Navegando por Assunto "Representação cinematográfica"
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Item Para além do texto escrito: a presença audiovisual no livro didático de história(2017) Freitas, Renan Moura de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/3802404445141358O livro didático é um dos mais importantes instrumentos utilizados na educação básica no Brasil. Os estudos das coleções do PNLD são essenciais para compreender os caminhos pedagógicos assumidos pela cultura escolar e as relações de ensino-aprendizagem. O objetivo da presente pesquisa foi analisar o uso das produções fílmicas pelo livro didático, trazendo reflexões referentes ao ensino de história. Para isso, consideramos as duas coleções mais distribuídas nacionalmente pelo PNLD no ano de 2015, referente à etapa escolar do Ensino Médio. Além disso, foi necessário um recorte temático dentro das coleções, sendo optado como objeto de estudo a história do período colonial da América Portuguesa. A análise produziu reflexões acerca de representações do ensino de história atualmente e contribuiu para repensar limites e possibilidades do uso de obra fílmica pelos livros didáticos.Item Representações cinematográficas: gênero em cena no ciclo do Recife (1923-1931)(2019-07-10) Spíndola, Nataly Cristine Castro; Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559; http://lattes.cnpq.br/7237835947715745O presente estudo tem como objetivo compreender as relações de gênero e a representação da mulher nas produções cinematográficas do ciclo do Recife durante os primeiros anos da década de 1920. Como fonte de pesquisa e análise, temos os filmes Retribuição (1925) e Aitaré da Praia (1925), e os periódicos Diário de Pernambuco e Cinearte, ao investigar como a mulher era reconhecida pela sociedade nesse período e entender como o feminino era representado durante o ciclo do cinema silencioso. Ao perceber as formas de exibição das produções cinematográficas e os periódicos utilizados, notamos como esses veículos difundem aspectos conservadores das relações de gênero ao exibir a instituições recorrentes como o casamento e a tutela masculina, embora fosse considerado um período de mudanças.
