Navegando por Assunto "Memória coletiva"
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Item Das memórias para história: o processo de construção histórico esocial do conjunto habitacional da RPA-4 na Iputinga(2019) Souza, Rosana Maria Coutinho de; Miguel, Ângela Maria; http://lattes.cnpq.br/2733592316862373; http://lattes.cnpq.br/9641029719186236O presente trabalho, esta inserido na área de habitação e ergonomia. Para atender as proposições perseguidas, foi realizado um amplo levantamento bibliográfico, bem como, visitas in lococom a finalidade de resgatar a história a partir das falas empíricas das beneficiárias do PAC. Enquanto problemas de pesquisa, temos as seguintes questões: Em que medida o projeto técnico social contribuiu para a emancipação social, empoderamento e rompimento das amarras na cultura patriarcal de mulheres negras e pobres no conjunto habitacional da RPA –04 na Iputinga? Enquanto objetivo geral do trabalhotemos: Avaliar o Projeto do Trabalho Técnico Social do Conjunto Habitacional da RPA –04 Iputinga, e emque medida conseguiu o resultado proposto pela ONU-Habitat. Para os objetivos específicos temos os seguintes pontos: I –Contactar Lideranças do Conjunto Habitacional; II –Construiu a memória do conjunto habitacional estudado e III –Levantar o tempo dotrabalho do agente técnico social no conjunto. A metodologia utilizada no campo foi: Pesquisa Exploratória Qualitativa, Entrevista guiada e optou-se também, pela gravação dos depoimentos. Nos resultados e discussão indentificou-se que as pessoas analisadas são público baixa renda, com baixo grau de escolaridade, no geral trabalham informalmente/pequeno comércio. Identificou-se a negligência e falta de transparência do poder público para uma população que historicamente esta abandonada pelo estado.Item Lembranças de jardim: as configurações da memória no conto “Maria Perigosa” de Luís Jardim(2019-02-13) Santos, Pedro Francisco Teixeira dos; Silva, Monaliza Rios; http://lattes.cnpq.br/8558188707796223; http://lattes.cnpq.br/4618659549507429Esta pesquisa objetivou refletir sobre as configurações da memória presentes no conto “Maria Perigosa”, do escritor pernambucano Luís Jardim (1981) e como a narrativa literária funcionou como subsídio para revelar traços sociais e culturais do Agreste brasileiro, sobretudo da cidade de Garanhuns - PE. Para tanto, o trabalho foi realizado mediante análise crítica do corpus, amparado pelas teorias da Nova História no que se refere aos estudos da Memória Coletiva de Halbwachs (2004) e do conceito de Lugar de Memória, de Pierre Nora (1993); dos estudos da Representação de Chartier (1990) e Pesavento (2006); das contribuições da Teoria Literária de Candido (2006), ao discorrer sobre Memória e Sociedade; e dos estudos históricos de Ricoeur (1997) e Paul Veyne (1998), quando discutem sobre a perspectiva narrativa dos textos históricos. Como resultados, verificamos que o conto em evidencia manifesta-se como uma âncora de lembranças que, através de sua narrativa ficcional, apresenta um recorte da sociedade garanhuense e suas manifestações sociais e culturais, bem como possibilita que o leitor que partilha das mesmas Memórias Coletivas desenvolva suas representações simbólicas, capazes de demarcar fronteiras e reforçar identidades, bem como prolongar experiências e eternizar a obra.Item Memórias silenciadas: o “não-lugar” da cultura negra na Coleção ‘Casarão e a Cidade - usos e costumes’ do Museu do Estado de Pernambuco(2024-10-02) Andrade, Maiara Lima de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/8195581717973809O presente artigo tem como objetivo problematizar o “não-lugar” da cultura negra dentro da exposição “O Casarão e a Cidade - usos e costumes”, visto que não há elementos expográficos que contribuam na construção da memória desses povos. Por ser um ambiente propício para a prática do ensino e aprendizagem da História, os museus podem oferecer uma perspectiva prática e viva do passado. Sendo assim, buscamos refletir sobre os possíveis impactos, positivos ou negativos, do Ensino da História para o grande público a partir da linguagem museológica, uma vez que ao oferecer um vasto conjunto de fontes materiais e visuais - objetos, artefatos, documentos, exibições interativas e até recriações de ambientes históricos - os museus enriquecem o estudo da história.Item Museu e EJA: uma proposta pedagógica(2019) Albuquerque, Pedro Henrique Ferreira Dutra de; Pacheco, Ricardo de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1888823708270264Tendo em consideração a importância dos Museus e da Escola à manutenção da memória social de uma civilização. Este trabalho tem como objeto uma reflexão acerca de uma perspectiva pedagógica que inclua a experiência museológica no processo de ensino/aprendizagem. Tendo como ponto de partida teórico a noção de memória social entendida pelos integrantes da Escola dos Annales, o teor de historicidade dos objetos que formam o acervo do museu para o Ensino da História no Educação de Jovens e Adultos. Neste sentido, será proposta, ao final, uma sequência pedagógica para o Educação de Jovens e Adultos, ao levar em consideração as discussões em seu percurso.
