Navegando por Assunto "Museus de ciência"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A pedagogia da pergunta na dinâmica educativa do Museu Espaço Ciência: um relato de experiência(2025-03-21) Cavalcante, Ana Gabriela Vasconcelos; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/5516721895619214Partindo de um relato de experiência, fruto de estágio desenvolvido no Museu Espaço Ciência, o presente artigo tenciona analisar a forma como a pedagogia da pergunta (Paulo Freire) dialoga com debates do campo da educação museal. Buscamos, com isso, discutir o caráter pedagógico do museu, evidenciando a indispensável relação existente entre os bens patrimonializados e os sujeitos que a eles atribuem significados. Partindo da experiência vivenciada, da revisão bibliográfica e da observação das concepções dos visitantes, aponta-se a relevância da pedagogia da pergunta como dispositivo que instiga a curiosidade e o protagonismo nos processos de construção de conhecimento em espaços museais.Item A importância do Planetário do Espaço Ciência como ferramenta de ensino da Astronomia e Ciências Afins no estado de Pernambuco(2022-10-14) Lima, Arthur Queiroz; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/6689648091178333Teaching astronomy has great relevance to scientific dissemination. It is possible to mix astronomy education with many other scientific areas, which promotes interdisciplinary teaching. This work's main goal is to analyse the importance of Planetariums as a tool for teaching and dissemination of Astronomy and related sciences. For that, the Espaço Ciência Planetarium (Espaço Ciência is the interactive science museum of the state of Pernambuco) was chosen to conduct research and analysis and, through the results obtained, corroborate its relevance as an important tool for the learning process in the state. Furthermore, this research aims to serve as a support material to public and private institutions (that either teachs or promotes scientific dissemination) to build their Planetariums, arousing the interest and fascination for this area.
