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    A importância da literatura infantojuvenil na formação leitora : um mapeamento sistemático de literatura
    (2023-10-27) Leite, Mariana Beatriz Batista; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/7500551533132316
    A literatura infantojuvenil é muito importante para a formação de leitores. Nos últimos anos, tem demonstrado grandes níveis de crescimento, em termos de volume de vendas e rentabilidade. Quando iniciada na infância, pode ser fator fundamental para o futuro letramento literário do indivíduo. Levando isso em consideração, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral buscar trabalhos feitos nos últimos cinco anos, analisando a forma como os temas de letramento literário na infância e de formação de leitores críticos têm sido abordados, realizando um mapeamento sistemático a partir de três strings de busca, em três repositórios digitais de pesquisa. Como fundamentação teórica, foram utilizadas obras relevantes, como a de Freire (1989) e Lajolo e Zilberman (1991). A partir do mapeamento realizado e dos trabalhos utilizados, os resultados apontam que, de fato, a literatura infantojuvenil, quando apresentada ainda na infância e de maneira adequada, é fator determinante para a formação de pessoas com maiores níveis de letramento literário. Foi possível perceber também, que ainda há a necessidade de produção de mais pesquisas nesse âmbito, de modo a ampliar os documentos disponíveis para pesquisa.
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    Avaliação da aprendizagem em linguagens e suas tecnologias: análise do manual do professor de inglês do 6º ano na obra formando cidadãos
    (2025-03-27) Oliveira, Carlos Fernando Ferreira de; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/7426301142330622
    O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de investigar o Manual do Professor da obra Formando Cidadãos da Editora Construir (edição 2024-2025-2026) de Língua Inglesa para o 6° ano, analisando suas práticas de avaliação à luz das diretrizes da BNCC (2018) para o Ensino Fundamental. Desta forma, discutiremos seus fundamentos teóricos, observando e analisando se a obra didática selecionada está alinhada com as diretrizes vigentes da BNCC (2018) para o Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi uma análise da estrutura, da qualidade, da didática, da abordagem pedagógica e se está adequada à BNCC. Essa pesquisa foi fundamentada nas ideias de CURY (2008); Bordoni (2000); Bloom (1993), LIBÂNEO, (1994), JORBA, J SANMARTÍ (2003) e outros. A avaliação está relacionada a vários elementos do contexto escolar, como currículo, planejamento, professores e alunos. É resultado de uma ação contínua que ocorre através do desenvolvimento do próprio aluno, contando com a participação do professor como mediador e regularizador do seu papel para o avanço progressivo dos objetivos do aluno. Esse método é chamado de “ação avaliativa, como a mediação” feito pelo professor no processo educativo.
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    Estratégias de ensino de escrita de língua portuguesa como segunda língua para o aluno surdo : um mapeamento sistemático de literatura
    (2023-11-22) Nascimento, Marta Augusta da Silva; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/1763255072051439
    Este artigo apresenta os resultados de um Mapeamento Sistemático de Literatura, que identificou documentos científicos escritos em língua portuguesa relacionados com o tema: estratégias para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo. Deste modo, definimos critérios de busca e pesquisa, assim como os de inclusão e exclusão, de acordo com a temática. Então, realizamos um mapeamento de documentos científicos em dois repositórios digitais de significativa relevância: Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD – Brasil), SciELO – Brasil (Scientific Electronic Library Online). Como resultado, obtivemos um quantitativo pequeno de documentos, totalizando 07 apontamentos, que trazem a temática, e que nos subsidiaram neste processo de construção documental de mapeamento. A pouca quantidade de documentos publicados, relevantes à temática nos últimos anos (2018-2023, nos permitiram observar as lacunas nesta área, que poderão ser exploradas, a fim de trazer uma maior interação e inclusão do aprendiz surdo, tanto na vida estudantil, quanto social, bem como auxiliar a construção de uma prática docente integral e coerente com as habilidades e aptidões de todos os discentes.
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    Letramento crítico e digital no trabalho do docente de língua portuguesa no ensino médio
    (2023-11-22) Gomes, Daiane Pereira da Silva; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049
    O presente estudo traz uma análise sobre o ensino do Letramento Crítico a partir de recursos digitais nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio. O Letramento Crítico (LC) é um tema que tem sido alvo de estudos e bastante discutido no que diz respeito ao ensino da leitura. Diversas pesquisas abordam a sua importância e como é imprescindível seu estudo e apropriação na sala de aula. Com isso, o estudo em questão propõe analisar se professores de Língua Portuguesa têm utilizado atividades que possam desenvolver o letramento crítico, a partir do uso de recursos digitais e quais os desafios enfrentados ao preparar atividades críticas de leitura. A análise é relevante, pois com as redes sociais muitos jovens têm acesso aos diversos tipos de textos e muitas vezes leem, mas não interpretam de maneira crítica. A metodologia utilizada foi de abordagem quali / quanti, ateve-se ao estudo professores de Língua Portuguesa, que atuam em turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Cavalcanti Filho, localizada no Município de Afrânio-PE. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário aplicado a esses professores. A partir da coleta e análise de dados pode constatar que os professores têm consciência da necessidade de desenvolver práticas de leitura que possibilitem aos alunos caminhos pertinentes que contribuam com o desenvolvimento do LC, a partir do uso dos recursos digitais.
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    Literatura de cordel e gamificação: estratégias pedagógicas para a leitura literária em sala de aula
    (2024-12-21) Silva, Maria Aparecida Moura da; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/7227696801201162
    O principal objetivo deste trabalho é desenvolver um material didático a partir das estratégias da gamificação para a leitura literária de cordel articulada a oralidade e a escrita, voltada para o sexto ano do ensino fundamental. É proposto uma oficina literária articulada ao cordel “As proezas de João Grilo” escrito por João Ferreira de Lima (2006), articulado com o currículo de Pernambuco, a partir das habilidades de leitura, interpretação, análise e produção textual. Como aporte teórico utilizamos: Cosson (2009), Candido (2011), Freire Junior (2022), D’Olivo (2018), Busarello (2016) e Leffa (2020). Em termos metodológicos recorremos à pesquisa de natureza bibliográfica que pretende apresentar uma proposta de intervenção viável para o desenvolvimento de atividade didático/pedagógico. A oficina proposta visa estimular a leitura crítica, de forma gamificada, porém ressaltamos que assim como todo planejamento a oficina pode ser modificada ou adaptada de acordo com o contexto escolar em que será aplicada, podendo também ser usada em outras disciplinas. Espera-se que ao aplicar as atividades os alunos tenham acesso ao gênero cordel e desenvolvam interesse pela leitura literária.
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    Os gêneros textuais e o ensino de língua portuguesa: desafios e possibilidades pedagógicas. Mapeamento sistemático de literatura
    (2024-12-20) Estevam Sobrinho, Jucilene; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/1593451484692816
    O presente artigo é resultado de um Mapeamento Sistemático de Literatura, que analisou trabalhos científicos produzidos em Língua Portuguesa, referente ao tema: gêneros textuais, os desafios e as possibilidades para o ensino da Língua Portuguesa. Para tanto, realizamos um roteiro de busca com critérios de inclusão e exclusão, por meio de um mapeamento bibliográfico em dois repositórios científicos digitais específicos: Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD – Brasil), SciELO – Brasil (Scientific Electronic Library Online). O artigo buscou compreender quais são as perspectivas teórico-metodológicas que os autores têm sobre gêneros textuais e como eles – “os gêneros” - podem contribuir para o ensino da Língua Portuguesa. Desta forma, foi intuito deste artigo, realizar toda uma pesquisa investigativa por meio do MSL sobre o gêneros textuais, que são ricos objetos de ensino, bem como proporcionar um estudo reflexivo que auxilie os professores a estudarem e aperfeiçoarem sua ação docente para um ensino de Língua Materna que amplie e aperfeiçoe a competência comunicativa dos estudantes.
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    Políticas linguísticas para internacionalização: uma discussão à luz da linguística aplicada crítica
    (2024-12-21) Souza, John Ronald Pereira; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/5888073346901336
    As instituições de ensino superior brasileiras, com o intuito de atender às demandas da internacionalização, têm adotado medidas cada vez mais robustas em direção a uma educação internacional e intercultural. Em vista disso, considerando o papel que as políticas linguísticas desempenham nesse processo, apresentamos algumas considerações sobre as perspectivas teóricas da internacionalização do ensino superior e promovemos um diálogo com conceitos importantes em torno de políticas linguísticas, com o objetivo de problematizar o conteúdo das políticas linguísticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), buscando identificar os conceitos presentes nos documentos e possíveis nuances (de)coloniais. Este estudo é exploratório, orientado pela abordagem qualitativa-interpretativista e apoiado na Linguística Aplicada Crítica (LAC). Como resultado, verificamos que as políticas linguísticas para a internacionalização da educação (PLI), no contexto da UFPE e da UFRPE, se aproximam no que diz respeito ao conteúdo e ideologia, mas se distanciam no que se refere ao nível de detalhamento das ações a serem tomadas. Os documentos refletem a natureza das universidades e seu contexto de forma consistente com as necessidades, prioridades locais e com as circunstâncias atuais.
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    Tecnologia digitais e a compreensão leitora no Ensino Médio : uma pesquisa bibliográfica
    (2023-10-27) Ferreira, Jusciane de Sousa; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049
    O presente estudo apresenta como objetivo geral investigar como as tecnologias digitais podem afetar ou não na compreensão leitora no Ensino Médio, partindo do pressuposto de que a educação e a cultura digital estão lado a lado com os jovens. De forma específica pretende-se identificar os prós e os contras da utilização dos recursos tecnológicos associados ao processo de ensino de leitura e apresentar como a BNCC direciona a respeito do desenvolvimento leitor e o papel das tecnologias nesse cenário. No intuito de alcançar seu objetivo, o artigo trata de uma abordagem qualitativa com ênfase no levantamento bibliográfico, apresentando como embasamento o documento BNCC do Ensino Médio e, como objetos de análise produções científicas do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, selecionadas pela filtragem da plataforma. A pesquisa buscou mostrar as possibilidades que as tecnologias podem proporcionar associados à educação como a personalização do ensino, fortalecimento do acolhimento social, dinamicidade, formação de opinião, como também desafios como fadiga, cansaço excessivo, indisciplina, falta de concentração entre tantos outros. No trato com as tecnologias é imprescindível que haja uma organização do ensino e definição de objetivos significativos, tanto para alunos como para professores para que assim os caminhos da aquisição da aprendizagem e compreensão leitora sejam possíveis.
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    Tornando a aula de português divertida : um relato de experiência sobre gamificação e aprimoramento da comunicação oral no ensino fundamental
    (2023-11-27) Rodrigues, Sirleide da Silva; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/6457160466261998
    No atual panorama educacional, a gamificação desponta como estratégia inovadora no aprimoramento do ensino-aprendizagem, incentivando uma dinâmica mais interativa e envolvente. Esta abordagem, que integra elementos lúdicos ao ambiente escolar, amplia o engajamento dos estudantes, conforme apontam estudos, como o de Larré et al. (2023) e Paula (2016). A gamificação ultrapassa o escopo digital, manifestando-se em atividades práticas adaptáveis a variados contextos. Esta versatilidade a posiciona como ferramenta essencial no ensino da oralidade, aspecto frequentemente subestimado em modelos pedagógicos tradicionais. Com foco na superação de desafios inerentes à oralidade, como timidez e ansiedade, o projeto adotou o Kahoot, alinhado às habilidades do Currículo de Pernambuco EF67LP32PE e EF69LP53PE, para consolidar a compreensão das expressões “mau/mal” e “mas/mais” sugerido pelo conteúdo programático da escola e promover a interação discursiva na turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A metodologia de avaliação incorpora técnicas de pesquisa-intervenção (LIBERALI e LIBERALI, 2011), engajando os alunos em leituras e debates de contos. A proposta revela que a gamificação, além de potencializar o envolvimento discente, fortalece suas competências comunicativas orais, proporcionando insights para profissionais da educação focados no refinamento das habilidades linguísticas dos alunos.
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    Variação linguística e Graphic Novel : uma proposta de atividade didática de Língua Portuguesa para o 9º ano do ensino fundamental
    (2023-11-30) Coelho, Renata da Paixão; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/4577677244825796
    O presente estudo tem como objetivo geral apresentar uma proposta de atividades didáticas para o ensino de variedade linguística, em consonância com o graphic novel como estratégia metodológica para as turmas do 9º ano do ensino fundamental. Seus objetivos específicos buscaram mostrar a importância de abordar o processo das variedades linguísticas na sala de aula, refletir a respeito da pertinência das variações e sua conformidade diante dos contextos em contestação ao preconceito e conscientização da prática da língua. A pesquisa foi justificada a partir da necessidade da conscientização dos jovens no que se refere à diversidade da língua e suas características em relação aos diferentes contextos, sejam estes culturais, sociais ou identitários; compreendendo que a partir disso pode-se perceber um preconceito linguístico completamente disfarçado. Como resultados, o estudo revela que é possível desenvolver um senso crítico, reflexivo e motivador no que corresponde à aprendizagem das variações linguísticas e no conhecimento dos graphics novels, em consenso com o direcionamento das habilidades propostas pelo Currículo de Pernambuco.
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