Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Solução de problemas"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Existência e unicidade de solução para problemas envolvendo o operador Laplaciano
    (2019-12-17) Nunes, Thays Ingrid dos Santos; Araújo, Yane Lísley Ramos; http://lattes.cnpq.br/6642941380570085; http://lattes.cnpq.br/3740642465035306
    No presente trabalho abordamos alguns conceitos básicos relativos à teoria das equações diferenciais parciais garantindo a existência de solução para problemas envolvendo o operador Laplaciano. Inicialmente, utilizamos o método de separação de variáveis e ferramentas da Análise de Fourier para assegurarmos a existência de solução clássica para problemas de Dirichlet no retângulo e no disco unitário envolvendo a equação de Laplace, bem como um princípio do máximo para garantirmos a unicidade da solução. Em seguida, utilizamos resultados da Análise Funcional e dos espaços de Sobolev para garantirmos sob certas condições a existência de uma única solução fraca para o problema de Dirichlet envolvendo a equação de Poisson.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O processo de elaboração de problemas por licenciandos em química: concepções, sentimentos e a mobilização de atitudes
    (2019) Alves, Vanessa Ramos; Silva, Flávia Cristiane Vieira da; http://lattes.cnpq.br/7354496286889274; http://lattes.cnpq.br/4946358936102673
    Experiências com a metodologia de resolução de problemas, durante a formação inicial de professores de química, podem ser importantes para a preparação docente destes profissionais, possibilitando exercerem um ensino de química condizente com a realidade dos alunos. Ainda, pela resolução de problemas, podemos promover o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. O presente estudo teve como objetivo analisar o processo de elaboração de problemas por licenciandos em química, atentando para as concepções, os sentimentos dos licenciandos, no decorrer do processo, e a mobilização de atitudes durante a elaboração do problema. Para isso, os licenciandos relataram suas concepções através de uma entrevista estruturada, que produziu discursos narrativos. Estes discursos foram analisados por meio da análise narrativa, considerando os traços da composicionalidade hermenêutica, canonicidade e violação e referencialidade. Os sentimentos expressados pelos licenciandos foram identificados através de depoimentos ao final de cada aula da sequência de elaboração de problemas e submetidos a análise narrativa por meio da composicionalidade hermenêutica, para definição de categorias de sentimentos. A mobilização de atitudes foi analisada a partir da elaboração dos problemas e da proposição de atitudes, pelos licenciandos, que possivelmente seriam desenvolvidas mediante a resolução do problema. As atitudes foram categorizadas com respeito à ciência, com respeito à aprendizagem da ciência e com respeito às implicações sociais da ciência. De forma geral, as concepções apresentam muita semelhança com aspectos teóricos e metodológicos da resolução de problemas; os sentimentos revelaram uma satisfação no processo de elaborar problemas e os licenciandos mobilizaram atitudes na elaboração de problemas, em sua maioria, relacionadas às implicações sociais da ciência. Assim, acreditamos que o contato dos licenciandos com a metodologia de resolução de problemas, durante a graduação, pode disponibilizar intenções para uma possível aplicação desta abordagem metodológica em sua futura prática docente.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Utilização de ferramentas da qualidade para análise de tomada de decisão de recuperação de trecho da rodovia BR-101
    (2022-10-07) Cunha Sobrinho, Ademir Carneiro da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948
    O objetivo geral do presente estudo foi analisar se as ferramentas de qualidade podem auxiliar em um plano de ação a curto, médio e longo prazo para a solução de problemas relacionados à recuperação do pavimento rígido da rodovia BR-101/SUL (Km 151 ao Km 189), compreendidos entre os municípios de Ribeirão e Palmares, em Pernambuco. Considerando o objetivo proposto, a pesquisa é do tipo bibliográfica, descritiva, de natureza qualitativa. Metodologicamente, desenvolveu-se um estudo bibliográfico e um estudo de caso. O referencial teórico buscou detalhar os conceitos de quatro ferramentas de qualidade que foram utilizadas na solução dos problemas da rodovia de estudo, assim encadeadas: Brainstorming, Diagrama de Ishikawa, Matriz Gravidade Urgência Tendência (GUT) e 5W2H, como também um estudo sobre pavimentos rígidos. Como resultados da pesquisa, tem-se um plano de ação através do uso do 5W2h priorizado, de acordo com a atribuição de valores criados a partir da Matriz GUT, que por sua vez foi originada pelo levantamento e organização das informações pelo Brainstorming e Diagrama de Ishikawa. Por fim, conclui-se que a utilização conjunta das ferramentas apresentadas e estudadas, possibilitou através de uma avaliação qualitativa resultados quantitativos e com isto, possibilitou de forma mais eficaz o processo de mapeamento de problemas, evidenciando as causas prioritárias e seus devidos tratamentos.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão