Navegando por Assunto "Nanociência"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Proposta de sequência didática como ferramenta de intervenção no processo de ensino-aprendizagem de nanociência e nanotecnologia a estudantes do ensino médio(2024-02-27) Silva, Margarete Fernandes da; Vila Nova, Suzana Pereira; Luz, Leonis Lourenço da; http://lattes.cnpq.br/8952196044903176; http://lattes.cnpq.br/7716018904442218; http://lattes.cnpq.br/1578167238157111Diante do crescente cenário evolutivo das ciências e tecnologia ao qual a sociedade contemporânea está submetida, torna-se fundamental a abordagem de novos conceitos tecnológicos na formação educacional. Neste panorama, um destaque especial deve ser dado aos estudos de Nanociência e Nanotecnologia, uma vez que esta área da ciência vem se demonstrando cada vez mais presente nos mais diversificados campos da economia e dos setores energético, industrial e agrícola em função de sua elevada aplicabilidade e da geração de novos produtos, proporcionando ainda efeitos na qualidade de vida das pessoas. Por se tratar de uma ciência com alto grau de abstração, seu ensino acaba se tornando um desafio; fato que torna imprescindível o uso de novos modelos de ensino-aprendizado em substituição ao tradicional comumente aplicado nas escolas, a fim de estimular o pensamento crítico, a aplicação prática do conhecimento e a resolução de problemas. No presente trabalho, tem-se por objetivo o desenvolvimento de uma proposta de sequência didática do uso de Carbon Dots aplicado ao estudo de germinação de sementes como ferramenta de intervenção no ensino de Nanociência e Nanotecnologia a uma turma do Ensino Médio, usando como base a experimentação investigativa. Esta proposta facilitará o planejamento e a organização das atividades, auxiliando o professor na condução das aulas de maneira lógica e estruturada. Previamente ao desenvolvimento da Sequência Didática, foram realizados ensaios de germinação com sementes de milho e feijão, utilizando soluções de nanopartículas de carbono (Carbon Dots), como figura de mérito. Foram obtidos resultados positivos quanto ao desenvolvimento das plântulas, permitindo avaliar a eficiência de germinação a partir do número de sementes germinadas e analisar o crescimento das raízes a partir da medição de seus comprimentos. Uma vez validado o experimento, a segunda etapa do trabalho consistiu no desenvolvimento da proposta da Sequência Didática, a partir da adaptação de um modelo já contemplado na literatura, contudo abordando a temática de Nanociência e Nanotecnologia. A Sequência Didática proposta foi dividida em momentos de cunho teórico, prático e avaliativo, nos quais seriam abordados conteúdos relacionados aos componentes curriculares de Química, Biologia e Matemática, para a compreensão dos processos e avaliação dos resultados obtidos nos ensaios de germinação. A Sequência Didática proposta permitirá a construção de uma estrutura clara e ordenada no desenvolvimento das aulas a partir de uma abordagem mais contextualizada, dinâmica e interativa em comparação ao tradicional modelo de ensino. Além disso, ela deve proporcionar um ensino mais atrativo para os estudantes e obtenção de uma maior efetividade na construção e fixação do conhecimento.Item Webqnano: estratégia de promoção do ensino por investigação num curso de formação de professores de química(2019-12-06) Silva, José Lucena Nunes da; Câmara, Maria Suely Costa da; Nascimento, Hemerson Henrique Ferreira do; http://lattes.cnpq.br/5532203781894397; http://lattes.cnpq.br/9163311260887432; http://lattes.cnpq.br/4579019874007933Estamos vivendo em uma época marcada por rápidas transformações; o surgimento das novas tecnologias possibilitou o acesso à informação de maneira instantânea. Essas tecnologias tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade e no ambiente escolar não poderia ser diferente; é notória a sua importância na facilitação do aces-so à informação e como ferramenta dinamizadora dos processos de ensino-aprendi-zagem. Com o surgimento das novas tecnologias digitais da informação e comunica-ção (TDIC), propostas de estratégias pautadas na utilização desses recursos são ca-da vez mais frequentes nos diversos níveis e modalidades de ensino. Diante disso, a WebQuest (WQ) surge como meio de o professor organizar as informações confiá-veis da Internet e orientar os estudantes na realização de atividades investigativas. Estabelecido esse cenário, no presente trabalho, buscamos elaborar, implementar e avaliar a potencialidade de uma WebQuest sobre o tema Nanociência e Nanotecno-logia na formação inicial de professores de Química; a escolha do tema é devida à importância das articulações ciência-tecnologia para a área, bem como em razão da sua influência na sociedade contemporânea. As atividades que constituem o proces-so de pesquisa foram realizadas com uma turma do curso de Licenciatura em Quími-ca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), campus de Serra Ta-lhada (UAST), numa abordagem qualitativa; com base nos objetivos, do tipo explora-tória e, quanto aos procedimentos, configura-se como pesquisa avaliativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, dos trabalhos elaborados pelos alu-nos e audiogravação/transcrição das apresentações daqueles, tendo a intervenção ocorrido ao longo de 08 (oito) aulas. Para análise dos dados, optamos pela Análise Textual Discursiva (ATD), Moraes e Galiazzi (2006), e pela taxonomia de Bloom apli-cada à WebQuest, em Rocha (2014). A partir das análises dos resultados, concluí-mos que a mídia produzida teve uma boa aceitação por parte dos alunos, mostrando -se uma ferramenta pedagogia adequada para mobilizar recursos disponíveis na re-de e estimular a aprendizagem por meio de investigação. Nesses termos, a WQ tam-bém mostrou-se um ambiente que permite grande interação entre os licenciandos e tem um significativo potencial para a construção do conhecimento
