Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Popularização da ciência"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Atualização da Coleção de Solos de Referência de Pernambuco e produção de materiais didáticos para o ensino e a popularização da ciência do solo
    (2024) Luiz, Maria Eloyse Gonçalves; Araújo, Paula Renata Muniz; http://lattes.cnpq.br/1779598476646308; http://lattes.cnpq.br/9000206461335481
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A radiocomunicação como ferramenta da educação não formal no Agreste de Pernambuco pela popularização e difusão da Ciência e Tecnologia da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração, 2009) Mattos, Lucilene Simões
    A Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) como primeira expansão universitária do país ainda encontra-se em parcial desconhecimento por parte do povo do Agreste pernambucano. Levando-se em conta que o conhecimento científico dos profissionais da UAG adquirido nos campos e nas bancadas possa e deva contribuir no dia-a-dia do cidadão agrestino, e que este, retribua com dúvidas, é inquestionável que o objetivo maior de uma Universidade esteja consolidado. Assim, objetiva-se contribuir com o desenvolvimento regional através do estreitamento da relação entre UAG da UFRPE e a Comunidade do Agreste de Pernambuco e região fornecendo informações de Ciência e Tecnologia (C&T) e suas implicações no dia-a-dia dos cidadãos, com linguagem acessível e utilizando-se da radiodifusão sonora. Ademais, este projeto também objetiva implantar uma rádio universitária nas dependências UAG. Serão realizadas entrevistas gravadas ou ao vivo por um professor da UAG sobre C&T com professores, técnicos e acadêmicos viabilizando a popularização do tema. As entrevistas serão veiculadas em rádios da cidade e região no Programa Agreste Rural um bloco denominado Universidade em Foco: Momento UAG. Os ouvintes participarão através de telefonemas, mensagens eletrônicas e cartas, sendo estes os meios de avaliação da difusão projeto.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de Olinda
    (2022-06-18) Oliveira, Cleiton Batista de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; Pavão, Antonio Carlos; http://lattes.cnpq.br/6873375950921034; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/4295894092568777
    Astronomy is a Science that fascinates from children to adults, even those who work directly with it, however it is an area little addressed in formal and informal education environments. In addition, with the expansion of mobile technologies, information is disseminated in increasingly faster ways. On the other hand, there is a shortage of didactic material and literature that brings children and young people closer to the technologies currently used for scientific dissemination and popularization. The history of Astronomy allows an interesting contextuality to approach interdisciplinary contents, inherent to Astronomy, with this, the present work aims at the production of a HQ, rescuing, the astronomical events of the municipality of Olinda, which culminated in the construction of an observatory to study of the stars in the locality, important in the national and international context. The pioneering spirit of the state of Pernambuco in the construction of an observatory, discoveries and studies in Astronomy, make it the cradle of Astronomy in the Americas. In view of all the historical and cultural wealth, teachers from different areas of concentration (History, Physics, Geography and Mathematics) were interviewed to survey the need, feasibility and validation of the Educational Product, following CAPES criteria (2019), analyzing the data , using a linear Likert scale (1982), as well as, following the directional parameter to the ODS (UNITED NATIONS, 2020), quality education (#ODS4), which resulted in satisfactory data regarding the knowledge of some events described in the HQ, as well as positive perspectives for the use of the Educational Product in the school environment, given an emerging demand.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão