Navegando por Autor "Cadena, Marilia Ribeiro Sales"
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Item Além da aula expositiva: múltiplas estratégias para ensino superior de Ciências Biológicas e da Saúde(EDUFRPE, 2020) Cadena, Marilia Ribeiro Sales; Saraiva, Rogério de Aquino; Santos, Leandro dosApresentamos nosso livro ‘Além da aula expositiva: múltiplas estratégias para ensino superior de Ciências Biológicas e da Saúde’ que traz relatos de nossas experiências quanto professores no magistério universitário. Apesar de a aula expositiva ser comumente utilizada, percebemos que muitas outras estratégias ativas de ensino também poderiam ser introduzidas e as adotamos em nossas salas de aula. A partir destas experiências, reconhecemos que o uso delas trouxe mais dinamismo e favoreceu o processo ensino-aprendizagem. No capítulo 1, o conceito de contrato didático foi trabalhado com os estudantes, primeiramente visando compreender como os estudantes preferem aprender: por aula prática, por seminário, estudo de caso ou aulas expositivas; e como eles preferem ser avaliados: prova, relatórios ou portfólios, entre outras possibilidades. Com a adoção do contrato didático também foi possível deliberar com os estudantes sobre o uso de celular em sala de aula e sobre o plágio em trabalhos acadêmicos. Nesse capítulo também é descrita a introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem para turmas de ensino presencial como uma estratégia para utilizar e-portfólio educacional e para compilar relatórios apresentados pelos estudantes. Estratégias ativas para fomentar ensino-aprendizagem são apresentadas no capítulo 2. Os estudantes das disciplinas de farmacologia, homeopatia e hematologia foram estimulados a construir mapas conceituais e tabelas didáticas, a utilizar jogos didáticos como jogo da memória e dominó educacional e a trabalhar em times. Com essas estratégias várias competências foram trabalhadas com os estudantes como: síntese e ampliação de conceitos, tomada de decisão, trabalho em equipe e resolução de problemas. No capítulo 3, metodologias alternativas para o ensino de fisiologia são apresentadas. São descritas metodologias desenvolvidas por diversos autores como o uso de pedaço de bolo para o ensino de fisiologia gastrointestinal e o uso de estudos dirigidos em pequenos grupos. Diversos exercícios para fisiologia também são apresentados visando o desenvolver do pensamento crítico pelos discentes. Já no capítulo 4, massa de modelar e modelos virais para recorte e colagem são apresentados como objetos de aprendizagem para ensino e aprendizagem de microbiologia e imunologia. Com o uso desses objetos, verificou-se que os estudantes aprenderam de forma acelerada termos de estruturas e morfologias de vírus e bactérias. Além disso, temas complexos como imunodiagnóstico e aplicações práticas da imunologia também puderam ser trabalhados de forma efetiva com o uso dessa estratégia. Por fim, no capítulo 5 é relatada a experiência de aprendizagem baseada em problemas e uso de mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem de bioquímica, como também para verificação da apren dizagem. Essas duas estratégias incentivaram os estudantes a usarem padrões de aprendizagem significativos. Também foi verificado que os estudantes adquiriram conhecimento a partir de experiências encontradas no dia a dia, como é o caso de leite com teor reduzido de lactose. Apesar dos capítulos desse livro serem específicos para uso de uma determinada estratégia em uma disciplina específica, por exemplo, objetos de aprendizagem para microbiologia e imunologia, perceba que as estratégias citadas são plásticas e podem ser adaptadas para diversas outras disciplinas. (Texto extraído da apresentação do livro).Item A importância da Unidade de Saúde da Família Vila JK (Nazaré da Mata, PE) na prevenção e tratamento da hanseníase(2015) Gonçalves, Ednaldo Luiz; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674Item Monitoramento tecnológico de nanoemulsões produzidas a partir de óleos essenciais e sua aplicação na saúde humana e veterinária(2021-12-09) Bastos, Paulo Eduardo da Silva; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/0631591157585136Nanoemulsions produced with essential oils (NEOEs) are formulations with great therapeutic potential within human and veterinary health, and can be applied for the most diverse purposes. The present work aimed at technological monitoring, raising patents and articles referring to NEOEs with applicability in the field of human and veterinary health. The documents were obtained through a systematic review, in several databases and went through inclusion and exclusion criteria, and then were grouped for the analysis of variables, such as: Type of documents by country; Publication timeline by type of document; Application area; Applicability of NEOEs; among others. 153 articles and 34 patents were found. It was observed that Brazil is the country with the highest number of publications for both types of documents. For articles, along with Brazil, we observe that India and Iran have a large amount of publication, but they have a low amount of patent publication. This indicates that these countries are not protecting their products, reducing the inventive potential of their respective nations. When we evaluate patents, Brazil remains in first place, but now alongside it, we have China and the United States, that is, these last two countries protect their ideas more than they publish scientific articles. Analyzing the applicability of NEOEs, there is a greater exploration of their cytotoxic potential, that is, being applied to the destruction of pathogenic cells (Bacteria, fungi, protozoa, worms and cancer cells). Most of the patents found belonged to educational institutions, and few to private industry. In the world, little attention has been given to the development of NEOE with application in veterinary medicine, which makes it an unexplored field, but with great potential as it is a high monetary power industry. Although there is a greater amount of products aimed at human health, few systemic diseases have been explored for the application of NEOEs, which would be another promising field for the development of future research.Item O uso de histórias em quadrinhos como recurso pedagógico para o ensino de Biologia: uma revisão narrativa da literatura(2025-03-12) Pimentel, Caio Filipe Nascimento; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/5416557873918618O presente trabalho objetivou analisar a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) como um recurso pedagógico complementar para o ensino de biologia em sala de aula. Inicialmente o trabalho traz um panorama sobre o surgimento das Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Ciências de maneira geral. Posteriormente o ensaio traz a perspectiva do uso do gênero e suas possibilidades de aplicação dentro do ensino de biologia. Para aprofundar a análise, traz-se exemplos de HQs e suas contribuições para ensino de biologia. Os resultados evidenciam um crescimento do uso de HQs como ferramenta didática para ensino e aprendizagem das Ciências Biológicas. Ademais observa-se que esse recurso tem potencial para atingir diferentes níveis de ensino e faixas etárias de forma eficiente, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e envolventes para os estudantes e educadores. Portanto, entende-se que as Histórias em Quadrinhos favorecem a aprendizagem e podem ser utilizadas como um recurso pedagógico.