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Navegando por Autor "Simões, Thiago Araujo"

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    Análise vibracional da variação do fator de amortecimento na suspensão traseira de veículos de duas rodas: uma modelagem matemática
    (2023-05-04) Ramos, Emanuel Beril Sousa; Simões, Thiago Araujo; http://lattes.cnpq.br/7903824177570749; http://lattes.cnpq.br/3433224077980231
    Amortecedores são um dos principais componentes da suspensão de um veículo, importantes tanto para o conforto quanto para a segurança proporcionada pelo veículo aos ocupantes. O projeto correto de um amortecedor envolve o estudo da dinâmica veicular através das vibrações mecânicas, elementos de máquina e mecânica dos fluidos, levando em consideração os parâmetros que podem variar entre veículos para estrada e off-road. Assim, esse estudo propõe um modelo matemático de Scripts para análise de um sistema mecânico simplificado com 1 grau de liberdade, onde é possível realizar a variação de parâmetros de vibrações, além da simulação de falhas e a identificação de suas consequências ao veículo e piloto. O modelo desenvolvido foi aplicado com os dados de uma motocicleta genérica de 150cc e apoio da literatura, com suas análises, além da discussão e entendimento de situações reais, foi possível determinar qual parâmetro deve ser modificado em um projeto de amortecimento para atingir objetivos específicos. Após o estudo, foi possível definir que a melhor forma de controlar a faixa de amortecimento é através do dimensionamento do componente hidráulico, sendo a rigidez da mola, portanto, um componente de controle da frequência de oscilação com um ajuste de pré-carga que serve como dispositivo secundário de variação em menor escala a faixa de amortecimento. Por fim, foi possível confirmar a hipótese de que a diminuição do coeficiente de amortecimento leva a uma maior quantidade de oscilações, além de impactar em um tempo de resposta maior do sistema para atingir o equilíbrio.
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    Aumento da confiabilidade na produção pela implementação de planos de manutenção preventiva
    (2023-05-04) Silva, Deiverson José da; Simões, Thiago Araujo; http://lattes.cnpq.br/7903824177570749; https://lattes.cnpq.br/4121093660977324
    A falta de uma manutenção preventiva funcional na linha de produção de qualquer fábrica acarreta várias manutenções corretivas impactando assim os indicadores de performance, custo e produtividade. Este trabalho irá abordar o uso do ciclo PDCA como metodologia, bem como o 5W1H para identificar o fenômeno e o 5 porquês para constatar a causa raiz do problema, respectivamente. A partir disso, foi implementado no sistema de gestão de ativos “Manusis” os planos de manutenções preventivas das linhas produtivas. Automaticamente o sistema gera as OM’s (ordens de manutenção) para que os mantenedores executem as atividades programadas. Dessa forma, constatou uma eficiência na performance da linha produtiva devido a melhora de 32,78% em manutenções corretivas, além de ter obtido uma melhora em média de 3,58% do MTBF (tempo médio entre falhas) e uma redução média de 3,59% do MTTR (tempo médio para reparo).
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    Dimensionamento do grupo moto-propulsor de um aeromodelo
    (2024-02-19) Batista, Leonardo Henrique Tavares; Simões, Thiago Araujo; http://lattes.cnpq.br/7903824177570749; https://lattes.cnpq.br/1898774956397470
    A aviação destaca-se como um dos pilares essenciais na sociedade moderna, oferecendo mobilidade, praticidade e conforto aos indivíduos. Nesse aspecto, os aeromodelos, que representam o primeiro passo na jornada da aviação, são objetos de estudo neste trabalho. Um aspecto crucial na construção desses aeromodelos é o conjunto motopropulsor, formado pelo motor e pela hélice. Este estudo explora o processo de determinação do desempenho desse conjunto para o desenvolvimento da aeronave. Utilizando softwares como Excel e Propeller Selector, foram obtidos dados para a elaboração das análises de desempenho da aeronave. Esses dados, juntamente com outros fornecidos por diferentes áreas da aeronave, incluíram coeficientes de sustentação, de arrasto, entre outros parâmetros. Por meio de cálculos detalhados, foi realizada uma análise abrangente do desempenho da aeronave em diferentes fases de voo, desde a decolagem até a aterrissagem, sempre em conformidade com as normas da FAR-Part 23. O motor selecionado para o projeto foi o modelo elétrico D3542, enquanto a hélice escolhida tinha um diâmetro de 13 polegadas e um passo de 7 polegadas. Com essas especificações definidas, foi possível avaliar o desempenho do veículo para operar com um peso total de 12 kg. Essa análise foi essencial para garantir operações de voo eficientes e seguras, contribuindo para o avanço contínuo da aviação e da tecnologia aeroespacial.
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    Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) aplicada à turbinas eólicas: uma revisão sistemática da literatura
    (2024-09-25) Gomes, Rafael Felipe da Silva; Simões, Thiago Araujo; http://lattes.cnpq.br/7903824177570749; https://lattes.cnpq.br/2598157150327854
    Este trabalho teve como principal objetivo desenvolver uma análise detalhada da evolução das estratégias de aplicação da Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) em aerogeradores, através de uma revisão sistemática da literatura científica publicada entre 2006 e 2024. Foram analisados artigos indexados na plataforma Scopus, selecionando-se os 10 artigos mais citados nesse período. Os resultados indicam que a MCC é amplamente utilizada em diversos componentes das turbinas eólicas, como o gerador, a caixa de engrenagens e o sistema de controle. As falhas identificadas nesses componentes estão frequentemente relacionadas ao desgaste mecânico, falhas de lubrificação e problemas elétricos. A revisão também evidenciou a importância de implementar sistemas de monitoramento contínuo, que permitem a detecção precoce de falhas, além de técnicas de manutenção preditiva. Esses métodos são mencionados de forma recorrente como formas eficientes de aumentar tanto a confiabilidade quanto a disponibilidade das turbinas eólicas, reduzindo custos operacionais e o tempo de inatividade.
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    Reciclagem de catalisadores automotivos para produção de hidrogênio
    (2024-09-25) Dornellas, Luiz Felipe Araujo; Simões, Thiago Araujo; http://lattes.cnpq.br/7903824177570749; http://lattes.cnpq.br/1062988248825845
    A descarbonização é o processo de redução de emissões de carbono na atmosfera. Seu objetivo é alcançar uma economia global com emissões reduzidas para conseguir a neutralidade climática através da transição energética. O hidrogênio verde tem surgido como um vetor alternativo de energia com zero pegada de carbono. Sendo ele produzido através de eletrolise da água, necessita de eletrodos nobres como Ru, Pt e Ir para produzir H2 consumindo um mínimo de energia. Por serem metais nobres e escassos na natureza, vários trabalhos têm buscado melhorias materiais para eletrodos mais baratos. Estratégias como aumento do número de sites ativos e dopagens tem sido usado com frequência para produzir eletrocatalisadores. Os catalisadores automotivos são confeccionados com metais preciosos, e sua reciclagem para utilização como eletrodos pode ser viabilizada com tratamentos eletroquímicos e mecanoquímicos. Neste relatório, pulverizamos os catalizadores automotivos em tamanho micrométrico e analisamos morfológica e quimicamente. Mostramos aqui regiões com até 10% de Pt no catalisador, tornando-o então um promissor catalisador para produção de H2. Desta forma, produzimos um eletrodo de catalisador automotivo utilizando uma base de espuma níquel, que será testado nos próximos ensaios medindo suas características e fazendo comparações em relação ao necessário para produção de H2.
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