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    Construção de modelo de visão computacional para classificação automatizada de canjica de milho
    (2022) Fernandes, Tiago Braga; Mendonça, Ana Paula Medeiros dos Santos Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9147805649299722; http://lattes.cnpq.br/8086201236190701
    O estágio supervisionado obrigatório foi realizado em modelo Home Office, pela empresa Stepps. O estágio foi baseado no desenvolvimento de uma solução de visão computacional que através de um algoritmo de inteligência artificial e machine learning fosse capaz de detectar os defeitos de qualidade pós-beneficiamento do milho para canjica. Durante toda a jornada de aprendizado e estágio foram vistos diversos conceitos de desenvolvimento de software e linguagens de programação, estudos e classificação agronômica do milho para canjica e seus respectivos defeitos de qualidade, treinamento do modelo de algoritmo de inteligência artificial, revisão de literatura e acompanhamento técnico dos profissionais de desenvolvimento para que a construção do software fosse o mais alinhado possível e obtivesse resultados robustos. No total foram mais de 15000 grãos que foram classificados individualmente como forma de treinamento do modelo, gerando resultados com um excelente nível de confiabilidade.
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    Estágio curricular supervisionado obrigatório: assistência técnica no plantio e colheita de áreas de inhame São Tomé (Dioscorea alata) no município de Caaporã – PB
    (2021) Lira Júnior, Gleydson Silva de; Gonçalves Neto, Álvaro Carlos; http://lattes.cnpq.br/1044585519530220
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    Estágio obrigatório em consultoria agronômica: Fazenda Nascente do Café – Primavera do Leste/MT
    (2024-09-16) Silva, Mateus Delmiro de Freitas; Oliveira, Frederico Inácio Costa de; http://lattes.cnpq.br/0588796892433431; http://lattes.cnpq.br/6734253610560705
    Este relatório tem por objetivo apresentar uma descrição detalhada das atividades desenvolvidas durante o estágio realizado na Ceres Consultoria Agronômica, especificamente na Fazenda Nascente do Café, localizada em Primavera do Leste, Mato Grosso. O estágio, que ocorreu entre os meses de março e maio, concentrou-se principalmente no monitoramento de pragas das culturas do algodão (Gossypium hirsutum L.), crotalária (Crotalaria juncea L.), gergelim (Sesamum indicum L.) e milheto (Pennisetum glaucum (L.) R. Br). Durante este período, foram realizadas atividades como a utilização de drones para a captura de imagens aéreas e a aplicação de análises do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) via aplicativo Climate FieldViewTM, supervisão de aplicações terrestres e aéreas de defensivos agrícolas, testes com adjuvantes, coleta de amostras de solo, abertura de trincheiras para análise do perfil do solo e acompanhamento dos processos de colheita.
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    Estágio supervisionado obrigatório na empresa doces união, manejo do coco, mamão, e produção na agroindústria de doces
    (2019-12-04) Silva, Raí Carlos da; Pereira, Rodrigo Gomes; http://lattes.cnpq.br/5651953026655989; http://lattes.cnpq.br/2144205669930867
    The present work is a report of the activities carried out during the Compulsory Supervised Internship (ESO) carried out at the company Doces União in the União dos Palmares municipality in the state of Alagoas from November to December 2018. During this time it was possible to follow the culture of the coconut, papaya, and the candy industry. Accompanying cultural treatments such as: Coconut: crowning, irrigation, fertilization, pest and weed control, commercialization. Papaya: irrigation, fertilization, sexing, pest and weed control, commercialization; Also received were receptions of raw materials, such as guava and banana, and production flow charts for processing in agro-industry. The internship enabled the contact with the job market, providing a greater perception of business management, adding to the professional team leadership spirit and solving adverse problems, allowing to broaden knowledge in the production of coconut and papaya culture, in addition to agribusiness; thus contributing positively to work in the labor market. The ESO was of fundamental importance as it provided invaluable personal and professional growth in student life.
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    Influência de fatores abióticos sobre o desenvolvimento de bactérias promotoras de crescimento vegetal dos gêneros Bacillus e Pantoea
    (2019-02-05) Amorim, Alyson da Silva; Sobral, Júlia Kuklinsky; http://lattes.cnpq.br/8273377142633220; http://lattes.cnpq.br/9204041210789535
    Incorrect handling during the application of most agricultural pesticides has been causing contamination in soils, groundwater, fauna and flora in Brazilian agroecosystems, in addition to increasing costs in agricultural production. The microbiota when subjected to dosages above the recommended level of certain pesticides suffers deleterious effects on their populations. And as a way to reduce input costs and the search for more sustainable agricultural production, the use of growth promoting bacteria and bioremediators is a biotechnological tool of great potential. Another factor that influences agricultural production is salinity. It is a term that qualifies a situation of excess soluble salts in the environment. This problem is one of the main causes of soil degradation in regions of arid and semi-arid climate, culminating in serious agricultural income. To contribute to the recovery of these degraded soils, plant growth promoting bacteria have been shown to be useful in the development of strategies to promote plant growth in saline soils. In view of the above, the present work had as objectives: i) to evaluate the tolerance to the methomyl pesticide and the potential biodegradation capacity of this pesticide by Bacillus plant growth promoting bacteria; and ii) to evaluate the production of exopolysaccharides under saline stress by plant growth promoting bacteria of the genus Pantoea. For the evaluation of pesticide tolerance, the Bacillus bacteria (UAGAT35 and UAGAT71). were inoculated in modified Minimal Mineral Medium (MMM), plus glucose as carbon source, followed by different concentrations of Methomyl. And to assess the potential for biodegradation, the carbon source has not been increased. In the experiment on salinity, five bacterial strains of the genus Pantoea were used (UAGC 906, UAGC 977, UAGC 858, UAGC 907 and UAGC 972), which were grown in solid medium with sucrose and added different concentrations of NaCl in each tr. For 10 days, the growth of the halo was measured with the aid of a pachymeter, being done five readings, in intervals of 48 hours. The two strains of the genus Bacillus demonstrated tolerance and biodegradation to methomyl insecticide, in their different concentrations. While the 5 bacterial strains of the genus Pantoea submitted to the different concentrations of NaCl presented production of Exopolysaccharides (EPS), showing their survival in environments under IX salt stress. Therefore, the evaluated bacteria presented potential for future studies aiming to promote growth in adverse environments.
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    Manejo da fertilidade nos solos em áreas produtoras do feijoeiro em Pernambuco I. Adubação mineral com N. P e K em litossolo
    (1978) Mafra, Rivaldo Chagas; Pereira, Jair Teixeira; Bandeira, Everaldo de Vasconcelos; Lima, Geraldo Robério de Araújo
    Os resultados do primeiro ano de um experimento fatorial N, P e K do tipo 23 J componente de um estudo sobre o manejada fertilidade de um litossolo através da comparação entre os sistema " Rotação (Feijão x Mato)" e "Cultivo Contínuo", conduzido em Caruaru, na região do Agreste Central de Pernambuco, foram analisados em relação a contribuição de cada nutriente na produtividade da cultura e concentração do elemento na folha da planta. A adubação com 60 kg/ha de ureia, em cobertura, aumentou a produtividade da cultura e o teor de nitrogênio na folha. Por outro lado, aplicação de cloreto de potássio (60 kg/ha), em fundação, provocou um efeito depressivo sobre a produtividade, possivelmente pela interferência do cloro na absorção pela planta de nitrogênio e fósforo. A elevação do teor de cálcio na folha nos tratamentos com superfosfato triplo e naqueles que receberam potássio, não elevou a produtividade, reduziu a relação K/Ca e esteve quase sempre associada a um menor teor de nitrogênio na folha.
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    Manejo de produção do girassol anão de jardim
    (2019-12-18) Nascimento, Tamires Keila Araújo dos Santos; Silva, Luzia Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/6320449537171549
    The Sunflower (Helianthus annuus L) is an ornamental cut and vase flower that has great expression in the market, because it has an expressive beauty, shape and different color. Sunflower harvesting point is an important factor for growers, which is characterized by its stem length over 50 cm. On the other hand, there is the demand of consumers, who prefer compact plants and inflorescence that has 10 to 15 cm in diameter. Studies on the breakdown of apical dominance, through the management known as pinch in sunflower crop, are carried out so that the lateral stems reach the largest size. However, the use of phytoregulators may increase or decrease both the main and lateral stems. Given this, the work evaluated whether sunflower flowering depends on the conditions of different types of harvest management. For that, a randomized design with four treatments and five repetitions was used. The treatments were: removal of the main chapter, removal of the main chapter and application of the gibberellin growth hormone, removal of lateral shoots and spontaneous development of the plant (control). To evaluate the effect of management on plant growth were analyzed: plant height (AP), stem diameter (DH), stem length (CH), number of leaves (NF), chapter outer diameter ( DE) and beginning of flowering (IF). The evaluations of fresh and dry mass were performed before the management application with the removal of one plant in the vegetative phase and the second in the reproductive phase. At 58 days after planting (DAP), the number of lateral shoots in the treatment with main chapter removal and gibberellin application was higher than the other treatments. Plant height, leaf number and diameter did not differ significantly between treatments. The removal of the side buttons did not influence the outer diameter of the chapter. Therefore, the different types of management applied at 44 days were not sufficient to verify their influence on the flowering of the plant.
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    Memorial descritivo analítico
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2015-04) Barros, Reginaldo; http://lattes.cnpq.br/4759416854843552
    O presente Memorial Descritivo Analítico foi elaborado e formatado atendendo as disposições constantes nas Leis nº 12.772/2012 e 12.863/2013, bem como na Portaria Ministerial nº 982/2013-MEC e na recente RESOLUÇÃO do CONSU/UFRPE Nº 086/2014, que estabelecem normas para a Avaliação de desempenho docente para fins de Promoção para a Classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior. Também foram acolhidas as disposições contidas na Instrução Normativa Nº 001/2014-GR/UFRPE, que estabelece em seu Art. 4º que o Memorial Descritivo Analítico deve ser um documento de caráter Acadêmico ou Acadêmico Descritivo, analítico, quantitativo e qualitativo, que destaque fatos marcantes e méritos acadêmicos da trajetória do docente, denotando deste modo que o mesmo deve ser um documento autobiográfico que descreva, analise, quantifique e qualifique por meio de relatos a trajetória do professor no processo acadêmico. Recomenda também a Instrução Normativa Nº 001/2014-GR/UFRPE que o Memorial Descritivo Analítico deve ter a narrativa na primeira pessoa do singular, com o propósito de transformar a trajetória acadêmico-profissional do professor num relato que possibilitará que se visualise com relativa facilidade a relavância dos fatos mais marcantes, com justo e merecido resgate das ações exercidas, as finalidades e os motivos pelos quais foram desenvolvidas. Assim, neste relato pretendo não somente enumerar os fatos, acontecimentos ou passagens que possam traduzir com fidelidade, não apenas a minha trajetória de vida profissional e acadêmica, mas mencionar e até amplificar os desdobramentos e os impactos que essas passagens tiveram na minha vida pessoal, e vice-versa. É também importante ressaltar que a minha vida, no meu entendimento bem sucedida, foi decorrente também do aproveitamento das oportunidades que a vida me proporcionou, e eu acredito tê-las aproveitadas da melhor forma possível. Não há como negar o meu mais profundo sentimento de gratidão e reconhecimento pela UFRPE, pois muito do que sou, agradeço a minha universidade. É bem verdade que, ao longo deste tempo, merece também ser mencionado, sem nenhuma pretensão que venha transparecer, por mais involuntário que seja, um gesto de troca, de exaltação ou até de autovalorização que, muito dos meus dias, muitas das minhas noites, muitos dos meus finais de semana, muitas das minhas férias, foram dedicados aos inúmeros e urgentes “trabalhos” que deveriam ser feitos e concluídos com a maior perfeição, porém no menor tempo possível. Assim nesse memorial descritivo, procurei enfatizar as atividades que realmente foram as mais relevantes na minha trajetória pessoal e profissional, valorizando uma característica, da qual nunca me afastei, que é a de associar os acontecimentos, passagens ou fatos ocorridos na vida pessoal com a vida profissional, por entender que muitas “passagens” que ocorreram na minha vida pessoal, por mais simples que pareçam, tiveram imenso e decisivo impacto na minha vida profissional, sendo também perfeitamente razoável postular que, muitas “passagens” que ocorreram na minha vida profissional, por mais singelas que possam parecer, também decisivas na minha vida pessoal. Deste modo, esse meu Memorial Descritivo Analítico não poderia ser elaborado de outra forma, senão descrevendo os acontecimentos, passagens ou fatos que fazem parte das “minhas vidas” pessoal e profissional, abrangendo desde a minha origem até aos tempos atuais, mantendo-as fortemente associadas, porém sem torná-lo demasiadamente denso ao ponto de desestimular a leitura daqueles que eventualmente terão a oportunidade de apreciá-lo. Estruturalmente o Memorial Descritivo Analítico foi organizado priorizando-se a ordem cronológica dos acontecimentos, independente do aparente gradiente de importância dos mesmos no contexto do global dos relatos. Inicialmente faz-se um relato circunstanciado, minucioso e analítico das principais atividades acadêmicas (ensino, pesquisa, extensão e administrativas) realizadas durante a minha vida pessoal e profissional. Em uma segunda etapa, o presente memorial relaciona as atividades profissionais e acadêmicas desenvolvidas na minha vida, fazendo, quando apropriado, os devidos e eventuais comentários analíticos.
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    Memorial Descritivo Analítico
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2016-10) Gondim Junior, Manoel Guedes Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2239049931866686
    O presente Memorial Descritivo Analítico foi elaborado e formatado tendendo as disposições constantes nas Leis n° 12.772/2012 e 12.863/2013, bem como na Portaria Ministerial n° 982/2013-MEC e na RESOLUÇÃO do CONSU/UFRPE n° 086/2014, que estabelecem normas para a Avaliação de Desempenho Docente para fins de Promoção para a Classe “E”, com denominações de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior. As disposições contidas na Instrução Normativa n° 001/2014-GR/UFRPE, que estabelece em seu Art. 4° que o Memorial Descritivo Analítico deve ser um documento Acadêmico de caráter descritivo, analítico quantitativo e qualitativo, que destaque fatos marcantes e méritos acadêmicos da trajetória do docente, denotando deste modo que o mesmo deve ser um documento autobiográfico que descreva por meio de relatos a trajetória do professor. A Instrução Normativa n° 001/2014-GR/UFRPE também recomenda que o Memorial Descritivo Analítico deve ter a narrativa na primeira pessoa do singular, com o propósito de transformar a trajetória acadêmica-profissional do professor um relato que possibilitará que se visualize com relativa facilidade a relevância dos fatos mais marcantes, com justo e merecido resgaste das ações exercidas, as finalidades e os motivos pelos quais foram desenvolvidos. Este Memorial Descritivo Analítico foi organizado, priorizando a ordem cronológica dos acontecimentos, independentemente da importância dos mesmos. Portanto, segue um relato circunstanciado, minucioso e analítico das principais atividades (ensino, pesquisa, extensão e administrativas) realizadas durante minha vida pessoal e profissional. Em uma segunda etapa, o presente memorial relaciona as atividades profissionais e acadêmicas desenvolvidas na minha vida, fazendo, quando apropriado, comentários analíticos.
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    Participantes do Congresso Brasileiro de Agronomia realizado no salão nobre da UFRPE, 1968
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1968) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos.
    Fotografia do público participante do Congresso Brasileiro de Agronomia realizado no salão nobre da UFRPE, 1968, vendo-se o ex-reitor Manuel Rodrigues Filho que aparece como convidado sentado na primeira fileira do citado salão. Sua participação referenda a importância da sua gestão, havendo sido o primeiro reitor do período em que a Escola Superior de Agricultura (ESAP) se transformou na atual UFRPE. Tal evento foi também de suma relevância por tratar sobre o tema da Agronomia, um dos pilares históricos que originaram a universidade. De forma geral, a imagem deixa à mostra que a maioria dos presentes é do gênero masculino, uma vez que à época a demanda feminina pela área ainda era insipiente. No ângulo esquerdo da fotografia, vê-se o ex-reitor sentado na primeira poltrona da primeira fileira, usando terno de cor clara, camisa branca, gravata e meias escuras, sapatos pretos e óculos, tendo um documento em mãos enquanto conversa com um homem não identificado que se encontra de pé ao seu lado também segurando um documento. No ângulo direito da fotografia, vê-se as portas de vidro que dão acesso ao corredor lateral do salão, as quais permanecem até os dias atuais. No entanto, o piso em madeira, foi substituído posteriormente. Pode-se observar ainda, que na segunda dessas portas de vidro aparecem alguns homens não identificados olhando para os participantes que estão no salão. FONTES DE PESQUISA: Informações escritas a lápis e a caneta no verso da fotografia; PRÉDIO Reitoria da UFRPE: resgate histórico 1935-2009. Recife: UFRPE, 2009; PESQUISA COMPLEMENTAR: BOSI, CARDOSO, Maria Celene. A mulher e a profissão agronômica. Revista de Agricultura. Recife, n.1, p. 53-54, jul./ago. 1947; BOSI, Eclea. O tempo vivo da memória: ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003; PISANESCHI, PISANESCHI, Lucilene Schunck C.; BAUER, Viviane Freitas Carlos. A imagem da história: o uso da documentação iconográfica e historiográfica. São Paulo: Amazon & Independently published, 2021.
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    Relatório de atividades: Programa de Educação Tutorial Agronomia UFRPE
    (2022) Almeida, Gustavo Silva Marinho de; Ribeiro Filho, Mateus Rosas; http://lattes.cnpq.br/7832462604842279; http://lattes.cnpq.br/0753385027772150
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