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Navegando por Assunto "Sexualidade"

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    A visibilidade dos estudos de gêneros nos projetos pedagógicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco
    (2022-10-03T03:00:00Z) Cabral, Ana Carolina Gomes da Silva; Souza, Ana Paula Abrahamian de; http://lattes.cnpq.br/5944309643014109; http://lattes.cnpq.br/3906970103863900
    Esta pesquisa buscou refletir sobre a visibilidade dos estudos de gênero no Curso de Licenciatura em Pedagogia, Campus Dois Irmãos, Recife, Pernambuco, Buscou analisar como as questões de gênero emergem no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, campus Dois Irmãos. O quadro teórico foi elaborado com base em Scott (1995), Louro (1997), Carvalho (2015), Rosemberg (2001), Santos e Souza (2020), Grossi (1998), Saviani (2020), Laville e Dionne (1999). Metodologicamente, foi realizada uma análise documental com base nos PPC’s do curso de Licenciatura em Pedagogia, que são dois, o primeiro tido no ano de 2010, e o atual, do ano de 2018. Nos resultados foi visualizada uma carência com relação aos estudos de gênero no curso de Pedagogia, que pode ser visualizada nas ementas do curso. Compreendemos que é necessário a ampliação dessa discussão acerca dessa temática de forma articulada, pois será através do aprofundamento das questões relacionadas ao corpo, ao gênero e às sexualidades que teremos profissionais preparados para lidar com as práticas sistêmicas de machismo, sexismo e todos os tipos de violência às pessoas que não estão em conformidade ao sistema sexo-gênero.
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    Educação sexual em livros didáticos de ciências utilizados na rede pública estadual de Pernambuco
    (2024-03-07T03:00:00Z) Valentim, Niķson Nathan Lopes; Araújo, Monica Lopes Folena; http://lattes.cnpq.br/7902118982606429
    Atualmente, com o avanço da tecnologia e do acesso a recursos digitais, o número de ferramentas úteis para o ensino da disciplina de ciências se diversificou e cresceu. Entretanto recursos didáticos como o livro didático (LD) permanece sendo um dos mais importantes e acessíveis para os professores. Portanto, é válido ressaltar que a qualidade do conteúdo presente no LD é um fator essencial para a qualidade da prática docente. Nesse sentido, a sexualidade é um tema essencial na vida de qualquer pessoa. Desde cedo, os indivíduos são expostos a questionamentos e descobertas acerca da própria identidade sexual. Por isso, é extremamente importante que esse assunto seja abordado de forma adequada nos LD, que são uma das principais fontes de conhecimento para os adolescentes do ensino fundamental anos finais. Logo, o presente estudo tem como principal objetivo apresentar uma pesquisa desenvolvida por meio da análise de três livros didáticos utilizados por escolas públicas de ensino fundamental do estado de Pernambuco. A pesquisa teve como objetivo analisar de que modo a temática “sexualidade” é referida em livros didáticos (LD) do Ensino Fundamental, do 8º ano, adotados por uma escola pública da rede do estado de Pernambuco. Diante dos achados, foi evidente que os LD se concentram a princípio em expor os conteúdos que valorizam predominantemente os aspectos biológicos dos seres humanos. Ao concentrar-se exclusivamente nos aspectos biológicos da sexualidade, os livros didáticos culminam reforçando estereótipos de gênero, normas e padrões tradicionais de comportamento, contribuindo para a manutenção de uma visão conservadora e limitada sobre o assunto. No entanto, foi encontrado LD que contemplaram o conteúdo relacionado a sexualidade dentro dos aspectos sociais e psicológicos.
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    Gênero e sexualidades na educação infantil: da reflexão à elaboração de uma proposta interventiva utilizando a linguagem audiovisual
    (2021) Silva, Ribbyson José de Farias; Pires, Danielle Ribeiro; Melo, Iran Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/451754911992249; http://lattes.cnpq.br/2128386167233994
    A Educação Infantil é marcada por esteriotipos e mitos sobre as questões de gênero e sexualidades presentes no cotidiano escolar, contribuindo para a manutenção dos discursos normalizadores e normatizadores na sociedade. Neste nível de ensino, na maioria das vezes, não são apresentadas a diversidade existente e possíveis diante dos corpos, das brincadeiras, dos brinquedos, dos filmes e desenhos. Preescrevendo e assinalando, assim, uma estrutura dicotômica e binária a partir do sistema heteronormativo, pautados na lógica biológica. Com isto, nosso objetivo é apresentar uma proposta interventiva para Educação Infantil sobre a temática, utilizando a linguagem audiovisual, numa perspectiva de desconstrução das práticas e dinâmicas heteronormativas que já existem no contexto da escola. Para atingir nosso objetivo, optamos por utilizar referências teóricas de pesquisadores/as e autores/as que discutem gênero e diversidade sexual na escola e defendem currículos que valorizem as diferentes tradições culturais e enfrentamento da LGBTfobia no ambiente escolar. Por sua vez, a linguagem audiovisual, enquanto forma de arte, possui um potencial pedagógico que permite experenciar a tranformação, a sensibilidade e reconhecimento de si e do outro. Propostas como esta visam que tabus sejam descontruídos desde a infância seja na sala de aula ou até mesmo na instituição em geral, onde a comunidade escolar, muitas vezes, acredita que a exploração de temas como este incentive os alunos a seguirem caminhos que não sejam da “moral e bons costumes”.
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    Questões de gênero e sexualidade nas experiências de discentes do curso de Licenciatura em Química: uma análise de suas narrativas (auto)biográficas
    (2024-09-19T03:00:00Z) Silva, David Filipe Nascimento da; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
    As questões sobre gênero e sexualidade, geralmente, não são discussões recorrentes no ensino de Química e na formação inicial de professores de Química. Entretanto, considera-se a necessidade da formação dos futuros professores de Química para lidar com a diversidade presente nas salas de aula. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi compreender por meio das narrativas (auto) biográficas de discentes da Licenciatura em Química, suas experiências sobre questões de gênero e sexualidade no contexto escolar/acadêmico. A pesquisa foi qualitativa e contou com participação de sete discentes do curso de Licenciatura em Química, matriculados nos componentes curriculares Estágio Supervisionado Obrigatório III e Estágio Supervisionado Obrigatório IV de uma universidade pública federal. O instrumento de pesquisa foram as narrativas (auto)biográficas escritas pelos discentes, obtidas por meio de um questionário de questão única, elaborado na plataforma Google Forms. Para as análises das narrativas (auto)biográficas, foram consideradas categorias analíticas à posteriori. Os resultados das análises, relativos às experiências dos discentes sobre questões de gênero e sexualidade no contexto escolar/acadêmico relatados em suas narrativas (auto) biográficas, indicaram: a ausência da discussão sobre questões de gênero e sexualidade no âmbito escolar e/ou acadêmico; o não saber agir, intolerância e/ou preconceito diante de questões de gênero e sexualidade por estudantes/professores no âmbito escolar e/ou acadêmico; o desrespeito e bullying diante de questões de gênero e sexualidade no âmbito escolar e/ou acadêmico: o respeito diante das questões de gênero e sexualidade no âmbito acadêmico; contribuições de disciplinas/programas no âmbito escolar e/ou acadêmico sobre questões de gênero e sexualidade; o saber agir diante de questões de gênero e sexualidade na minha prática docente; e o como inserir questões de gênero e sexualidade no ensino de Química. Portanto, esta pesquisa pode contribuir com as discussões sobre questões de gênero e sexualidade na formação inicial de professores de Química, uma vez que trouxe as experiencias vivenciadas por discentes e evidenciou, a partir de seus resultados, o quanto a ausência destas questões na formação profissional pode dificultar a educação inclusiva.
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    Rede Saúde na Escola: tecendo as teias dos saberes na promoção da qualidade de vida
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Regino, Fabiane Alves
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    Troca de saberes entre academia e adolescentes do Programa Escola Aberta, em Recife - PE: “Papo Aberto” Promovendo sexualidade sem risco
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Ciências Doméstica., 2011) Alves, Maria de Fátima Paz
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