1992

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/346

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Influência do número de sementes de Phaseolus vulgaris L. e Vigna unguiculata (L.) Walp. na biologia de Zabrotes subfasciatus (BOH., 1833) (Coleoptera, Bruchidae)
    (1992) Wanderley, Valéria dos Santos; Oliveira, José Vargas de
    A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Entomologia Agrícola da Área de Fitossanidade da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em condições ambientais do Laboratório. Teve como principal objetivo avaliar a influência do número de sementes na biologia de Z. subfasciatus, em feijão comum e caupi. De acordo com os resultados obtidos não houve diferenças estatísticas significativas no total de ovos e ovos férteis para cada grupo de seis, nove e doze sementes nos dois substratos estudados, porém do ponto de vista numérico ocorreu uma maior postura para o grupo de nove sementes. No feijão comum a máxima oviposição ocorreu no segundo dia da postura para seis sementes, no quarto dia para nove sementes e no terceiro dia para doze sementes. No caupi a máxima oviposição ocorreu no terceiro dia da postura para os três grupos de sementes estudadas. A capacidade de oviposição foi maior em sementes de feijão comum. De um modo geral, ocorreu uma relação direta entre o número de ovos férteis e insetos emergidos. As fêmeas apresentaram uma menor longevidade em relação aos machos. As durações dos ciclos biológicos nos grupos de seis, nove e doze sementes para o feijão comum foram 34,39; 33,75; 32,83 dias e para o caupi, de 32,23; 32,20; 32, 38 dias.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação de perdas de peso ocasionadas por adultos e larvas de Palembus dermestoides (Coleoptera: Tenebrionidae), em grãos de amendoim, Arachis hypogaea L
    (1992) Barros, Reginaldo; Oliveira, José Vargas de; Melo, Fernando Barreto de; Silva, Israel Pereira da
    O trabalho foi conduzido no laboratório de Entomologia Agrícola do Departamento de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para tanto, foram utilizados adultos de Palembus dermestoides são sexados, na faixa etária de zero a dez dias, os quais foram confinados em vidros com capacidade para 200 g, contendo 100 g de amendoim. O experimento constou de sete tratamentos descritos a seguir: A - Testemunhas (sem insetos); B - 20 insetos; C - 40 insetos; D - 60 insetos; E - 80 insetos; F - 100 insetos e G - 120 insetos. A partir do segundo dia da infestação efetuou-se, durante 120 dias, a retirada de todas as larvas existentes, com intervalos de dois dias, objetivando garantir somente as perdas ocasionadas por adultos. Para larvas, quarenta dias decorrentes da infestação, retiraram-se os adultos infestantes, e a partir desta data procedeu-se à retirada de todas as pupas existentes por um lapso de tempo igual a 52 dias, quando não mais se verificou a presença desta forma biológica. De acordo com os resultados, conclui-se que as perdas ocasionadas por adultos e larvas de P. dermestoides, foram atingindo valores de 3.14 o 22,02 para adultos e 12.27 a 45,51% para larvas. Para representar estas perdas estabeleceu-se as seguintes equações: Y = 0.81X - 0.78 e Y = 0.38X + 6,3 com coeficientes de determinação igual a 0,986 e 0.91, respectiva- mente. Nas equações, X representa o número de insetos e Y a perda de peço decorrente de sua ação.