Navegando por Assunto "Professores"
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Item Dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir da perspectiva docente(2019) Souza, Alciele Gislaine Pimentel Branco de; Pontes, Juliana Galindo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736The present study aimed to investigate, the conception of teachers of the initial years of the Elementary School, about the Learning Difficulties. This is an exploratory case study research, in which a data survey was conducted through a questionnaire with three teachers. The information collected was discussed in relation to the theoretical framework. Knowing that the learning process of the students, have influences of various factors, which can end up generating learning difficulties. There is confusion of the terms Learning Disabilities, Learning Disorder and Learning Disorder, it is important that those involved in student education have knowledge of the distinction of these terms, so that there is no labeling about students, thus generating further complications in overcoming These difficulties, therefore, sought to know if the teachers have well-defined concepts about learning disabilities, which will allow the teacher to identify, and what to do, to help these students.Item Docência em construção: representações sociais sobre o ser professor dos licenciandos em Pedagogia(2025-02-25) Araujo, Samuel Soares de; Sales, Michelle Beltrão Soares; http://lattes.cnpq.br/1145653737118181; http://lattes.cnpq.br/4455917076320649Este estudo tem como objetivo principal analisar as representações sociais sobre o ser professor da educação básica de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), buscando compreender como essas representações se relacionam com a construção da identidade docente. A partir das contribuições de Paulo Freire, Tardif e da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, o trabalho destaca que a identidade docente é construída por meio de experiências, saberes acumulados e práticas pedagógicas, refletindo a visão de mundo e as vivências dos educadores. A pesquisa investiga como estudantes de pedagogia, nos períodos iniciais e finais do curso, constroem suas percepções sobre a docência e como essas percepções influenciam sua formação e prática pedagógica, utilizando como instrumento de coleta entrevista semiestruturada e o TALP (Teste associativo de palavras). Os resultados sugeriram que, apesar de descrita como um desafio, a profissão docente para os sujeitos ainda é marcada pela ideia de “sacerdócio”. Os discursos indicaram que para os estudantes, apesar do desafio, o professor tem uma missão ou um compromisso moral com seus alunos, distanciando-o do lugar de profissional. Assim, espera-se contribuir para a compreensão e valorização do processo formativo docente, que, como descrito por Freire, perpetua-se nos indivíduos que são educados.Item A educação ambiental sob a perspectiva de professores da rede pública de ensino: estudo de caso na cidade de Pesqueira – PE(2022-06-26) Silva, Anderson Carlos Maia da; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/2746710343882148Item A Manifestaçãoda violência escolar na Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, João Pessoa -PB(2019) Silva, Alexandre Ramos da; Oliveira, Elias Ricardo de; http://lattes.cnpq.br/3335783352090595Item Motivação e autoestima profissional: uma análise feita com professores da educação básica da rede pública de Garanhuns(2019) Ferreira, Viviane Maria da Silva; Pontes, Juliana Galindo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736; http://lattes.cnpq.br/3924221476639514Item O que pensam os professores sobre a BNCC e a reforma do ensino médio: entrevistas a docentes do sertão de Pernambuco(2023-04-29) Carvalho, Natália Tadeu de Araújo; Silva, Noádia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/1440718470346085Este trabalho visa analisar as considerações de professores da Educação Básica sobre a homologação da Base Nacional Comum Curricular e a reforma do Ensino Médio. Para tanto, entrevistamos dez professores de línguas (português, inglês e espanhol) de escolas públicas e privadas de quatro cidades Pernambucanas próximas da UAST-UFRPE: Serra Talhada, São José do Belmonte, Floresta e Carnaubeira da Penha. Os objetivos de pesquisa que pretendemos responder dizem respeito a: 1) investigar o conhecimento que os docentes têm sobre a BNCC; 2) conhecer as expectativas dos professores em relação à influência desse documento na escola; 3) reconhecer as opiniões dos profissionais sobre a reforma do ensino médio. Teoricamente, nos fundamentamos em autores de duas grandes áreas: estudiosos da educação que trabalham com conceitos de currículo e de qualidade na educação (FERRETI, 2018; BRUNIERI, 2022; MITTITIER e LOURENÇON, 2017) além desses, consultamos estudiosos do ensino de língua que tratam sobre as línguas materna e estrangeira na Base, (GERALDI, 2015; SÁVIO, 2023; LOPES e GREGOLIN, 2021). Nossos resultados apontam que os professores aderem à criação de uma Base Nacional Comum Curricular porque entendem que isso representa um avanço na construção de um sistema igualitário de ensino no país. Entretanto, quando se trata da reforma do novo ensino médio, percebemos que os professores possuem mais dúvidas e inseguranças que convicções.Item O plano nacional de educação e os desafios de gestão educacional do município de Poção-PE(2021-02-25) Gomes, Eduarda Vasconcelos; Souza, Eliabe Roberto de; http://lattes.cnpq.br/2080413007192218; http://lattes.cnpq.br/1221528341404526Item Retratos da greve de 1979: o Brasil, Pernambuco, a escola(2023-03-15) Pinto, Robério Siqueira; Silva, Marcília Gama da; http://lattes.cnpq.br/0090863442089957; http://lattes.cnpq.br/9731911398084861This paper intends to shed light on the intense wave of social and political upheavals that marked the year 1979 in Brazil, more precisely, its second half, which makes it an unavoidable moment for the history work in the country. From the analysis of newspapers, cartoons, photographs and films, together with a bibliographic review on the subject, the text that follows is reinforced in three central axes: in the first one, an overview of the struggles experienced in the civil-military dictatorship of that year is proposed, seeking to demonstrate how the strike breakout of 1978, another landmark moment, left breath and instilled revolt in the most diverse parts of the national territory; in the second, the fan narrows down to better approach the Pernambuco scene, the interest in this clipping, in particular, is explained by the specificities that it carries, at the same time that it incites us to an interesting discussion about the historiographical generalization of events and concepts from the Rio-São Paulo axis; finally, the experience of the teachers' strike in the state of Pernambuco was chosen as the agency's focus, understood here as resistance the struggle for the opening of the authoritarian regime, which leads us to conclude that, far beyond the classroom, this it was an initiative of outstanding importance for the return of the democratic rule of law.
