Navegando por Assunto "Marketing"
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Item A importância do marketing na atuação da Medicina Veterinária(2021-03-04) Melo, Hadassa Bezerra de; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/4529184571338859O médico veterinário é um profissional que pode atuar em diversas áreas, e na indústria pet há diversas maneiras em que o mesmo pode trabalhar, seja como gestor técnico ou comercial. Este trabalho visa destacar a atuação do médico veterinário nesse segmento destacando o papel importante que este profissional exerce sobre a indústria. O presente trabalho retrata atividades feitas na Multivet Distribuidora durante o período de 01 de dezembro de 2020 à 26 de fevereiro de 2021, onde, durante este período, foi feito um trabalho de promotoria de vendas em diversos estabelecimentos que possuíam parceria. A promotoria era focada na venda de produtos de uma grande empresa da área de medicamentos veterinários. Eram abordados os clientes finais e oferecidos os produtos através de folders e panfletos, destacando sua importância na saúde animal. Foi feita uma pesquisa analisando os dados obtidos durante a promotoria, a fim de observar o tipo de estabelecimento que obtinha maior retorno de vendas, quais os desafios enfrentados durante o trabalho e como promover estratégias de marketing para que ocorra melhoria deste serviço, visando o aumento das vendas e a fidelização dos clientes. Ao término do trabalho pôde-se observar o perfil de estabelecimento onde a promotoria de vendas obtém melhores resultados, bem como, consolidar a importância que um profissional da área veterinária exerce em contato direto com o consumidor final dos produtos, além de ser de suma importância também a aplicação do marketing junto ao conhecimento técnico em veterinária.Item A influência do médico veterinário como propagandista na aceitação de produtos inovadores no mercado veterinário: relato de experiência profissional(2025-03-21) Cysneiros, Bárbara Costa; Souza, Daniela Maria Bastos de; http://lattes.cnpq.br/4856221548369438; http://lattes.cnpq.br/4197541436995407O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) representa uma etapa fundamental para a conclusão do curso de Medicina Veterinária na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), proporcionando ao estudante a oportunidade de se aprofundar na área de interesse. Este relatório descreve as atividades desenvolvidas durante o ESO na área comercial veterinária, realizado na Vetec Distribuidora, localizada em Recife-PE, especializada na distribuição de produtos veterinários. Durante o estágio, as atividades desempenhadas envolveram o desenvolvimento comercial sobre os produtos do laboratório Organnact. O relatório também discute a influência do médico veterinário como propagandista na aceitação de produtos inovadores no mercado veterinário, destacando a importância do suporte técnico na educação e capacitação de veterinários, lojistas e balconistas. Os resultados obtidos demonstram que a estratégia de propaganda técnica desempenha um papel crucial na inserção e adoção de novas soluções terapêuticas.Item Carne de búfalo: produção, consumo e características nutricionais(2022-10-07) Silva, Maria Vitória Gomes da; Pessoa, Ricardo Alexandre Silva; http://lattes.cnpq.br/0245806512931662; http://lattes.cnpq.br/3205016641166474Este trabalho teve como objetivo abordar a produção, consumo e características nutricionais da carne bubalina. Foi-se abordado a história da bubalinocultura, a introdução e disseminação dos búfalos nas Américas, com enfoque no Brasil, além de falar sobre a sua produção na região nordeste e no estado de Pernambuco. Foi apresentado o cenário de produção da carne e os seus entraves, o consumo e estratégias para alavancar a sua produtividade. Pois são inegáveis as qualidades da carne de búfalo, o produto evidencia qualidade superior quando comparado a espécie semelhante, entretanto, o consumo da carne ainda não é tão disseminado, visto que há um estigma relacionado à carne, onde é vista por muitos, como um produto de qualidade inferior. Então, utilizar estratégias de marketing para fomentar as suas características nutricionais é uma alternativa que pode impulsionar a busca pelo produto e, por conseguinte, a sua produção.Item Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o uso de aplicativos de delivery de comida e serviços(2023-04-25) Silva Júnior, Patrício José da; Ferreira, Tereza Evâny de Lima Renôr; http://lattes.cnpq.br/4193095434135791; http://lattes.cnpq.br/8230698843493117O presente estudo versa sobre o comportamento dos consumidores em relação aos serviços de delivery. O objetivo do estudo é identificar os fatores que influenciam o comportamento de uso de aplicativos de delivery de comida e serviços. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter quantitativo-qualitativo, realizada por meio da aplicação de um questionário via Google Formulários. Quanto à análise dos dados coletados, utilizou-se a metodologia de análise de dados proposta por Gil (2008), que envolve a organização, tabulação, análise descritiva e inferencial dos dados, e a interpretação dos resultados. O corpus do trabalho apresenta um total de 50 (cinquenta) participantes do curso de administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco, especificamente os alunos da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST). Os dados apontaram que os participantes são influenciados por fatores sociais, culturais e pessoais, chegando a pedir delivery pelo menos uma vez por semana, influenciados pela percepção de valor e indicações de outros clientes e amigos. O aplicativo QueroDelivery é a principal ferramenta de busca utilizada pelos consumidores. Por último, a pesquisa aponta para a necessidade de compreender os fatores que influenciam a decisão dos alunos e os possíveis desdobramentos desses hábitos. Espera-se com o trabalho, contribuir com a reflexão acerca dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor, bem como a ampliação de pesquisas mais aprofundadas na área estudada.Item Compreendendo a importância do marketing nos empreendimentos de aquicultura(2022-05-30) Nogueira, Denise de Barros; Silva, Ugo Lima; http://lattes.cnpq.br/1858876631961029; http://lattes.cnpq.br/4846729856694660A aquicultura é uma atividade que vem em uma crescente nos últimos anos, no entanto, é visível a necessidade de mudanças para permitir que esse crescimento seja de forma social, econômico e ambiental. Durante os períodos críticos da pandemia causada pelo vírus COVID-19 (SARS-CoV-2), a aquicultura assim como outros setores foi afetada e os empreendedores precisaram mudar as estratégias para continuarem efetivos dentro do mercado. As estratégias de marketing por sua vez tem sido significativas para direcionar a maneira de conduzir o empreendimento da melhor forma. Esse estudo teve como principal objetivo entender a influência do marketing dentro dos empreendimentos da aquicultura. O presente trabalho foi desenvolvido em duas etapas, a primeira uma revisão de literatura em base de banco de dados e a segunda foi à aplicação de um questionário voltado para os empreendedores da aquicultura. A maioria dos trabalhos incluídos nesse estudo foram publicados 17,6% em 2006 (3 estudos), 17,6% em 2019 (3 estudos), 11,8% em 2011 (2 estudos) e 11,8% em 2017 (2 estudos). Durante a pandemia 90,9% responderam que precisaram se atualizar nas redes sociais, sendo o WhatsApp a principal rede utilizada por todos. Por fim, destaca-se a importância de disciplinas, cursos e oficinas sobre marketing nos empreendimentos de aquicultura, para que futuros profissionais possam ter uma base ao entrar no mercado de trabalho.Item Consumismo verde: o paradoxo entre o capital e a crise ambiental, com a venda de soluções em potes(2021) Lopes, Yasmin Gonçalves; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/1249005258212414O consumismo verde — ato de compra impreterível de produtos “verdes” — é a nomeação aqui feita, sobre o fenômeno socioeconômico do século XXI, que manifesta uma crescente oferta e demanda por produtos eco-friendly ou amigos do verde. O presente estudo possui como objetivo analisar o fenômeno do consumismo verde diante do sistema econômico capitalista, bem como a percepção da Sociedade de Consumo sobre o mesmo, por meio da observação do desvio sistemático e o fake green, assim como a investigação sobre o aumento do consumo de produtos eco-friendly ou amigos do verde, verificando-os como possíveis soluções em potes. Diante dessa perspectiva, a percepção dos consumidores sobre o marketing verde e o greenwashing é de suma importância, bem como a averiguação do sentimento de culpa e ansiedade nos jovens tecnologicamente ativos perante a atual crise ambiental. O intuito deste trabalho é produzir uma pesquisa básica estratégica perante o fenômeno da Sociedade de Consumo, denominado como consumismo verde. Baseado na pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quali-quantitativa, método hipotético-dedutivo, portando os procedimentos elaborados a partir do estudo bibliográfico, documental e de levantamento. Os resultados obtidos através da manifestação do desvio sistemático capitalista mostram claramente a correlação e perpetuação do desvio por meio do fake green ou falso apoio à causa ambiental. Levando ao aumento de produção e consumo de produtos eco-friendly, vistos simbolicamente devido à falha educacional, através das estratégias do marketing verde, como positivas soluções em pote. Dando subsídio ao greenwashing e suas falsas propagandas “ecológicas”, baseado na economia de engano, assim como a demonstração da proporcionalidade direta entre o aumento do consumo de produtos, incluindo os amigos do verde, com o aumento da devastação ambiental, demonstrando o olhar do consumidor crédulo. Destaca-se assim, o sofrimento socioambiental da Sociedade de Consumo. Onde população e meio ambiente são explorados, chegando a números catastróficos na perda da biodiversidade, assim como o adoecimento mental dos jovens, que se sentem culpados, desamparados e ansiosos perante os ecocídios, julgando-se traídos pelos governos.Item Contribuições do endomarketing em uma distribuidora de bebidas(2022-10-06) Silva, Eduardo Pereira da; Silva, Luciana Isabela Borges dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0732507446275556O endomarketing é considerado uma tática de desenvolvimento organizacional capaz de cativar e até mesmo fidelizar o colaborador. Assim, se faz necessário investigar se essa ferramenta pode impulsionar a satisfação do cliente interno. O presente trabalho teve como objetivo verificar se a implantação do endomarketing pode impulsionar a satisfação do funcionário em uma distribuidora de bebidas. Trata-se de uma pesquisa descritiva de campo, com abordagem quantitativa, realizada através de um questionário disponibilizado pelo Google Forms. Após a coleta dos resultados obtidos, foi possível perceber que a empresa implementa ações correspondentes ao endomarketing e que as mesmas possuem resultados satisfatórios. Além disso, foi constatado que a empresa investe em comunicação interna, e que o nível de satisfação foi elevado dentre os respondentes. Assim, o endomarketing se mostrou uma ferramenta capaz de impulsionar o nível de satisfação do cliente internoItem Desembrulhando o presente do dia das mães: representações sobre as maternidades no mercado(2025-03-18) Sátiro, Thamiris Patricia dos Santos; Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa; http://lattes.cnpq.br/9733983138830524; http://lattes.cnpq.br/4294075447907910Este artigo analisa, por meio de um estudo de caso focado na marca O Boticário, as representações da maternidade nas campanhas publicitárias do Dia das Mães, investigando a evolução dessas representações e sua relação com a economia do cuidado, a fim de evidenciar como o consumo e as construções de gênero influenciam a idealização – e, por vezes, a distorção – da realidade da maternidade contemporânea. A metodologia inclui revisão bibliográfica e análise comparativa de campanhas publicitárias emblemáticas de diferentes períodos históricos, priorizando aquelas que refletiram mudanças sociais e culturais significativas e oferecendo um panorama das narrativas dominantes e dos movimentos recentes que abordam a maternidade a partir de diferentes concepções. A análise das campanhas aponta que, embora se observe um movimento recente de ampliação das experiências maternas, a data, ao longo da história, vem reforçando estereótipos de gênero, ocultando a pluralidade das experiências maternas e ignorando os desafios reais enfrentados pelas mães – incluindo desigualdades de gênero, raciais e econômicas –, além de reforçar normas culturais que naturalizam o trabalho de cuidado historicamente invisibilizado. Futuras pesquisas podem explorar a recepção pública dessas campanhas e seu impacto nas percepções sociais e nas políticas públicas voltadas à equidade de gênero.Item Empreendedorismo e marketing para médicos veterinários inseridos no comércio on-line(2019-07-09) Melo, Deborah Ribeiro de; Oliveira, Andrea Alice da Fonseca; http://lattes.cnpq.br/2519790342576901Objetivou-se com este trabalho contextualizar e fornecer informações sobre empreendedorismo e marketing para médicos veterinários, focando principalmente nas ações voltadas para o comércio on-line de produtos e serviços. O segmento pet é um mercado em crescimento constante, e com o avanço das tecnologias e das ferramentas da internet, existe uma necessidade de aproveitamento das oportunidades de negócio geradas por estas. Foram evidenciadas as etapas para criação de uma loja on-line, e estratégias de marketing de bom custo benefício para este tipo de comércio e serviços. Deste modo, o Médico Veterinário pode desenvolver mais habilidades para criar o seu próprio negócio, e aumentar as chances de obter sucesso profissional. O presente trabalho foi realizado como exigência do estágio supervisionado obrigatório (ESO), realizado durante o período compreendido entre 13 de Março a 26 de Junho de 2019, totalizando carga horária de 420 horasItem Gerenciamento e consumo da informação no serviço público: um estudo de caso em setor de estágio em instituição de ensino superior(2023-09-12) Silva, Tamires Amanda Gonçalves da; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/2131976097619056O presente trabalho trata-se de uma reflexão a partir de uma experiência de estágio e seu registro, que teve o objetivo de analisar o gerenciamento de uma rede social (Instagram) do Setor de Estágio de uma instituição de ensino superior pública, considerando, principalmente, descrever a produção (processo) e expor o consumo da informação (dados); considerando o campo das Ciências do Consumo. As temáticas voltam-se aos conceitos e definições sobre Redes Sociais; Economia da Atenção; Planejamento e Produção de Conteúdo e Marketing Público. Metodologicamente, foi abordado de forma qualitativa e como estudo de caso; os resultados foram analisados de forma descritiva. A principal recomendação que se apresenta com o estudo realizado, é reiterar a importância de considerar as redes sociais digitais como forma de engajamento social, bem como de aprimoramento da prestação de serviços públicos, como uma ferramenta da gestão que efetive cada vez mais o ciclo de comunicação entre as partes envolvidas.Item O negócio da beleza: conhecendo o público masculino e o consumo de serviços e produtos de bem-estar(2023-09-15) Farias, Nataly Lira Veloso de; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/5192625199647512O mercado de beleza masculino está em constante transformação, e a compreensão dos hábitos de consumo desse público, bem como o desenvolvimento de estratégias para atrair os consumidores masculinos, são fundamentais. Este estudo visa preencher uma lacuna na pesquisa sobre o consumo de produtos e serviços de estética pelo público masculino, empregando a integração do marketing com o estudo de gênero para gerar ferramentas e táticas eficazes. Por meio da identificação das características desse público, da análise de suas necessidades e motivações, bem como da proposição de estratégias de marketing personalizadas, busca-se contribuir para o crescimento e aprimoramento do mercado de beleza voltado para os homens e, em particular, para as clínicas de estética. Este projeto empregou uma abordagem metodológica qualitativa, com base em análise bibliográfica, bem como uma abordagem quantitativa, empregando questionários como instrumento de pesquisa. Nesse contexto, foi conduzida uma pesquisa por meio de questionário direcionado ao público-alvo, composto por homens consumidores de serviços de estética e de produtos cosméticos. O objetivo é compreender como o marketing e o estudo de gênero podem gerar ferramentas e estratégias que despertem o desejo e atraiam o público masculino para consumir serviços de estética e produtos cosméticos. Isso levando em consideração as transformações socioculturais ao longo do tempo e como essas mudanças influenciam o comportamento humano desse novo modelo de consumidor. Reconhecendo que o mercado de beleza é um setor em constante expansão e inovação, tanto em termos de produtos quanto de serviços, e sendo um dos segmentos mais promissores, a indústria da beleza impulsiona a economia brasileira e cria inúmeras oportunidades. O interesse dos homens pelo autocuidado tem contribuído significativamente para esse crescimento. Os resultados desta pesquisa mostram as principais motivações que influenciam no comportamento de consumo de homens, apontando a opinião de amigos e familiares como principal fator de influência, seguido da opinião de especialistas. Por fim, pode-se perceber que o grupo pesquisado indicou a autoimagem e o bem-estar pessoal como motivações principais para o consumo de produtos e serviços de estética.Item Pesquisa de satisfação de clientes em uma loja de roupas femininas(2022-10-03) Barreto, Annelisa Mendes; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639Com o avanço tecnológico, percebe-se o aumento da concorrência, e para que as empresas consigam se manter no mercado, é fundamental identificar seu público-alvo e entender as exigências e desejos de seus clientes, para retê-los, e serem referência sobre seus concorrentes, seguindo estratégias de marketing para obter a satisfação de seus consumidores. Este artigo teve como objetivo geral identificar o perfil e o grau de satisfação dos clientes de uma loja de roupas femininas na cidade de Tavares/PB. E como específicos: levantar o perfil dos clientes da loja, mensurar o grau de satisfação destes e propor melhorias para aumentar a visibilidade do negócio e o nível de satisfação dos clientes. Aplicou-se um questionário através de um formulário digital baseado no método Customer Satisfaction Score – CSAT com escala Likert. Quanto aos fins, tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva e quantos aos meios, um estudo de caso com abordagem qualitativa. Evidenciou-se a importância da realização periódica de pesquisa de satisfação dos clientes nas empresas, pois é uma prática utilizada para identificar se a organização está no caminho certo, seguindo as estratégias para manter os consumidores fiéis à marca, e corrigir possíveis falhas que estejam gerando insatisfação. O grau de satisfação dos consumidores dos produtos da organização em estudo foi considerado muito elevado e sua estratégia de atendimento, eficazItem Processo de comercialização nas feiras de produtos convencionais e orgânicos em Afogados da Ingazeira – PE(2022-09-28) Santana Junior, Luciano de Moura; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072O objetivo desse trabalho é comparar a comercialização na feira de produtos orgânicos com a feira de produtos convencionais no município de Afogados da Ingazeira – PE. O aumento da renda real do brasileiro até o ano de 2014 possibilitou um maior consumo de alimentos de valor agregado. Os consumidores desses produtos estão mais exigentes. A sustentabilidade socioambiental é um grande desafio, com isso é de extrema importância desenvolver um modelo de gestão de marketing. Apesar de ter um custo de produção relativamente mais baixo, alimentos orgânicos chegam à mesa do consumidor com um preço maior, devido às exigências e certificações dos selos desses produtos. O presente estudo se caracteriza por utilizar uma abordagem qualitativa, realizando um estudo comparativo entre as feiras de produtos orgânicos e de convencionais em Afogados da Ingazeira. Quanto à origem dos produtos, nota-se que os produtos convencionais vêm da região do Vale do São Francisco, enquanto os produtos orgânicos são produzidos na zona rural de Afogados da Ingazeira. Os clientes de produtos convencionais preferem produtos mais baratos, enquanto os de orgânicos preferem produtos mais saudáveis. Quanto aos preços aplicados, os clientes de produtos convencionais são mais econômicos, enquanto os de orgânicos são mais exigentes e não se preocupam com o preço, mas sim com a qualidade. Os clientes podem ser influenciados por fatores como preferências de produtos, preços aplicados, atendimento, barganha e fidelização. Na feira de produtos convencionais, os consumidores preferem economizar e ainda podem barganhar com os feirantes.Item Siliga: plataforma digital para gerenciamento de produtos e empresas: um protótipo para o desenvolvimento da aplicação(2020-11-03) Nunes, Vaniedson Carlos Pereira; Albuquerque, Héldon José Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3563291777221100 Endereço; http://lattes.cnpq.br/2257606041347298O Marketing Digital é uma das formas de maior propagação e impulso de produtos e serviços na internet, visando o fator tempo de acesso, na qual as pessoas se atentam as mídias e meios de propagação digital. Na cidade de Serra Talhada o Marketing Tradicional, que consiste em mídias Offline, ainda persiste pelo simples fator de não haver impulso e plataformas que possibilitem as empresas adentrarem e promover seus bens e serviços, as mídias sociais existentes não fomentam o mercado local, por questão de não ter pessoas capacitadas para impulsionar as empresas, sendo usada por poucos. A proposta da plataforma Digital SiLiga é agregar as empresas da cidade uma multiplataforma Web e Mobile do tipo guia comercial, para possibilitar uma maior visibilidade de seus clientes às promoções das organizações locais, além de promover a integração com as mídias sociais disparando no Instagram e Facebook as postagens a serem feitas na plataforma. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em criar uma proposta de arquitetura de projeto para a implementação de uma multiplataforma do tipo guia comercial para gerenciamento de empresas e produtos. Para a construção da solução, será utilizado uma proposta de arquitetura de projeto, apresentando nesta arquitetura técnicas de engenharia de software produzindo um documento para implementação da multiplataforma proposta, sendo utilizado o levantamento de requisitos, a diagramação que consiste em: Diagrama de caso de uso, diagrama de classe, diagrama de sequência, diagrama de entidade relacionamento e por fim, será apresentado a prototipagem das tela do sistema. A multiplataforma possibilitara as empresas criarem sua própria pagina online, facilitando a comunicação com seus clientes e dispondo da opção de colocar produtos e serviços que podem ser resgatados por seus consumidores através de cupons de descontos ofertados pelas empresas. A empresa também podem colocar seus dados pessoas em sua pagina como telefone, e-mail e endereço, podendo personalizar com cores e detalhes a sua escolha. O cliente terá acesso as paginas de cada empresa na plataforma proposta neste trabalho e também acessos aos produtos direto pela barra de classificação disponível, sendo o mesmo direcionado para pagina da empresa caso queira adquirir o produto.Item Sobrevivendo à crise: um estudo sobre as principais estratégias de marketing adotadas por empresas brasileiras durante a pandemia da Covid-19(2023-04-25) Xavier, Adeilson Sobreira; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639As estratégias de marketing são de suma importância para alavancar a produtividade das organizações e mantê-las aptas para lidar com desafios e inovar em soluções. Diante do cenário de pandemia da covid-19, as empresas foram significativamente afetadas e muitas encerradas. Este estudo teve como objetivo central evidenciar as principais estratégias de marketing utilizadas por empresas brasileiras, diante da propagação do vírus da covid-19. Para tanto, foram identificados os maiores desafios enfrentados por essas organizações e descritas as medidas de sobrevivência mais relevantes que elas adotaram. O estudo foi realizado por meio de uma revisão sistemática da literatura, classificando-se como uma pesquisa qualitativa. Optou-se pela plataforma Portal de Periódicos da CAPES para a coleta de dados, selecionando-se artigos científicos em português indexados no período de 2020 a 2022, analisados através da técnica da análise de conteúdo. Verificou-se que a pandemia teve impacto direto na queda da demanda de produtos e serviços, escassez de recursos, diminuição na produtividade e a elevação dos custos operacionais, fechando fronteiras e causando aumento nos custos de produção. Constatou-se a necessidade de renegociação de despesas, redução de tributos e campanhas de marketing para minimizar os efeitos da pandemia.
