07.1 - Caderno Ômega

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/74

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Associações de ácaros da família Phytoseiidae em um campo de mandioca no Nordeste do Brasil
    (1997) Gondim Júnior, Manoel Guedes Correa; Paraíba, Lourival Costa; Moraes, Gilberto José de; Pereira, José L.L.
    Foram feitas coletas de ácaros em diversas plantas presentes no interior e próximo a um campo de produção de mandioca, na Estação Experimental de Itapirema-IPA (Goiana-PE). Durante o período de um ano, as coletas foram feitas quinzenalmente, no próprio campo, durante quinze minutos para cada hospedeiro. Os ácaros foram preservados em álcool para posterior contagem e identificação. Construiu-se tabelas de contingência, baseadas na presença e ausência das espécies, e aplicado o teste do x2 para a determinação das associações existentes. Os resultados mostraram que as associações entre ácaros predadores, considerando-se a presença e ausência destes nos diversos hospedeiros, ocorreram entre ácaros habitantes de plantas com folhas pilosas, com folhas glabras e na serrapilheira. Já com relação a ocorrência dos ácaros nas diversas épocas de avaliação, algumas espécies não mostraram preferência com relação a estação, enquanto outras preferiram determinadas estações do ano. Especificamente, T. limonicus foi encontrado associado a mandioca durante a estação chuvosa.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Níveis de infestação dos ácaros Tetranychus neocaiedonicus (André, 1933) e Polyphagotarsonemus latus (Banks, 1904) em diferentes fases do desenvolvimento CA berinjela (Solanum melongena L.)
    (1992) Queiroz, Fernando Luiz Rodrigues de Lima; Oliveira, José Vargas de
    Pesquisa conduzida no campo experimental do Deprtamento de Agronomia e Laboratório de Acarologia da área de Fitossanidade da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no período de outubro de 1889 a fevereiro de 1990. O objetivo foi avaliar os níveis de infestação dos ácaros Polyphagotarsonemus latus e Tetranychus neocaledonicas em diferentes fases do desenvolvimento da berinjela, Cultivar Flórida Marfcer 10. Foram feitos sete levantamentos, efetuando-se contagens de ácaros em 60 plantas, em intervalos quinzenais, no período de 40 (quinze dias após o transplantio) a 130 dias de idade. Em cada levantamento foram coletadas, aleatoriamente, 60 folhas, sendo 30 da parte basal e 30 da parte apical das plantas, em seguida delimitou-se uma área de 2,25cm2 por folha, para contagem. Constatou-se que as infestações das duas espécies de ácaros tiveram início qu.nze dias após o transplantio, prolongando-se até aos 100 dias para o P. latus e aos 130 dias para o T. neocaledonicus. Os picos populacionais do P. latus ocorreram aos 70 e 85 dias de idade das plantas, enquanto que para T. neocaledonicus as maiores infestações ocorreram aos 115 e 130 dias. Houve uma maior infestação da primeira espécie nas folhas apicais em todas as amostragens efetuadas. A infestação do T. neocaledonicus foi maior nas folhas basais, exceto aos 130 dias, cuja população foi maior nas folhas apicais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Presença de Psoroptes equi, var. bovis. (Gerlach, 1857) em bovinos, no Estado de Pernambuco
    (1984) Nascimento, Ana Maria Laet Cavalcanti; Nascimento, Sebastião José do; Weitze, Karl Fritz
    Informa-se a ocorrência do ácaro Psoroptes equi, var. bovis (Gerlach, 1857), descrito pela primeira vez no Estado de Pernambuco, Município de Palmares, em uma vaca holandesa, de pelagem vermelha e branca.