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    A propaganda da ditadura: o futebol como propulsor do milagre econômico
    (2024-03-01T03:00:00Z) Cunha, João Victor Cruz; Silva, Marcília Gama da; http://lattes.cnpq.br/0090863442089957
    O caminho vivenciado pela Ditadura Civil-militar (1964-1985) no Brasil é repleto de nuances e questões debatidas na historiografia. Dentro desse molde, o governo militar, de duração de 21 anos, vivenciou diversas contestações e propagandas, momentos favoráveis e desfavoráveis. Tomamos o futebol como aspecto central da análise do governo militar entre os anos de 1968 e 1972, é possível perceber o esporte enquanto elemento fundamental à compreensão da propaganda e do discurso ideológico construído pelos militares em torno do seu projeto político, desse modo, o trabalho da Assessoria Especial de Relações públicas (AERP), órgão de propaganda do governo, junto a Agência Nacional e o presidente, encontrou no esporte uma possibilidade de espalhar uma boa imagem e discurso nacionalista favorável ao regime.
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    Anúncios publicitários em sala de aula : dinamizando práticas de leituras na Educação de Jovens e Adultos
    (2020-09-11T03:00:00Z) Melo, José Jorge Lima de; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/3469251249899447
    Este relato de experiência teve como objetivo principal a busca de estratégias adequadas para o desenvolvimento da habilidade de leitura de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em salas de aula de língua portuguesa. Sabendo que a EJA enfrenta dificuldades no desenvolvimento escolar , o trabalho com textos curtos, mas que fomentem a reflexão e a leitura de imagens e discuros se mostrou uma ótima estratégia para a promoção de debates e ampliação da competência leitora. Assim, entre as propostas didáticas, a escolha do material considerou anúncios publicitários impressos que apresentam a intergenericidade como propósito para a divulgação um produto ou serviço, o que, em tese, necessita de conhecimentos prévios, leitura do contexto de leitura e produção assim como de conhecimento do mundo. O quadro teórico para este trabalho está baseado na Linguísitca Sistêmico-Funcional com base em Halliday (2004) e Soares (2020) apontam que a linguagem realiza três funções principais : a ideacional, a interpessoal e a textual as quais permitem o uso da língua em situações diversas , organizando o discurso e as interações sociais. A experiência com sala de aula mostrou que os estudantes passaram a se interessar pela leitura e conseguiram fazer inferências qualitativas a partir de discussões orientadas para as funções da linguagem.
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    Clube Sargento Wolff: os sargentos, a sociedade, a política e o imaginário de 1964, sob a ótica do Diário de Pernambuco
    (2024-10-04T03:00:00Z) Botelho, Mario Roosevelt Arruda; Silva, Marcília Gama da; http://lattes.cnpq.br/0090863442089957
    Neste artigo, abordaremos o modo como os militares construíram uma imagem positiva em Pernambuco, nos anos que antecederam a Ditadura Militar (1950-1964), utilizando-se da aproximação com a sociedade pernambucana, por meio do Clube Sargento Wolff. Em conjunto com os principais Clubes do Recife, à época, crescia o Clube dos Sargentos do Exército mediante uma relação de poder verticalizada, com o seu comando, e horizontalizada, com a sociedade, a política e a imprensa. Assim, da perspectiva do discurso positivo construído pela imprensa, especificamente, pelo Diário de Pernambuco, procuramos descrever a influência desse fenômeno na construção de um imaginário pró-ditadura, na cidade do Recife.
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    Relações de poder na propaganda e suas potencialidades didáticas para o ensino de língua portuguesa
    (2025-01-23) Ferreira, Allan Batista; Cavalcanti , Maria Clara Catanho; http://lattes.cnpq.br/7119585850833863; http://lattes.cnpq.br/9770338173701369
    Este artigo, tendo como foco de pesquisa o texto publicitário e a manifestação de poder, investiga as relações de poder manifestadas em discursos presentes em duas propagandas de produtos para cabelos femininos crespos e/ou cacheados e suas potencialidades para o desenvolvimento da leitura crítica em aulas de língua portuguesa. Para tal, fizemos uso de estudos em Análise de Discurso Crítica (ADC), a partir de Magalhães (2003), Vieira e Macedo (2018), Bezerra e Gomes (2019) e Silva (2020). Os resultados demonstram que as relações de poder presentes nas propagandas somadas a outros elementos (con)textuais como as influências sociais de cada contexto de produção e a carga semiótica presentes nos textos são elementos potenciais para o desenvolvimento da leitura crítica em aulas de língua portuguesa.
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