Navegando por Assunto "Mangá"
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Item A representação social da História no mangá One Piece de Eiichiro Oda(2023-04-28) Mota, Ícaro Rhuan de Lima; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/9421700387960516Nesse artigo, vamos analisar o mangá One Piece, de Eiichiro Oda. Nosso objetivo é perceber, através da identificação de núcleos temáticos, a forma como a obra estabelece uma representação social da história, através das disposições que os personagens fazem do passado e sua importância para a trama narrativa. Para tanto, vamos dialogar com o conceito de representação social de Chartier, segundo o qual a representação social não é entendida como o ato de revelar um objeto (ou situação) ausente, mas são discursos que possuem seus próprios dispositivos, suas próprias articulações retóricas e narrativas, que não são redutíveis às ideias que eles enunciam ou aos temas que sustentam. (CHARTIER, 2002)Item A Voz do Silêncio: mangá no processo de ensino-aprendizagem da língua brasileira de sinais(2023-09-11) Carvalho, Thecia Karolina Souza de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/4895746996790379As línguas de sinais e as histórias em quadrinhos possuem características similares, sendo a experiência visual uma das principais, se configurando também como um dos artefatos culturais da cultura surda. Nesse sentido, a presente pesquisa trata-se de uma pesquisa- ação com objetivo demonstrar de que forma o mangá A Voz do Silêncio (2020) pode ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em uma turma do 5º ano do município do Paulista-PE. Em primeiro lugar, para a nossa fundamentação teórica, buscamos delinear as origens das histórias em quadrinhos ocidentais, evidenciando a sua relação com a educação, como também trouxemos as principais características dos mangás. Então, apresentamos um panorama da educação de surdos e os elementos que constituem a Libras, como também a importância da educação bilíngue e o uso de quadrinhos no ensino-aprendizagem de surdos e ouvintes. Através de questionário e entrevista, os alunos e a professora regente do 5º ano participaram da pesquisa, a fim de responder aos objetivos específicos: investigar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca dos quadrinhos e a concepção docente sobre o seu uso na escola; descobrir as experiências e vivências da professora e dos alunos com a Libras; identificar a presença da temática nos diferentes espaços da escola; analisar as tirinhas dos alunos, considerando os aspectos abordados na sequência didática aplicada. Nos inspiramos na análise de conteúdo para definir quatro categorias que dialogam com os resultados, utilizando também aspectos da análise semiótica. Os resultados apontam que a escola é um ambiente propício para a disseminação da cultura surda e o mangá contribuiu para a construção do conhecimento da língua de sinais.Item Mangá Fullmetal Alchemist: uma representação social do totalitarismo(2022-10-07) Lima, Franky Lourenço de; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/1807758287595697O presente artigo busca analisar como o mangá Fullmetal Alchemist, da artista Hiromu Arakawa, mobiliza uma representação social do totalitarismo. Para tanto, nos valemos dos conceitos: i) de totalitarismo, definido por Hannah Arendt (1998), para sublinhar os mecanismos da excepcionalidade no Estado de Direito, ii) de representação social, desenvolvido por Roger Chartier (1982), com o propósito de compreender as nuances com que a narrativa gráfica de mangás e animes abordam esse tema. Metodologicamente, elegemos alguns núcleos temáticos estruturantes da obra que é dividida em 108 capítulos publicados num contexto de disseminação da cultura pop japonesa para o resto do mundo (2001-2010).Item Utilização de filtragem colaborativa no auxílio de recomendação personalizada para leitores de mangá(2024-03-04) Brochardt, Rodrigo Nativo do Brasil; Garrozi, Cícero; http://lattes.cnpq.br/0488054917286587Este trabalho investigou, elaborou e comparou duas abordagens para a geração de recomendações de mangás: o modelo de Decomposição em Valores Singulares (SVD) e o Coeficiente de Correlação de Pearson. A metodologia envolveu a preparação dos dados a partir do desenvolvimento e execução de um rastreador web para extrair informações de obras de mangá e avaliações de um fórum bastante movimentado na internet. As dificuldades que surgem para a aplicabilidade destes métodos de extração de dados, bem como alternativas para lidar com situações de bloqueio da fonte, treinamento dos modelos de recomendação e avaliação de desempenho, foram abordadas, com foco na filtragem colaborativa e recomendações personalizadas para perfis de usuários e para obras de mangá. Na implementação do SVD, foi possível identificar padrões latentes nos dados de avaliação dos usuários, permitindo recomendações personalizadas com base nas preferências individuais a partir do compartilhamento de experiências com perfis similares. No entanto, métricas como o Mean Absolute Error (MAE) e Root Mean Squared Error (RMSE) revelaram a necessidade de refinamento do modelo para melhorar sua precisão, assim como alternativas de implementações para realização de comparações e métricas relacionadas à massa de dados específica utilizada no trabalho. Por sua vez, a abordagem baseada no Coeficiente de Correlação de Pearson priorizou a similaridade entre as avaliações de mangás para gerar recomendações focadas em itens. Embora dependesse significativamente do número de avaliações disponíveis, essa metodologia ofereceu uma lógica direta e válida para recomendações personalizadas a partir dos relacionamentos advindos das avaliações. A conclusão destacou a possibilidade futura de explorar métodos híbridos que combinem as vantagens do SVD e do Coeficiente de Correlação de Pearson, visando alcançar recomendações mais precisas e abrangentes, bem como a possibilidade de validar técnicas que ofereçam abordagens diferentes de recomendação para obter um comparativo palpável. A utilização de dados adicionais reunidos na massa de dados gerada para enriquecer a qualidade das recomendações, a fim de utilizar parâmetros mais detalhados em sua recomendação, assim como a utilização de abordagens indiretas, como por exemplo, a utilização de LLMs para auxiliar no processo de recomendação. Por fim, o trabalho concluiu a importância dos avanços destas tecnologias de recomendação para facilitar a vida do leitor, auxiliando na filtragem de grandes conteúdos oferecidos pela indústria e internet.
