens pelo autocuidado tem contribuído significativamente para esse crescimento. Os resultados desta pesquisa mostram as principais motivações que influenciam no comportamento de consumo de homens, apontando a opinião de amigos e familiares como principal fator de influência, seguido da opinião de especialistas. Por fim, pode-se perceber que o grupo pesquisado indicou a autoimagem e o bem-estar pessoal como motivações principais para o consumo de produtos e serviços de estética.Item O paradigma da indústria cosmética no século XXI: o homem um novo mercado(2024-09-30) Barbosa, Rafaela de Souza; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/4333220150655629Esta monografia objetivou analisar a influência da indústria cosmética nos homens, em sua essência é abordado um estudo dinâmico que delimita com precisão a contundente viabilidade do padrão estético adotado pelo público masculino na atualidade. Diante disso, fica visível a participação da mídia, em especial das redes sociais e dos influenciadores digitais, parcerias com a indústria cosmética, no lançamento de produtos e conquista efetiva desse público. Além disso, tem um estudo representativo no comportamento do homem na antiguidade e sua relação com o aspecto beleza, ponderando a sua importância e influência na época. Em suma, vem uma apresentabilidade de dados de pesquisa sobre a aceitação e aderência homens no mundo da beleza, com referenciação aos cosméticos. A objetividade desse estudo é bem representativa e visa à interpretação de dados informativos e comparativos, além da investigação do comportamento do homem em relação ao setor do cosmético. Essa monografia tem um estudo bibliográfico, qualitativo, descritivo e informativo, através da pesquisa em livros digitais. Artigos e sites educativos. Portanto, fica evidente que a indústria cosmética conquistou definitivamente o público masculino vem lançando cada vez mais produtos destinados para esses, cuja aceitação é bem representativa.Item Redes sociais e influenciadores (as) digitais no consumo de estudantes universitários (as)(2019) Lima, Bianca Maria; Arrazola, Laura Susana Duque; http://lattes.cnpq.br/4317982181688343; http://lattes.cnpq.br/6735678802671288A presente pesquisa parte do objetivo de entender os hábitos de consumo dos (das) estudantes universitários (as) a partir das redes sociais. Com isso, buscou-se trazer à tona noções sobre hábitos de consumo de estudantes universitários (as), atendo-se especialmente às suas relações com as redes sociais digitais e comportamentos entre iguais, enquanto estudantes. Para fins deste relatório, se expõem a sistematização e análises de observações in loco, em áreas de convivência dos (das) estudantes - calouradas, bares, praças, restaurantes etc. -, bem como análise de conteúdo proveniente de entrevistas presenciais e questionário mediante formulário online. A partir do exposto, destaca-se a utilização de aparelhos eletrônicos como meios de acesso à internet, com destaque para os smartphones, bem como o aproveitamento do tempo e espaço online, principalmente através do conteúdo consumido nas redes sociais, que se mostra indispensável à comunicação moderna, igualmente ao compartilhamento de informações gerais e momentos cotidianos, de lazer e aprendizado.
