Navegando por Autor "Maia, Fernando Joaquim Ferreira"
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Item América Latina em foco: perspectivas multidisciplinares sobre direitos humanos e ambientais(2017) Maia, Fernando Joaquim Ferreira; Cunha, Belinda PereiraO Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Direito e Sociedade foi concebido, originalmente, em 2009, como grupo de crítica/ação contra-hegemônica. Está cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq e tem por objetivo desenvolver ações inovadoras de ensino, pesquisa e extensão, marcadas pelo diálogo contra-hegemônico, multi e transdisciplinar entre saberes jurídicos e não jurídicos. O grupo de pesquisa começou, em maio de 2009, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada, da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UAST/UFRPE, quando conseguiu aprovar o seu primeiro projeto de pesquisa Universal Rural. A partir daí, esteve fortemente vinculado à defesa dos interesses dos camponeses, principalmente quanto ao acesso à terra. Em 2010 foi transferido para o Campus de Dois Irmãos, da UFRPE, e passou a atuar também nas questões ligadas ao meio ambiente e aos direitos humanos. Hoje também atua na Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Este livro é justamente fruto de um desses projetos de pesquisa intitulado “A (in)efetividade dos direitos humanos e ambientais na crise do capitalismo a partir da América Latina”, devidamente aprovado no Departamento de Ciências Sociais, do Campus de Dois Irmãos, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O projeto ainda está em andamento e, atualmente, também está sendo desenvolvido no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba.Item Curso de capacitação sobre os novos direitos humanos: as ações de concretização de direitos fundamentais na educação pelos professores no município de Escada(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Ciências Humanas., 2011) Maia, Fernando Joaquim FerreiraO estudo fez parte de uma capacitação de professores das escolas do Município de Escada/PE e de estudantes de licenciatura acerca das ações afirmativas e transformativas de concretização de direitos fundamentais no campo da educação. O referido curso teve duas turmas: uma no primeiro semestre de 2012 (31/03 a 30/06) e a outra turma (11/11 a 01/12). Investigação empírica e quantitativa com aplicação de um questionário com perguntas fechadas sobre o perfil social e de renda dos participantes e questões abertas que versaram sobre os temas da cidadania, direitos humanos, direitos humanos na escola, além dos projetos de vivência pedagógica. Concluiu-se que as concepções de cidadania, direitos humanos e garantia de direitos estão associadas a uma visão individualista desses conceitos. A noção de direitos humanos é vaga e desacreditada. Existe a crença que esses direitos sejam desrespeitados na sociedade e na escola. As crianças e adolescentes são apontados como protegidos pelos direitos humanos e há uma incredulidade na efetividade do Estatuto da Criança e Adolescente. Do ponto de vista das práticas educativas no âmbito familiar, julgam ser as 'palmadas' uma forma de educação. A escola não tem importância reconhecida como local de prática política mas apenas de um agir pedagógico.Item Direito agrário ambiental(EDUFRPE, 2016) Cunha, Belinda Pereira; Maia, Fernando Joaquim FerreiraItem Problemas jurídicos, econômicos e socioambientais da energia eólica no nordeste brasileiro(EDUFRPE, 2023) Maia, Fernando Joaquim Ferreira; Batista, Marcela Peixoto; Silva, Tarcísio Augusto Alves da; Rodríguez, Damián Copena