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Navegando por Assunto "Transtornos do espectro autista em crianças"

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    O papel do professor nas estratégias de ensino para crianças autistas: uma análise das práticas inclusivas no município de Passira/PE
    (2024-08-31) Silva, José Fagner da; Pinto, Lucas Alencar; http://lattes.cnpq.br/0226788457940075
    Nos últimos anos, muitas crianças autistas têm chegado às salas para se-rem incluídas. A escola ainda se mostra despreparada para lidar com todos os desafios na inclusão de crianças com espectro autista no dia a dia escolar. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel do professor e as práticas pedagógicas nas estratégias de inclusão e ensino inclusivos para crianças autistas em Passira/PE a partir de uma abordagem acerca do contexto do Transtorno do Espectro Autista; de um diagnóstico acerca da Situação Atual das Políticas Públicas para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); identificando as Práticas Pedagógicas dos Professores do Ensino Fundamental para Lidar com Alunos com Transtorno do Espectro Autista em Passira-PE; investigando as estratégias pedagógicas adotadas pelos professores para atender às necessidades específicas dos alunos autistas; e avaliando o nível de conhecimento e capacitação dos professores em relação ao TEA. O referencial teórico contemplou discus-sões acerca do conceito de autismo, por meio das teorias e leis como: de Orrú (2012), Cunha (2017), Rodrigues (2010), Manual do Autismo (2016), (Lei Federal n° 12.764), dentre outros. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo em que se aplicou um questionário e uma entrevista com professores da Escola Mul. Maurina Rodrigues dos Santos, município de Passira. A pesquisa foi realizada com cinco professores que possuem crianças autistas na sala de aula. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que os professores possuem conhecimentos acerca do Espectro Autista, mas necessitam de formações pedagógicas continuadas para melhor ensinar e dar suporte ao ensino aprendizagem das crianças com TEA.
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    Políticas públicas para o autismo na primeira infância : uma análise da experiência do município do Recife em Pernambuco
    (2024-11-28) Moura, Priscila Soares Ferreira; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178; http://lattes.cnpq.br/6774814176694457
    Este estudo avalia a gestão pública municipal do Recife no tratamento de crianças autistas não verbais, com foco no Centro de Referência da Primeira Infância (C.R.I.A.R.). A análise identifica lacunas nas políticas públicas e na capacitação de profissionais, impactando a qualidade e a acessibilidade das intervenções. Apesar de iniciativas promissoras, a falta de integração e continuidade nos serviços prejudica o diagnóstico precoce e o suporte adequado às famílias. A pesquisa sugere a necessidade de uma gestão pública mais eficiente e coordenada, que assegure o acesso universal a tratamentos especializados, contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento pleno dessas crianças. Conclui-se que a eficiência da gestão pública é essencial para o sucesso das políticas voltadas ao autismo na primeira infância, sendo necessário maior investimento em formação, recursos e monitoramento de políticas.
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