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Navegando por Assunto "Serviço público"

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    A construção da profissionalidade dos administradores em questão: uma reflexão sobre vagas na área administrativa em concursos públicos e o papel do conselho profissional
    (2023-04-27) Silva, Aline Myrela Souza da; Silva, Fabiana Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5179278843937065; http://lattes.cnpq.br/4989941867652604
    É comum haver graduados em diferentes áreas atuando nos campos da Administração, inclusive em cargos públicos, comprometendo a construção da profissionalidade dos administradores, visto que esta contempla um conjunto de elementos que promovem o desenvolvimento e o reconhecimento social de uma profissão. Diante disso, a presente pesquisa objetivou analisar o papel do Conselho Federal de Administração (CFA) e do Conselho Regional de Administração em Pernambuco (CRA-PE) na construção da profissionalidade dos administradores no âmbito dos concursos públicos realizados na Região Nordeste no ano de 2022. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, classificando-se como exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, cujos dados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, foram identificados três editais de concursos públicos que admitiam a inscrição de candidatos de qualquer área de nível superior para cargos específicos dos campos da Administração. No que tange à verificação dos elementos da profissionalidade nos regimentos internos do CFA e do CRA-PE, constatou-se que esses documentos sinalizam a preocupação com a especificidade da função nos campos da Administração, bem como apresentam diretrizes relacionadas ao saber específico, ao poder de decisão e à pertença ao corpo coletivo. Todavia, não foram identificadas, nos documentos analisados, normativas diretamente relacionadas à orientação e à fiscalização de concursos públicos no que diz respeito a cargos cujas atribuições são da área de Administração. Tal lacuna compromete o fortalecimento da classe dos administradores e, consequentemente, a sua profissionalidade.
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    Benchmark for public ombudsman portals of the State Courts of Accounts in Brazil
    (2024-03-01) Silva, Hugo Rafael Alves da; Brito, Kellyton dos Santos; Santos, Glória M.; http://lattes.cnpq.br/8750956715158540
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    Cartilha Ouvidoria UFRPE
    (EDUFRPE, 2022) Universidade Federal Rural de Pernambuco
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    Como definir a estratégia de um laboratório de inovação no setor público? Um estudo de caso da iniciativa de inovação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco
    (2021-12-03) Agostinho, Matheus Cavalcanti; Santos, George Augusto Valença; http://lattes.cnpq.br/8525564952779211; http://lattes.cnpq.br/7317129861491898
    Nesta última década, os laboratórios de inovação têm se tornado cada vez mais freqüentes e importantes para alavancar a inovação no setor público brasileiro, em todas as esferas e áreas de atuação. No entanto, apenas recentemente e ainda superficialmente surgem relatos na literatura e em relatórios técnicos desenvolvidos pelos órgãos públicos sobre como estes laboratórios são estruturados. Para entender sobre a estratégia de inovação de um laboratório de governo, como reflexo da gestão da inovação, conduzimos um estudo de caso no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, que adota um modelo de inovação aberta para resolver seus desafios e alavancar a instituição, fortalecendo a imagem dos órgãos de controle externo perante a opinião pública. A partir do acompanhamento e participação na estruturação do seu laboratório de inovação, o Prisma Lab., pudemos olhar para diversas outras iniciativas pelo Brasil, fazendo um benchmarking destes laboratórios, e nos inspirar no que tem sido adotado em relação às metodologias adotadas para seus projetos, ao método de inovação (topdown ou bottomup), à natureza colaborativa, e assim, chegar a uma ideia inicial da vocação do laboratório, através de questionários e oficinas realizadas com servidores do TCE-PE, apresentando-lhes tudo que foi levantado durante a pesquisa. Espera-se que o conhecimento gerado neste trabalho possa inspirar futuras iniciativas de inovação no setor público brasileiro, contribuindo para sairmos de um cenário de escassez de relatos mais detalhados, e auxiliar nos estudos sobre o movimento de inovação em governo.
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    Gerenciamento e consumo da informação no serviço público: um estudo de caso em setor de estágio em instituição de ensino superior
    (2023-09-12) Silva, Tamires Amanda Gonçalves da; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/2131976097619056
    O presente trabalho trata-se de uma reflexão a partir de uma experiência de estágio e seu registro, que teve o objetivo de analisar o gerenciamento de uma rede social (Instagram) do Setor de Estágio de uma instituição de ensino superior pública, considerando, principalmente, descrever a produção (processo) e expor o consumo da informação (dados); considerando o campo das Ciências do Consumo. As temáticas voltam-se aos conceitos e definições sobre Redes Sociais; Economia da Atenção; Planejamento e Produção de Conteúdo e Marketing Público. Metodologicamente, foi abordado de forma qualitativa e como estudo de caso; os resultados foram analisados de forma descritiva. A principal recomendação que se apresenta com o estudo realizado, é reiterar a importância de considerar as redes sociais digitais como forma de engajamento social, bem como de aprimoramento da prestação de serviços públicos, como uma ferramenta da gestão que efetive cada vez mais o ciclo de comunicação entre as partes envolvidas.
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    Libras no serviço público brasileiro: ferramenta de acesso à cidadania
    (2021) Soares, Alexandre Silva; Cordeiro, Leane Pereira; http://lattes.cnpq.br/8538638475316742
    A comunicação por sinais há muito já foi reconhecida oficialmente como um instrumento lingüístico equiparado a um idioma, por apresentar determinadas singularidades tal qual uma língua. O Brasil é um dos vários países do mundo que possui seu próprio idioma baseado em gestos, chamado de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Tal recurso comunicacional tornou-se obrigatório no âmbito educacional em virtude do advento do Estatuto da Pessoa com deficiência, dentre outras legislações, entretanto, a utilização dessa importante ferramenta restringiu-se apenas a seara educacional. Pensando nisso, o presente estudo vem propor uma breve discussão acerca da utilização da LIBRAS para além da sala de aula, abrangendo os mais variados serviços públicos prestados pelo Estado, tornando possível e amplificado o acesso das pessoas com deficiência auditiva a estes serviços, garantindo, assim, uma participação mais ativa desses indivíduos na vida cidadã. Com este intuito, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa que, partindo do procedimento de pesquisa bibliográfica, procurou desvendar os mais variados aspectos da LIBRAS e seus benefícios como ferramenta de comunicação no âmbito público em geral. Ao fim, constatou-se que de fato, o acesso ao serviço público pela comunidade surda se tornaria mais amplo, caso fosse oferecido um atendimento em LIBRAS, entretanto, são muitos os percalços a serem vencidos a fim de que essa realidade, de fato, torne-se efetiva.
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    Navegando na era digital governamental: a percepção dos servidores de Afrânio - PE
    (2024-12-07) Gomes Neto, Adão de Sousa; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934
    A percepção dos usuários sobre a qualidade e a eficácia dos serviços públicos digitais é crucial para o sucesso das iniciativas de modernização governamental, pois influencia diretamente a adoção dessas tecnologias e a satisfação dos cidadãos. Esta investigação visou analisar a percepção de qualidade e eficácia dos serviços públicos digitais do município de Afrânio-PE sob a perspectiva de seus servidores. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados aos servidores, investigando sua familiaridade com as tecnologias de informação e comunicação (TIC), a frequência de uso dos serviços digitais, a usabilidade, confiabilidade e os principais desafios enfrentados. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório e quantitativo, com análise das respostas de um questionário estruturado. Os resultados demonstraram que, apesar de uma percepção geral positiva sobre a eficácia e confiabilidade dos serviços, a falta de conhecimento técnico e interfaces confusas representam barreiras significativas. Conclui-se que, embora a adoção das TIC tenha sido benéfica, melhorias contínuas são necessárias para aumentar a satisfação e eficiência.
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    O processo de avaliação de desempenho na UFPE sob a ótica dos servidores técnico-administrativos do Centro de Ciências da Saúde
    (2020-10-07) Santos, Jennifer Guedes de Lira; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121; http://lattes.cnpq.br/8156733591789996
    Este trabalho teve o intuito de analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos em educação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) sobre o processo de avaliação de desempenho na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além disso, ressalta a importância em discutir o formato utilizado pela instituição, descrevendo o processo de avaliação de desempenho, com o propósito de elucidar práticas que tornem o serviço público mais eficiente, através de melhores práticas na área de gestão de pessoas. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi descritiva e a abordagem da pesquisa, dos tipos quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos através de questionários aplicados junto aos servidores técnico-administrativos que compõem o CCS. Os resultados apontam que a maior parte dos servidores não receberam orientações ou treinamentos sobre o processo de avaliação de desempenho da UFPE e de como realizá-lo, assim como, na maioria das vezes, não recebem feedback das suas avaliações. Esses fatos demonstram a necessidade da constante discussão em torno do tema em questão e a realização de trabalhos futuros sobre novas metodologias de avaliação ou aprimoramento da avaliação realizada atualmente.
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    Pesquisa de satisfação nas ouvidorias gerais dos estados: aplicação e modelos
    (2020-09-14) Almeida, Nilson Braga de; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/2458153938745233
    A legislação em vigor tem exigido que o setor público disponibilize instrumentos para o cidadão avaliar os serviços públicos prestados. Este artigo tem como objetivo analisar os modelos de pesquisa de satisfação adotados pelas ouvidorias gerais estaduais com os seus usuários, considerando aspectos como forma de aplicação e perguntas elaboradas. Para isso, foi aplicado um questionário com todos os estados e o DF, obtendo-se uma amostra com 23 entes federativos, cujos resultados foram analisados por meio de uma abordagem qualitativa. As informações coletadas permitiram identificar que, dessa amostra, nove ouvidorias gerais (39,13%) não aplicam pesquisas de satisfação, tendo como principal motivo aspectos relacionados a suporte tecnológico; enquanto que as demais (60,87%) aplicam, no entanto, sem haver um padrão definido quanto ao modelo de questionário adotado. A principal dificuldade na elaboração das pesquisas envolve a definição de perguntas e a maioria das ouvidorias acompanha os seus resultados, inclusive por meio de indicadores, visando melhorias.
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    Qualidade no atendimento do serviço público de saúde: um estudo realizado em uma Secretaria Municipal de Saúde
    (2022-05-27) Ferreira, Dilson Souza; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323
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