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Navegando por Assunto "Serpentes"

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    Classificação popular de serpentes no entorno da Estação Ecológica do Tapacurá
    (2022-09-28) Silva, Cláudio Aguiar; Barboza, Rafael Sá Leitão; Schiel, Nicola; http://lattes.cnpq.br/5314455811830714; http://lattes.cnpq.br/7409892572999631; http://lattes.cnpq.br/8161290649531270
    A etnobiologia se enquadra dentro das etnociências e se dedica a estudar as diversas relações entre os humanos e a natureza, dentro desta área encontra-se a etnoherpetologia, que vem contribuindo para o entendimento das diferentes visões existentes sobre os anfíbios e répteis do mundo. Uma das formas de aprofundar os estudos etnobiológicos é investigar a maneira como as pessoas identificam e classificam os seres vivos a sua volta. A esta subárea chamamos de etnotaxonomia. Os estudos em etnotaxonomia ainda apresentam uma natureza amplamente teórica, com poucas investigações acerca do seu perfil aplicado, indicando uma grande lacuna a ser preenchida. Com este estudo, investigamos uma aplicação da etnotaxonomia como método voltado ao conhecimento popular sobre serpentes da Estação Ecológica do Tapacurá, área protegida que abrange três importantes fragmentos de Mata Atlântica no estado de Pernambuco. Realizamos entrevistas semiestruturadas na região a fim de conhecer o perfil socioeconômico dos residentes, assim como para conhecer mais sobre o sistema etnotaxonômico de identificação e classificação das serpentes existente na localidade. Entrevistamos 61 indivíduos e obtivemos êxito em identificar 36 etnoespécies e trazer dois novos registros de ocorrência para a Estação, mostrando que estudos aplicados de etnotaxonomia podem trazer visões novas e integrativas para a ciência, como também, indicando que o conhecimento popular e a pesquisa participativa têm grande potencial para serem usados como ferramenta complementar em pesquisas diversas.
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    Contribuições ao estudo da história natural da suaçuboia Corallus hortulana (Serpentes: Boidae), em uma unidade de conservação na Floresta Atlântica de Pernambuco, Nordeste do Brasil
    (2022-05-27) Santos, Maria Laura Silva; Santos, Ednilza Maranhão dos; http://lattes.cnpq.br/5812920432455297; http://lattes.cnpq.br/2606618267580412
    Estudos sobre história natural das espécies formam a base do conhecimento sobre a biodiversidade, traz informações sobre a estrutura populacional, razão sexual, fecundidae, maturação sexual e uso do habitat. O trabalho objetivou em obter informações sobre a história natural de Corallus hortulana em um fragmento de Floresta Atlântica em uma Unidade de Conservação Parque Estadual de Dois Irmãos. As coletas de dados ocorreram de outubro de 2015 à julho de 2017 bimestralmente e abril de 2019 à setembro de 2021 de forma mensal, com buscas ativas, utilizando a visualização limitada por tempo, encontro ocasional e coleta por terceiro. Após a coleta foi realizada a morfometria, sexagem, marcação e soltura do animal. Foram registrados 29 indivíduos de C. hortulana durante o período de 50 meses, 18 fêmeas, 10 machos e um indeterminado. Os espécimes foram encontrados em três tipos de substrato: construções humanas (54,29%) vegetação (28,57%) e solo (17,14%). Indivíduos acima de 1200 mm forrageavam em construções humanas, animais de maiores porte (1400 mm) foram observados no substrato solo e diferentes tamanhos (1040 mm a 1811 mm) na vegetação. Dos 31 encontros de animais ativos, 19 foram durante a manhã, nove à tarde e três à noite, nos apontando que talvez, a espécie não seja exclusivamente ativa à noite. Um combate entre dois machos foi documentado, o registro da luta corporal e a recaptura de um desses indivíduos em cópula, assim como as recapturas de animais na mesma localidade pode nos indicar territorialidade. Houveram sete animais recapturados. Foi registrado uma cópula e uma corte. O PEDI tem potencial para que mais estudos sejam desenvolvidos com Corallus hortulana, há poucos trabalhos sobre sua história natural e informações como essas são de grande valia para a conservação da espécie e seu habitat, um estudo a longo prazo pode possibilitar que mais lacunas possam ser preenchidas sobre a sua história de vida.
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