Navegando por Orientadores "Silva, Suely Alves da"
Agora exibindo 1 - 20 de 25
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A experimentação no ensino de Química: análise de uma proposta de sequência didática para o ensino do conteúdo de metais pesados(2024-09-27) Lima, Isabela Januario de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919A Química e o conhecimento que ela proporciona são de extrema importância para a humanidade desde os primórdios. Sua aprendizagem deve possibilitar aos estudantes a compreensão sobre as mais variadas transformações químicas que ocorrem ao nosso redor. O ensino de Química pode ser desafiador para muitos professores que possuem dificuldades em atrair a atenção dos estudantes para esta ciência, por ela ter características muito abstratas e de difícil compreensão. Nesse sentido, são necessárias práticas pedagógicas que possam cativar os estudantes para esta Ciência, uma das formas de alcançar esse objetivo é por meio da experimentação. O uso de atividades experimentais no ensino de Química mostra-se como uma boa estratégia para facilitar e envolver os estudantes no processo de ensino e aprendizagem de modo que os mesmos possam articular os conceitos teóricos com práticas experimentais. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar uma sequência didática utilizando a experimentação como estratégia metodológica para o ensino e aprendizagem do conteúdo de metais pesados. São apresentados os benefícios que a atividade experimental trouxe para a aprendizagem do conteúdo de metais pesados, assim como o desenvolvimento de habilidades científicas. Os dados obtidos foram analisados de forma articulada com os autores da fundamentação teórica sob uma perspectiva qualitativa. Os instrumentos utilizados foram dois questionários, um aplicado antes da atividade experimental e outro após a atividade e uma situação-problema para finalizar as atividades realizadas na sequência. A pesquisa trouxe muitos resultados positivos, com uma maior participação dos estudantes e um melhor entendimento dos mesmo sobre os metais pesados e suas características, o envolvimento e curiosidade sobre este conteúdo específico e sobre outras questões que envolvem a Química na parte experimental desta ciência. Concluímos que a experimentação é uma estratégia que propicia uma melhora no processo de ensino-aprendizagem e contribui para um maior envolvimento dos estudantes nas aulas estimulando a curiosidade sobre esta ciência.Item A importância da experimentação no enfoque demonstrativo no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de eletroquímica de forma contextualizada(2023-04-17) Silva, Suelani Marques da; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919A falta de contextualização do ponto de vista histórico, cultural, econômico e tecnológico, como também a falta de experimentação em sala de aula, muitas vezes por falta de estrutura e laboratório nas escolas, tem sido alguns dos diversos problemas enfrentados no ensino da química. Assim, a utilização de contextos que interagem com a realidade do aluno pode contribuir significativamente para o aprendizado de conceitos científicos. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi analisar a utilização de experimentos com enfoque demonstrativo no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica de forma contextualizada. O desenvolvimento desta pesquisa se deu na turma do terceiro ano de uma escola de referência localizada em Paulista/Pernambuco, contando com a participação de 35 alunos. A sequência didática utilizada se dividiu em 5 momentos, distribuídos em 5 aulas e foram aplicados três questionários utilizados como instrumentos de coleta de dados. Quando comparadas as respostas dos questionários percebeu-se um índice considerável de acertos nas questões relacionadas a contextos tecnológicos, sociais e ambientais, como também com relação ao conteúdo e eletroquímica, porém, a maioria não construiu argumentos desenvolvidos acerca do conteúdo científico. Os resultados obtidos revelam a importância de se trabalhar o conteúdo de eletroquímica a partir de uma prática contextualizada. Os resultados obtidos destacam a importância de se trabalhar o conteúdo eletroquímico a partir do enfoque demonstrativo de forma contextualizada mostrou-se uma alternativa relevante por auxiliar a compreensão do conteúdo pelo aluno sob contextos que influenciam a realidade dos alunos, como concepções tecnologias, sociais e culturais que traz significado à aprendizagem de conceitos científicos.Item A temática perfume como contextualização no ensino médio de química(2018) Silva, Cleonilza Santos Rodrigues da; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919Os perfumes são objeto de desejo de muita gente. Não por acaso, a cultura de perfumes é bem antiga e gera muitos lucros. Assim que surgiram, os perfumes eram usados para agradar aos deuses em oferendas e homenagens ou em templos religiosos, mas logo passaram a servir principalmente ao homem, o que possibilitou uma série de avanços nas técnicas artesanais e de pequena escala para a extração de óleos essenciais e produção de perfumes que, por sua vez, foram gradativamente transpostas a grandes indústrias, mediante todo o avanço tecnológico que a nossa sociedade presenciou ao longo da história. Por meio dessa abordagem, essa pesquisa tem por objetivo abordar os diversos conceitos químicos que ele contempla e, para isso, foram apresentados textos que possam embasar aulas de química para o ensino médio, em abordagens acessíveis aos alunos. Nestes textos, foram priorizadas a história e a criação de perfumes como tema contextualizador, por meio do qual se pretendeu incentivar a interdisciplinaridade ao unir conceitos de várias áreas, com foco na ciência e na tecnologia voltadas para a sociedade. Constatou-se a grande importância do uso da contextualização como alternativa de melhoria da aprendizagem, uma vez que, ao aproximar o conteúdo do cotidiano dos alunos, proporcionou-se maior motivação e interesse, indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem.Item A utilização do método de Feynman no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de soluções para alunos (as) do ensino médio em uma escola da rede privada do município de Recife(2023-04-17) Albuquerque, Elaine Lins dos Santos; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/4410292056278415A presente pesquisa teve como objetivo analisar a viabilidade da utilização do método Feynman no processo de ensino-aprendizagem para apropriação do conteúdo soluções, como uma metodologia ativa de estudo, em uma turma do ensino médio de escola privada com 15 estudantes. Nessa pespectiva, o caminho metodológico apresentou 5 etapas, essas etapas estão baseadas na exploração dos métodos que os estudantes utilizam para estudar, como também no método de estudo de Feynman e foram elas: aplicação dos questionários, apresentação do conteúdo e do método Feynman, aplicação do método Feynman pelos estudantes e reaplicação do questionário. Analisamos como a forma particular de estudo que o sujeito escolhe afeta diretamente a obtenção real do conhecimento. Dessa forma, aplicamos com os estudantes um método de construir o conhecimento e aprendê-lo ensinando para outra pessoa, chamado Método Feynman, usando o conteúdo de soluções. Acreditamos que o estudo com o Método Feynmam pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de soluções, como de qualquer outro conteúdo. No entanto, se faz necessário que a técnica seja realizada de maneira completa para que se alcance o resultado esperado, que é a aprendizagem, o que foi possível constatarmos nessa pesquisa, em relação ao conteúdo de soluções. Concluímos com os resultados obtidos uma considerável melhora na adequação dos termos científicos e aumento do vocabulário referente ao conteúdo. Esperamos que essa nova estratégia venha possibitar um olhar mais agradável e motivador dos estudantes sobre a ciência química.Item Avaliaçâo de aprendizagem: concepções e aplicações(2018) Nascimento, Mirleidy Esterfani Oliveira do; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919O objetivo desta pesquisa foi analisar perspectivas de alguns autores sobre o processo de avaliação de aprendizado. Essa temática foi construída no intuito de se levantar os conceitos, abordagens e concepções de avaliação definidos por alguns autores a partir de relatos de experiências e pesquisas voltadas a abordagens de avaliações educacionais. Onde os mesmos conceituam e justificam o conceito de avaliação de acordo com vários fatores que intercedem e influenciam nesse processo. Outro fator que nos faz levantar esse tema é um relato de experiência onde houve a possibilidade de vivenciar o processo de construção de avaliação como professor regente de disciplina, podendo ter a visão de como o processo é visto a partir da posição ofertada e a oportunidade de acompanhar o processo onde os alunos buscam recuperar a pontuação obtida, tendo em vista a alcançar uma “promoção” ou egresso no ano letivo seguinte. O presente trabalho trata-se de abordagem qualitativa, onde se fez uso da investigação bibliográfica em carácter de analise teórica. Concluímos nesse trabalho que os autores pesquisados tem uma visão diferenciada sobre a avaliação no processo de aprendizagem educativa. E com isso foi possível ter um visão ampliada referente às metodologias utilizadas na construção do processo avaliativo.Item Contribuições e dificuldades do estágio supervisionado obrigatório na Licenciatura em Química da UFRPE: um olhar dos licenciandos ao longo do processo formativo(2020-10-19) Morais, Rafaela Sales; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/7067572650938131Nos cursos de licenciatura, os estágios supervisionados são componentes curriculares obrigatórios que visam o ensino-aprendizagem relacionado à didática-pedagógica proporcionando ao licenciando a participação em situações reais de vida e trabalho, por esse motivo torna-se essencial avaliar quais as contribuições e dificuldades encontradas pelos discentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco, ao longo do período designado para seu estágio supervisionado obrigatório. Entre os principais aspectos que foram avaliados, citamos a escola (campo de estágio) e a instituição formadora. Com o fim de atingir tal objetivo, uma pesquisa de caráter qualitativo foi realizada para levantamento de dados, na qual empregou-se questionários, sendo estes os principais informativos para a coleta de dados para este estudo. Além disso, pesquisas visando aporte teórico foram realizadas, a fim de melhorar o entendimento da concepção do estágio supervisionado e suas contribuições para os discentes no decorrer dos anos. Dessa maneira, o presente estudo teve como objeto de estudo, os licenciandos matriculados na disciplina que corresponde ao último estágio supervisionado da grade curricular e/ou alunos que finalizaram este componente curricular. Tal critério, em relação a escolha desse grupo foi devido ao acúmulo das experiências obtidas no intervalo de dois anos levando em consideração que ao todo são quatro estágios, sendo uma disciplina desta por período (semestral), por essa razão a opinião dos mesmos sobre as experiências vividas seriam mais completas, uma vez que já passaram por todos os estágios previstos na matriz curricular para o curso de licenciatura. Assim sendo, o grupo escolhido traria as contribuições e dificuldades vivenciadas num maior intervalo de tempo de maneira mais consolidada. Através das análises dos dados foi possível observar a importância do estágio supervisionado para os estudantes da licenciatura e o lavor da prática docente. Ademais, vale ressaltar a mudança na visão dos licenciandos em relação aos estágios, nos tempos atuais, eles ocupam parte fundamental de sua formação docente. A maior relevância disso se deu pela própria mudança de concepção dos discentes de licenciatura, visto que para eles, hoje os estágios são extremamente necessários, bem diferente de anos atrás quando a teoria e prática eram separadas e a prática era feita apenas para responder às exigências legais.Item Educação ambiental: a importância da coleta seletiva no âmbito da escola pública(2025-08-01) Conceição, Fernanda Maria da; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/4685779094201138Este trabalho promove a consciência crítica e a responsabilidade socioambiental, integrando saberes e práticas sustentáveis no cotidiano. É sabido que a educação ambiental forma cidadãos conscientes, capazes de agir em prol da preservação do meio ambiente. A pesquisa trata a respeito da realização de um projeto de intervenção que teve como objetivo principal analisar como a sensibilização de um sistema de coleta seletiva contribui com a educação ambiental no âmbito da escola pública. Os participantes da pesquisa foram estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da rede pública de ensino do município de Itapissuma - PE. Para alcançar tais resultados, utilizou-se uma metodologia baseada numa abordagem qualitativa, que incluiu a execução de uma palestra, seguida da realização de uma oficina. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um formulário elaborado na plataforma Google Forms, em que obtivemos a resposta dos 16 (dezesseis) estudantes participantes. Os resultados evidenciam que, mesmo com alguns desafios na continuidade da prática, em muitos casos devido à resistência à mudança de hábitos, os estudantes compreenderam a importância da separação correta dos resíduos sólidos e demonstraram engajamento para aplicar o conhecimento adquirido em casa e na vizinhança. A pesquisa revelou ainda que a educação ambiental, quando vivenciada na prática, contribui significativamente para a formação cidadã dos estudantes. Diante disso, conclui-se que, projetos como esse fortalecem o papel da escola na construção de uma consciência ambiental crítica, ética e ativa, e que ações simples, como a coleta seletiva, podem gerar impactos positivos duradouros, dentro e fora da escola. Reforça-se, ainda, a necessidade de maior apoio institucional e integração entre escola, comunidade e órgãos públicos para fortalecer práticas sustentáveis no ambiente educacional.Item Impacto ambiental: uma proposta metodológica para o ensino de ciências numa perspectiva argumentativa com o uso de resolução de problema e do jogo didático Salve o rio(2022-06-03) Amorim, Caroline Vitória Alves; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/0816099485845957O presente trabalho fundamenta-se em apresentar as contribuições do jogo didático ‘Salve o rio’ como estratégia no processo de ensino-aprendizagem em ciências no ensino fundamental II, uma vez que vários estudos elucidam as dificuldades de apropriação de conteúdos da disciplina por parte dos estudantes, mostrando a necessidade do desenvolvimento de metodologias didáticas alternativas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a utilização do jogo Salve o Rio como estratégia metodológica, com o intuito de despertar o interesse e motivar os estudantes para o conteúdo de educação ambiental. O estudo foi desenvolvido e aplicado com alunos do 9º ano de uma escola Municipal da cidade do Recife-PE, cujas turmas haviam estudado anteriormente o conteúdo de Educação Ambiental, totalizando 24 alunos. Observou-se a interação entre os alunos, relação professor/aluno e a forma de argumentação das equipes no momento da aplicação do jogo, foi visto que aumentou o caráter cooperativo entre os participantes e clima de entusiasmo e envolvimento na execução do jogo. Quanto ao processo educativo, o jogo didático Salve o Rio se caracterizou como ferramenta auxiliar de ensino de ciências.Item O ensino de química e a interdisciplinaridade com educação ambiental: desenvolvimento de uma horta no ambiente escolar(2024-03-07) Almeida, Wendel Martins de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/1742899108188224A pesquisa trata acerca do ensino de Química no ambiente escolar, visando à busca de uma proposta pedagógica que seja dinâmica e contextualizada por meio da Educação Ambiental, tendo em vista a interdisciplinaridade e fomento para uma formação cidadã através do desenvolvimento de uma horta orgânica. O objetivo principal pauta-se em analisar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de química quando há a integralização da disciplina de Química por meio da Educação Ambiental com a criação de uma horta orgânica no ambiente escolar. Os participantes da pesquisa foram uma turma de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Para alcançar tais resultados, utilizou-se uma metodologia centrada numa abordagem qualitativa do tipo explicativa. O instrumento de coleta de dados foi um formulário elaborado pela plataforma Google Forms, com o qual coletamos a resposta de 16 (dezesseis) estudantes. No tratamento e análise dos dados, realizamos também um diálogo com os autores da fundamentação teórica. Como resultados, podemos observar que a proposta de desenvolvimento da horta despertou nos estudantes motivação e engajamento no processo de ensino-aprendizagem de Química. Para, além disso, a pesquisa revelou de igual modo uma reflexão profunda sobre algumas temáticas como educação significativa, abordagem didática, interdisciplinaridade, ensino de Química e formação cidadã. Diante disso, conclui-se que os futuros professores de Química e aqueles que já estão em atividade necessitam urgentemente voltar-se mais para recursos que desenvolvam e acrescentem à sua formação não apenas inicial, mas também continuada, a fim de facilitar, auxiliar e popularizar a Química, alinhando os preceitos científicos aos saberes pedagógicos.Item O uso de atividades experimentais como auxílio no processo de ensino-aprendizagem das funções inorgânicas ácidos e bases(2024-09-09) Gomes, Felipe Albuquerque; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/6876895388867911Esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso de atividades experimentais no processo de ensino-aprendizagem das funções inorgânicas ácidos e bases, utilizando materiais alternativos do cotidiano dos estudantes. A pesquisa foi realizada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, em que, incluiu a aplicação de aulas expositivas e práticas experimentais, com a posterior aplicação de um questionário para avaliar a compreensão dos estudantes sobre o conteúdo ácido e bases e sobre as atividades experimentais. Os resultados demonstraram, portanto, que a integração de atividades experimentais no ensino das funções inorgânicas ácidos e bases, não apenas facilitou a compreensão desses conceitos, mas também promoveu um ambiente de aprendizagem mais envolvente e eficaz. Concluímos que, a experimentação como parte do processo educativo, fortalece a relação entre teoria e prática, permitindo aos estudantes uma compreensão mais profunda e aplicada dos conteúdos estudados, além de contribuir para uma aprendizagem mais efetiva e motivadora, facilitando a compreensão de conceitos abstratos e promovendo o interesse dos estudantes pela disciplina de Química.Item Relatório final de estágio curricular obrigatório(2019) Souza, Adriana Miranda de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/5736862733212609Item Relatório final de estágio curricular obrigatório(2018) Steuer, Isabela Regina Wanderley; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/6033668638413861Item Relatório final de estágio curricular obrigatório(2019) Leão, Lindovaldo José; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/7515944331233316Item Relatório final do estágio curricular III: ensino agrícola(2017) Gomes, Caio Felipe Cavalcanti de Andrade; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/1376931159803426Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2018) Freitas, Rubenice Maria de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/4885593571195363Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2018) Souza, Anailda Maria Pereira Lopes de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/0027870690560576Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2018) Lima, Xênia Moara Teixeira de Santana; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/2245794424603415Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2019) Lima, Jasiel José de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/0975356390769917Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2019) Paula, Alexsandra Silva de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/8160895943907205Item Relatório final estágio curricular obrigatório(2017) Silva, Bárbara Nogueira da; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/6961431912284211
