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Navegando por Orientadores "Silva, Fabiana Cristina da"

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    A atuação pedagógica no Tribunal de Justiça: desafios e possibilidades em um espaço não formal de educação
    (2025-07-21) Lima, Maria Gabriella da Silva; Silva, Fabiana Cristina da; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/6046598772971610
    Este trabalho teve como objetivo explorar a atuação do pedagogo em ambientes não formais de educação, mais especificamente no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), com ênfase nas contribuições deste pedagogo para o progresso social e educativo. A pesquisa enfoca a expansão do campo de atuação desse profissional, que, além das instituições escolares, têm ganhado importância em locais como ONGs, hospitais, empresas, museus, centros comunitários, entre outros. Essa abordagem é fundamentada por autores como Libâneo (2005), que discute a amplitude da pedagogia para além dos muros escolares, e Maria da Glória Gohn (2006, 2020), que aprofunda o conceito de educação não formal e sua relevância para a cidadania. Através de uma abordagem qualitativa, o estudo incluiu entrevista com pedagogo que atua no cenário judiciário, com a intenção de entender suas práticas, desafios e impactos. Os resultados indicam que o pedagogo desempenha um papel essencial na promoção da aprendizagem significativa e contextualizada, voltada para o desenvolvimento de competências socioemocionais e para o fortalecimento de laços comunitários, especialmente para os indivíduos envolvidos nos processos judiciais, como pretendentes à adoção, famílias em situação de vulnerabilidade e participantes de programas de justiça restaurativa. Conclui-se que a atuação do pedagogo em ambientes não formais potencializa processos educativos variados, promovendo inclusão e cidadania.
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    A influência familiar na vida escolar dos (as) filhos (as): um estudo de caso em uma escola da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho - PE
    (2021-02-10) Alencar, Eulla Paula Barbosa do Nascimento; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/9115495196349752
    Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender a influência exercida pela família na vida escolar de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho- PE. Baseamo-nos em autores como Nogueira (2005; 2006; 2015), Resende (2013), Andrade (2015), Silva (2005; 2017) e Santo (2013). A partir da metodologia, baseada na análise de conteúdo de Junior et. al. (2010), construímos nove categorias de análise para um universo de seis famílias. Utilizamos a entrevista estruturada como principal instrumento de pesquisa. Os resultados apontaram que as principais formas de influência realizadas pelas famílias são: incentivar e dar exemplos; realizar o translado de casa para escola e da escola para casa; zelar pelos materiais escolares; auxiliar nas atividade escolares; participar de reuniões e comemorações; conversar com a professora da turma, bem como com a gestão. Esse trabalho nos mostra a necessidade de continuar refletindo sobre as relações entre família e escola e aponta a necessidade de compreender ainda mais o papel que cada uma dessas instituições exerce na vida dos sujeitos, visto que a participação ativa da família no cotidiano escolar dos filhos (as) e a influência causada em decorrência dessa participação é fator determinante para o desempenho e desenvolvimento do (a) aluno (a) durante todo seu período de escolarização.
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    A literatura infantil afro-brasileira na construção da identidade étnico-racial
    (2018) Lima, Fernanda Alencar; Gama, Maria Celeste Conceição; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/0645978485996064; http://lattes.cnpq.br/1197657152620260
    Esta pesquisa objetivou analisar como as crianças ressignificam a sua identidade a partir do trabalho pedagógico com a temática de literatura infantil afro-brasileira no espaço escolar, de uma turma do ensino fundamental. A educação deve ser entendida como instrumento transformador e a escola, deve proporcionar oportunidade para a construção das identidades etnicorraciais de forma positiva. O campo teórico do trabalho está fundamentado nos estudos de Coelho (2000); Duarte (2007); Gomes (2005); Hall (2006); Andrade (2001); Munanga (1999) e Zilberman (2003). Para compreender os diversos fatores sociais envolvidos, optou-se pela abordagem qualitativa. A coleta de dados teve inspiração na pesquisa-ação, utilizando-se alguns dos seus princípios. Foram realizadas, ainda, observações sistemáticas e entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, a partir da criação de categorias temáticas. Os resultados da pesquisa revelam que os livros de literatura afro-brasileira presentes no espaço foram analisados positivamente, entretanto, não foi observada sua utilização nas aulas. Foi revelada a dificuldade de identificação por parte das crianças negras, tanto nas falas das professoras, quanto nos desenhos das crianças sujeitos desta pesquisa. Conclui-se que importante ter consciência acerca da relação entre o trabalho de valorização da história e da cultura afro-brasileira com a identificação positiva de crianças negras.
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    A primeira filha e a trajetória de longevidade escolar: um estudo de caso sobre famílias de meios populares, Recife - PE
    (2025-02-24) Silva, Juliana Alves da; Silva, Fabiana Cristina da; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/0281796504290179
    A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender as práticas que uma família de meios populares utilizou para que uma das filhas, a mais velha, alcançasse a longevidade escolar em Pernambuco (1990-2000). A família participante é composta por um total de seis (6) pessoas: a mãe, o pai e quatro filhas. O recorte temporal escolhido é de 1990 até 2000, correspondendo ao período do processo de escolarização dessas filhas. A família Sousa Mata é natural da cidade de Bom Jardim - PE, mas há vinte anos se estabeleceu na capital, Recife. Como aporte teórico, utilizamos Lahire (1997), Bourdieu (2007), Sarti (2011), entre outros. Na metodologia, utilizamos a História Oral, por meio da coleta de depoimentos em entrevistas. Os resultados encontrados apontam para uma família cujos pais exerceram papeis importantes e, ao mesmo tempo, diferentes na trajetória de escolarização dessa filha. O pai, além de manter financeiramente a família, também incentivava as filhas nos estudos, enquanto a mãe aparece no depoimento como protagonista nesse processo, desempenhando diferentes papeis: esposa, dona de casa e motivadora, disciplinadora e organizadora de todo o processo de escolarização, que resultou na longevidade escolar não só da participante da pesquisa, mas de todas as filhas. Além disso, a união entre as irmãs surge como um elo dentro dessa família, no qual uma pode influenciar a outra de maneira positiva. Da mesma forma, a mobilização individual também se mostrou um fator motivador, impulsionada pelo desejo de um futuro melhor.
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    A revista da Escola Bíblica Dominical e as contribuições para o ensino e aprendizagem da leitura
    (2019-12-19) Beserra, Hadassa dos Santos; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/5376731502521919
    A presente pesquisa buscou analisar a revista do 4º trimestre da Escola Bíblica Dominical da classe dos juniores em uma igreja da Assembleia de Deus, em relação ao Eixo Leitura do ensino da Língua Portuguesa. O trabalho está baseado teoricamente na compreensão de leitura e letramento segundo Boff (1997) e Soares (2002), nas concepções de Gadotti (2005), Gohn (2006 e 2014) e Libâneo (2001) a respeito de educação não-formal, e nas orientações para o ensino da leitura presentes na BNCC (2017). Trata-se de uma pesquisa documental de perspectiva qualitativa de acordo com Chizzotti (1998). Utilizamos um conjunto de instrumentos metodológicos pertinentes à metodologia da análise de conteúdo de acordo com Moraes (1999) e Bardin (2010). Tivemos por objetivos: descrever a estrutura da revista e sua utilização; identificar, categorizar e analisar o conteúdo das parábolas contidas na lição “As histórias de Jesus”, e sua relação com o Eixo Leitura da Língua Portuguesa presente na BNCC; e indicar como a linguagem utilizada nos textos pode auxiliar na compreensão e/ou utilização metáforas. Ao final da investigação foi possível perceber os aspectos da revista que ajudam a desenvolver habilidades para a formação de bons leitores.
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    Da Venezuela ao Recife: a trajetória de famílias e crianças e suas vivências em uma escola pública do Recife - PE
    (2022-10-03) Moraes, Rossana Batista de; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/8493878094440932
    O Brasil nos últimos anos tem recebido de forma mais massiva imigrantes refugiados da Venezuela, que buscam uma vida melhor. Muitos são crianças, que vêm com suas famílias. Partindo disso, tivemos como objetivo geral desta pesquisa: investigar o processo de integração de crianças venezuelanas em uma escola da rede municipal do Recife – PE. Para a fundamentação teórica nos baseamos em autores, tais como Dilaila Botas (2017), Marinaldo Cunha (2015), Maria João Hortas (2013), Penninx e Martiniello (2010) e Spencer (2008). Como metodologia utilizamos da pesquisa qualitativa, pesquisando uma escola municipal de Recife/PE, e os sujeitos foram duas famílias venezuelanas, duas gestoras e duas professoras, cada uma de uma criança. Os dados foram coletados utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com cada um dos participantes. Ao final, pudemos perceber que a escola não apresenta nenhum programa ou projeto para acolhimento e integração das crianças venezuelanas. Porém esse processo, de acordo com os dados, ocorreu de forma afetuosa e por meio do diálogo. O convívio das crianças na escola foi tranquilo, porém observamos que em alguns momentos o diálogo foi comprometido devido a barreira linguística. Apesar disso, constatamos que o processo de integração ocorreu de forma positiva, porém destacamos que a criação de projetos sobre a temática poderia ter favorecido ainda mais o processo de integração dessas crianças.
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    Educação e comunidade: análise das trajetórias escolares exitosas de duas alunas egressas de uma escola municipal da comunidade Entra Apulso
    (2019-12-04) Bezerra, Joanna Barros Lira Alvares de Albuquerque; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/6580570090104108
    Este trabalho teve como objetivo geral analisar a influência da escola Municipal da comunidade “Entra apulso” na trajetória escolar de duas alunas egressas, e como objetivos específicos descrever as histórias de vida de duas alunas egressas da instituição e seu desenvolvimento escolar além de compreender a influência dos agentes escolares na formação acadêmica das alunas egressas. Nesse sentido buscou-se examinar a influência da educação nas experiências pessoais e profissionais exitosas de duas alunas egressas, em contextos sociais desfavoráveis, de uma escola pública situada numa comunidade de baixa renda, onde as mesmas residem. A pesquisa procurou evidenciar a magnitude da educação para a formação do sujeito e seu preparo para a cidadania, sua qualificação profissional, e sobretudo para a superação de desigualdades sociais, constituição de sua identidade, e a participação na construção e modificação da sociedade. Para isso, fundamentou-se nos seguintes autores: Fonseca (2011), Brandão (2001), Silva (2010), Freire (2000), Santiago (2006), Meirieu (2005), entre outros. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de História Oral, de caráter qualitativo e utilizou como principal instrumento de coleta de dados a entrevista parcialmente estruturada. Foram entrevistados duas alunas egressas, utilizando a técnica da história oral, com a finalidade de perceber através de seus olhares qual a atuação da educação e da escola em suas vidas pessoais e profissionais. Na história de vida da aluna egressa Daniela, percebeu-se a notável influência da escola Municipal em toda sua trajetória escolar, não só enquanto a mesma estudava na escola nos anos iniciais, mas pela relação que a mesma manteve ao longo dos anos decorrentes com a Instituição. Já a história de vida de Maria, aponta uma forte conexão com a comunidade Entra Apulso e assim também com a escola municipal.
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    Ensino em uma perspectiva remota: o que dizem professoras da rede pública do município de Camaragibe - PE?
    (2023-09-11) Feitosa, Rosalia Izabele da Silva; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/5151820003821765
    A presente monografia é um estudo de caso de natureza qualitativa que possui como objetivo principal identificar e analisar estratégias de ensino que foram utilizadas ao longo da pandemia da COVID-19, verificando como foram trabalhadas as estratégias de ensino, além de buscar compreender a rotina remota e destacar as diferenças/desafios em relação ao ensino presencial. As participantes desta pesquisa são três professoras, com mais de 20 anos de atuação em sala de aula que trabalharam com o modelo remoto nas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental na rede municipal de Camaragibe-PE. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados foram questionários e entrevistas. Para leitura dos resultados utilizamos os pressupostos da análise de conteúdo inspirados em Laville e Dionne (1999). Como aporte teórico da análise, contamos com as contribuições de Joye, Moreira e Rocha (2020) sobre ensino remoto, Viégas (2022) e a prática docente e por fim, Albuquerque, Morais e Ferreira (2008) em relação às estratégias de ensino. Por meio desta pesquisa foi possível verificar a importância do papel docente na transposição do ensino presencial para o modelo de ensino remoto, além da formação pedagógica no campo digital para o desenvolvimento de estratégias de ensino, ressaltando que o recurso tecnológico em si não garante a aprendizagem dos(as) estudantes, mas sim, uma prática docente bem assistida.
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    Eventos de letramento: um estudo no Centro Cultural Grupo Bongar- Nação Xambá em Olinda/PE.
    (2018) Santos, Ana Karolina Neri Reis dos; Miranda, Cássia Priscila Oliveira de; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/9202305020496260; http://lattes.cnpq.br/7889505484339977
    A pesquisa tem como objetivo analisar os eventos de letramento presentes nas atividades desenvolvidas no Centro Cultural Grupo Bongar - Nação Xambá, situado na comunidade de São Benedito na cidade de Olinda/PE. Essa educação popular é desenvolvida no Quilombo Urbano Xambá, oportunizando momentos de interação por meio de eventos de letramentos descritos nesta pesquisa. Esse conhecimento adquirido não se segue isolado, ele transcende por espaços informais e formais ocorrendo um diálogo entre o individual e o coletivo. A pesquisa esta baseada teoricamente em autores como Brandão (2015); Gonh (2006); Soares (2010) entre outros. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo em que realizamos entrevistas e observações no campo. O Centro Cultural apresenta uma visão solidária com o intuito de transformar a realidade da comunidade por meio da educação popular, apoiando e desenvolvendo práticas de letramento e de valorização da cultura afro brasileira, essa luta favorece a valorização do quilombo urbano dentro do contexto social atual, contribuindo para a formação de cidadãos seguros de seu papel social dentro da sociedade contemporânea.
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    Famílias de meios populares e suas concepções sobre escola
    (2019-12-19) Nascimento, Gabriela Cristina Lopes Bento do; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/3331139389735406
    Este trabalho teve como objetivo geral analisar as concepções que famílias de meios populares têm sobre escola e algumas formas de atuação familiar na vida escolar das crianças. E como objetivos específicos: elaborar o perfil socioeconômico e a organização parental de três famílias analisadas; investigar o que as famílias entendem por escola e caracterizar as ações desenvolvidas pelas famílias em relação às atividades escolares. A pesquisa está baseada teoricamente em Oliveira e Marinho (2010); Dessen e Polônia (2005, 2007); Zago (2012); Nogueira (2015) e Silva (2005). Como metodologia consideramos a perspectiva qualitativa e através da entrevista, único instrumento de pesquisa utilizado, foram obtidos dados de três famílias de meios populares, cujos filhos e filhas eram estudantes de escolas municipais da Região Metropolitana do Recife. A primeira família composta por pai, mãe, avó e dois filhos. A segunda família composta por mãe e cinco filhos. E a terceira família contém pai, mãe e dois filhos. Os resultados apontaram os esforços das famílias para garantir o desenvolvimento escolar das crianças, através do acompanhamento tanto na escola como em casa, por acreditarem que a escola é o melhor lugar para o crescimento e aprendizado. Mostraram também as dificuldades que as famílias tiveram em suas trajetórias escolares, sendo esse também o motivo do investimento na educação das crianças, visando a mudança futura na realidade dessas famílias. A relevância do entendimento dessas famílias sobre escola reverbera em suas atitudes no investimento e acompanhamento escolar das crianças, e também, identificamos a presença da mulher como principal responsável pelo acompanhamento e cuidados com a educação dos filhos e filhas. Através do estudo de famílias como essas, é possível compreender a importância da relação família e escola na construção de uma educação mais efetiva e de influência na vida dessas crianças.
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    Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs
    (2022-10-06) Souza, Beatriz Sales de; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/7134149672912220
    O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as motivações de famílias praticantes de Homeschooling em Pernambuco e como suas práticas são desenvolvidas. Fundamentamos o nosso referencial teórico a partir de Novaes (2017), Illich (1970), Barbosa (2013-2017), Brandão (1993), Vidal (2003) et al. A metodologia selecionada foi constituída de entrevistas semiestruturadas e questionários, por uma abordagem qualitativa Lüdke; André (1986). Duas famílias praticantes foram os sujeitos da pesquisa. Os resultados foram organizados por meio de categorias de análise. Conclui-se que os participantes da pesquisa possuem motivações religiosas, onde suas cosmovisões permeiam a forma quem conduzem a prática e selecionam os materiais educativos, além de motivações financeiras e geográficas, onde revelam a dificuldade de encontrarem escolas acessíveis nesses aspectos e que conduzam com o que desejam para os filhos em termos educacionais assim como apresentaram insatisfações com o sistema de ensino, como os métodos e o currículo, a socialização, qual seria o ambiente favorável para a criança e insatisfação com os resultados acadêmicos. Com rotinas distintas, analisamos alguns processos formativos envolvidos em suas práticas e um recorte acerca da liberdade educacional com a questão legal e jurídica da prática no país.
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    Para além dos muros da escola: a atuação do pedagogo nos recursos humanos de uma empresa em Recife
    (2023-09-14) Duarte, Mirella Eduarda de Lima; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/4491962973345501
    O presente trabalho teve como objetivo principal compreender qual o e como sua atuação pode dialogar com as práticas pedagógicas discutidas durante a graduação. Como fundamentação teórica abordamos os estudos de Libâneo (2013); essa pesquisa, que é de natureza qualitativa, trata-se de um estudo de caso e utilizou como instrumentos questionários e entrevistas para a coleta de dados. A pesquisa foi realizada em uma empresa na cidade do Recife. Constatou-se que as atividades desempenhadas pelas pedagogas no setor de treinamento e desenvolvimento são fortemente influenciadas pelos princípios pedagógicos adquiridos durante sua graduação. Esse estudo demonstra que a formação em pedagogia prepara profissionais para atuar não apenas no ambiente escolar formal, mas também em contextos diversos e espaços não formais de ensino, como no corporativo, onde suas habilidades e bases pedagógicas desempenham um papel significativo na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores. A pesquisa ressalta a importância dos estudantes de Pedagogia compreenderem a diversidade de espaços e cargos em que podem atuar, abrindo possibilidades para futuras reflexões sobre o papel do pedagogo em diversos campos de atuação.
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    Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental: continuidades e rupturas na esfera federal
    (2021-12-10) Silva, Angelina Xavier da; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/3310009359807396
    Esse estudo teve a finalidade de analisar as continuidades e as rupturas das Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil, no período de 2015 a 2020. Assim, buscamos caracterizar as Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais, presente no ano de 2015, e as analisamos utilizando como parâmetro de comparação o ano anterior com os de ruptura democrática (2016, 2017, 2018). Por fim, evidenciamos essas na nova gestão federal (2019, 2020). Para o desenvolvimento desse estudo, debruçamo-nos em compreender a construção das políticas públicas, e recorremos aos seguintes autores: Dantas (2007), Fernandes (2007), Ham; Hill (1993), Lowi (1996), Rua (2009), entre outros. E, quanto ao Brasil, buscamos os seguintes autores: Saviani (2008), Libâneo; Oliveira; Toschi (2007) e outros, com a finalidade de apreender sobre os contextos e objetivos que culminaram nos avanços e retrocessos. Nessa linha, buscamos nos subsidiar em pesquisas dos últimos cinco anos que tratavam dessa problemática. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo documental, e baseia-se análise de conteúdo. A análise mostrou que, no governo eleito pelo povo, foram encontrados dez programas educacionais, em diferentes áreas. E, no que concerne aos anos de ruptura democrática, observamos que algumas políticas foram continuadas, outras silenciadas, ou substituídas, diferindo das concepções democráticas que reconhecemos. Atualmente, podemos constatar que os programas elaborados seguem a mesma linha da gestão de ruptura.
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    Práticas de leitura familiar na infância
    (2022-10-04) Mendes, Everlaine Maria Viturinio Brandão; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/5527369250845678
    Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as práticas de leitura de famílias de classe média com seus filhos e filhas com idade entre 0 a 5 anos. A fundamentação teórica teve como base autores como Nogueira (2002; 2013; 2015), Silva (2017), Nelly Novaes Coelho (1981; 1991; 2000). Assim, apresentamos em nossa metodologia, a análise de conteúdo categorial com base nos estudos de Bardin (1977). E por meio disso, elencamos cinco categorias de análise de dados para compreensão da temática em três famílias selecionadas e entrevistadas. Neste estudo verificamos a estreita relação das mães com o hábito de ler e que essa prática teve início na infância e trouxe influência na formação leitora de seus/suas filhos e filhas atualmente. Os resultados da pesquisa também indicaram que as práticas de leitura familiar na infância são rotineiras, e as mães são as principais mediadoras nesse processo. Foi possível perceber nos dados coletados, a existência de diversos suportes de leitura utilizados pelas famílias. Além do mais, as famílias ainda não utilizam muito os meios digitais com a finalidade de leitura, mesmo que as crianças estejam inseridas em uma era tecnológica. Para as famílias estudadas, as práticas de leitura são importantes para o desenvolvimento de seus/suas filhos e filhas em diferentes aspectos. Uma vez que tais práticas de leitura são importantes para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo do ser em formação, isto é, a criança.
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    Professora polivalente e sua prática pedagógica exitosa: um estudo com uma docente do 2º ano do Ensino Fundamental
    (2019-12-03) Hora, Maria das Graças da; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/5617761821418113
    Este trabalho tem como objetivo geral compreender práticas pedagógicas exitosas de uma professora polivalente, no 2º ano de Ensino do Fundamental-I em uma escola da rede pública municipal de Camaragibe - Pernambuco. Para tanto, elencamos os objetivos específicos que foram: descrever a rotina do 2º ano do Ensino Fundamental I; analisar as estratégias de ensino da docente no cotidiano escolar e as atividades desenvolvidas durante as aulas observadas. A fundamentação teórica está baseada nos estudos sobre práticas pedagógicas e polivalência de autores como Cunha (1989), Cruz e Neto (2012) e Franco (2016). A metodologia utilizada foi de perspectiva qualitativa em que analisamos a prática de uma docente através de dez observações em sala de aula, entrevista e aplicação de questionário. Como resultados percebemos que a docente tinha uma prática pedagógica exitosa permeada de uma rotina sistemática e organizada, com realização de atividades diversas, estratégias de ensino variadas e um planejamento flexível. Acreditamos que outro elemento importante para uma prática pedagógica de sucesso é o planejamento das atividades e do ambiente da sala de aula. Diante desses aspectos constamos que a docente demonstrou em sua prática pedagógica habilidades metodológicas eficientes e eficazes que ocasionam práticas docentes bem sucedidas.
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    Rodas de leitura: uma intervenção sobre o ato de ler
    (2019-12-02) Melo, Talita Rodrigues de; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/9295915840882268
    A presente monografia tem por objetivo geral analisar como rodas de leitura podem contribuir para o desenvolvimento do hábito de ler em uma turma do 5° ano de uma escola pública na cidade de Olinda – PE”. Além disso, como objetivos específicos: 1) analisar a rotina de leitura da professora; 2)identificar as concepções de leitura dos alunos através da aplicação de um questionário; 3) construir e aplicar um projeto de intervenção com rodas de leitura; 4) avaliar os impactos da proposta de intervenção nas concepções de leitura dos alunos. Na fundamentação teórica, os principais autores que baseiam a pesquisa são Leal e Brandão (2005); Soares (1999) e Tonin (2016). Os pressupostos da pesquisa-ação foram julgados como o mais adequados para este tipo de pesquisa, associada a uma estratégia de intervenção. Para a realização da pesquisa foi necessária a realização de observações, aplicação de questionário e uma proposta de intervenção, para que finalmente fosse feita a análise dos dados colhidos. Os resultados obtidos apontaram que é necessário desde a formação inicial docente que haja a conscientização de que vivenciando práticas de leitura significativas poderemos incentivar a formação de bons leitores.
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