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Navegando por Orientadores "Lima, Analice de Almeida"

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    A química dos materiais de limpeza: uma proposta para a abordagem de conteúdos de química orgânica no ensino médio
    (2025-03-17) Santana, Rafael José Dutra de; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/0309041821933557
    A pesquisa teve como objetivo analisar como uma sequência de ensino baseada na química dos materiais de limpeza pode contribuir para o ensino de química orgânica no ensino médio. Foi feito um estudo qualitativo com quatro docentes que trabalham em escolas particulares e públicas. Para isso, houve a elaboração de dois planos de aula que abordassem a química orgânica juntamente com a temática química da limpeza, para serem validados por esses professores. Foi elaborado um conjunto de 4 questões para a validação dos planos de aula e para 2 professores as perguntas foram respondidas na forma de uma entrevista estruturada e para os demaisas perguntas foram respondidas no formato de questionário. Durante o processo de análise, observamos que foram sugeridas adições valiosas por parte dos participantes da pesquisa para a melhoria dos planos elaborados pelo pesquisador. As respostas relacionadas à validação do plano de aula mostraram-se satisfatórias, uma vez que os conteúdos e as práticas não foram apenas mantidos, mas, de fato, aprimorados. As impressões sobre os professores revelam que as respostas variadas podem ser atribuídas às diferentes realidades escolares, que envolvem tanto instituições públicas quanto particulares, ou até mesmo a experiência de atuação em ambos os contextos. Essa diversidade de cenários impacta significativamente a abordagem didática adotada pelos docentes, refletindo nas escolhas que fazem sobre como a aula deve ser conduzida. O enfoque pode variar consideravelmente, dependendo das características do ambiente escolar, podendo ser mais voltado para um caráter teórico ou mais centrado na prática. As particularidades de cada tipo de instituição influenciam diretamente a forma como o ensino é planejado e executado, moldando as estratégias pedagógicas adotadas para atender às necessidades e realidades dos estudantes. Essa análise permitiu compreender como as reflexões dos docentes se articulam com a adaptação curricular e a inovação didática, reforçando a relação entre teoria, contexto e ação pedagógica.
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    Ciência, tecnologia, sociedade e arte como estratégia didática para aplicação da Lei 10.639/03 no ensino de Química em turmas da educação de jovens e adultos
    (2024-03-08) Aquino, Jhonatan Rafael da Silva; Lima, Analice de Almeida; Alves, Cláudia Thamires da Silva; http://lattes.cnpq.br/1831217277642775; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/7708146705135822
    Em 21 anos da promulgação da Lei 10639/2003 pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, observa-se uma resistência estabelecida pelas escolas públicas e privadas em aplicar as determinações legais dessa lei em seus currículos educacionais. Mediante essa resistência, esse trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência didática relacionada à lei 10639/03 na perspectiva CTS-Arte para o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos. A sequência foi elaborada tendo como público-alvo estudantes da Educação de Jovens e Adultos do terceiro módulo. Para a elaboração da sequência, partiu-se dos pressupostos teóricos de Oliveira e Queiroz , contemplando: - a escolha de um tema social a partir de uma relação com a arte; introdução de uma tecnologia; estudo e discussão da ciência e sua relação com tecnologia e sociedade, e proposição aos estudantes da elaboração de um produto final científico-artístico da área. A sequência elaborada apresentou inicialmente, uma análise socioeconômica, em seguida, foi sugerida uma apresentação por meio dos conteúdos de química (conhecimento científico), questões sociais e elementos artísticos acerca de composição de vitamina, minerais, carboidratos etc. e, por fim, criação das atividades artísticas por parte dos alunos partindo dos conteúdos discutidos. A sequência didática elaborada neste trabalho foi orientada pelos pressupostos da perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Artes (CTS-Arte) apresentando elementos sócio-científicos e elementos artísticos que ao longo da história sabemos que é instrumento libertário e de luta em nossa sociedade, sendo mais um instrumento de reflexão e luta na sociedade racista em que vivemos.
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    Impressões de um grupo de licenciandos em Química da UFRPE sobre a sua formação inicial
    (2024-10-01) Cesário, Lucas da Silva; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/9217362239710121
    A presente pesquisa teve como objetivo analisar as impressões de estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) sobre sua formação inicial. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo com dez licenciandos em Química dessa Instituição que estavam nos períodos finais do curso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista narrativa em que as exmanentes (questões de pesquisa ou de interesse do pesquisador) foram pensadas e definidas. Essas questões visaram orientar a conversa entre o entrevistado e o entrevistador a fim de abordar os temas tratados na pesquisa e assim atender os objetivos estabelecidos. Os resultados mostram uma diversidade de impressões sobre a carreira Docente, incluindo visões positivas e críticas acerca da formação inicial. Os licenciandos destacam a necessidade de maior integração entre conteúdos teóricos e experiências práticas e sinalizam que a vivência de programas institucionais relacionados com a docência e os estágios supervisionados, são essenciais para essa integração. Contudo, as críticas dos estudantes à desconexão entre teoria e realidade escolar, sugerem a necessidade de adaptações curriculares e de estudos longitudinais que acompanhem suas trajetórias, visando aprimorar a formação e preparar melhor os futuros docentes para os desafios da carreira.
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    Modelos, modelagens e analogias: uma revisão da literatura em cinco periódicos no período de 2007 a 2020
    (2021-12-09) Porto, Shyrlana Souza; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/0949749320823271
    Modelos, modelagens e analogias: uma revisão da literatura em cinco periódicos no período de 2007 a 2020 visa trazer um levantamento bibliográfico em importantes periódicos brasileiros nesse recorte temporal. São eles: Ciência e Educação (Bauru), Experiências em Ensino de Ciências, Investigações em Ensino de Ciências, Revista Brasileira de Educação e Revista Debates em Ensino de Química, todos com a classificação Qualis CAPES A ou B, a fim de analisar as tendências, na literatura, relacionadas a modelos, modelagens e analogias no ensino de Ciências. Para o alcance dos objetivos, foram buscados no campo de pesquisa de cada revista e selecionados os artigos que abordavam os temas do trabalho aqui apresentado. Foi realizada a leitura dos textos e triagem dos assuntos que estavam na perspectiva desta pesquisa e ao final foram 70 artigos que estavam em consonância com esta proposta. Em relação ao primeiro objetivo, foram estabelecidas categorias a fim de realizar a análise e discussão. Para o segundo objetivos, foram lidos os artigos e agrupados conforme semelhança dos assuntos abordados. A partir dos resultados obtidos foi possível avaliar que nesses 13 anos analisados existe um número considerável de artigos nas revistas escolhidas, o que mostra que a pesquisa na linha de modelos, modelagens e analogias está sendo desenvolvida, apresentando um pequeno pico no ano de 2011 e se intensificando mais a partir do ano de 2016. Ao compilar os artigos analisados, foi observado que eles apresentaram tendências para o tema modelos, com 65,3%, seguidos do tema analogias com 20% e modelagens, com 14,7% dos trabalhos avaliados. Foi observado um grande destaque na abordagem voltada para a pesquisa de campo, realizada em escolas e universidades, por exemplo, nas pesquisas sob a perspectiva do aluno e em relação aos conteúdos de química abordados, Modelos Atômicos, Geometria Molecular, Cinética Química, Isomeria e Solubilidade. As pesquisas relacionadas à modelagem precisam chegar à sala de aula, bem como os estudos voltados a outras estratégias didáticas de ensino também. São muitos trabalhos de pesquisadores que se dispuseram, estudaram, aplicaram e publicaram, mas de alguma forma esse conhecimento enfrenta obstáculos para chegar à realidade dos alunos.
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    Perspectivas teóricas sobre a implementação da Lei 10.639/2003: abordando o ensino das relações étnico-raciais nos livros didáticos de química
    (2025-03-20) Silva, Vanessa Araújo da; Lima, Analice de Almeida; Batista, Maria de Fátima Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8195873385841154; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/4925017833973638
    A pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender e evidenciar a lacuna existente na abordagem das contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros nos materiais didáticos de Química. O estudo tem como objetivo analisar a presença e o tratamento dos conteúdos relacionados à História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos livros didáticos da coleção Ciências da Natureza e Suas Tecnologias – Multiversos Ciências da Natureza (1ª ed.), da Editora FTD, distribuída pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2020) para o ensino médio. Busca-se identificar avanços ou permanências no que se refere à invisibilidade histórica da população negra nesses materiais, considerando sua conformidade com as diretrizes legais e educacionais. A pesquisa levanta a seguinte questão: até que ponto os livros didáticos aprovados pelo PNLD evoluíram na inclusão dessa temática? E como essa evolução — ou sua ausência — impacta a desconstrução de estereótipos e preconceitos no contexto do ensino brasileiro? Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se uma abordagem qualitativa de Minayo (2001), com base no método exploratório-descritivo. A discussão fundamenta-se em autores como Gomes (2023), Domingues (2007), Benite (2018) e Pinheiro (2018), abordando temas como o papel do movimento negro na educação, a articulação entre políticas públicas e práticas pedagógicas, e a influência dos livros didáticos no ensino de Química. Os resultados indicam que, apesar da obrigatoriedade legal prevista na Lei 10.639/2003, ainda persistem lacunas significativas na formulação curricular e nos conteúdos apresentados, o que demonstra a necessidade urgente de uma revisão nos materiais didáticos, com vistas à construção de uma educação mais inclusiva e antirracista.
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    Saberes da formação específica e atuação no contexto escolar: desafios no ensino e aprendizagem de Química
    (2021-03-02) Araújo, Flávio Ribeiro; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/0819343533418318
    Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar como o professor em uma formação específica em outra área, constrói saberes relativos à docência em Química e as limitações e possibilidades na sua prática. Inicialmente, realizou-se uma breve revisão da literatura, utilizando-se livros, revistas e sites da WEB. Em termos metodológicos, os participantes foram dois professores. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário com o objetivo de elucidar os objetivos da investigação. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo, relacionando detalhes citados pelos os diversos autores de assuntos relacionados com o tema. O motivo de realizar essa pesquisa está relacionado com as diversas vezes que foram observados professores da rede pública de ensino médio de Química, diante do problema de não possuírem a formação específica de Química, apresentarem dificuldades para trabalharem no cargo de professor e com isto, apresentando um baixo rendimento de ensino. Na pesquisa, foram relacionados assuntos como: metodologias de ensino aplicadas ao ensino de Química, os recursos aplicados por estes professores de uma formação não específica, identificar os problemas enfrentados por estes professores em sala de aula; a importância da pesquisa para docentes de não formação específica atuantes no ensino da matéria química e também como estes professores agem através de sua gestão em sala de aula, durante a realização dos estágios supervisionados I, II,III, IV, o que me motivou a realização dessa pesquisa. Por exemplo, quando se pretendeu identificar quais as estratégias metodológicas e recursos utilizados pelo o docente, sem a formação específica nas aulas de Química, para (P1) respondeu que realizava como um dos meios de ensino, a problematização do assunto e incentivava os alunos a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes para o assunto que seria lecionado. Para (P2), utilizava-se de aulas expositivas resoluções de exercícios. Os resultados observados pelo questionário ajudaram a justificar o que se pretendeu defender no tema da monografia com resultados significativos para um bom entendimento para o ensino de Química.
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