2001

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/366

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Potencial de desenvolvimento do pulgão Aphis citricidus kirk em dois hospedeiros e seu controle com produtos químicos e naturais
    (2001) Oliveira, José Eudes de Morais; Torres, Jorge Braz; Batista, Jacinto de Luna
    Este trabalho estudou o desenvolvimento do pulgão Aphis citricidus Kirk (Homoptera: Aphididae), em acerola Malpighia glabra e laranja Citrus sp., bem como seu controle por produtos químicos e naturais. Os parâmetros de desenvolvimento e reprodutivo do pulgão, foram determinados para a elaboração da sua tabela de vida de fertilidade nas plantas de acerola e laranja. A taxa líquida de reprodução (Ro) foi de 31,5 ± 2,57 e de 15,9 ± 1,43 para acerola e laranja, respectivamente. O tempo de geração (T) e a taxa intrínseca de crescimento (rm) foram de 27,9 ± 1,24 e 0,12 ± 0,003 e, 16,9 ± 0,66 e 016 ± 0,007 para acerola e laranja, respectivamente. A logenvidade média das fêmeas foi de 44,7 ± 3,64 dias para acerola, sendo maior que 27,8 ± 2,28 dias, obtidos em laranja. Em relação ao controle, os inseticidas deltametrina 25 CE e diazinon 600 PM, apresentaram eficiência acima de 80% comparado ao óleo mineral, que proporcionou 70% de eficiência. Para os extratos vegetais estudados, aquele obtidos da folha de erva-doce, Pinpinella anisum, de eucalipto Eucalyptus citriodora e de folha de bulbo de tiririca Cyperus rotandus, foram respectivamente os mais eficazes, com eficiência variando de 35% a 60,6%. Para o enxofre, a concentração de 10g/200mL de água, foi mais eficaz que as concentrações 6 e 8g/200mL, após 24h e 48h da aplicação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito de extratos aquosos de plantas sobre o ácaro verde da mandioca Mononychellus tanajoa (Bondar) (Acari: Tetranychídae)
    (2001) Gonçalves, Manoel Eneas de Carvalho; Pereira, Francisco Fernandes; Magno, Marcia Valois; Oliveira, José Vargas de
    Algumas substâncias de origem vegetal surgem no cenário agrícola como uma alternativa bastante promissora, eficiente e de fácil aquisição para o controle de pragas de culturas economicamente importantes, no sentido de minimizar os efeitos colaterais do uso de inseticidas químicos. No presente trabalho, avaliou-se o efeito dos extratos aquosos de cravo-da-índia (Sizygium aromaticum), cominho (Cuminum cymínum), pimenta-do-reino (Piper nigrum), amêndoas de sementes de nim (Azadirachta indica) e de folhas de canela (Cinnamomum zeylanicum) na mortalidade do ácaro verde de mandioca Mononychellus tanajoa, todos na concentração de 5 e 10% (p/v). O material vegetal moído foi misturado com água destilada em recipientes de vidro, deixado em repouso por 24 horas para extração das substâncias secundárias, e posteriormente coado em tecido fino. Utilizou-se como parcela uma lâmina de microscopia, na qual foi colada uma fita adesiva dupla face de 2 cm² como substrato para fixação dos ácaros. Em cada lâmina foram presas pelo dorso com o auxílio de um pincel de pêlo fino, 15 fêmeas adultas de M. tanajoa. O experimento constou de 10 tratamentos e duas repetições e foi conduzido no delineamento experimental inteiramente casualizado. As lâminas foram mergulhadas nos extratos por cinco segundos, fazendo-se uma leve agitação e posteriormente colocadas em posição vertical para escoamento do excesso de extrato retido. Na testemunha, utilizou-se apenas água destilada. A mortalidade foi determinada após 24h, sendo considerados mortos, os ácaros que não se moviam com um simples toque de pincel. Os extratos em nim 10%, cravo-da-índia 5 e 10% causaram 100% de mortalidade, diferindo de pimenta-do-reino 5 e 10%, cominho 5% e canela 5%.