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    Ações de promoção da saúde da UFRPE no contexto da pandemia da COVID-19: análise dos conteúdos das redes sociais
    (2021-12-15) Fontes, Brennda Lesley de; Regino, Fabiane Alves; http://lattes.cnpq.br/3088176522044224; http://lattes.cnpq.br/4872530650994123
    O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar as ações de promoção à saúde e de qualidade de vida promovidas durante a pandemia da Covid-19 pelo Departamento de Qualidade de Vida-DQV/PROGEPE, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tendo em vista o aumento de casos positivos para Covid-19 e óbitos no Brasil e também em Pernambuco. A análise foi feita a partir do mapeamento da rede social institucional, Instagram do DQV (@promocaosaudedqv) que, beneficiou e ainda beneficia a comunidade UFRPE com o seu conhecimento. O período analisado dos conteúdos publicados no Instagram do DQV foi de 26/04/2021 até 25/11/2021. Sabendo que ações de promoção à saúde têm a função de divulgar, sensibilizar e promover o conhecimento, as postagens criadas têm o intuito de alcançar não somente docentes, discentes, técnicos e terceirizados, mas, sim, de atingir toda a sociedade, sobretudo pelo papel social que a Universidade possui. O Departamento de Qualidade de Vida já atuava de forma presencial e com a pandemia adaptou suas funções ao remoto e criou uma rede social para a comunicação em saúde. É composto por médicos, psicólogos, dentistas, pediatra, odontopediatra, ginecologistas, obstetra, técnico em segurança do trabalho e outros. O mapeamento mostrou a diversidade nos conteúdos postados pelo DQV no Instagram, que abordavam vários temas que iam desde a prevenção e promoção da saúde, por meio de vídeos explicativos, ilustrações, conceitos, lives, webnário, conversas através de links on-line, além de disponibilizarem e-mails para aprofundamento de dúvidas ou situações que envolvessem a temática de saúde para a comunidade acadêmica.
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    Atenção à saúde da pessoa idosa e Covid-19: orientações para um enfrentamento saudável
    (EDUFRPE, 2020) Tavares, Nayana Pinheiro; Nascimento, Daniele Maria Vieira do
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    Conhecimento de alunos de escola pública do Recife sobre o sarampo, sua vacina e situação atual
    (2019-07-26) Santos, Mariana Pinto Nogueira; Cavalcanti, Yone Vila Nova; http://lattes.cnpq.br/3476206328790443; http://lattes.cnpq.br/0602316525874388
    O sarampo é uma doença infecciosa aguda e devido à facilidade de transmissão possui grande valor epidemiológico, é considerada grave devido aos seus acometimentos do sistema nervoso central. O vírus do sarampo representou até o inicio da década de 90 uma enorme relevância no âmbito da saúde publica devido as suas epidemias. Com o aparecimento de novos casos, é papel do profissional da saúde e da educação atuar ativamente na prevenção, estimulando a vacinação e a informação sobre a doença. Sendo assim, buscou-se avaliar o conhecimento de adolescentes estudantes de escola da rede pública de ensino da cidade do Recife. Esta avaliação foi realizada através da aplicação de um questionário que incluiu questões acerca do conhecimento dos alunos sobre o sarampo, sua vacina e sua situação atual no Brasil. Observou-se que 96% dos participantes tinham conhecimento sobre o sarampo, porém, números inferiores a esse foram encontrados nas questões seguintes sobre a transmissão da doença, infecção e sintomas. Portanto, os dados ainda não são satisfatórios, sendo necessário o desenvolvimento de atividades com profissionais da área de saúde no ambiente escolar para troca de informações.
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    Educação em saúde para prevenção das Infecções de Transmissão Hídrica e Alimentar causadas por parasitos com ênfase na Saúde Única
    (2022-06-03) Silva, Andreza Jocely da; Oliveira, Jaqueline Bianque de; http://lattes.cnpq.br/2856383385211373; http://lattes.cnpq.br/3986248628167640
    As Infecções de Transmissão Hídrica e Alimentar (ITHA) atingem, sobretudo, pessoas socioeconomicamente vulneráveis em países em desenvolvimento, sendo as crianças as mais acometidas. As ITHA interferem no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, podendo inclusive levá-las à morte. Abordagens no contexto da Saúde Única são importantes no gerenciamento e controle dessas infecções. Ações de educação em saúde se constituem emestratégias importantes para o controle de doenças, possibilitando mudanças de hábitos que são capazes de contribuir para melhoria na qualidade de vida, sendo o ambiente escolar um espaço conveniente para a promoção, prevenção e educação em saúde. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi realizar atividades, produzir material didático e avaliar sua efetividade para a promoção da saúde acerca das ITHA, utilizando a abordagem Saúde Única, em duas escolas municipais da cidade do Recife, Pernambuco. As ações educativas foram realizadas com alunos do 8º e 9º ano e aconteceram em três momentos: (1) aplicação de um questionário antes das ações educativas, para verificação dos conhecimentos/saberes que eles já tinham sobre a temática; (2) realização das atividades educativas que consistiram de apresentação de vídeo, leitura e entrega de literatura de cordel, jogo de bingo e de tabuleiro humano; (3) aplicação do mesmo questionário após as atividades educativas para verificação dos conhecimentos aprendidos. Em total, participaram do estudo 86 alunos. Na primeira avaliação, 40,2% disseram não conhecer as ITHA; 83,7% informaram não ter ciência de como se dá a transmissão; 82,6% não sabiam as formas de prevenção; 100% não sabiam o que era Saúde Única e 100% não sabiam a relação entre a Saúde Única e as ITHA. Já na segunda avaliação, 100% passaram a conhecer todas as ITHA mencionadas; 81,4% e 83,7% afirmaram ter ciência de como se transmite e se previne as ITHA, respectivamente; 66,3% passaram a entender o conceito de Saúde Única e 24,4% disseram entender a relação entre a Saúde Única e as ITHA. A análise estatística mostrou (p ≤ 0,05) que as ações educativas e o material didático utilizados contribuíram na aprendizagem dos alunos sobre a temática abordada, demonstrando que uma metodologia mais ativa é bastante eficaz para a apreensão e fixação de informações. Os resultados também denotam a importância de as escolas implementarem temas relacionados com a Saúde Única no currículo, pois quanto mais cedo se aprende sobre seu lugar no meio ambiente, mais consciência sobre os impactos causados se tem.
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    Hidroginástica para a Comunidade Sítio dos Pintos: projeto de extensão na UFRPE
    (2021-02-18) Silva, Ayrton Cristyan Soares; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    As universidades estão constituídas no tripé, pesquisa, ensino e extensão, a extensão tem como função fazer chegar à comunidade a produção do conhecimento produzido, trata-se do compromisso social. Nesse sentido o presente estudo busca analisar como a comunidade Sítio dos Pintos que fica entorno da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) percebe os benefícios do projeto de extensão denominado Hidroginástica na UFRPE. Para chegar a esse objetivo foram traçados os objetivos específicos: apresentar o contexto histórico e legal do projeto de extensão na Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Projeto de Extensão de Hidroginástica para a Comunidade do Sítio dos Pintos/Recife-PE; identificar os motivos e necessidades que fazem os participantes do projeto de extensão procurarem a hidroginástica como atividade física; apresentar a percepção dos participantes em relação aos aspectos voltados a saúde como participantes do Projeto de Hidroginástica para a comunidade Sítio dos Pintos. A metodologia utilizada foi pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, trata-se de uma pesquisa de campo, a amostra foram os adultos e idosos que frequentam o Projeto de Hidroginástica. Na interpretação dos dados foi utilizada a teoria da motivação e emoção, os resultados apontam que o que motivou os sujeitos a procurarem a hidroginástica foi a dor, onde esta se encontra nos motivos biológicos, situados na base da pirâmide, porém o que provoca a adesão são os benefícios, percebidos através do bem estar, relacionando o biológico ao social, implicando na qualidade de vida da comunidade praticante, sobretudo dos idosos.
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    Importância do profissional biólogo na área da saúde
    (2023-04-26) Silva, Lucas Roberto de Amorim da; Silva, Lourinalda Luiza Dantas da; http://lattes.cnpq.br/7013867423178814; http://lattes.cnpq.br/6978538413390226
    A biologia é uma área que abrange a multidisciplinaridade, interpõe diversas áreas de conhecimento e traz a possibilidade de atuação profissional em diversos campos como em: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção. Portanto, esse trabalho investiga e quantifica atuação profissional do Biólogo em nível nacional, dando ênfase na região Nordeste, assim como a importância do profissional Biólogo como profissional na área de Saúde. Essa pesquisa é de cunho descritivo-analítico, retrospectivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, além de trazer um estudo de caso, baseado na experiência do autor. Observou-se um decaimento na atuação do profissional Biólogo na área de saúde e qual é o seu perfil de atuação na referida área. Conclui-se que ainda há lacunas a serem preenchidas a respeito da atuação do Biólogo na área da saúde, assim como valorização do profissional na área.
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    Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO): Departamento de Qualidade de Vida da UFRPE como campo de atuação para a Economia Doméstica
    (2020-10-29) Alcântara, Joseane Anunciação de; Regino, Fabiane Alves; Lima, Dandara Pereira de; http://lattes.cnpq.br/1584964983115172; http://lattes.cnpq.br/3088176522044224; http://lattes.cnpq.br/9602798732091612
    Economia Doméstica enquanto Ciência Social Aplicada tem como principal objetivo a promoção da qualidade de vida dos indivíduos. Na sua multidisciplinaridade abrange a área da saúde e qualidade de vida promovendo o bem-estar físico por meio do cuidado com a saúde das pessoas, assim como da alimentação saudável. O/a profissional de Economia Doméstica está apto/a para planejar, elaborar, programar, implantar, dirigir, coordenar, orientar, controlar, supervisionar, executar, analisar e avaliar estudos, trabalhos, programas, planos, projetos e pesquisas na área da saúde. Nas organizações de saúde, o/a profissional de Economia Doméstica atua na educação em saúde, auxiliando grupos e/ou famílias a melhorar a qualidade de vida. O objetivo desse relatório é apresentar as atividades de promoção da saúde desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório/ESO pela discente, promovidas pelo Departamento de Qualidade de Vida (DQV) da UFRPE. O DQV está vinculado à Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas – SUGEP desta Universidade e coordena, planeja, executa, apoia e divulga atividades desenvolvidas pelas Coordenações que lhe são subordinadas, especialmente programas e ações de assistência, perícia, vigilância e promoção à saúde, proporcionando assim, qualidade de vida no trabalho para a comunidade acadêmica. O estágio foi realizado no período de setembro de 2019 a janeiro de 2020, onde foi possível articular os conhecimentos adquiridos durante a formação em Economia Doméstica com as práticas em saúde na garantia da qualidade de vida das pessoas.
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