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Navegando por Assunto "Trabalhadores - Educação"

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    As práticas de letramento em um espaço não escolar na cidade de Serra Talhada
    (2021-09-29) Santos, Eliene Pereira dos; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/6088305144293920
    O presente estudo tem como objetivo investigar níveis de alfabetização e letramento de funcionários de uma empresa privada na cidade de Serra Talhada – PE, buscando realizar uma análise desses processos de letramento em práticas não escolares. A opção metodológica ressignifica-se em um estudo de caso, pois realizamos o estudo de um caso partícula por meio de um método qualitativo. Com esse intuito, o embasamento teórico fundamenta-se em estudiosos como Tfouni (1998), Street (2012), Soares (2002; 2004), sobre a noção de alfabetização e letramento, Mendonça e Bunzen (2015), Albuquerque (2007), Xavier (2007), Brasil (2018) e Mendonça e Leal (2007), para o letramento em ambientes informais e no discurso da educação. O corpus da pesquisa constitui-se de questionários respondidos por funcionários da empresa, acerca dos letramentos no ambiente de trabalho e também experiências escolares. A hipótese do nosso trabalho de que esse ambiente não escolar não seria propício para o desenvolvimento do letramento dos trabalhadores foi corroborada pelos resultados, que apontam, a partir de respostas coletadas e analisadas dos entrevistados, que o ambiente investigado não oferece subsídios para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, para além daqueles necessários para a assinatura de documentos.
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    Perfil educacional da mão de obra do Estado de Pernambuco: como ocorre a absorção do capital humano nos setores da economia de Pernambuco no período de 2006-2016
    (2018) Silva, Larissa Araújo da; Coelho Júnior, Álvaro Furtado; http://lattes.cnpq.br/1248468009730949
    A Teoria do Capital humano foi formalizada em 1961 por Theodore W. Schultz, a expressão Capital Humano foi utilizada por Shultz pela primeira vez ao publicar o artigo Investment in Human Capital, assim reconhecendo as habilidades e conhecimentos adquiridos por um indivíduo como forma de capital. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, as nações estão focadas no crescimento e desenvolvimento econômico. A educação passa a ser entendida como um elemento importante para atingir esse objetivo. Porém mesmo sem a sua formalização esse importante fator já era percebido por diversos estudiosos à exemplo Adam Smith já o reconhecia em sua obra a Riqueza das Nações publicada em 1776. O conceito de Capital Humano foi sendo aperfeiçoado com o desenvolvimento da teoria econômica específica. Estudos como o de Pereira (2008), faz uma análise da importância do nível de escolaridade dos trabalhadores para o crescimento econômico da região Norte do Brasil, chegando a conclusão de que um aumento médio nos anos de escolaridade tende a reduzir o diferencial na distribuição de renda entre os habitantes. Para contribuir com esse debate, este presente trabalho tem como objetivo apresentar o perfil educacional, de acordo com o nível de instrução dos trabalhadores, absorvido pelos setores econômicos atuantes no estado de Pernambuco ao longo do período de uma década. Para isso utilizam-se os dados da RAIS que quantificam nível de escolaridade, absorção de escolaridade nos diversos setores e informações sobre remuneração média para cada nível de escolaridade, para os anos de 2006, 2010 e 2016. Com base nos dados utilizados verifica-se a constatação de que as evidencias teóricas ocorrem no contexto do estado de Pernambuco. Observa-se que há uma mudança de absorção do nível de escolaridade no decorrer do período analisado. Também se pôde concluir que há aumentos de salários quando há um maior nível de escolaridade.
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