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    A percepção da gestão municipal e dos munícipes sobre a situação atual e ações relacionadas ao uso sustentável da lagoa central no Município de Lagoa do Carro - PE
    (2022-12-22) Barros, Lucas de Souza; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950; http://lattes.cnpq.br/2920816772068662
    Este artigo tem como objetivo geral investigar a gestão municipal da lagoa central do município de Lagoa do Carro (PE), quanto ao uso sustentável deste recurso. Quanto à abordagem é uma pesquisa qualitativa, baseada na observação das respostas coletadas por pesquisa realizada com os moradores, comerciantes e a gestão ambiental do município. Trata-se de uma pesquisa quanto aos objetivos, descritiva e de natureza aplicada. Quanto aos procedimentos técnicos, esta pesquisa apresenta-se como bibliográfica, documental e de campo, com aplicações de questionário. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva simples com gráficos, baseados nas questões aplicadas, evidenciando a frequência das respostas através de cálculo percentual. Adaptou-se a matriz Pressão – Estado – Impacto - Resposta (PEIR) a fim de perceber a dinâmica dos problemas socioambientais na lagoa central. Entre algumas das ações da gestão municipal direcionadas ao uso sustentável da lagoa central, tem-se o projeto de revitalização, aprovado por emenda parlamentar por participação popular, com previsão de início em meados de março de 2023. Outra informação relevante quanto à percepção da gestão municipal é a importância de se discutir as Áreas de Preservação Permanentes (APPs) do município, com intenção de atuar junto às residências instaladas ao redor da lagoa após aprovação do Código Municipal do Meio Ambiente e a Lei de APPs pela Câmara Municipal. Para os moradores e comerciantes do município, existe uma baixa percepção quanto à gestão municipal promover ações de limpeza e conservação da lagoa central. No entanto, a maioria concorda com a implementação de um projeto de revitalização da lagoa de modo a torná-la útil para uso e promoção de turismo sustentável. Os dados obtidos na pesquisa devem auxiliar a gestão ambiental municipal na tomada de decisão e fomentação de políticas públicas direcionadas ao uso e conservação da lagoa central, em prol da sustentabilidade.
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    A utilização de Game Learning Analytics em um Serious Game voltado ao turismo
    (2020-11-05) Spinelli, Christian Rabelo do Nascimento; Cysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0534822491953359; http://lattes.cnpq.br/7006082986551649
    O mercado de jogos digitais vem se consolidando no Brasil e o seu poder de capturar a atenção dos jogadores possibilita que jogos sejam utilizados de forma educacional, com o desenvolvimento de Serious Games. Serious Games são jogos que não têm apenas o objetivo de entreter, mas também de ensinar o jogador, inclusive com relação ao turismo. Que tem como objetivo ensinar características e costumes de lugares para seus habitantes e turistas. O objetivo do Game Learning Analytics é obter informações e analisar dados dos Serious Games com a finalidade de melhorar sua funcionalidade e medir o aprendizado. Existem várias formas de aplicar Game learning Analytics em um Serious Games e uma dessas formas é a utilização de quizzes e mini-games em paralelo ao jogo principal, dentro dessa abordagem o jogador deve ter uma missão principal no jogo que o estimule a jogar e obter recursos para progredir no jogo, em decorrência disso ter acesso aos mecanismos de aprendizagem. A partir dessa abordagem, neste trabalho descrevo o desenvolvimento de um Serious Games voltado ao turismo com a utilização de Game Learning Analytics.
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    Planejador de roteiros turísticos: uma aplicação do Problema do Caixeiro Viajante na cidade do Recife
    (2018) Bispo, Rodolfo César; Cysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0534822491953359
    Um aplicativo móvel (prova de conceito) foi desenvolvido fornecendo recomendações de rota para turistas que visitam Recife a pé. O turista seleciona os pontos de interesse (POI) que ele deseja visitar e a aplicação recomenda uma rota. O turista pode escolher os pontos de interesse de uma lista de pontos e visualiza-los em um mapa. A aplicação também fornece informações detalhadas sobre os pontos de interesse para auxiliar na escolha. Três algoritmos foram implementados para recomendação da rota. Os algoritmos Força Bruta, Vizinho Mais Próximo e Vizinho Mais Próximo combinado com 2-OPT foram comparados em termos de tempo de execução, impacto no tamanho total do percurso gerado, uso de memória e CPU. O algoritmo da Força Bruta apresentou um tempo de execução hábil em até 8 pontos escolhidos. O Vizinho Mais Próximo afastou-se cada vez mais do roteiro ótimo a medida que a quantidade de pontos aumentava, enquanto que sua combinação com o 2-OPT resultou em uma otimização de até 50 minutos na duração do roteiro.
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    Smart Tour PE: um aplicativo android para monitoramento remoto de pontos turísticos no estado Pernambuco
    (2021-07-13) Fonsêca, Eder Lucena Andrade da; Araújo, Danilo Ricardo Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/2708354422178489; http://lattes.cnpq.br/9564226085565142
    Desde a década de 90 o setor de turismo vem apresentando um crescimento sustentável, nem mesmo o período de retração econômica daquela época foi capaz de freá-lo, em períodos mais recentes, por volta de 2018 e 2019 o setor estava batendo novos recordes de chegadas internacionais, sendo a pandemia causada pela COVID19 o único ”desastre” capaz de frear essa sequência. Passado mais de um ano desde o início da pandemia, com o desenvolvimento da medicina e seus importantes avanços na criação de vacinas eficazes e meios viáveis para retomada da normalidade, espera-se que a busca por destinos turísticos volte a crescer muito em breve, sendo o turismo de natureza apontado como o nicho que mais provavelmente será buscado. Portanto, é importante que sejam disponibilizadas soluções tecnológicas para apoiar o turismo, em especial o turismo de natureza. Esta monografia pretende idealizar uma ferramenta capaz de passar informações precisas sobre o clima, o que vai garantir que o turista aproveite ao máximo o tempo que ele dispõe para lazer, podendo visitar o local que melhor lhe apraz, escolhendo desde praias a trilhas arborizadas em uma área de preservação, de acordo com suas pretensões climáticas. A visualização do clima nos pontos turísticos ocorrerá através de um aplicativo idealizado nesta monografia, pensado para funcionar em dispositivos móveis com capacidade de acessar a internet. Este aplicativo vai captar informações de estações climáticas instaladas em pontos turísticos do estado de Pernambuco durante a execução do projeto de pesquisa relacionado a esta monografia, subsidiando o usuário também com geolocalização, streaming de vídeo de câmeras locais, rotas para acesso ao local desejado, bem como informações adicionais sobre telefones de serviços públicos e um botão de pânico para casos de extrema emergência. De acordo com testes de usabilidade realizados com o público-alvo, apenas 3% deles considerou o aplicativo difícil de usar e 97% considerou fácil ou muito fácil. Além disso, o aplicativo obteve uma nota de 75 pontos no indicador de Net Promoter Score, quando a média para o setor de turismo no Brasil é de 70 pontos, além de uma série de outros indicadores positivos a serem explanados mais adiante.
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