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Navegando por Assunto "Prisioneiros - Educação"

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    A aplicabilidade da Lei n°10.639 / 03: um estudo de caso em uma escola prisional feminina da Rede Pública Estadual de Pernambuco
    (2019-12-12) Lima, Luciana do Nascimento; Duarte, Rebeca Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2892457731367709
    Esta pesquisa se propõe a refletir sobre a aplicabilidade da Lei 10.639 /03 em uma escola prisional do estado de Pernambuco e como essa Lei reverbera na vida das mulheres negras encarceradas que frequentam essa instituição. Tendo como principal objetivo: Investigar se há a aplicação da Lei n° 10.639 / 03 e de que forma é contemplada nas práticas pedagógicas desenvolvidas na escola prisional em questão. Além de indagar sobre a realidade da população feminina negra que frequenta a escola prisional, procurar identificar e descrever quais as estratégias de ensino são adotadas para o enfrentamento do racismo e buscar compreender como se dá o processo de ensino e de aprendizagem na referida escola, procuraremos responder a referida questão de pesquisa. A pesquisa se caracteriza como um Estudo de Caso e diante da impossibilidade de entrar na escola optou-se pelo uso de questionários como instrumentos de coletas de dados. Como embasamento teórico essa pesquisa se amparou nos estudos de Paulo Freire, Michel Foucaut e Juliana Borges dentre outros. Ao término da pesquisa, conclui-se que a Educação não é preparada para o desenvolvimento de práticas pedagógicas específicas para atender as necessidades que surgem na escola prisional, muito ainda tem que se fazer para que haja uma prática pedagógica que seja realmente um instrumento de enfrentamento ao racismo.
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    A leitura literária no cárcere e o processo de humanização dos leitores no presídio de Itaquitinga-PE
    (2021-08-21) Silva, Alexsandro Rodrigues da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
    A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar de que forma a aplicação da leitura literária atua no processo de humanização de leitores no cárcere do Presídio de Itaguatinga-PE. Como objetivos específicos, listamos: 1) Discutir pressupostos teórico-metodológicos sobre a leitura literária no planejamento de políticas públicas direcionadas à remição de pena dos privados de liberdade no cárcere; 2) Avaliar experiências com o Projeto de Leitura Literária no Cárcere, considerando o papel da literatura na mudança de comportamento dos apenados. Esta pesquisa delimitou-se em colher informações sobre de que forma a aplicação da leitura literária no cárcere tem cooperado com o processo de humanização dos leitores reclusos do Presídio de Itaquitinga-PE, tendo como aporte teórico, os trabalhos de Candido (1989) sobre o direito à literatura e, além dos enfoques de Horellou-Lafarge e Segré (2010) sobre o caráter humanizador da leitura literária. Em termos metodológicos, foi realizada pesquisa de caráter exploratório e bibliográfico, com vistas ao levantamento de materiais, como: livros, artigos científicos, revistas, na busca de conhecimento sobre a literatura no cárcere, como forma de identificar os impactos de mudança na vida dos encarcerados do presídio de Itaquitinga- PE. O desenho metodológico priorizou a abordagem quali/quantitativa, tendo em vista estudo descritivo de dados coletados por meio da aplicação de questionário a uma amostra de 70 apenados que fazem parte do Projeto de Remição de Pena pela Leitura Literária. Foi constatado que 75% dos sujeitos possuem o ensino fundamental incompleto, 64% possem de 20 a 30 anos de idade, e destacam como sendo de extrema importância a leitura dentro do cárcere, considerando a prática da leitura literária como instrumento que promove não apenas a redução da pena, mas também humanização.
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    Atividades artísticas no ambiente prisional
    (2023-12-21) Lima, Ana Carolina de; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar os impactos de atividades artísticas no ambiente prisional, a partir da investigação do potencial das artes visuais e do artesanato em ambientes prisionais, por meio de pesquisas e autores que tratam sobre o assunto, bem como refletir sobre as artes enquanto ferramenta de estímulo ao autoconhecimento, ao trabalho em equipe e à ressocialização do indivíduo. O referencial teórico contempla discussões acerca da função da arte desde os primórdios até a sua utilização atual. O procedimento metodológico adotado consistiu em uma revisão bibliográfica sobre o tema, visando a obtenção de informações e conhecimentos para a escrita desta pesquisa. Os dados obtidos indicam que atividades artísticas desenvolvidas em ambientes prisionais, quando planejadas com propostas reflexivas, resultam em um aproveitamento positivo, retirando o reeducando do estado ocioso para um estado ativo. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a arte é um meio efetivo para o autoconhecimento, para o trabalho em equipe e com resultados ressocializadores.
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    Educação em espaços de privação de liberdade: uma análise das diretrizes nacionais para oferta da educação em estabelecimentos penais
    (2021-11-29) Silva, Karonlaynne Kerla Lima da; Miranda, Humberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/1254987493556824; http://lattes.cnpq.br/9432011102429697
    O presente trabalho busca compreender e analisar como se apresentam concepções do campo pedagógico para a educação de indivíduos em privação de liberdade, dispostos no documento oficial intitulado como Diretrizes Nacionais para a Oferta de Educação nos estabelecimentos penais. Através da pesquisa documental, chegamos ao nosso objetivo geral utilizando a análise de conteúdo, com a delimitação de três objetivos específicos essencialmente articulados. A escolha desse tema surgiu pela necessidade de aprender sobre as políticas públicas educacionais para estabelecimentos penais e como estão articulados os documentos orientadores da construção curricular da escola e da prática pedagógica dos profissionais da educação nesses espaços. Os principais autores que embasaram esta pesquisa foram Paulo Freire, Elenice Cammarosano Onofre, Arlindo da Silva Lourenço e Elionaldo Fernandes Julião. Procuramos responder se o documento que norteia os direcionamentos pedagógicos para a educação em estabelecimentos penais está em consonância com a visão de uma educação humanizadora, voltada para a manutenção da liberdade e autonomia, adotada por teóricos que são referências no campo. A análise dos resultados constatou direcionamentos que levam em conta os princípios da Educação Popular e Autonomia, apresentando concepções condizentes com a prática pedagógica freireana e possuindo um valor educativo extremamente relevante para conduzir o processo de ensino-aprendizagem dessa população.
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