Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Professores e alunos"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 11 de 11
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A construção do ethos de violência no instagram: uma análise de selfies da hashtag #profchato
    (2019-02-05) Silva, Mônica Thais Cordeiro da; Silva, Morgana Soares da; http://lattes.cnpq.br/3406043341655042; http://lattes.cnpq.br/6351384956234119
    Os estudos sobre o ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2016, 2013, 2010, 2008; SILVA, 2016, 2014) e sobre o fenômeno da ciberviolência contra professores (CHARLOT, 2002 HARTMANN, 2005; ZUIN, 2012) ajudou-nos a entender que o fenômeno do ethos de violência se propaga através de um processo de incorporação do discurso por parte do interlocutor que se identifica com os valores investidos no discurso do enunciador. A partir das novas práticas discursivas dos sujeitos na web, mais especificamente no Instagram, questionamo-nos: Como se manifesta e se caracteriza o ethos de violência contra professores constituído por sujeitos estudantes em selfies encontradas na hashtag agressiva #profchato no Instagram? Para respondermos essa pergunta, temos como objetivo principal dessa monografia analisar discursivamente o ethos de violência em selfies de alunos compartilhadas na hashtag agressiva #profchato. Já os objetivos específicos são os seguintes: a) debater sobre as idiossincrasias do Instagram, com foco no funcionamento da selfie como subsídio para a constituição do ethos de violência contra professores; b) investigar a hashtag agressiva #profchato e seu poder articulador na formação do ethos violento; c) refletir sobre os ethé do Instagram e seu movimento de convergência ou divergência com o ethos de violência contra professor. Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa (BAUER E GASKEL, 2002), documental (GIL, 2010), com traços de etnografia virtual (PEREIRA, 2012), a partir do método indutivo (FLICK, 2013). Fundamentamo-nos na Análise do Discurso de linha francesa (MAINGUENEAU, 2016, 2015, 2013, 2008; SILVA, 2014), na análise dos gêneros textuais digitais (ARAÚJO & LEFFA, 2016; ARAUJO& BIASI-RODRIGUES, 2005; MARCUSCHI, 2008, 2004; MARCUSCHI & XAVIER, 2004) e em estudos sobre redes sociais (FRAGOSO, RECUERO, AMARAL, 2016; RECUERO, 2009; CASTELLS, 2005, 2003), ciberviolência (ZUIN, 2010) e discurso violento (HARTMANN, 2005). Destacamos como principais resultados deste trabalho, 5 categorias de ethos presentes em selfies na comunidade discursiva #profchato:a) ethos de deboche; b) ethos de beleza; c) ethos de felicidade; d) ethos de carência e e) ethos de cansaço/aborrecimento. Além dessas categorizações, destacamos o processo de convergência/divergência desses ethé com o ethos de violência presente na hashtag #profchato. Essas constatações sinalizaram que a camuflagem do ethos de violência tem se intensificado através dos ethé populares no Instagram.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de aprendizagens
    (2021) Silva, Elitania Maria Nascimento da; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710
    As emoções e os sentimentos fazem parte da vida e interferem em todo o ser, até mesmo no conhecimento e na aprendizagem. O que enfatizou o interesse em abordarmos através de uma revisão bibliográfica de temática considerada atemporal, visando compreender a dimensão afetiva numa relação de causa e efeito com a afetividade num mecanismo de aprendizagem entre professor-aluno, pois o afeto, o carinho, a ternura e a amorosidade são fundamentais para o desenvolvimento de uma boa relação social. O artigo dispõe de uma pesquisa de caráter investigativo exploratório, introduzindo que, o papel do educador é apresentado como um facilitador da compreensão do mundo, possibilitando à criança dar significado às suas próprias descobertas, onde a construção da linguagem oral permite à criança expressar suas ideias e sentimentos em relação ao mundo e às pessoas com quem convive. O estudo relaciona os principais autores e suas fundamentações teóricas, tais como: Antunes (2006), Freire (1996), Wallon (1995). E contempla estudos voltados a comprovação de que professores que interagem plenamente com seus alunos contribuem efetivamente para uma melhor aquisição dos conteúdos escolares, ressaltando a necessidade de uma constante avaliação por parte do professor e sua prática pedagógica visto que atividades e métodos de ensino inadequados podem interferir diretamente na aprendizagem dos alunos. Desta forma, o profissional da área da educação deve voltar-se a práticas mais afetivas durante o processo de mediar o conhecimento, contribuindo numa melhor relação professor-aluno e interferindo positivamente na vida de seus educandos, tornando-os mais pensantes e críticos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As principais razões das dificuldades de aprendizagem em uma turma do 5º ano do ensino fundamental
    (2018-02-27) Guimarães, Kaliny de Almeida; Pontes, Galindo de Oliveira Pontes; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736; http://lattes.cnpq.br/1135903752782533
    Durante a vida escolar, a expectativa é de que o processo de aprendizagem flua sem dificuldades, mas na realidade é muito comum encontrar alunos com dificuldade de aprendizagem. Com base nessa problemática, o presente estudo teve como objetivo geral analisar as principais razões das dificuldades de aprendizagem em uma turma do 5º ano do ensino fundamental e como objetivos específicos identificar quais as principais dificuldades de aprendizagem; Relacionar as razões destas dificuldades sob o ponto de vista de alunos e professor; Compreender como o professor lida com essas dificuldades de aprendizagem; Propor possíveis soluções. Os procedimentos metodológicos para a realização da pesquisa foram observação e entrevista semiestruturada. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Garanhuns, sendo os sujeitos professor e alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. O tipo de pesquisa utilizada foi de campo com abordagem qualitativa. Os autores utilizados para embasar a pesquisa foram: Bossa (2000); Bock (1999); Chabane (2006); Flick (2013); Moreira (1999); Relvas(2008); Wadsworth (1999); Weiss (2012). Podemos concluir que as razões que levam à dificuldade de aprendizagem são a ausência da família no processo de ensino e aprendizagem e a falta de incentivo; condições de trabalho da professora; a falta de um psicopedagogo na instituição; estrutura física da escola e a base que os alunos não tiveram para chegar ao 5º ano.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Inclusão da criança autista em sala de aula regular em Recife
    (2020-09-28) Silva, Adriana Marilia da; Araújo, Luiza Cristina Pereira de; Oliveira, Marcia
    Este artigo tem por objetivo analisar a inclusão da criança autista em sala de aula de ensino regular em uma escola privada e outra publica em Recife, através de relato dos docentes. Na escola da rede pública é possível notar através do relato das educadoras que a maior dificuldade para elas é a falta de recurso familiar e assistência medica adequada. Infelizmente a maioria depende do atendimento médico apenas do sistema único de saúde. Por sua vez o atendimento se torna demorado e nem sempre dispõe da equipe medica necessária para conseguir fechar diagnostico da criança com TEA (transtorno do espectro autista) de forma mais precisa. Diversos autores (Diniz, Barbosa e Santos,2009) apontam para elementos, além da perícia biomédica, das condições sociais de desigualdade que gravitam em torno da questão da criança autista, barreiras sociais, por exemplo, colocando-a em desvantagem nos processos de participação em diversos ambientes e atividades. Recorremos do ponto de vista metodológico ao relato de três docentes que nos possibilitou compreender como ocorre a educação especial com perspectiva inclusiva nas escolas em que atuam, suas dificuldades, suas práticas, suas experiências, e suas concepções. Os resultados apontaram para a importância de suas práticas pedagógicas para além de tão somente atividades adaptativas, mas para todo o processo pedagógico abrangente, junto às crianças autistas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Redes sociais e influenciadores (as) digitais no consumo de estudantes universitários (as)
    (2019) Lima, Bianca Maria; Arrazola, Laura Susana Duque; http://lattes.cnpq.br/4317982181688343; http://lattes.cnpq.br/6735678802671288
    A presente pesquisa parte do objetivo de entender os hábitos de consumo dos (das) estudantes universitários (as) a partir das redes sociais. Com isso, buscou-se trazer à tona noções sobre hábitos de consumo de estudantes universitários (as), atendo-se especialmente às suas relações com as redes sociais digitais e comportamentos entre iguais, enquanto estudantes. Para fins deste relatório, se expõem a sistematização e análises de observações in loco, em áreas de convivência dos (das) estudantes - calouradas, bares, praças, restaurantes etc. -, bem como análise de conteúdo proveniente de entrevistas presenciais e questionário mediante formulário online. A partir do exposto, destaca-se a utilização de aparelhos eletrônicos como meios de acesso à internet, com destaque para os smartphones, bem como o aproveitamento do tempo e espaço online, principalmente através do conteúdo consumido nas redes sociais, que se mostra indispensável à comunicação moderna, igualmente ao compartilhamento de informações gerais e momentos cotidianos, de lazer e aprendizado.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2019) Gomes, Tuanny Daniele de Araújo; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/3233229872213111
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2020) Tavares, Maciel Alves; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/7565366369665399
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2018) Lima, Xênia Moara Teixeira de Santana; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/2245794424603415
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Socialização no ambiente universitário: mediações nas relações docentes e discentes
    (2021-12-15) Silva, Eliane Pereira da; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064
    Este trabalho tem como objetivo investigar a socialização no ambiente universitário a partir das mediações nas relações entre docentes e discentes no curso de Bacharelado em Ciências Sociais na UFRPE. Para tanto, em um primeiro momento houve uma revisão bibliográfica, a partir da consulta de literatura que trata das temáticas da história das Ciências Sociais na UFRPE sob a perspectiva do conceito dos autores que dialogam com a socialização e da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Durante a pesquisa da coleta de dados, realizada por meio de questionário com a participação de vinte discentes, são evidenciados experiências socializantes tanto baseadas na cooperação e solidariedade, quanto no controle e na manipulação, sendo que as primeiras se sobrepõem às segundas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Tutoria: Plataforma para suporte à correção de atividades e envio de feedback personalizado
    (2023-04-19) Lima Neto, José Rodrigues de; Mello, Rafael Ferreira Leite de; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745; http://lattes.cnpq.br/7813436627139390
    O feedback dado por professores a estudantes sobre atividades avaliativas é fundamental para a construção do conhecimento e compreensão acerca de sua trajetória de aprendizagem. Entretanto, frequentemente professores não conseguem fornecer feedback de qualidade e em tempo hábil, devido à sobrecarga de trabalho e à falta de tempo, gerando frustração para todos os envolvidos. Neste contexto, a plataforma Tutoria tem o objetivo de apoiar professores na correção de atividades avaliativas de maneira mais rápida, mantendo a qualidade e a personalização. Para isso, Tutoria utiliza técnicas de inteligência artificial para dar suporte na correção de questões discursivas, priorizando a usabilidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma abordagem para planejamento de aulas interdisciplinares com pensamento computacional para educação básica
    (2023-09-20) Monteiro, Lidiane de Souza; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; Rodrigues, Rodrigo Lins
    A aprovação das Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à Base Nacional Comum Curricular(BNCC) em 2023 foi um marco para o país, mas ao mesmo tempo a necessidade de implantação do ensino de Computação nas escolas traz diversos desafios para os professores. Um deles é a necessidade de se apropriarem de conhecimentos estabelecidos nos eixos de Computação para o currículo escolar (Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital) e incluírem as habilidades e competências em suas aulas, de maneira interdisciplinar. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo contribuir no desenvolvimento de artefatos para apoiar a implantação do ensino de Computação na Educação Básica, bem como oferecer apoio aos professores durante esse processo desafiador. Assim, foi realizada a HackEduComp, uma maratona educacional que uniu professores de diferentes disciplinas com um desafio em comum: planejar aulas interdisciplinares com Pensamento Computacional. Os resultados indicam que as aulas planejadas de maneira colaborativa têm o potencial de promover e apoiar a implantação do Pensamento Computacional na Educação Básica, proporcionando aos educandos uma aprendizagem significativa, contextualizada e aplicando técnicas da Ciência da Computação.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão