Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Reação de oxidação-redução"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise da construção de sentidos e significados sobre a reação de oxirredução pelos estudantes a partir de uma sequência didática sobre bafômetro
    (2019-12-19) Martins, Jorge da Silva; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/5508094144911539
    A presente monografia teve como principal objetivo analisar o processo de construção de significados e atribuição de sentidos sobre reação de oxirredução, vivenciado por estudantes quando estão engajados em atividades estruturadas em uma sequência de ensino e aprendizagem com a temática bafômetro. O caminho metodológico foi constituído por: planejamento e estruturação de uma sequência de ensino e aprendizagem (TLS), a partir da perspectiva de Méheut (2005) e da teoria do perfis conceituais proposta por Mortimer (1995) para investigar o processo de construção de significados; aplicação e análise das etapas vivenciadas ao longo da sequência. Em meio às etapas da sequência, foram aplicados dois questionários com uma turma de 3º ano do Ensino Médio, um para o levantamento de concepções prévias sobre as reações de oxirredução e o outro associado a uma atividade experimental de “simulação do bafômetro”. A partir das respostas obtidas observamos que, de forma geral, os estudantes não apresentaram significados bem construídos acerca da definição de uma reação de oxirredução e isso é justificado pelos sentidos que eles atribuem ao conceito não terem uma relação mais próxima com o significado cientificamente aceito. Assim, a partir do processo de conceituação, analisado pelos processos de aprendizagem traçados pelos estudantes, percebemos como cada indivíduo compreende os conceitos a partir dos sentidos e significados que eles atribuem em suas particularidades. E que, muitas vezes, no processo de apropriação de um conceito científico, é comum fazer uso dele sem realmente compreender sua significância, usando apenas sentidos fluidos que variam dependendo dos contextos.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão