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Navegando por Orientadores "Silva, Leila Nascimento da"

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    Avaliação da alfabetização de uma escola ciclada: concepções, práticas e instrumentos
    (2018-08-30) Gomes, Andréia Severo de Souza; Silva, Leila Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/5525936095476415
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    Consciência fonológica no processo de alfabetização: práticas de uma docente do 1º ano do ensino fundamental
    (2019-02-07) Silva, Micheline Cordeiro Sobral da; Silva, Leila Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/5525936095476415; http://lattes.cnpq.br/5746063462314740
    Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso, que teve como objetivo principal identificar nas práticas de ensino de uma docente do 1º ano do Ensino Fundamental, as habilidades de consciência fonológica mobilizadas no processo de Alfabetização, identificando os momentos e a frequência nos quais ocorriam à exploração de tais habilidades. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Morais e Silva (2010); Morais (2012 e 2013); Aquino (2007) e Bezerra (2008) que versam sobre a relação entre a consciência fonológica e a apropriação do sistema de escrita alfabética. Também partimos das contribuições dos estudos das autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1979) e Soares (2004), que discutem aspectos sobre a alfabetização e o letramento. Foram realizadas oito observações das aulas e entrevista com a professora, buscando identificar, na prática de ensino, atividades referentes às habilidades metafonológicas. Assim, foi perceptível nas situações didáticas realizadas pela professora a exploração da consciência fonológica e suas subhabilidades na alfabetização, envolvendo partes orais e escritas. A pesquisa reforça a importância da consciência fonológica na alfabetização, bem como importância de uma proposta de ensino sistemático em torno dos princípios do sistema de escrita e as questões fonológicas da língua.
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    Ensino da compreensão leitora no livro didático do 3° ano do ensino fundamental
    (2019-02-07) Lucena, Jéssica da Silva Gonçalves; Silva, Leila Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/5525936095476415; http://lattes.cnpq.br/7362093701973595
    Este trabalho tem como objetivo analisar quais estratégias e procedimentos de leitura que são abordadas em um livro didático, e de que forma as situações localizadas favorecem a ampliação da compreensão leitora dos alunos. Realizamos a análise do Livro Didático de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais), utilizado na rede municipal de ensino da cidade de Garanhuns-PE no período de 2016 a 2018, enquadra-se como análise documental com uma abordagem qualitativa. Tivemos como pressupostos teóricos: Barbosa (2006), Colomer e Camps (2002), Fonseca (2002), Goodman (1988), Gough (1972), Ludke e André (2012), Porto (2017), entre outros. O Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP), analisado, contempla várias das estratégias e procedimentos de leitura preconizados pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017). Notamos na análise que houve estratégias com uma frequência superior as outras, como por exemplo: Estabelecer relações entre o texto e conhecimentos prévios, Localizar informações, Inferir informações implícitas, etc. Contudo, outros também estavam presentes, tais como: Apreender os sentidos globais do texto e Reconhecer/inferir o tema, mas foram abordadas com menos ênfase. Concluímos que, mesmo enfatizando certas estratégias e procedimentos, o LDP diversificou a abordagem, mostrando assim a riqueza de conteúdo e a preocupação com a formação do cidadão leitor, além de contribuir, de forma clara, para o letramento dos alunos.
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    O ensino da oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental
    (2018-08-23) Araújo, Maria Aline Teixeira de; Silva, Leila Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/5525936095476415; http://lattes.cnpq.br/8160106003052712
    O presente trabalho investiga qual o espaço é dado a oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental anos iniciais, tendo como objetivo analisar o ensino da oralidade em um livro didático. Os objetivos específicos são: identificar as atividades sobre o ensino da oralidade propostas no livro didático e reconhecer quais dimensões do ensino da oralidade o livro contempla, buscando verificar a frequência com que aparecem e qual o trabalho desenvolvido. O livro analisado é o do PNLD 2014, Projeto Buriti de Português. Para análise do objeto em estudo, utilizamos da pesquisa documental, Lüdke e André (2012) e Severino (2007) com a abordagem da análise de conteúdo, Bardin (1977). Tomamos como base os estudos de Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi e Dionísio (2007), Dolz, Schneuwly e Pietro (2004), Leal, Brandão e Lima (2012), Leal e Seal (2012) e Dolz, Schneuwly e Haller (2004). Utilizamos também das pesquisas realizadas com livros didáticos das autoras, Fernandes (2015), Brandão, Leal e Nascimento (2011), Costa (2006) e Leal, Brandão e Lima (2012). A partir da análise realizada, pudemos observar que o livro analisado traz várias atividades que abordam oralidade, como também trabalha alguns gêneros textuais, o que deixou a desejar foi a ausência de uma das dimensões do ensino da oralidade, a valorização de textos da tradição oral. Concluímos que é uma boa coleção, pois traz uma boa quantidade de atividades, no entanto, ainda precisa de algumas alterações, no que trata de atividades bem mais elaboradas, dando espaço para um melhor desenvolvimento da oralidade.
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    O trabalho com leitura numa turma multisseriada do município de Palmeirina - PE
    (2019) Andrade, Maria Jucielly Gomes de; Silva, Leila Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/5525936095476415; http://lattes.cnpq.br/7026197093629236
    Esta pesquisa foi desenvolvida numa turma multisseriada de uma escola do campo localizada no município de Palmeirina-PE. Tivemos como objetivo analisar como ocorre o trabalho com o eixo da leitura numa turma multisseriada e para isso escolhemos a pesquisa qualitativa de cunho etnográfica, pois observamos diretamente os métodos no campo da pesquisa. Nos apoiamos em pesquisas, estudos e pensadores como: Solé (1998); Martins (1994); Antunes (2006); Dicionário de Educação do campo (2012); Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2015), dentre outros estudos relacionados ao tema. Os dados nos ajudaram a ampliar a ideia de como acontece o trabalho com leitura em uma sala de aula e quais estratégias são mobilizadas pelo professor para esse processo. A professora colaboradora da pesquisa tem como estratégia de ensino a diversificação dos textos para determinados níveis de ensino de sua turma, mas identificamos a ausência, em algumas das propostas desenvolvidas por ela, da mobilização de estratégias de leitura que estimulassem melhor a compreensão dos textos, como as sistematizadas por Solé (1998).
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    O trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética no livro didático do 1º ano adotado no município de São João
    (2018-08-22) Souza, Ivaní dos Santos; Silva, Leila Nascimento da
    O presente trabalho de conclusão de curso foi embasado na teoria da psicogênese de Ferreiro e Teberosky (1979) e trata-se de uma pesquisa documental sobre o trabalho de apropriação do sistema de escrita no livro didático do 1º ano adotado no município de São João-PE, nesta pesquisa buscamos analisar se o livro didático do ciclo de alfabetização adotado no município de São João trabalha a apropriação do sistema de escrita alfabética, dessa forma realizamos uma abordagem qualitativa e quantitativa, pois nos preocupamos em analisar cuidadosamente cada atividade do referente livro, categorizando-as da maneira mais adequada possível, através de quadros com os tipos de atividades encontradas, para que assim pudéssemos identificar qual proposta de alfabetização permeia no livro. Com isso constatamos que o livro dispõe de atividades diversificadas porém não contempla de forma equilibrada atividades que favoreçam a reflexão do aluno para que ele avance em seus níveis alfabéticos de forma significativa.
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    O trabalho do professor alfabetizador diante da heterogeneidade de aprendizagem em sala de aula
    (2018-08-15) Ciríaco, Ana Paula Santos; Silva, Leila Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/5525936095476415
    A presente pesquisa apresenta uma discussão sobre a prática de uma professora alfabetizadora diante da heterogeneidade de aprendizagem de alunos no processo de alfabetização. Buscamos compreender as práticas e as estratégias didáticas utilizadas em sala de aula para tentar garantir a progressão de aprendizagem para todos os alunos. Para tanto, tivemos como objetivos com esse trabalho: Caracterizar as situações didáticas adotadas por uma professora na tarefa de alfabetizar; Verificar se há ou não há um trabalho com a heterogeneidade de aprendizagem. Tal trabalho realizou-se em dez aulas consecutivas em turno integral, no mês de Novembro de 2017. Nosso foco de pesquisa foi uma turma do 2º ano dos Anos iniciais do Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização), em uma escola Pública do Município de Garanhuns. Na coleta de dados, utilizamos como instrumento, a observações de dez aulas e entrevista semiestruturada. Os resultados demonstraram que o trabalho da professora circulou em grande parte das aulas, no ensino da Língua Portuguesa e com a predominância de atividades sobre o sistema de notação Alfabética. Durante as aulas foram trabalhadas estratégias didáticas como trabalho em grupos, trabalhos individuais e trabalhos em duplas entre os alunos. Concluímos que o atendimento à diversidade de aprendizagem em sala de aula é extremamente necessário para progressão dos alunos no período da alfabetização. Da mesma forma, que as formações continuadas são essenciais para professores incrementarem novas metodologias em sala de aula para a progressão dos alunos na alfabetização.
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    Um estudo sobre a BNCC, no que tange ao processo de apropriação do sistema de escrita: concepção, objetivos de ensino e objetos de aprendizagem
    (2019) Galvão, Érica Raiane de Santana; Silva, Leila Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/5525936095476415; http://lattes.cnpq.br/9209581505212782
    Este trabalho tem como objetivo geral analisar qual a concepção de alfabetização presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscando identificar os objetivos de ensino e objetos de aprendizagem relacionados à apropriação do sistema de escrita. Para este fim, os objetivos específicos são: a) identificar e categorizar os diferentes objetos de aprendizagem relacionados à apropriação do sistema de escrita; b) verificar quais objetivos de ensino são preconizados pela BNCC em relação à apropriação do sistema de escrita; c) analisar qual concepção de ensino da alfabetização subjaz a estes objetos e objetivos; d) considerar se essa concepção está em sintonia com os estudos mais atuais da área de alfabetização. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação e homologada no dia 20 de dezembro de 2017. Trata-se de um documento normativo que indica objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para todos os estudantes brasileiros, e deverá nortear a construção dos currículos das escolas – públicas e privadas – para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, assim como o fazer docente. Embora já aprovada, o texto final da BNCC suscita diversas contestações entre os especialistas das mais variadas áreas de conhecimento. Em se tratando da área de concentração desse estudo, Alfabetização, não poderia ser diferente. Nossa intenção de pesquisa é justamente compreender o referido documento, no que tange ao processo de alfabetização. Realizamos, para tanto, uma pesquisa documental e, como aporte metodológico de análise, utilizamos a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Nosso referencial teórico está apoiado em autores como Apple (1999), Silva (2010), Morais (2012), Soares (2018), Galvão e Leal (2005). Após análise do documento, os resultados apontam que a concepção de alfabetização presente na BNCC se aproxima da concepção de língua como código, sobretudo ao descrever os objetos de conhecimento e habilidades indicados na proposta que priorizam um estudo mais técnico da língua. Embora tenhamos encontrado excertos do documento que tratem do letramento, nos parece que versa o conceito de que primeiro é preciso alfabetizar e só depois letrar. Os estudos que se referem à concepção atual de alfabetização vêm emergindo desde a década de 80. Preocupa-nos, portanto, perceber que tais estudos foram escassamente considerados pelo aludido documento. As análises também nos permitiram encontrar diversas lacunas e dificuldades de compreensão do texto da BNCC. Estas se referem basicamente à visualização do conteúdo; uso de expressões/conceitos empregados sem um esclarecimento ou até de forma equivocada; problemas na relação objeto de conhecimento e habilidades. Nesse sentido, a escola, em seu coletivo, precisa estar atenta a essas lacunas e elaborar estratégias conjuntas para definir aspectos deixados em branco ou contraditórios no documento. Acreditamos que os professores alfabetizadores devem extrapolar o que está proposto na BNCC. É fundamental que busquem outras fontes de consulta e orientação, para que realizem um trabalho pedagógico que vise que os estudantes sejam efetivamente alfabetizados e letrados. Será preciso resistir aos retrocessos representados pela BNCC. Essa resistência será possível através das práticas curriculares vivenciadas nas escolas de todo o Brasil.
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