1992

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/346

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Armazenamento "in situ" das águas pluviais
    (ALBUQUERQUE NETO, Antônio Faustino; LUNA, Geraldo Gomes de. Armazenamento "in situ" das águas pluviais. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 3, p. 23-26, 1992., 1992) Albuquerque Neto, Antônio Faustino Cavalcanti de; Luna, Geraldo Gomes de
    Uma das grandes preocupações do homem é armazenar água no período chuvoso para aproveitá-la no período seco, tanto para suas necessidades pessoais, como na aplicação econômica desse recurso natural. Essa preocupação acentua-se em região Áridas e Semi-Áridas. como é o caso do Nordeste brasileiro. O caminho até agora encontrado foi de armazenar a água em grandes, médios e pequenos açudes, sem que seja levado em consideração o potencial do aproveitamento e da acumulação "in si- tu" da água pluvial. Esse trabalho fornece uma contribuição técnica no sentido de acumular água sem perdas por evaporação e infiltração, observando a viabilidade econômica desse procedimento.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Variação temporal da unidade num perfil de um solo bruno não cálcico vértico no Estado de Pernambuco
    (1992) Albuquerque Neto, Antônio Faustino Cavalcanti de
    Algumas peculiaridades no que concerne a Variação Temporal da Unidade de um Perfil de um Solo Bruno não Cálcico Vértico são destacadas neste trabalho. A partir da saturação total do perfil do solo, acompanhou-se a variação do valor da umidade, desde a superfície até 80 cm de profundidade. A capa superficial foi determinada pelo método gravimétrico e das demais camadas com o auxílio de uma sonda de nêutrons.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A influência da umidade do solo sobre o escoamento superficial em solos bruno não cálcico vértico
    (1992) Albuquerque Neto, Antônio Faustino Cavalcanti de
    Uma análise sobre a influência da umidade do solo sobre o escoamento superficial, permitiu constatar que em solos bruno não cálcico vértico, submetidos ao clima Semi-Árido, a umidade das camadas, que não seja a superficial, não tem nenhuma influência sobre o escoamento. Foi utilizado o método gravimétrico para medidas de umidade na superfície e com o auxílio da sonda de nêutron determinou-se as umidades das camadas inferiores.