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Navegando por Autor "Alves, Bruno Fernandes"

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    A contação de histórias nos anos finais da educação infantil e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem
    (2019-01-18) Assis, Leonardo José Nunes de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/8856941415871205
    Esse trabalho teve como foco discutir a contação de histórias nos anos finais da educação infantil, bem como suas contribuições pedagógicas, lançando um olhar específico para os professores dos grupos IV e V da educação básica, em uma escola municipal localizada na cidade do Recife-PE. Como objetivo geral buscamos compreender a importância da prática de contação de histórias enquanto recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem, bem como o seu aspecto lúdico e imaginativo, e, mais especificamente, a) compreender como os livros de literatura infantil contribuem no desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita dos estudantes; e b) observar se os objetivos didáticos do docente são alcançados à medida que ele lança mão do instrumento pedagógico da contação de histórias.. Sendo esse um estudo de natureza qualitativa, buscamos construir um dispositivo metodológico que, dentre outros instrumentos, utilizou-se da análise de conteúdo para produzir uma análise descritivo-analítica das narrativas de três professores entrevistados que trabalham com a contação de histórias junto aos seus aprendizes. Por fim, a nossa pesquisa constatou a utilidade e a funcionalidade da contação de histórias como instrumento psicopedagógico que abre possibilidades no campo cognitivo e de interação mútua entre o professor e o estudante. Além de demonstrar ser bastante útil não só para o desenvolvimento da leitura e escrita nas crianças, mas também para o despertar de outras habilidades significativas a outros campos do aprendizado, sobretudo a formação cidadã.
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    A Voz do Silêncio: mangá no processo de ensino-aprendizagem da língua brasileira de sinais
    (2023-09-11) Carvalho, Thecia Karolina Souza de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/4895746996790379
    As línguas de sinais e as histórias em quadrinhos possuem características similares, sendo a experiência visual uma das principais, se configurando também como um dos artefatos culturais da cultura surda. Nesse sentido, a presente pesquisa trata-se de uma pesquisa- ação com objetivo demonstrar de que forma o mangá A Voz do Silêncio (2020) pode ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em uma turma do 5º ano do município do Paulista-PE. Em primeiro lugar, para a nossa fundamentação teórica, buscamos delinear as origens das histórias em quadrinhos ocidentais, evidenciando a sua relação com a educação, como também trouxemos as principais características dos mangás. Então, apresentamos um panorama da educação de surdos e os elementos que constituem a Libras, como também a importância da educação bilíngue e o uso de quadrinhos no ensino-aprendizagem de surdos e ouvintes. Através de questionário e entrevista, os alunos e a professora regente do 5º ano participaram da pesquisa, a fim de responder aos objetivos específicos: investigar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca dos quadrinhos e a concepção docente sobre o seu uso na escola; descobrir as experiências e vivências da professora e dos alunos com a Libras; identificar a presença da temática nos diferentes espaços da escola; analisar as tirinhas dos alunos, considerando os aspectos abordados na sequência didática aplicada. Nos inspiramos na análise de conteúdo para definir quatro categorias que dialogam com os resultados, utilizando também aspectos da análise semiótica. Os resultados apontam que a escola é um ambiente propício para a disseminação da cultura surda e o mangá contribuiu para a construção do conhecimento da língua de sinais.
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    Arte-educação: um estudo sobre a contribuição da arte no desenvolvimento socioemocional da criança em uma escola municipal da cidade do Recife
    (2022-10-05) Silva, Jennifer Lima da; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/4585124751824303
    Esta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa que visou abordar a contribuição das artes visuais no trabalho de competências socioemocionais na educação infantil, em uma instituição municipal de Recife - PE. O problema de pesquisa teve como objetivo compreender como a arte pode ser um recurso no desenvolvimento socioemocional dentro do ambiente escolar. Como objetivo geral tem-se investigar o uso das artes visuais como recurso para a formação da inteligência emocional em uma turma da Educação Infantil em uma escola da rede municipal do Recife, PE. Os objetivos específicos são: Identificar as propostas socioemocionais desenvolvidas na escola; Analisar a prática docente no ensino da arte e auxiliar as crianças a identificar e transmitir suas emoções através da proposta desenvolvida na pesquisa-ação. Como suporte teórico, destaca-se teóricos como BARBOSA (2014) e GOLEMAN (2012). Na metodologia, foi realizada uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, usando como instrumentos a observação e a entrevista com os sujeitos da pesquisa. A análise dos dados baseou-se nas técnicas da análise textual discursiva (MORAES, 2003). Os dados obtidos mostraram que há uma lacuna no que tange à educação socioemocional na instituição, ocasionada pela ausência de propostas pedagógicas e de profissionais especializados na área. Percebe-se também, no ensino da arte, uma desvalorização da área em detrimento de outras, onde sua abordagem é marcada pela utilização de métodos tradicionais. A intervenção teve foco nas produções artísticas das crianças, permitindo observar e analisar os desenhos de maneira estética e interpretativa, correspondentes às emoções preferidas.
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    As contribuições do teatro para a socialização das crianças: uma visão das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola municipal na cidade Jaboatão dos Guararapes - PE
    (2023-09-18) Nascimento, Cláudia Maria Ferreira do; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/5966073895861898
    Essa pesquisa consiste na relação entre o teatro e a socialização dos educandos, tendo como objetivo geral analisar o uso do teatro pelos professores do ensino fundamental I e sua contribuição no processo de socialização das crianças em uma escola na cidade de Jaboatão dos Guararapes. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa de caráter qualitativo, com abordagem no estudo de caso, utilizou como instrumentos o questionário e entrevista, ambos realizados através da plataforma online Google Formulário e Google Meet, respectivamente. O referencial teórico baseou-se em autores que abordam a temática desenvolvida na pesquisa, como Andrade et al (2019), Barros et al (2019), Gomes (2017), Menegheti e Bueno (2010), entre outros. Os dados coletados foram analisados com base nos estudos de Laurence Bardin (2009), interpretando as respostas obtidas. As participantes relataram ótimos benefícios proporcionados pelo uso do teatro nas escolas, como facilidade para trabalhos em grupos, desenvolvimento da criatividade, oralidade, socialização, entre outros, mas também mencionam a falta de formação e as dificuldades encontradas para utilizá-lo em sala de aula.
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    Características dos processos educativos em hospitais do Recife/PE
    (2022-10-11) Souza, Cláudia Gisele de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/5065849492807962
    O presente trabalho trata de uma pesquisa acadêmica realizada em dois hospitais da cidade do Recife - PE, que oportuniza uma discussão sobre um campo de atuação do pedagogo que é pouco conhecido: o ambiente hospitalar. Tendo em vista que toda criança e adolescente têm direito à educação e não devem ser privados deste direito por ocasião de internação hospitalar, buscou-se esclarecer como ocorrem os processos educativos dentro dos hospitais do Recife - PE, tanto na classe hospitalar que é uma modalidade de ensino que atende numa sala de aula dentro do hospital, nos leitos ou na UTI; quanto nas brinquedotecas e demais espaços destinados às crianças hospitalizadas. O objetivo geral deste trabalho consistiu em caracterizar a organização do processo educativo em hospitais e quem atua nesses espaços. A pesquisa teve início com visitações às brinquedotecas encontradas nos espaços categorizados como Hospital A e Hospital B. E prosseguiu, de forma remota, através da aplicação de questionário sobre a atuação do pedagogo na classe hospitalar. Realizou-se uma análise temática com os resultados obtidos na coleta de dados, observando que apesar de possuir um papel importante na escolarização em ambiente hospitalar, não foram encontrados pedagogos atuando nas brinquedotecas e na classe hospitalar, nos hospitais do Recife-PE.
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    Cinema na escola: representatividade negra em cena
    (2021-03-05) Silva, Mirelly Nayara de Oliveira Alves da; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/4571303730499405
    O presente trabalho teve como objetivo apresentar o cinema como uma possibilidade pedagógica para a construção identitária negra no ambiente escolar. Formulamos uma pesquisa-ação e utilizando-nos do filme Homem-Aranha no Aranhaverso, promovemos uma sessão de cinema em sala de aula para uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal em Ipojuca - PE que trabalha efetivamente as determinações da Lei nº 10639/2003, e comprovamos que o cinema é uma possibilidade para o cumprimento com o papel socializador da escola, bem como é capaz de influenciar nos processos de construção identitária.
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    Exposição de Humor Gráfico da Associação dos Cartunistas de Pernambuco
    (Departamento de Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Educação, 2011) Alves, Bruno Fernandes
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    Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE
    (2022-10-07) Carvalho, Mariana Oliveira de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/9920797400406355
    Este estudo teve como objetivo geral verificar qual a percepção dos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE, que cursaram a disciplina optativa Histórias em Quadrinhos e Educação, sobre a utilização das HQs na educação; como objetivos específicos, conhecer a relação dos pesquisados com a linguagem das histórias em quadrinhos e identificar se as mesmas foram utilizadas como recurso didático em sua formação básica. A pesquisa foi do tipo qualitativa e os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário e observação não-participante. Concluímos que houve uma mudança quanto a percepção dos estudantes pesquisados sobre a utilização das HQs na educação e acerca da importância dos quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, acreditamos que mais pesquisas sobre as histórias em quadrinhos na educação podem auxiliar os professores a construirem metodologias de ensino que abordem o processo de aprendizagem de forma lúdica.
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    O desenho livre e a prática pedagógica exitosa na educação infantil
    (2025-07-31) Souza, Shuellyn Karolayne de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/3633399914816986
    Este trabalho tem como objetivo compreender como o desenho livre pode ser incorporado como prática pedagógica exitosa na Educação Infantil, valorizando a expressividade e a autonomia das crianças no contexto escolar. A pesquisa foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Camaragibe, com crianças de três anos de idade. Adotou-se uma abordagem qualitativa, inspirada no estudo etnográfico, utilizando observação participante, entrevista semiestruturada e registros fotográficos como instrumentos de coleta de dados. A análise foi conduzida com base na metodologia da Análise Temática, permitindo a identificação de sentidos recorrentes nas práticas docentes observadas. O estudo tem como principais referenciais teóricos Derdyk (1989) e Mèredieu (2017), cujas contribuições permitiram compreender o desenho como linguagem expressiva e processo simbólico fundamental na infância. Os resultados apontam que o desenho livre, quando inserido com intencionalidade na rotina escolar, promove a expressão, autonomia, acolhimento, consolidando-se como uma linguagem essencial na Educação Infantil.
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    Os desafios da arte-educação no Brasil: uma análise das práticas pedagógicas realizadas em um grupo 4º da educação infantil de uma escola da RM do Recife
    (2023-09-22) Silva, Maria Verônica Angélica da; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/1747165890340863
    Este trabalho tem por objetivo apresentar e refletir sobre o desenvolvimento da metodologia e atividades da arte educação no ensino da educação infantil pelos docentes, realizados na turma do grupo do 4 do CEMEDI Professor Nilo Pereira de Educação Infantil, localizadas no município de Paulista do estado de Pernambuco após uma pesquisa descritiva-explicativa com questionário, análise documental e pesquisa de campo com observações. Para isso foi utilizada uma pesquisa bibliográfica, bem como a revisão de literaturas e exemplos baseados nas novas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais em Artes, BNCC e autores referenciados. Utilizando como recursos o registro fotográfico, questionário. Recursos esses que auxiliaram na compreensão ao ensino da arte no Brasil e das dificuldades encontradas pelos professores e também em sua formação. Tendo em vista que o ensino da Arte no Brasil está passando por grandes transformações. Esse estudo possibilita o conhecimento dos diversos saberes presentes na cultura nacional e que como parte de um sistema social, carrega consigo além dos reflexos ideológicos, políticos e socioculturais, logo, um esforço e responsabilidade muito grande. Percebe-se que um dos grandes desafios do ensino de Arte na contemporaneidade é tornar-se uma disciplina reconhecida por alunos e professores dos outros componentes curriculares, já que a mesma recebe, ainda, o estigma de suporte para as outras disciplinas na Educação Básica.
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    Proposições atelieristas e as experiências estéticas pedagógicas na primeira infância: um encontro entre a arte e as crianças bem pequenas em uma escola do Recife - PE
    (2025-08-05) Almeida, Eunice Florentino de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/1609024449642128
    Este trabalho apresenta os resultados da busca em responder o problema de pesquisa de como proporcionar experiências estéticas através da arte na educação infantil, e como as Práticas Atelieristas podem contribuir para estas vivências em sala de aula. Teve o objetivo geral de: analisar as experiências estéticas na primeira infância com artes visuais, através de práticas atelieristas com as crianças bem pequenas da educação infantil, e os objetivos específicos de; observar as experiências estéticas com as crianças bem pequenas, mediadas pela arte e pela natureza, explorando novas possibilidades de ensinar e aprender com a arte na educação infantil, identificar como as experiências estéticas contribuem para a construção do conhecimento das crianças bem pequenas, documentar as interações das crianças bem pequenas com os materiais artísticos, analisando como estas experiências contribuem para o seu desenvolvimento expressivo, socioemocional e cognitivo, e explorar os impactos das práticas atelieristas no desenvolvimento estético e sensorial das crianças bem pequenas. Como aporte teórico destacam-se Bonaccini (2024), Vecchi (2017); Thubenchlak (2020); Richter (2015); Hoyuelos (2020); Holm (2007); Barbosa (2020) entre outros. A metodologia foi um estudo de caso de caráter qualitativo que teve como sujeitos da pesquisa as Crianças bem pequenas da faixa etária de 2 anos a 2 anos e 11 meses, assim como as Educadoras do grupo 2, o estudo de caso foi realizado em uma escola de Educação Infantil na cidade do Recife-PE, a metodologia de análise de dados utilizada foi a Análise temática a luz de Autores pertinentes ao Tema pesquisado. Os dados obtidos mostram os possíveis impactos que as práticas Atelieristas tem no desenvolvimento das Crianças em diversas áreas como no desenvolvimento sensorial, emocional, motor, social estético e cognitivo, mostrando-se um tema de grande interesse para a Pedagogia.
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