Navegando por Autor "Andrade, Horasa Maria Lima da Silva"
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Item Construção de conhecimentos em agroecologia: memórias dos caminhos que percorri e das transformações que vivi(2025-03-17) Sampaio, Malu Rocha; Andrade, Horasa Maria Lima da Silva; http://lattes.cnpq.br/4314101991387960; http://lattes.cnpq.br/3812230754378461Desde que ouvi falar em agroecologia, me senti profundamente encantada pelos seus princípios e diretrizes, tendo como ideal a busca por formas de existir em consonância e respeito com as naturezas e seus ciclos, os territórios e suas particularidades, as culturas nas suas inúmeras expressões, as tradições com seus ensinamentos e a sociedade e toda sua diversidade. O objetivo deste trabalho é descrever o meu percurso, enquanto estudante do curso de Bacharelado em Agroecologia, com ênfase em Campesinato e Educação Popular – BACEP, e como ele foi se moldando a partir do que eu sou, dos territórios que frequentei, das práticas, descobertas, relações, afinidades e inúmeros aprendizados que fui construindo ao longo dessa intensa caminhada. Foi utilizada a metodologia imersiva, tendo em vista os processos educativos vinculados sempre às práticas reais do cotidiano, sejam elas durante as atividades em campo, as imersões, os estágios, os programas que fiz parte, entre outros. Observando todo esse caminhar, percebo o quanto mergulhei nas relações de produções que buscam formas mais autônomas e sustentáveis; escoamento da produção e garantia de melhores rendas; acesso a políticas públicas; e processos de cooperação e autogestão.Item Desafios e atribuições atuais do extensionista rural(2019-12-13) Melo, Anderson Clementino Gomes de; Andrade, Horasa Maria Lima da Silva; http://lattes.cnpq.br/4314101991387960; http://lattes.cnpq.br/3061068843335514O estágio realizado no IPA – Garanhuns-PE, teve intuito de vivenciar as atividades diárias da extensão rural no agreste meridional em diversos programas em parceria com o governo federal, bem como programas locais do estado de Pernambuco, além de participar do curso de pratica extensionista Horta em todo canto, ministrado no IPA – SEDE. No IPA são designados ao técnicos extensionista diversas ações para fortalecimento da agricultura familiar como cadastramento do DAP (declaração de aptidão ao PRONAF), PAA (programa de aquisição de alimentos), resgate, manutenção e multiplicação nos sítios e pequenas propriedades das sementes crioulas, além de participar do curso de horticultura orgânica de baixo de custo. Este trabalho teve como objetivo descrever a vivência das diversas atividades que o profissional de ATER é capaz de desempenhar num órgão público e quão grande é seu desafio de garantir melhoria de vida a diversas comunidades, associações, sítios, sem no entanto alterar suas culturas e tradições, além de pouca mão de obra e recursos financeiros. O estágio realizado foi muito importante para minha formação profissional, pois somou o conhecimento e experiência tanto do campo, como administrativamente do profissional de ATER, associados ao aprendido em sala de aula. Também mostrou o desafio desses profissionais em desempenhar sua função em momentos de pouco incentivo governamental e poucos profissionais para uma grande área de abrangência.Item Núcleo de Agroecologia e agricultura familiar(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Andrade, Horasa Maria Lima da SilvaItem O Programa Nacional de Alimentação Escolar, a Produção Animal Agroecológica e Agricultura Familiar: desafios para a assistência técnica e extensão rural(2019-07-15) Torres, Ana Fabíola Araújo; Andrade, Horasa Maria Lima da Silva; http://lattes.cnpq.br/4314101991387960; http://lattes.cnpq.br/9448187873363407Este trabalho teve o intuito de abordar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), objetivando caracterizar o programa de compra de alimentos da agricultura familiar, o PNAE, e os desafios para a compra da produção animal dos agricultores familiares por este programa, além de reflexões na perspectiva da Agroecologia. Como metodologia foi utilizada a revisão de literatura considerando quatro áreas temáticas: IO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); II- A Agricultura Familiar; IIIAgroecologia e Agricultura Familiar e IV- Produção Animal Agroecológica. Além disso, foi entrevistado um grupo de técnicos e extensionistas rurais a fim de investigar a percepção dos mesmos sobre os desafios para a aquisição da produção animal dos agricultores familiares pelo PNAE. Conclui-se que esse tema proporcione um aprendizado sobre a temática, em relação aos alimentos que estão sendo levado para as escolas, e como é importante para a segurança alimentar termos produtos de qualidade. Como estes programas de aquisição alimentar vêm beneficiando agricultura familiar, pois com isso os agricultores podem investir em suas propriedades; outro ponto que ficou bem evidenciado é a introdução de animais na agricultura familiar, a criação agroecológica que vêm possibilitando recursos financeiros para estas famílias. Além de adquirir conhecimento sobre os programas desenvolvidos pelo governo federal e como estes vêm transformando a realidade de muitos agricultores, empreendedores rurais entre outros.Item Pluriatividade e extensão no meio rural: olhares para além da produção agrícola(2019-12-13) Santos, Lucas Augusto Oliveira dos; Andrade, Horasa Maria Lima da Silva; http://lattes.cnpq.br/4314101991387960; http://lattes.cnpq.br/3855545384901718A agricultura familiar é um setor importante para a produção agrícola brasileira, é geradora de renda e essencial para a manutenção da população no campo. Diante dos desafios da produção, os produtores precisam se reinventar e buscar alternativas quando apenas a produção agrícola não atinge os objetivos almejados. A pluriatividade surge neste contexto, apoiada pela ação do extensionista rural em campo, que trabalha no sentido de melhorar e apoiar os processos que permeiam a temática e as problemáticas em campo. Este trabalho investigou por meio da experiência de estágio supervisionado obrigatório a pluriatividade na zona rural de duas comunidades na cidade de Saloá-PE, em ação no escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA Saloá. Durante o estágio foram entrevistados os produtores das comunidades do Catimbau e da Serrinha da Prata, que tem diferentes realidades mesmo sendo no mesmo município, o Catimbau teve uma ação de extensão coordenada e voltada para sanar os problemas com o uso excessivo de agrotóxicos e da migração do campo para a cidade. Os moradores e produtores da Serrinha da Prata, se encontram em uma situação diferente, pois existe grande produção de atividades não-agrícolas, como artesanato e uma pequena exploração do turismo rural, há potencialidades na comunidade, que se bem exploradas podem beneficiar a todos que moram ali, o turismo rural e religioso e as práticas de algumas atividades como trilhas, visitação, cultura, gastronomia, podem ser exploradas. O extensionista desenvolve um papel essencial nesses processos de inovação, produção e de lidar com diferentes realidades, sempre buscando as melhores soluções para os problemas enfrentados.Item Programa sementes do Semiárido: estudo de caso do banco de sementes comunitário no Sitio Cabaceiras, Canhotinho - Pernambuco(2019-07-08) Santos, Gleybson Charles Soares dos; Andrade, Horasa Maria Lima da Silva; http://lattes.cnpq.br/4314101991387960; http://lattes.cnpq.br/1235165026696550Os bancos de sementes possibilitam aos agricultores estratégias para manutenção de sementes e sua diversidade. Este trabalho teve por objetivo conhecer a história do Banco de Sementes Comunitário (BSC) do Sítio Cabaceiras a partir da percepção dos agricultores e outros sujeitos envolvidos e buscar estratégias de fortalecimento do mesmo a fim de possibilitar ações dos envolvidos e da assistência técnica e extensão rural para o fortalecimento do mesmo. A pesquisa foi realizada no período de maio a agosto de 2018. Utilizamos de metodologias participativas para levantamentos de dados, como oficinas, entrevista semiestruturadas, facilitando a abordagem da pesquisa-ação e da análise qualitativa. As oficinas foram planejadas, montadas e executadas de acordo com a metodologia do Diagnóstico Rural Participativo - DRP. Os entrevistados foram os agricultores e gestores pertencentes ao banco de sementes da comunidade, membros de organizações sociais, representantes de instituições de ATER e da gestão municipal. Com esse trabalho foi possível fazer um levantamento sobre a percepção da comunidade a respeito do conceito, potencialidade e fragilidade do banco de sementes comunitário, buscando contribuir no desenvolvimento e ações de extensão rural para a comunidade e o banco de sementes. Além de conhecer, sistematizar e criar soluções para manter o banco de sementes do Sítio Cabaceiras e outros bancos de sementes ativos, por estes se mostrarem como alternativas de manutenção da diversidade genética, autonomia e desenvolvimento para comunidade e o meio rural.Item Relatório de estágio supervisionado obrigatório: acesso ao PRONAF na região Agreste de Pernambuco e seus impactos(2019-12-12) Cintra, José Iago Melo; Andrade, Horasa Maria Lima da Silva; http://lattes.cnpq.br/4314101991387960; http://lattes.cnpq.br/5570566595862182Durante o período de 02 de setembro a 22 de novembro de 2019, foi realizado na região agreste de Pernambuco, na empresa AGRESTE CONSULTORIA AGROPECUÁRIA o Estágio Supervisionado Obrigatório em Zootecnia, sob supervisão do Médico Veterinário, presidente/proprietário Paulo de Tasso Melo Cintra e orientação da Professora Dra Horasa Maria Lima da Silva Andrade. O estágio foi desenvolvido com foco na elaboração de propostas de crédito rural, acompanhamento da implantação do crédito, consultoria técnica e identificação dos principais aspectos que afetam o acesso ao crédito e a importância da Ater para o Pronaf. Para o levantamento dos dados da pesquisa, foram selecionados 30 produtores, clientes da empresa que já tiveram acesso ao crédito proveniente do Pronaf sendo aplicado questionário. Os principais resultados mostraram que o Pronaf tem apresentaram eficiente e atendendo as exigências dos produtores, no entanto, aspectos burocráticos e a falta de uma assistência técnica pública tem dificultado o acesso ao crédito e a sua correta aplicação.
