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Navegando por Assunto "Professores - Estresse ocupacional"

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    Saúde mental dos/as docentes do sertão de Itaparica: a ludicidade como uma prática promotora de saúde
    (2023-04-20) Pereira, Meirane da Silva; Silva, Roseane Amorim da; http://lattes.cnpq.br/6158073027986310; http://lattes.cnpq.br/4559276455086329
    O presente estudo tem como objeto de investigação os fatores que podem contribuir para o adoecimento psíquico dos/as docentes e sua articulação com a ludicidade considerada como uma ferramenta promotora de melhor bem-estar físico e cognitivo em sua prática pedagógica baseando-se na fundamentação teórica sobre o assunto dos estudos de BARROS; VIEIRA (2021), LUCKESI (2014), MOURA et al. (2023), NÓVOA (2022), PIAGET (1976), SILVA; LEITE (2023) e VIGOTSKY (1992), entre outros. Na metodologia foi efetuada uma pesquisa de cunho qualitativo com cinco docentes atuantes em diferentes áreas de duas escolas da rede pública da cidade de Floresta – PE, no Sertão de Itaparica. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: na primeira, foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas com os/as docentes e na segunda, as entrevistas foram analisadas com base na análise temática, onde foram elencadas três categorias que possibilitaram nossas reflexões. As categorias foram: Saúde emocional dos/as docentes; Ludicidade na prática docente e Estratégias utilizadas no ensino durante a pandemia. Os resultados revelam que, conforme observado nos relatos das docentes, a pandemia da COVID19 foi um dos fatores que, nos últimos anos têm agravado vários problemas emocionais, como ansiedade, tristeza e medo de docentes e discentes, uma vez que o sistema de ensino foi totalmente reestruturado afetando diretamente a saúde mental, e consequentemente no rendimento escolar em geral. No que se refere à realização profissional e à relação com o sistema educacional no período da pandemia, observou-se que o lúdico se tornou elemento essencial e uma forma de encontrar sentido na aprendizagem, considerando que a ludicidade cria laços mais afetivos e de (re) descoberta. O lúdico pode ser considerado um processo de investigação de soluções que nas escolas precisam ser desenvolvidas para ajudar docentes e discentes a se conectarem integralmente, e assim garantir um melhor conforto emocional e uma aprendizagem significativa.
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    Síndrome de Burnout nas organizações de ensino em contexto de pós-graduação no Brasil
    (2023-04-25) Bezerra, Gilvaneide Cleia Marques; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323
    As organizações de ensino em nível de pós-graduação desempenham um papel importantíssimo para a sociedade, que está cada vez mais em busca de conhecimento e especialização nas suas respectivas áreas, mas é possível também nessas instituições de ensino grandes níveis de estresse entre discentes e docentes por inúmeras questões, tais como o tempo para realizar as atividades, falta de assistência ou insuficiência da mesma, conciliar estudos, trabalho e afazeres domésticos, estão relacionados à carga de trabalho elevadas e muitas horas dedicadas às pesquisas podendo desencadear indicativo para síndrome de burnout. Nesse contexto, o presente estudo visa verificar aspectos que podem contribuir para a síndrome de burnout na pós-graduação no Brasil. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma revisão sistemática qualitativa da literatura. Como resultados é possível destacar a presença da síndrome de burnout no âmbito da pós-graduação em enfermagem, ciências contábeis e administração, sendo tal doença causada, principalmente, pelo desgaste psicofisiológico, decorrente do excesso de trabalho e cobranças, afetando estudantes e professores. Faz-se necessário uma política de acompanhamento e cuidado para professores e estudantes, sobretudo o estudante-trabalhador, pois os mesmos estão propensos a desenvolver a síndrome de burnout. Como sugestões para futuros trabalhos, recomenda-se explorar mais profundamente o caso da síndrome de burnout no caso de professores que ocupam também cargos de gestão, principalmente, em nível de pós-graduação e também auxiliares administrativos. Além disso, estudos como a síndrome de burnout se comporta entre pessoas de diferentes gerações.
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    Síndrome de Burnout, pandemia e o ambiente institucional universitário: estudo de caso em uma IES pública brasileira
    (2022-05-27) Melo, Mayara Gonçalves de; Brandão, Suiane Valença; http://lattes.cnpq.br/9055757760457782; http://lattes.cnpq.br/0413455121367363
    The transformations caused by the covid 19 pandemic mainly affected the social environment, health, the economic and educational field. In the context of Brazilian public university institutions, management adopted the necessary changes to ensure the maintenance of the teaching offer. The remote format for conducting the classes was the main one and it was around this modification that the others took place. From this perspective, the present study aimed to identify the impacts generated by the pandemic on the dynamics of teaching activities in Brazilian public universities and determine whether such impacts contributed to the development and/or intensification of Burnout syndrome in teachers. For this, the Maslach Burnout Inventory - Educators Survey (MBIES) was applied, which, associated with questions about the socio-economic profile of the participants, made up the questionnaire adopted for the research. The questionnaire was sent to 185 professors at the Serra Talhada-PE Academic Unit and 20 responses were returned. The data evaluation made it possible to identify the impacts generated by the pandemic, analyze the Burnout Syndrome subscales, and measure its existence in the institution. It was evident that management in higher education experienced difficult periods, and for that reason institutions needed more flexible, differentiated, and understanding managers. To prevent work overload, it is necessary to adopt risk management practices, public management innovation measures, psychological monitoring of teachers, and, if necessary, apply changes to prevent the spread of the syndrome in the institution.
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