Navegando por Assunto "Análise crítica do discurso"
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Item A BNCC e o campo jornalístico-midiático no Currículo de Pernambuco: uma análise documental do ensino de Língua Portuguesa no 1º ano do ensino médio(2024-09-06T03:00:00Z) Siqueira, Jonara Medeiros; Melo, Sandra Helena Dias de; http://lattes.cnpq.br/9741642922205953; http://lattes.cnpq.br/1712521357021807Este artigo discute a abordagem do campo jornalístico-midiático por meio das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Currículo de Pernambuco do 1º ano, no Ensino Médio. Tem por objetivos analisar o organizador curricular respectivo, relacionando-o ao conteúdo programático jornalístico-midiático; assim como identificar as referências utilizadas. A pesquisa trata-se de estudo documental (Cellard, 2012), com suporte na análise crítica do discurso (ACD), com base em Fairclough (2001), tendo como percurso teórico-metodológico uma abordagem de perspectiva dialógica de linguagem (Bakhtin, 1995) e letramento (Soares, 2003). Os resultados apontam para a necessidade de uma revisão da proposta atual pela falta de intercruzamentos do campo jornalístico-midiático no ensino da língua portuguesa, pois nas análises não se constatou uma integração adequada das habilidades. Essa falta pode acentuar, por consequência, a compreensão da escola e dos professores para o alcance da transposição didática dos objetos de conhecimento.Item Análise dialógica do discurso econômico nos planos de governo dos candidatos Lula (PT) e Bolsonaro(PL) na eleição de 2022(2023-04-27T03:00:00Z) Aquino, Luan Mateus Lima de; Dugnani, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/3362907909200372; http://lattes.cnpq.br/9266286123321551No ano de 2022 ocorreram eleições presidenciais e as ideias dos candidatos foram postas à mesa para que a população pudesse decidir seu destino. Essas ideias podem ser expostas nos planos de governo, mas também estão presentes em outros elementos, entre os quais o histórico político-partidário dos candidatos. Todos esses elementos em conjunto podem revelar muito das ideologias que constituem esses candidatos. Dentro destes planos, é comum uma parte dedicada exclusivamente às propostas para a economia. No Brasil, é histórico que o mainstream do debate econômico ocorra entre as correntes liberais e keynesianas, o mesmo parece se repetir na inspiração da montagem dos planos de governo. Diante desse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar os programas de governo dos ex-candidatos Lula e Bolsonaro no pleito de 2022, a fim de entender como o discurso econômico fundamentado em teorias keynesianas e liberais se manifesta nesses documentos. Para tanto, esta pesquisa se apoia na Análise Dialógica do Discurso (ADD), desenvolvida a partir da filosofia da linguagem do Círculo Bakhtiniano. A partir da análise dos planos de governo dos ex-candidatos Lula e Bolsonaro, e de seus históricos político-partidários, podemos concluir que eles dialogam claramente com as correntes econômicas keynesiana e liberal, respectivamente.Item Análise textual dos discursos: representações discursivas de vítima no gênero sentença judicial(2022-05-27T03:00:00Z) Nascimento, Yaira Vírnia Souza; Santos, Maria de Fátima Silva dos; http://lattes.cnpq.br/7444891591583206; http://lattes.cnpq.br/8776719902964885Esta pesquisa trata do tema da representação discursiva em textos de sentenças judiciais. Os principais objetivos do estudo são: 1) Explicar a relação entre as representações discursivas da mulher enquanto vítima e o ponto de vista do enunciador, em função da orientação argumentativa do texto; 2) Examinar o papel das representações discursivas na composição das sequências textuais do gênero sentença judicial, tendo em vista descrever a ação sociodiscursiva visada pelo enunciador: acusar, denunciar, instruir na formação da culpa, dentre outros. Para tanto, a metodologia prevê um aprofundamento do tema, com foco no campo conceitual em que buscaremos situar a noção de representação discursiva, atentando-se, particularmente, para sua abordagem voltada para a construção dos sentidos pretendidos nos textos analisados. Para a construção das representações discursivas, selecionamos as categorias teóricas referenciação, predicação e localização. O estudo insere-se no âmbito teórico geral da Linguística de Texto, mais especificamente, na Análise Textual dos Discursos (ATD), proposta por Adam (2011). Inserida no paradigma qualitativo de caráter descritivo, trata-se de uma pesquisa documental, cujo corpus é constituído por uma sentença judicial relacionada a crimes de violência contra a mulher, no caso em questão, a um crime de estupro.Item Construção de identidade da prática docente no Brasil: um olhar por meio da mídia(2021-02-22T03:00:00Z) Henriques, Tamara Géssica Tavares; Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541Este trabalho tem por objetivo averiguar o tratamento que é dado à prática docente, sobretudo em notícias de jornais, bem como mostrar as possíveis construções identitárias que são estabelecidas pela mídia a esta prática. Para tanto, buscamos embasamento teórico, inicialmente, em autores da Análise Crítica do Discurso, como Van Dijk (2008); Fairclough (1992); Resende (2012); e demais estudiosos que tratam sobre a temática. Com relação à noção de identidade, embasamo-nos em autores da Sociologia e Linguística, como Bauman (2005); Castells (2018); Kleiman (1998); Moita Lopes (1998); Hall (1999), entre outros. O corpus do trabalho delimita-se em analisar um arquivo de notícias retiradas do Jornal da Paraíba (JPB) online, no período que corresponde de 2010 a 2020. Foram coletadas cinco notícias que mencionavam a prática docente. Nossa finalidade foi investigar a construção de identidade da prática docente no Brasil por meio da mídia, se ocorria de forma positiva ou negativa, se os professores possuíam acesso discursivo nessas notícias, e de que forma esse acesso era dado. Do mesmo modo, observamos a seleção dos itens lexicais que compunham o título das notícias. Quanto aos procedimentos metodológicos, empregamos as seguintes categorias: (I) acesso discursivo; (II) análises dos títulos. Os primeiros resultados confirmaram a hipótese de que a forma como a mídia reporta a prática docente contribui na construção de uma identidade negativa da docência no Brasil.Item Discurso e música: uma análise crítica de letras de rap como instrumento de denúncia e de resistência(2023-03-28T03:00:00Z) Nogueira, Erlania Maria da Silva Souza; Guimarães, Lilian Noêmia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/4635263700059688O objetivo geral desta pesquisa visa analisar o papel do rap enquanto discurso, à luz dos estudos da Análise Crítica do discurso. Especificamente, procuramos averiguar, por meio da análise de elementos linguísticos e de elementos contextuais, a construção estereotipada que há do rap e daquele que o compõe. Além disso, intencionamos discutir a importância de um olhar crítico para as composições musicais, a fim de se refletir sobre os problemas abordados pelo rap. Como fundamento teórico, adotamos os seguintes referenciais: Fairclough (2003), Van Dijk (2001) e Wodak (2004). A pesquisa se justifica a partir do entendimento de que o discurso do rap surge como um importante instrumento utilizado para abrir espaço para que as chamadas “minorias” possam relatar os problemas sociais, políticos e econômicos enfrentados no dia a dia do povo pobre e negro, em especial. Para tanto, a pesquisa adotou como procedimento metodológico o tipo de pesquisa qualitativa. Como corpus de análise, foram selecionadas três músicas de grande circulação do rap Emicida: “Levanta e anda” (2014), “Boa Esperança” (2015) e “Ismália” (2019). Os resultados obtidos indicam que o discurso do rap – a partir da análise de elementos linguísticos que se materializam no texto, e de seus contextos sociais, históricos, políticos, culturais e econômicos de produção, circulação e recepção – não apenas procura expor as mazelas existentes na sociedade, mas principalmente busca reivindicá-las, com o intuito de propor uma mudança social.Item Estudos críticos do discurso e o ensino de língua portuguesa: análise de temáticas sociais do livro didático(2023-03-28T03:00:00Z) Silva, Maria Eliene Vicente da; Lílian Noêmia Torres de Melo Guimarães; Guimarães, Lílian Noêmia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/9998199445762907O trabalho tem como objetivo principal contribuir com o ensino de Língua Portuguesa, através de análises do livro didático dos anos finais do ensino fundamental, a partir dos Estudos críticos do discurso. Buscamos verificar como o trabalho pedagógico contempla algumas temáticas sociais nessas obras; e apresentar propostas de atividades sistematicamente organizadas, a fim de contribuir com a compreensão crítica do estudante em relação às temáticas sociais trabalhadas nas seções de leitura e produção de texto dos materiais didáticos. Nossa pesquisa tem como embasamento teórico os Estudos Críticos do Discurso com seus principais pensadores Fairclough (1995); Fairclough e Wodak (1997) e Van Dijk (2000, 2008). No tocante às investigações sobre o livro didático, nossas considerações fundamentam-se em Buzen (2005); Lajolo (1996) e Choppin (2004) entre outros. O nosso tipo de pesquisa tem uma natureza qualitativa, partindo de uma interpretação mais subjetiva dos dados. A partir das análises, pudemos destacar a importância dos Estudos Críticos do Discurso para uma educação crítica, na qual o estudante tenha a capacidade de refletir criticamente sobre temáticas sociais apresentadas pelo livro didático, possibilitando reflexões e questionamentos sobre ideologias dominadoras e padrões sociais naturalizados por discursos dominantes, como o discurso sobre o racismo.Item Ética no enfrentamento ao racismo institucionalizado durante a pandemia do covid-19: uma análise sobre as respostas governamentais(2021-04-26T03:00:00Z) Silva, André Erick da; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072; http://lattes.cnpq.br/9488581756275111Diante de níveis abissais de desigualdade social no Brasil, os efeitos desproporcionais da COVID-19 afetarão, com mais incidência, parcelas mais vulneráveis da população brasileira, como a população negra. Este estudo tem como objetivo explorar o enfrentamento ao racismo institucionalizado nas respostas governamentais em uma perspectiva da ética. O caminho metodológico escolhido trata-se de um estudo qualitativo. Quanto aos seus objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória. Como fontes de dados, foram coletados documentos de respostas governamentais à pandemia. Neste estudo, o processo de análise foi pautado em elementos da análise crítica dos discursos. Os resultados abordam a desconstrução de uma identidade negra apesar da cultura eugênica, perpassando pelas condutas corruptas; o encarceramento em massa e o desemprego; bem como os impactos da pandemia no mercado de trabalho negro, a busca por uma isonomia racial e os protestos antirracistas. Como conclusões na perspectiva da ética das virtudes, prepondera-se a figura do negro tentando construir sua identidade. Na perspectiva da responsabilidade, observa-se o branco racista que enxerga a pessoa negra como alguém sem utilidade. Na perspectiva deontológica, foi identificada a figura do Estado negacionista que atenta contra a dignidade da pessoa humana.Item Ideologia e poder: a crítica discursiva na CPI da pandemia de COVID-19(2023-04-11T03:00:00Z) Silva, Leonardo Ferreira da; Borba, Vicentina Maria Ramires; http://lattes.cnpq.br/4023907282886164; http://lattes.cnpq.br/1535848174924849Neste artigo analisamos excertos extraídos de notas taquigráficas resultantes de quatro reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia de Covid-19, que ocorreram em junho de 2021. Para isso, buscamos subsídio teórico na Análise Crítica do Discurso (ACD) com ênfase na própria natureza multidisciplinar desse estudo. Com isso, evocamos autores como Althusser (1985), Bakhtin (1977), Charaudeau (2016), van Dijk (2008, 2009), Fairclough (2001, 2004 e 2010), Foucault (1987, 2016), Thompson (1990) e Wodak (2004). Assim, realizamos uma pesquisa com objetivo de investigar as estratégias discursivas de operação ideológica para fins de manutenção de poder. Por fim, os resultados mostraram que os depoimentos revelaram duas posições antagônicas, quais sejam: por um lado, uma tendência que nega as convenções científicas defendidas por universidades renomadas e agências reguladoras internacionais e, por outro lado, um bloco que se colocou em favor de preceitos científicos de enfrentamento à pandemia que são patentes universalmente.Item Letramento crítico e literário, erótico e pornográfico: um caminho possível no espaço escolar?(2021-08-23T03:00:00Z) Xavier, Priscila de Souza; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/7488079560922407O presente artigo acerca do objeto de estudo, o discurso erótico e pornográfico presente no romance francês e oitocentista ‘’As Aventuras do rei Pausolo’’, tem como intenção refletir sobre o letramento crítico e literário, haja vista que esses tipos de textos não recebem devida atenção no espaço escolar. Para isso, sob a ótica de Bakhtin (2000) entendemos os tipos de letramentos como discursos que são dialógicos, ideológicos e relacionados ao marco histórico social em que estão inseridos. O estudo sustenta uma espécie de manifesto e protesto contra as práticas de poder exercidas no espaço escolar, cujas marcas de omissão e desigualdade às diversidades literárias e de linguagem são visíveis. Portanto, opta-se por uma abordagem qualitativa de análise crítica ao discurso para o ensino-aprendizagem de literatura. A atenção volta-se para a formação de sujeitos críticos ao discurso erótico e pornográfico. Uma perspectiva de humanização da literatura e sociointeracionismo do discurso, a fim de desmistificar o preconceito e o apagamento de obras e autores do gênero pelo cânone, uma vez que seus textos descrevem de maneira explícita e implícita sobre o amor, o desejo e o prazer como um instrumento alegórico e satírico para crítica e ataque ao poder. Nesse caminho, entendemos que a literatura promove uma experiência humanizada, capaz de mudar a percepção de mundo e de si mesmo. Com isso, pregamos o discurso erótico e pornográfico como forma de reflexão, crítica e poder através do ensino de literatura. No desenvolvimento do trabalho, apresentaremos as seções: “Palavras Iniciais” como introdução, “Letramento Crítico”, “Letramento Literário”, “Discurso, Erótico e Pornográfico”, “Orientações básicas para o ensino de Literatura”, “Análise do romance francês As Aventuras do Rei Pausolo” “metodologia” e “Palavras finais”, seguido das “Referências” para encerramento do trabalho.Item O discurso de posse e a questão do “viés ideológico"(2020-10-28T03:00:00Z) Santos, Cleiton Douglas Barros; Borba, Vicentina Maria Ramires; http://lattes.cnpq.br/4023907282886164; http://lattes.cnpq.br/5096425812987646Item Percepção do racismo e a análise crítica do discurso: o caso das telenovelas e a perpetuação do racismo através da língua(2019-12-12T03:00:00Z) Silva, Eliézer Ricardo da; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336; http://lattes.cnpq.br/4129312300776106Esse artigo discute a manutenção cultural do racismo sob a ótica discursiva considerando as telenovelas que foram veiculadas no Brasil através da televisão a partir do ano de 1962 até 1998. Para isso, foi analisado o filme documentário do diretor Joel Zito Araújo. O filme faz um resumo do período citado e descreve as relações dos atores negros do Brasil e suas personagens. Procura-se buscar na fala dos personagens representados por atores negros ou por personagens brancos, marcas discursivas que ratifiquem a perpetuação do racismo, pois acredita-se que as telenovelas não podem ser vistas apenas como uma forma de entretenimento de massa já que alcança altíssimos índices de audiência. Este trabalho acadêmico deixa evidente que apenas a legislação não é suficiente para banir o racismo estrutural que impera nas mentes de uma boa parte dos brasileiros. Racismo que é identificado através de expressões que se usa no dia a dia. Nesse ponto, a Análise Crítica do Discurso faz desvelar o que há por trás da malfadada democracia racial brasileira, através do pensamento de um dos maiores teóricos da temática, Teun A. van Dijk. Por fim, pode-se ver a importância do papel das telenovelas na manutenção da concepção racista no Brasil e também, em sentido contrário, como ponto de partida para os questionamentos e combate dessa praga que tem suas bases no pensamento colonial da História do Brasil.Item Pesquisas em discurso e mudança social: caminhos e desafios(2025) Melo, Iran Ferreira de; Paraíso, Gustavo José Barbosa; Silva, Amanda Monteiro daA presente obra nasce da intersecção entre teoria e prática, entre análise crítica e transformação social. Originada a partir da disciplina Discurso, História e Cultura, ministrada por Iran Melo no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (Progel-UFRPE), esta coletânea de artigos reflete o percurso acadêmico de estudantes que, ao longo deste componente curricular, articularam seus temas de pesquisa às contribuições teóricas de Norman Fairclough, especialmente com sua obra Discurso e Mudança Social. A Análise Crítica do Discurso (ACD), conforme proposta por Fairclough, destaca-se como um campo de investigação que busca compreender as relações entre discurso e sociedade, com ênfase nas estruturas de poder, ideologia e transformação social. Para tanto, considera três dimensões analíticas: o texto, a prática discursiva e a prática social. Assim, ao longo da disciplina, a turma foi desafiada a aplicar essa abordagem em suas próprias pesquisas, explorando como o discurso estrutura e reconfigura dinâmicas sociais em diferentes contextos. Os artigos aqui reunidos demonstram a amplitude e a relevância da ACD, abordando temas diversos que vão desde questões de identidade e política linguística até a análise de discursos em livros didáticos e em práticas educacionais. Cada estudo apresenta uma reflexão crítica sobre os modos pelos quais a linguagem participa ativamente das mudanças sociais e das disputas simbólicas no espaço público. Além da reflexão teórica e metodológica, esta obra também se propõe a ser uma ferramenta de questionamento e problematização das práticas discursivas contemporâneas. Cada capítulo não apenas analisa discursos específicos, mas também convida o leitor a refletir criticamente sobre o papel da linguagem na sociedade e sobre as possibilidades de resistência e mudança que emergem a partir dessa compreensão.Item Raça e saúde: o discurso médico no diagnóstico da população negra(2021-04-01T03:00:00Z) Torres, Gwan Silvestre Arruda; Barros, Gabriel Navarro de; http://lattes.cnpq.br/3280959855647241; http://lattes.cnpq.br/9846453094987325A pesquisa analisou o discurso médico com o viés racial, de modo investigar o discurso racialista médico, nos corpos da população afro-brasileira e a utilização das teorias racias em seus diagnósticos. O recorte temporal compreende aos anos de 1889 a 1930, para o maior aprofundamento acerca das teorias raciais e de como se moldaram na socidade brasileira republicana, bem como compreender a percepção da saúde pública, seja através das academias de medicina ou das campanhas sanitárias. O estudo se dividirá em três capítulos, o primeiro se volta para apresentação, assim como a identificação das teorias raciais e sua multiplicidade de discursos, atingindo não só aos médicos, mas a outros intelectuais, até chegar a sociedade em si. Por sua vez, o capítulo dois foi a historicização da História da Medicina, desde o surgimento das primeiras Faculdades Médicas no Brasil até um olhar para a História da Medicina Pernambucana, com um viés para a historiografia regional. Por fim, analisamos diferentes fontes para contextualizar os diagnósticos médicos em corpos negros e de que maneira estes prognósticos apontaram as teorias raciais.
